A cultura afro-brasileira nas mídias

 

Veja, abaixo, resumos de algumas das principais notícias veiculadas na imprensa nacional e internacional sobre a cultura afro-brasileira. Para acessar o conteúdo completo, basta clicar nos links dos títulos. 

 

 

Festa D’África – 10ª Noite Africana em Teresina
Correio Nagô
31/05/2012
Em referência ao Dia da África, que foi comemorado no último dia 25 de maio, os estudantes africanos da Universidade Federal do Piauí (UFPI), promoverão nesta sexta-feira (01/06) a décima edição da festa “Noite Africana”. O evento acontecerá na ADUFPI (Associação dos Docentes do Ensino Superior da Universidade Federal do Piauí). A universidade encontra-se em greve desde o dia 17 de Maio. […].      

“A África no Brasil e o Brasil na África vistos pela televisão”
Correio Nagô
31/05/2012
A televisão brasileira já é vista na África há algum tempo. Globo, Record e mais recentemente a TV Brasil estão lá por meio dos seus canais internacionais. Novelas e telejornais têm boa audiência. Mas no sentido inverso, a África não tem muito espaço na TV brasileira. Exibir a miséria, a pobreza e a fome é resumir 54 países a um estereótipo, retrato da dominação colonial que perdurou por séculos. As grandes empresas jornalísticas dificilmente mantêm um correspondente na África. […]. 

Edital do Programa de Intercâmbio e Difusão Cultural
ABPN
31/05/2012
O Programa de Intercâmbio e Difusão Cultural tem como objetivo promover a difusão e o intercâmbio da cultura brasileira nas áreas das artes visuais, do circo, da dança, do teatro, da música, do audiovisual, da memória, do movimento social negro, do patrimônio museológico, do patrimônio cultural, das novas mídias, do design, de serviços criativos, das humanidades, da diversidade cultural e de outras expressões culturais consideradas relevantes pelo Ministério da Cultura […]. 

Professores do Gama preparam seminário sobre relações étnico-raciais
Igualdade e Identidade
31/05/2012
Professores do Centro de Ensino Médio do Gama, cidade do Distrito Federal, estão preparando seminário sobre relações étnico-raciais, que está agendado para acontecer no fim do mês de outubro, deste ano. De acordo com as organizadoras, o evento será voltado para estudantes da terceira série do ensino médio. A expectativa é que participem cerca de 700 alunos. […]. 

Seppir participa de diligência em Rio dos Macacos
Seppir
31/05/2012
A Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), dentro das suas competências, permanece mobilizada para garantir os direitos da comunidade de Rio dos Macacos, em Simões Filho, Bahia. Nesta sexta-feira, dia 1º. de junho, participa, através de sua Secretaria de Políticas para Comunidades Tradicionais, da diligência que será realizada na referida comunidade pela Comissão de Direitos Humanos da Câmara Federal. Até que tudo se resolva, a Seppir continuará atuante na articulação institucional […]. 

Minha Casa, Minha Vida voltado para comunidades tradicionais tem R$ 907,6 milhões este ano
Combate ao Racismo Ambiental
31/05/2012
Brasília – O Programa Minha Casa, Minha Vida – Entidades (PMCMV-E) terá esse ano R$ 907.647.916,80 para construção de 20.364 unidades no país, segundo resolução do Conselho Curador do Fundo de Desenvolvimento Social publicada no Diário Oficial da União. Nessa versão, o programa é dedicado ao financiamento de habitações em comunidades tradicionais urbanas por meio de associações. De acordo com o manual do PMCMV-E, podem ser analisadas propostas cujos projetos sejam voltados […]. 

CDH da Câmara vai ao Quilombo Rio dos Macacos, Bahia, na segunda-feira, 4 de junho
Combate ao Racismo Ambiental
31/05/2012
Membros da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara Federal estarão no Quilombo Rio dos Macacos (Baía de Aratu, no município de Simões Filho, região metropolitana de Salvador-BA) na próxima segunda-feira (4) pela manhã, para uma audiência com a comunidade sobre o embate que vem sendo travado com a Marinha do Brasil, que exige a saída dos quilombolas sob a alegação de serem os verdadeiros donos daquelas terras que, há cerca de 200 anos, servem de moradia a mais de 50 famílias. […]. 

Pesquisadores mapeiam escravidão no país
Andi
31/05/2012
Depois de mais de dez anos engavetada, a Proposta de Emenda Constitucional 438 – conhecida como PEC do Trabalho Escravo – foi aprovada em segunda instância no dia 22 de maio, na Câmara dos Deputados. Além desse importante passo para viabilizar a nova legislação – que prevê o confisco de propriedades onde houver trabalho compulsório –, o combate à escravidão no século 21 acaba de ganhar mais um aliado: o Atlas do Trabalho Escravo no Brasil. […]. 

Entidades do Movimento Negro se reúnem para debater calendário de lutas
Geledés
31/05/2012
Diversas entidades e organizações do Movimento Negro no Estado se reuniram em assembleia para debater propostas e políticas de promoção da igualdade racial no Estado. O evento já é considerado um marco na luta por igualdade, já que as entidades puderam discutir e referendar propostas formuladas que podem integrar o conjunto de leis capixaba. Além disso, as assembleias periódicas podem garantir a unidade entre as entidades que compõem o Movimento Negro no Estado e intensificar […]. 

Governo prepara pacote de ampliação de sistema de cotas para negros
Geledés
31/05/2012
O secretário-executivo de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Mário Lisboa Theodoro, disse que o governo federal está preparando um pacote de 13 medidas de ação afirmativa com uma ampliação do sistema de cotas para negros. O secretário participou de audiência pública da Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público da Câmara sobre os 10 anos do sistema de cotas em universidades. Ele explicou que o pacote terá projetos de lei e decretos e deverá ser anunciado ainda neste ano. […]. 

Pesquisa revela baixa representação de mulheres e negros no parlamento
Geledés
31/05/2012
O Brasil tem apenas de 13% de mulheres no parlamento, ocupando o final da fila na América Latina. O dado é divulgado pela Inter-Parlamentary Union (IPU), órgão que reúne todos os legislativos do mundo e que compila estatísticas sobre a presença de mulheres nestas casas. Por que as mulheres candidatas não conseguem se eleger na mesma proporção que os candidatos homens? Por que as mulheres se apresentam menos na política? Ou, quando se apresentam, o que acontece para que não tenham tanto […].

Rio dos Macacos apresentará denúncias à Comissão da Câmara
Geledés
30/05/2012
Quilombolas do Rio dos Macacos se reunirão com representantes da Comissão dos Direitos Humanos da Câmara Federal ainda nesta semana. Na ocasião, falarão sobre o episódio desta segunda-feira (28), quando 60 fuzileiros da Marinha coagiram a comunidade. Os oficiais montaram acampamento no local, que fica Simões Filho, cidade próxima a Salvador. De acordo com lideranças quilombolas, a Marinha informou que a entrada foi motivada pela reconstrução de uma das casas da comunidade […].       

 “Educar com Hip-Hop” será um dos temas abordado no seminário do MEC
Correio Nagô
30/05/2012
Fruto do dialogo entre integrantes do hip hop e Governo Federal durante as reuniões da Agenda de Enfrentamento à Violência contra a Juventude Negra, umas das mesas do IV Seminário Nacional de Educação Integral: Contribuições do Programa Mais Educação, que acontece no período de 29 a 31 de maio de 2012, no Hotel Nacional em Brasília (DF), terá como tema: “Educar com Hip-Hop”. Foram convidados para falar sobre o assunto o Israel Neto, do Reviva Rap: Projeto Literatura Suburbana em Escolas […]. 

Com apenas 20% dos votos, Matilde perde expressão no PT
Afropress
30/05/2012
Terminou em derrota a tentativa da ex-ministra da SEPPIR, Matilde Ribeiro (foto), de voltar a ocupar espaços importantes na máquina partidária do Partido dos Trabalhadores (PT). Ela teve apenas 50 – cerca de 20% – dos 250 votos na disputa para a Secretaria Nacional de Combate ao Racismo, no Encontro deste fim de semana (26 e 27/05), no Hotel Jangadeiro, na Praia de Boa Viagem, em Recife. Com 64% dos votos, Cida Abreu, a atual Secretária, continuará à frente da Secretaria por mais quatro anos. […]. 

Marinha ocupa Quilombo Rio dos Macacos
Afropress
30/05/2012
Os moradores da Comunidade do Quilombo do Rio dos Macacos, na Bahia, estão cercados, impedidos de entrar ou sair de suas casas, desde o início da tarde desta segunda-feira (28/05), por soldados da Marinha que reivindica a área. Segundo, Reginaldo Bispo, Coordenador Nacional de Organização do Movimento Negro Unificado (MNU), “a Marinha do Brasil, covardemente ocupou nesta tarde a comunidade do Rio dos Macacos, reprimiu a população, cercou as lideranças […]. 

Políticas públicas beneficiam comunidade quilombola
Seppir 
30/05/2012
Isabel Genelício, do quilombo urbano Chácara das Rosas, relata como as ações mudaram a rotina da comunidade. Moradora de Chácara das Rosas, o primeiro quilombo urbano do País a obter titulação de área, Isabel Genelício relata como o local, encravado num bairro nobre de Canoas (RS), acelerou as mudanças desde 31 de outubro de 2009, quando teve os 3.619 metros de sua área titulados. Até 2009, não havia energia elétrica, terra regularizada e moradias adequadas. Nos últimos três anos, as conquistas […].

Mãe Beata: Contos da guerreira
Geledés
29/05/2012
Acontece no Theatro José de Alencar, ela lança a segunda edição da obra, a partir das 16 horas, no projeto Divinas Palavras. O lançamento abre uma série de encontros envolvendo os valores, crenças e saberes religiosos e contará com a presença da ialorixá, que ministra ainda palestra sobre o livro. O público será recebido pelo Grupo Dança Afro Alagba, que às 16 horas se apresenta nos jardins do TJA. Uma feirinha com direito a serviço de massoterapia e tabuleiro de acarajé também será montada no lugar,  […]. 

Livro sobre ditadura provoca ‘encontro’ entre algoz e famílias de vítimas
Geledés
29/05/2012
São Paulo – O lançamento em São Paulo do livro “Memórias de uma Guerra Suja” proporcionou, indiretamente, o encontro de um algoz com familiares de algumas de suas vítimas. Baseada no relato do ex-delegado do Dops Cláudio Guerra, a obra fez reviver antigas dores. A assistente social Rosalina Santa Cruz participou do lançamento, no último sábado (26), e se emocionou ao falar com os jornalistas Rogério Medeiros e Marcello Neto, que colheram o depoimento do ex-agente da ditadura. […]. 

Entrevista: Militância de Imperatriz a Alcântara
Geledés
29/05/2012
“Quem eu sou? Mulher, mãe, negra, educadora. De que lugar falo? Eu falo da Pedagogia e da militância do Centro de Cultura Negra ‘Negro Cosme’, Imperatriz. Para que falo? Para que a minha fala seja um instrumento de luta. Com base em quem falo? Freire, Boff, Munanga, tantos outros militantes e pelas experiências vivenciadas como educadora em 29 anos de profissão, de maternal até o mestrado. Quem me ouve? Pessoas sedentas de conhecer a si e as relações que se dão”.É assim que se auto […].

Projeto insere sistema de cotas em universidades públicas de São Paulo
Geledés
29/05/2012
São Paulo – O Projeto de Lei (PL) 321/2012, de autoria do deputado estadual Luiz Claudio Marcolino (PT-SP), que estabelece o sistema de reservas de vagas para negros, pessoas com deficiência e indígenas grupos nas universidades e nas faculdades de tecnologia públicas do estado de São Paulo, deverá esbarrar na resistência das próprias instituições. Em audiência pública na Assembleia Legislativa paulista, na última terça-feira (22), representantes das universidades de São Paulo (USP), Estadual de Campinas […]. 

Nelson Mandela se muda para povoado onde cresceu
Igualdade e Identidade
29/05/2012
O ex-presidente da África do Sul Nelson Mandela se mudará hoje, terça-feira (29) de Johanesburgo à uma localidade de Qunu, povoado onde passou sua infância, informou nesta segunda-feira a Presidência sul-africana em comunicado.Segundo o texto, Mandela, prêmio Nobel da Paz de 1993, se mudou por uma curta temporada da sua casa de Houghton, em Johanesburgo, enquanto sua residência em Qunu era reformada. […]. 

CNPIR estimula criação de Conselhos Estaduais de Igualdade Racial
Seppir 
28/05/2012
A criação do Conselho de Promoção da Igualdade Racial de Alagoas será tema de debate entre representantes da sociedade civil e do governo daquele estado na próxima terça-feira (29). Na quinta (31), será a vez de Rondônia discutir a instalação de órgão congênere. Reuniões com o mesmo propósito foram realizadas no Ceará, Roraima, Acre, Espírito Santo e Amapá e estão programadas para o Paraná, Rio Grande do Norte, Sergipe e Tocantins. […]. 

A imprensa e o mercado de escravos
Geledés
28/05/2012
O jornal O Estado de S. Paulo coloca à disposição do público o conteúdo digitalizado de seus 137 anos de história. Um dos destaques da reportagem que anuncia o lançamento são artigos sobre a abolição da escravatura, ocorrida em 13 de maio de 1888 e comentada na edição publicada dois dias depois. Coincidentemente, a mesma edição de 23 de maio de 2012, que trata do resgate do acervo histórico do tradicional jornal paulista, traz também uma notícia atual, segundo a qual a Câmara dos Deputados acaba […]. 

28 de Maio, hoje começa a ” Campanha pelo Parto Humanizado”.
Correio Nagô
28/05/2012
No Brasil, as parteiras através de sua história até os dias de hoje, são inúmeras e incontáveis. Em algumas regiões viajam a pé, a cavalo, em pequenas embarcações, por estradas, por rios ou no meio da mata. Às vezes, devido às dificuldades de locomoção, passam vários dias na casa da parturiente, à espera da hora do parto. Rezam implorando a proteção dos santos, de Deus e de Nossa Senhora. Cantam para a paciente canções de estímulo e de conforto. […]. 

Na encruzilhada da vida
Combate ao Racismo Ambiental  
28/05/2012
Quando se fala em encruzilhada, imediatamente surge na cabeça dos brasileiros a ideia de Exu e de “bozó”, nome pelo qual o povo gosta de designar as oferendas que o povo de candomblé faz fora do terreiro-templo. Claro que a referida divindade está, sim, ligada aos entrecruzamentos de caminhos. Mas o simbolismo da encruzilhada e, consequentemente, da cruz está presente em muitas religiões, sendo, assim, universal.  […]. 

Africa 24 – Um novo olhar noticioso sobre o continente
Combate ao Racismo Ambiental  
28/05/2012
A atualidade internacional, ou melhor, as notícias que são mais facilmente veiculadas no mundo hoje, continuam a obedecer uma lógica demasiado pró-ocidental. Nestes termos, e dentro do que os teóricos consideram ser os fatores ou valores de noticiabilidade – o que distingue os fatos e faz com que cada um seja notícia, ao contrário dos outros – sobretudo no que toca o continente africano, as bad news são as notícias divulgadas, que lemos, ouvimos e assistimos diariamente. Com isso, camufla-se por vezes outros  […]. 

Disputa por terras entre Forças Armadas e quilombolas será tema da Cúpula dos Povos da Rio+20
Combate ao Racismo Ambiental  
28/05/2012
Rio de Janeiro – Para dar visibilidade a violações de direitos de comunidades quilombolas em conflito com as Forças Armadas, o tema será levado à Cúpula dos Povos, evento da sociedade civil paralelo à Rio+20, em junho. A disputa nasce da ocupação tradicional de áreas de interesse militar na Bahia, no Rio de Janeiro e Maranhão. De acordo com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), o impasse é um entrave para emissão de títulos de propriedade para as […]. 

Auto-cura
Combate ao Racismo Ambiental 
28/05/2012
De acordo com o que ensina o Espiritismo, nós somos constituídos de três partes: o ser, que é a verdadeira personalidade, ou seja o espírito, quer dizer nós verdadeiros, o corpo do espírito que é o perispírito (envolve o espírito) e é matéria sutil e o soma ou corpo de carne e ossos. O que chamamos de Eu é apenas o envoltório bruto, o soma. Toda doença manifestada no corpo somático tem origem lá no âmago. Vem do espírito que é o causador dos desvios da Lei e dessa forma tem nosologias no perispírito que refletem […]. 

CNPIR estimula criação de Conselhos Estaduais de Igualdade Racial
Seppir 
28/05/2012
A criação do Conselho de Promoção da Igualdade Racial de Alagoas será tema de debate entre representantes da sociedade civil e do governo daquele estado na próxima terça-feira (29). Na quinta (31), será a vez de Rondônia discutir a instalação de órgão congênere. Reuniões com o mesmo propósito foram realizadas no Ceará, Roraima, Acre, Espírito Santo e Amapá e estão programadas para o Paraná, Rio Grande do Norte, Sergipe e Tocantins. […]. 

Rio de Janeiro: Festival de Cinema de Futebol exibe filmes de graça até 3 de junho
Geledés
25/05/2012
O Cinefoot – Festival de Cinema de Futebol, que vai exibir, até 3 de junho, dezenas de filmes sobre o tema em dois cinemas do Rio, de graça, é uma das dicas culturais do RJTV. A sessão de abertura, na noite desta quinta, terá a exibição do curta brasileiro “Meu glorioso São Cristóvão”, homenagem ao time que foi campeão carioca em 1926, com direção de Ney Costa Santos, e será apenas para convidados. A partir de sexta (25) o público pode assistir aos filmes no Espaço Itaú de Cinema de Botafogo (24 a 29) […]. 

Inscrições para o Enem 2012 começam nesta segunda-feira; veja o que muda na prova
Geledés
25/05/2012
O Ministério da Educação anunciou oficialmente nesta quinta-feira (24) as mudanças e as datas de inscrição do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2012. A prova acontece nos dias 3 e 4 de novembro e as inscrições, no site do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais), começam na próxima segunda-feira (28), a partir das 10h. Os candidatos terão até as 23h59 do dia 15 de junho para se inscrever. A taxa é de R$ 35. Alunos de escolas públicas são isentos. Estudantes terão acesso à redação […].

Fenaj repudia programa Brasil Urgente por humilhar negro
Geledés
25/05/2012
Desde o começo desta semana, o vídeo da “entrevista” feita pela “jornalista” Mirella Cunha, em que ela escracha um jovem negro acusado de ter assaltado e estuprado uma mulher na Bahia, vem repercutindo negativamente na internet, na imprensa alternativa e em blogs. Nesta quarta-feira (23), a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) divulgou uma nota de repúdio à produção e exibição do conteúdo. A Federação enfatiza que “estes programas ferem os princípios e a ética do Jornalismo e configuram abuso […].

Em Fortaleza – Intercâmbio entre brasileiros e africanos é tema da 3° edição do projeto Cultura na Praça
Correio Nagô
25/05/2012
A Secretaria da Cultura do Estado do Ceará realiza amanhã, 25, a partir das 15h, no auditório da Secretaria, mais uma edição do projeto Cultura na Praça, que irá homenagear o 49º aniversário da fundação da extinta Organização da Unidade Africana (OUA), atual União Africana (UA). O encontro, que traz o tema Brasil/África: Reencontros de Irmãos, visa reunir os remanescentes quilombolas do Ceará com os jovens estudantes africanos no estado, que terão a oportunidade de refletir sobre o […].

MPT apura discriminação no mercado da moda no DF
Igualdade e Identidade
24/05/2012
O Ministério Público do Trabalho deu início às investigações que vão apurar a realidade do mercado da moda para modelos negros no Distrito Federal. O inquérito foi aberto pelo procurador do Trabalho da 10ª Região, Valdir Pereira da Silva, que tomou os depoimentos iniciais na tarde desta quinta-feira (21/1). O órgão foi provocado a partir de ofício em que SEPPIR solicita providências em várias cidades, com base no caso do São Paulo Fashion Week, um dos principais eventos da moda do país. […]. 

Chamada Pública para povos de terreiro tem prazo prorrogado até 10 de junho
Seppir
24/05/2012
O edital totaliza um investimento de R$ 1,2 milhões em projetos voltados para o fortalecimento institucional das comunidades tradicionais. Foi prorrogado para o dia 10 de junho o prazo para inserção na plataforma governamental de convênios Siconv de propostas de fortalecimento institucional para povos tradicionais de matriz africana. A chamada pública nº 001/2012 pode ser acessada nesse link do site da Seppir. A ação é um desdobramento do seminário “Territórios das Matrizes Africanas no Brasil – Povos […]. 

Círculo Áfricas: contribuições de intelectuais e artistas africanos no Brasil
ABPN
24/05/2012
O Projeto Círculos Áfricas tem como objetivo organizar encontros inspirados no formato dos Círculos de Cultura de Paulo Freire com temáticas ligadas à África e às culturas africanas. Pretende-se contribuir para a discussão sobre a coexistência e da diversidade com foco no diálogo com os artistas, pesquisadores e professores africanos que hoje compõe nossas universidades ou atuam nas diversas modalidades dos espaços culturais no país. Isto nos permite aprofundar conhecimentos sobre África e culturas […]. 

Empresas assinam compromiss​o contra discrimina​ção de gênero e raça
Gênero, Raça e Etnia
24/05/2012
Discriminações de gênero e raça que criam obstáculos para a contratação e ascensão de profissionais nas empresas receberão uma resposta assertiva de empresas públicas e privadas. Sob a liderança da ministra Eleonora Menicucci, da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR), 85 corporações vão assinar, em Brasília, o termo de compromisso da 4ª edição do Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça. Essa etapa marca o início de um […].

Afrodescendentes vão colaborar com plano estratégico para o “Brasil 2022”
Portal Fator Brasil
23/05/2012
A Faculdade Zumbi dos Palmares, o Observatório da População Negra e a Afrobras vão colaborar com o movimento “Brasil 2022”. Trabalho da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República que elabora propostas e reflexões essenciais para as comemorações do bicentenário de independência do país nas áreas de educação, segurança pública, habitação, trabalho e formação profissional […]

Primeiro fotógrafo brasileiro a registrar os ritos do candomblé no Brasil é tema de livro
Correionagô
23/05/2012
O lançamento do livro se dará no dia 24 de maio, a partir das 20 horas, na Casa da Cultura, localizada no centro de Teresina, próxima à Praça Saraiva e o Correio Nagô estará lá registrando tudo. O livro O Olhar e a Palavra, de Ranielle Leal, aborda a trajetória do fotógrafo piauiense José Medeiros e as grandes reportagens fotográficas realizadas por este na Revista O Cruzeiro, entre os anos de 1946 e 1960 […]

MDS abre consulta pública para Guia de Cadastramento de Grupos Populacionais Tradicionais e Específicos
Seppir
23/05/2012
A partir de segunda-feira (21), o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) disponibiliza para consulta pública o Guia de Cadastramento de Grupos Populacionais Tradicionais e Específicos no endereço eletrônico www.mds.gov.br/cgs/grupos_populacionais. Até o dia 15 de junho, o governo federal quer contar com a manifestação e contribuição de todos esses grupos […]

 

SPM recebe até 31/5 projetos de enfrentamento à violência e promoção da autonomia das mulheres
Seppir
22/05/2012
Serão financiados projetos relacionados ao enfrentamento da violência contra as mulheres e à promoção da autonomia. Propostas devem considerar valores mínimos de R$ 100 mil para serviços comuns e R$ 250 mil para obras e serviços de engenharia. A Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR) recebe até o dia 31 de maio propostas para financiamento de projetos relacionados ao enfrentamento da violência contra as mulheres e à promoção da autonomia, conforme […]. 

 

Empresas assinam, nesta 3ª feira, compromisso contra discriminação de gênero e raça
Seppir
22/05/2012
Com seis anos de atuação, Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça alcança mais de mais de 80 empresas e instituições públicas e privadas e 830 mil homens e mulheres trabalhadoras. Discriminações de gênero e raça que criam obstáculos para a contratação e ascensão de profissionais nas empresas receberão, na próxima terça-feira (22/5), uma resposta assertiva de empresas públicas e privadas. Sob a liderança da ministra Eleonora Menicucci, da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República […].  

‘Nós temos medo do Brasil !’
Geledés
21/05/2012
O título acima foi recolhido de uma resposta dada pela escritora moçambicana Paulina Chiziane, que esteve recentemente em Brasília, quando da realização da I Bienal Brasil do Livro e Leitura, evento capitaneado pela Secretaria de Cultura do Distrito Federal, sob a liderança do poeta Hamilton Pereira, conhecido popularmente como Pedro Tierra. A resposta referia-se a pergunta feita por mim, tanto a ela quanto ao escritor angolano Ondjaki, que participavam da mesa de debate sobre a Literatura Africana […].  

Inscrição para vestibular das Fatecs 
Geledés
21/05/2012
As inscrições para o processo seletivo das Faculdades de Tecnologia (Fatecs) do Estado de São Paulo para o 2º semestre de 2012 estarão abertas de 18 de maio a 11 de junho. O exame será no dia 1º de julho. Serão 11.895 vagas – distribuídas entre as 55 Fatecs –, o que representa um crescimento de 1.035 vagas em relação ao mesmo período do ano anterior (10.860). No ato da inscrição, o candidato pode colocar como segunda opção […].  

11 frases importantes de Malcom X
Correio Nagô
21/05/2012
Em 19 de maio, há 87 anos, nascia nos Estados Unidos o ícone da luta nacionalista negra, Al Hajj Malik Al-Habazz, mais conhecido como Malcolm X. O líder negro, que influenciou gerações pela sua defesa pela unidade negra e a luta contra o racismo, hoje é referenciado em todo o mundo pela sua mensagem  revolucionária e história. Mais conhecido pela sua principal frase “Por todos os meios necessários”, quando advogava pela libertação negra no mundo, a vida de Malcom X foi retratada na autobiografia […].  

Ministério Público diz ser ‘preocupante’ aumento de casos de escravidão
Geledés
18/05/2012
Dados do Ministério Público do Trabalho (MPT) mostram que casos de trabalhadores da construção civil flagrados em situação análoga à de escravidão vêm crescendo de “forma preocupante” no estado de São Paulo. Apenas em 2012, nas operações que contaram com atuação do MPT, 140 pessoas foram encontradas nessa situação. “Na construção civil, certamente, a cada ano está ficando pior. Não existiam situações no passado, era quase inimaginável. Agora, está se tornando permanente, comum. […].  

Solenidade na Câmara comemora o Dia da África
Seppir
18/05/2012
A Frente Parlamentar de Amizade e Cooperação com os Países Africanos convida para uma série de eventos celebrando o Dia da África (25 de maio), na próxima semana. A programação começa no dia 19, com Culto de Ação de Graça, e vai até o dia 25, com seminário na Universidade de Brasília. No dia 22, acontece a solenidade no Salão Verde da Câmara dos Deputados. A data marca a criação em 1963, na Etiópia, da Organização da Unidade Africana (OUA), que tinha como objetivos promover a solidariedade […].  

MEC amplia currículo alternativo para tirar ensino médio público da crise
Geledés
18/05/2012
Neste ano, 1.660 escolas da rede pública aderiram ao Programa Ensino Médio Inovador (Proemi), criado em 2009 pelo Ministério da Educação com o objetivo de reformular uma das mais problemáticas etapas do ensino. No total, segundo o Ministério da Educação, o programa passou a atender 10% das escolas públicas com ensino médio, o que representa uma adesão de 2.015 unidades nos 27 estados. Em 2011, de acordo com dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), a taxa […].  

Estudante que ofendeu nordestinos no Twitter é condenada
Geledés
18/05/2012
A estudante universitária Mayara Petruso foi condenada nesta quarta-feira (16) a 1 ano, 5 meses e 15 dias de reclusão por mensagem preconceituosa e de incitação à violência contra nordestinos em sua página no Twitter. A decisão foi da juíza federal Mônica Aparecida Bonavina Camargo, da 9ª Vara Federal Criminal em São Paulo. A pena, entretanto, foi convertida em prestação de serviço comunitário e pagamento de multa. A acusada confessou ter publicado a mensagem “Nordestisto [sic] não é gente. […].  

Fotógrafo Sérgio Guerra divulga banco de imagens exclusivas em novo portal
Correio Nagô
18/05/2012
Conhecido por seus retratos do cotidiano de tribos africanas, o publicitário e fotógrafo pernambucano Sérgio Guerra abre, a partir do mês de maio, a venda direta de imagens exclusivas da nação angolana em seu novo portal trilíngue —os textos estão disponíveis em português, inglês e espanhol—, no endereço www.sergioguerra.com. Um banco de dados com mais de mil fotografias que já estamparam sete livros e uma dezena de exposições ao redor do mundo está disponível na página de Guerra na internet, […].  

Donna Summer morre aos 63 anos devido a um câncer de pulmão
Geledés
18/05/2012
A cantora Donna Summer morreu na manhã desta quinta-feira (17) após uma batalha contra um câncer de pulmão. Conhecida como rainha da disco music, ela tinha 63 anos e estava na Flórida no momento de sua morte. As informações são do site TMZ. De acordo com fontes do site, a cantora tentava manter a doença em segredo. Ela teria comentado que acreditava ter contraído a doença ao inalar partículas tóxicas após os ataques de 11 de setembro em Nova York. No entanto, uma fonte teria dito que há duas […]. 

Ministério do Esporte tem edital aberto para comunidades tradicionais
Seppir
17/05/2012
Ação visa implantação e desenvolvimento de núcleos recreativos, que podem receber investimentos no valor de R$175.800,00. As inscrições podem ser feitas até o dia 25 de maio. O Projeto Esporte e Lazer da Cidade, do Ministério do Esporte, alcança agora as comunidades tradicionais por meio de edital que buscar parcerias para fomentar a prática desportiva e o lazer em regiões de maior vulnerabilidade social e econômica. Podem participar entidades da administração pública municipal e entidades federais […].  

Glória Maria disse que tem dedicado todo o seu tempo às filhas Maria, 4, e Laura, 3
Geledés
17/05/2012
Não é namorado. É um ser com quem convivo”, diz Glória Maria. Em entrevista para a edição desta semana da revista Contigo!, Glória Maria disse que tem dedicado todo o seu tempo para as filhas Maria, 4, e Laura,3 e que está sem namorado, apesar de ter a companhia de uma “figura masculina”.”Não é namorado, sei lá, é um ser com quem convivo. Elas (as filhas) adoram”, disse a jornalista para a publicação. […]. 

Mart’nália se une a Djavan, sai da zona de conforto e cria novo gênero musical
Geledés
17/05/2012
“Se algum desavisado ouvir o meu disco vai pensar que eu fiquei louca”. A frase de Mart’nália chega rápido, seguida por uma longa e gostosa gargalhada. Uma herança do pai, o sambista de riso fácil Martinho da Vila. Cantora, compositora e percussionista, ela decidiu deixar o samba para o resto da família e partiu para o desconhecido. De mansinho, encostou pandeiro, cuíca e tamborim num canto, e vestiu a carapuça do pop. Sim, a filha do bamba renunciou o samba. Não Tente Compreender, novo álbum […]. 

Feira de emprego leva oportunidades à Cidade de Deus
Geledés
16/05/2012
 O projeto Empregabilidade em Movimento que é uma grande Feira de Empregos e Oportunidades Profissionais levou àCidade de Deus, na zona oeste do Rio, informações e condições para proporcionar à população uma visão das tendências e oportunidades do atual cenário do mercado de trabalho. O projeto é realizado pelo Instituto Simetria, em parceria com a Associação Industrial e Comercial e Industrial de Jacarepaguá (ACIJA) e com apoio da G.R.E.S. Mocidade Unida da Cidade de Deus. O Projeto […].  

Dira Paes – Atriz e diretora do Movimento Humanos Direitos defende confisco de terras para quem explora trabalho escravo
Geledés
16/05/2012
Atriz e diretora do Movimento Humanos Direitos está à frente de uma campanha que pretende recolher 100 mil assinaturas, como forma de pressionar os parlamentares a aprovarem a “PEC do Trabalho Escravo”.Ainda nesta semana, o Congresso Nacional retoma a votação da Proposta de Emenda Constitucional 438/01, a “PEC do Trabalho Escravo”, que pretende banir do Brasil esse tipo de exploração. Estimativas do Ministério do Trabalho indicam que, desde 1995, aproximadamente 42 mil […].  

Emicida
Geledés
16/05/2012
O cantor paulistano Emicida tem sido nômade desde a infância, embora nunca tenha morado fora da cidade natal. Nascido na periferia norte da capital, peregrinou ao longo da vida por bairros como Jardim Fontales, Jaçanã, Jardim Brasil Novo, Vila Zilda, Jardim Filhos da Terra, Cachoeira, Santana, Tucuruvi. Deve se mudar em breve para a Água Fria, na mesma região. “Vou morar numa casa própria. Minha filha vai crescer tendo uma casa. É a primeira vez na história da minha família”, celebra, emocionado, […].  

RJ: concursos terão cota para negros e índios
Geledés
16/05/2012
A cidade do Rio de Janeiro vai reservar 20% das vagas oferecidas em concursos públicos para negros e índios. O projeto de Lei 1.081-A/2011 foi sancionado nesta segunda-feira pelo prefeito da cidade, Eduardo Paes. O projeto prevê que os próximos editais de concursos públicos para o preenchimento de vagas para cargos efetivos do Poder Executivo e das entidades da administração indireta em diferentes setores do município, deverão disponibilizar esse percentual de vagas para essas duas etnias. […].  

Luta contra o racismo: pela emancipação do povo brasileiro
Geledés
16/05/2012
Mônica Custódio (Secretaria Estadual de Luta Antirracismo do PCdoB/RJ) redige artigo sobre a luta emancipatória da população negra .Ainda hoje após 124 anos da abolição, permanecemos de batalha em batalha desenvolvendo o bom combate pelo direito a educação, ao trabalho, a saúde e a habitação. Ou seja, pelos direitos sociais básicos, pelos direitos políticos e de acesso à cidadania que nos é garantida constitucionalmente. Mas nos negada substancialmente durante séculos, evidenciada nos nossos […].  

ONU lança campanha “Eu sou Nós” para a Conferência Rio+20
Correio Nagô
16/05/2012
A partir de 14 de maio, todos os brasileiros podem participar da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20) enviando textos, fotos ou vídeos para o site O Futuro que Queremos. Para incentivar o compartilhamento de ideias, o Centro de Informação das Nações Unidas para o Brasil (UNIC Rio), o Comitê Nacional Organizador (CNO) do evento e parceiros lançaram a campanha Eu sou Nós. As contribuições serão exibidas na internet e numa exposição durante a Cúpula dos Povos. […].  

Centro Especializado de Combate ao Racismo será implantado pela Defensoria Pública do PA
Correio Nagô
16/05/2012
A Defensoria Pública do Estado do Pará, por meio do seu Defensor Público Geral, Antônio Roberto Figueiredo Cardoso e do Coordenador do Núcleo de Defesa dos Direitos Humanos, Márcio Cruz, recebeu no último dia 27 de abril, os membros do Centro de Estudos e Defesa do Negro do Pará – CEDENPA, Raimunda Nilma Bentes, Maria Luiza Nunes e Zélia Amador para discutir a proposta de criação de um Centro Especializado de Combate ao Racismo, sendo integrado ao Núcleo de Defesa […].  

Comissão da Igualdade promove pelo sexto ano o Dia da África na Bahia
Correio Nagô
16/05/2012
A Comissão de Promoção da Igualdade do Legislativo estadual celebra, pelo sexto ano consecutivo, o Dia da África na Bahia, com uma Sessão Especial nesta quinta-feira (17/05), às 15 horas, no Plenário da Casa. Esse ano as comemorações do 25 de maio – que representa o dia da libertação da África – enfocam o diálogo com as Casas Africanas sediadas na capital baiana.“As Casas de Angola, Nigéria e Benin desempenham um importante papel de fortalecer os laços entre nosso estado e suas […].  

Presidenta institui Dia do Reggae
Seppir
16/05/2012
A partir de agora, o dia 11 de maio é, oficialmente, o “Dia Nacional do Reggae” no Brasil. A homenagem prestada ao músico jamaicano Bob Marley, trinta e um anos após sua morte, foi decretada e sancionada na Lei 12.630, assinada pela presidenta Dilma Rousseff e publicada no DO da União de ontem (14). Devido à relevância racial e cultural da decisão da presidenta, a Lei é assinada também pela ministra da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), Luiza Bairros, e pela ministra […].  

Juízes negros ganham em média 14% a menos que seus colegas brancos no Brasil
Geledés
14/05/2012
Ivone Caetano, de 67 anos, foi a primeira mulher negra a se tornar juíza do Tribunal de Justiça do Rio, há 18 anos. De lá para cá, o país vem registrando diminuição da desigualdade entre negros e brancos e homens e mulheres. Apesar desses avanços, no entanto, Ivone segue como exceção nas estatísticas. É o que mostram tabulações do Censo 2010 feitas com exclusividade pelo GLOBO. Nas carreiras de maior renda, as mulheres e os brasileiros que se autodeclaram pretos ou pardos ao IBGE são, quase […].  

Um ano da passagem de Abdias Nascimento ao Orum
Geledés
14/05/2012
No dia 23 de maio próximo, completa-se um ano que Abdias Nascimento se juntou aos ancestrais.O Ipeafro pretende marcar a data e lembrar Abdias com uma cerimônia no sítio arqueológico do Cais do Valongo, seguida de um momento cultural, e a Ação da Cidadania Contra a Fome e a Miséria e Pela Vida nos acolheu em parceria, abrindo o espaço de sua sede e centro cultural. Obrigada, João Costa e equipe da Ação da Cidadania! A programação incluirá leituras de poesias e homenagens ao Abdias,[…].  

Leci propõe identificação racial obrigatória em cadastros de SP
Geledés
14/05/2012
Foi publicado no Diário Oficial do Estado de SP o Projeto de Lei 304/2012, de autoria da deputada Leci Brandão, que propõe a obrigatoriedade da informação sobre cor ou identificação racial em todos os cadastros, bancos de dados e registros de informações, públicos e privados, no Estado. A publicação aconteceu na quarta-feira (9). Segundo a deputada, a ausência desse tipo de informação confere uma “aparente neutralidade aos diagnósticos que desconsideram as questões raciais, como se as condições de trabalho, […].  

ONU Mulheres Entidade das Nações Unidas para a Igualdade de Gênero e o Empoderamento das Mulheres
Correio
14/05/2012
Trinta pessoas e escolas receberão, no dia 17 de maio em Brasília, as distinções do 7º Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero pelos trabalhos produzidos em redações, artigos científicos e iniciativas sobre relações de gênero, mulheres e feminismos. O concurso é resultado de uma parceria entre a ONU Mulheres, a Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR), o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (CNPq/MCTI) e o Ministério da Educação (MEC).  […].  

Jornalista negro defende que mais notícias sobre desigualdades raciais e racismo sejam veiculadas
Correio Nagô
14/05/2012
Rio de Janeiro – O jornalismo brasileiro deve criar oportunidades com foco na cidadania, para noticiar as desigualdades raciais e o racismo. A recomendação é do jornalista Heraldo Pereira, que discursou hoje (10) no lançamento da segunda edição do Prêmio Nacional Jornalista Abdias Nascimento, da Comissão de Jornalistas pela Igualdade Racial (Cojira-Rio). “Devemos criar possibilidades [jornalísticas]”, disse Heraldo. “Isso não é ativismo político, é defesa dos direitos humanos, da cidadania. […].  

Após 124 anos da Abolição, negros seguem em desvantagem
Afropress
14/05/2012
Passados 124 anos da Abolição da Escravidão no Brasil, Estudo feito com base em tabulações do Censo do IBGE 2010, publicadas na edição deste sábado (12/05) pelo jornal O Globo revelam que, entre as 438 profissões listadas no Censo, só em 16 – o equivalente a 4% do total – a renda média média dos pretos e pardos supera a dos brancos. Mesmo nas profissões mais mal remuneradas – como, por exemplo, a dos pescadores, que está na lista das dez profissões de pior remuneração (R$ 396,00) […].  

Seppir reforça compromisso com povos de terreiro por meio de edital
Seppir
14/05/2012
A Chamada Pública já está disponível no Site do Ministério, e totaliza um investimento de R$ 1,2 milhões em projetos voltados para o fortalecimento institucional das comunidades tradicionais. A defesa da ancestralidade africana como instrumento essencial no combate à violência e à discriminação é compromisso fundamental da política de promoção da igualdade racial. Com esta compreensão, a Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir) acaba de lançar edital voltado para […]. 

‘Sinto-me profundamente chocado’, diz Alexandre Pires sobre denúncia
Geledés
11/05/2012
O cantor Alexandre Pires se pronunciou, por meio de nota enviada ao G1 pela assessoria de imprensa, sobre a suposta denúncia de discriminação racial em um vídeo produzido por ele, que é apurada pelo Ministério Público Federal (MPF) em Uberlândia, no Triângulo Mineiro. A denúncia foi feita no dia 26 de abril pela ouvidoria da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), órgão da Presidência da República. A reclamação da secretaria é de que “o vídeo utiliza clichês e estereótipos […].  

Brasileira eleita miss Italia nel Mondo incentiva misses negras: “Nunca desistam!”
Geledés
11/05/2012
Silvia Novais, 25, é uma miss vitoriosa: foi miss São Paulo 2009 e é a atual miss Italia nel Mondo – concurso que elege a mais bela descendente de italianos pelo mundo. O júri que elegeu Silvia no ano passado, aliás, incluía o ícone do cinema francês Gérard Depardieu e o famoso apresentador italiano Carlo Conti. Que tal, hein?A linda mulata, que é bisneta de italianos por parte de pai, nasceu na Bahia e ainda criança mudou-se para Campinas, cidade pela qual venceu o Miss SP 2009. O Tudo Miss foi atrás de […].  

Senado aprova projeto que dá seguro-desemprego para doméstica sem FGTS
Geledés
11/05/2012
A CAS (Comissão de Assuntos Sociais) do Senado Federal aprovou nesta quarta-feira (9) o projeto de lei que dá aos trabalhadores domésticos o direito de receber seguro-desemprego mesmo quando estes não contribuem com o FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço). O projeto é da senadora Ana Rita (PT-ES) e foi aprovado em caráter terminativo por unanimidade. Agora, ele segue direto para a Câmara dos Deputados. A proposta garante o benefício para empregadas domésticas, seguranças […].  

Botucatu faz Seminário para cumprir Estatuto da Igualdade
Afropress
11/05/2012
A Prefeitura de Botucatu, cidade a 225 Km de S. Paulo, por meio da Assessoria de Políticas de Promoção da Igualdade e Ações Afirmativas, promove nesta sexta e sábado (11 e 12/05), o 2º Seminário Estatuto da Igualdade Racial – Consolidando as Políticas Públicas de Promoção da Igualdade no município. O encontro acontece no Auditório da Secretaria da Educação, na Praça Dom Luiz Maria de Santana, e deverá reunir lideranças, agentes públicos e ativistas de Botucatu e de várias cidades da região. […].  

Zumbi abre inscrições para Processo Seletivo
Afrobrasnews
11/05/2012
As inscrições para o processo seletivo da Faculdade Zumbi dos Palmares estarão abertas no período de 20 de abril a 20 de junho de 2012. As vagas oferecidas são para os cursos de Administração (Três Estrelas no Guia do Estudante  há 3 anos consecutivos), Direito (Reconhecido pelo MEC e recomendado pela Ordem dos Advogados do Brasil), Pedagogia, Tecnologia em Transporte Terrestre e Comunicação Social (Publicidade e Propaganda). A prova do Processo Seletivo acontecerá no dia 23 de junho de 2012 […].  

Unesco lista 100 lugares mais significativos da memória da escravidão
Igualdade e Identidade
11/05/2012
A relação dos 100 locais mais significativos da memória do tráfico negreiro e da história dos africanos escravizados no Brasil foi apresentada no fim de abril, no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) do Rio de Janeiro, durante a quarta edição do Festival Internacional do Filme de Pesquisa sobre História e Memória da Escravidão Moderna. Elaborada com base em uma pesquisa iniciada no ano passado, a lista é uma iniciativa do projeto Rota do Escravo: Resistência, Herança e Liberdade, criado em 1994  […]. 

 Debate aponta baixa representatividade de negros no parlamento
Seppir
11/05/2012
O representante da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), Carlos Alberto de Souza, afirmou, nesta quinta-feira (10), que é preciso mudar a cara do parlamento brasileiro pra depois pensar em ações afirmativas contra o racismo.Ele participa da audiência pública que debate estratégias jurídicas de combate à discriminação e de promoção da igualdade racial, promovida pela Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH). – Vislumbramos que promover a igualdade […].  

Concurso de bolsas
ABPN
11/05/2012
A Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB) lançou edital oferecendo bolsas de pesquisa, variando da iniciação científica a bolsas para profissionais com graduação completa ou mestrado. As áreas disciplinares incluem um largo espectro das ciências humanas e das sociais aplicadas, além de letras e artes, museologia, arquivologia, biblioteconomia, arquitetura e conservação e restauração. As inscrições para o Programa de Incentivo à Produção do Conhecimento Técnico e Científico na Área de Cultura vão até até 25 […]. 

Réus ganham 70% das ações por crime de racismo, critica editor da Afropress
Senado Federal
10/05/2012
O editor da Agência de Informação Multiétnica (Afropress), Dojival Vieira, informou, em audiência no Senado nesta manhã, que em quase 70% das ações por crime de racismo ou injúria racial no país, no período de 2007 a 2008, quem ganhou foi o réu. O dado foi extraído de estudo do Laboratório de Análises Econômicas, Sociais e Estatísticas das Relações Raciais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).  Há uma necessidade de os juízes, promotores, Ministério Público e advogados […].  

Debate aponta baixa representatividade de negros no parlamento
Senado Federal
10/05/2012
O representante da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), Carlos Alberto de Souza, afirmou, nesta quinta-feira (10), que é preciso mudar a cara do parlamento brasileiro pra depois pensar em ações afirmativas contra o racismo.Ele participa da audiência pública que debate estratégias jurídicas de combate à discriminação e de promoção da igualdade racial, promovida pela Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH). […].  

Racismo e sexismo causam desigualdade
Geledés
10/05/2012
Dados disponibilizados pelo Instituto Brasileiro de Geo­grafia e Estatística (IBGE) em 2010 revelam que o Brasil é um país habitado por uma população de 191 milhões de pessoas. A população negra soma 97 milhões de pessoas e, pela primeira vez, é maioria no Brasil. As mulheres negras representam 49 milhões do total das brasileiras.Trata-se de um contingente populacional exposto a diferentes formas de violência e mecanismos de exclusão dentro e fora das políticas públicas em decorrência da força […].  

Movimento negro faz ato público por cotas na USP, Unicamp e Unesp
Geledés
10/05/2012
São Paulo – O Comitê de Luta contra o Genocídio realiza amanhã (10) às 16h30 uma aula pública na Praça da Sé, centro da capital paulista, para discutir a questão das cotas raciais e sociais com a população. Em entrevista à Rádio Brasil Atual o dirigente da União de Núcleos de Educação Popular para Negras/os e Classe Trabalhadora (Uneafro), Douglas Belchior, considera a postura da Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e Universidade Estadual Paulista […].  

O caminho para combater o racismo é a educação, diz Edson França
Geledés
10/05/2012
“Arbitrária, elitista e racista”. Foi como resumiu à Rádio Vermelho Edson França, presidente da União de Negros pela Igualdade (Unegro), se referindo à postura da Universidade de São Paulo (USP), Universidade de Campinas (Unicamp) e Universidade Estadual de São Paulo (Unesp) de não acatar a decisão do Supremo Tribunal Federal STF que aprovou a reserva de vagas para negros em universidades públicas. No último dia 26, o STF votou a favor da constitucionalidade das cotas raciais. […].  

O 13 de maio e a escola
Geledés
10/05/2012
No dia 13 de maio de 1888 oficialmente é mencionado no calendário oficial, como marco final da escravidão no Brasil, que desde o período colonial, em 1500, os seus colonizadores (os portugueses) adotaram o escravismo como mão-de-obra para a extração de nossas riquezas.O processo de escravidão no Brasil, começou com os indígenas, quando nos 30 primeiros anos de ocupação portuguesa em solo brasileiro viveu o ciclo da extração do pau-brasil para a Europa, onde os indígenas eram usados […].  

ABDIAS: RAÇA E LUTA – Documentário
Correio Nagô
10/05/2012
 No dia da Abolição da Escravatura, estreia na TV Senado “Abdias: Raça e Luta”. O documentário retrata a trajetória do professor, artista plástico, escritor, teatrólogo, político e poeta Abdias Nascimento. A indignação, que o acompanhou desde a infância, foi a válvula propulsora que o transformou em um guerreiro das políticas de inclusão das populações afrodescendentes. A história de Abdias confunde-se com a história do Movimento Negro no Brasil. Criador do Teatro Experimental do Negro, responsável […].  

UFMG reduz pela metade bônus para alunos negros e de escola pública
ABPN
10/05/2012
O percentual do bônus que aumenta as notas dos candidatos ao vestibular da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) que estudaram em escolas públicas ou se autodeclaram negros ou pardos diminuiu pela metade. O anúncio foi feito durante entrevista coletiva realizada na manhã desta sexta-feira pela pró-reitora de Graduação da UFMG, Antônia Aranha, e pela coordenadora da Comissão Permanente do Vestibular (Copeve), Vera Resende. A nova medida vale para as provas realizadas […].  

Liminar garante matrícula de gaúcho negro em universidade
Geledés
09/05/2012
Em decisão inédita, a 3ª Turma do Tribunal Federal da 4ª Região concedeu liminar ao gaúcho Samuel Davila da Silva para reconhecer o direito dele se matricular na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) pelo sistema de cotas. É a primeira vitória judicial de um cotista negro na Justiça brasileira depois que o Supremo Tribunal Federal, há uma semana, deu o aval para que universidades brasileiras reservem vagas para negros e índios em seus processos seletivos. […].  

Extrema pobreza e racismo possibilitam trabalho escravo no Brasil
Geledés
09/05/2012
O presidente da União de Negros pela Igualdade (Unegro), Edson França, defendeu há pouco políticas públicas para o combate à extrema pobreza e ao racismo no Brasil, como forma de acabar com o trabalho escravo contemporâneo no País.”A aprovação da PEC do Trabalho Escravo (438/01) é fundamental, mas, além disso, precisamos de políticas públicas para combater a extrema pobreza e o racismo”, disse. Ele ressaltou ainda a necessidade de punição para o trabalho escravo contemporâneo e a efetiva  […].  

Cerca de 50 entidades de S. Paulo lançam Frente pró-Cotas 
Afropress
09/05/2012
Cerca de 50 entidades dos Movimentos Negro, Estudantil, Sindical e Popular, lançaram nesta terça-feira (08/05), a Frente Pró-Cotas Raciais do Estado de S. Paulo, que tem como objetivo mobilizar a sociedade para cobrar do Poder Público, instituições de ensino e empresas, a apresentação de programas de ação afirmativa, inclusive cotas, para promover a inclusão da população negra.”Esse é apenas o primeiro passo”, destacaram vários participantes ao falarem sobre a Frente que nasce com a proposta […].  

Editais para fortalecimento institucional de povos de terreiro e quilombolas têm R$ 2,4 milhões em recursos
Seppir
09/05/2012
Seppir lança esta semana duas chamadas públicas para projetos de formação e fortalecimento institucional de lideranças e organizações representativas dos povos e comunidades tradicionais das matrizes africanas no Brasil (terreiros e quilombos). Com o objetivo de promover a ancestralidade africana no Brasil, bem como de fortalecer a capacidade técnica e operacional das representações tradicionais de matriz africana, a Secretaria de Promoção de Políticas da Igualdade Racial publica esta semana […].  

Audiência Entraves e soluções para as questões étnico-raciais no Brasil
Seppir
09/05/2012
A Comissão de Direitos Humanos e Minorias (CDHM) promove hoje, às 9h, audiência pública para discutir sobre entraves e soluções às questões étnico-raciais no Brasil, no auditório Nereu Ramos. Expositores: Ministra da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Luiza Bairros; Presidente da Frente Parlamentar de Igualdade Racial, deputado Luiz Alberto; Presidenta da FUNAI, Marta Azevedo; presidente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), Celso Lisboa […].  

Mais bem equipada biblioteca do Pelourinho reabre até final de maio
Secult BA
09/05/2012
Mudança para um amplo casarão barroco-colonial de quatro pavimentos, melhorias na estrutura predial, reformas elétricas e hidrossanitárias, além de mais espaço e comodidade para o público. Esses são apenas alguns dos benefícios que os frequentadores da Manuel Querino – considerada a mais bem equipada biblioteca do Pelourinho – terão até o final deste mês de maio (2012). “Finalizamos as obras já em meados de maio, mas depois realizaremos serviços de limpeza e acondicionamento […].  

Jean Mello – Devaneios sobre a valorização da diversidade
Geledés
08/05/2012
Empresas continuam com as mesmas práticas segregacionistas, herança do regime escravocrata. O que muitas delas não sabem é que o público mudou, a geração de hoje, ao contrário daquilo que é divulgado, não aceita qualquer coisa como verdade estabelecida. A prova disso é como injustiças estão sendo divulgadas em redes e mídias sociais. Se as empresas não valorizarem e acolherem a diversidade, ficarão para trás nessa lógica de mercado que elas tanto defendem. Questões formais são observadas […].  

Douglas Belchior: STF, Cotas e o caminho racista das pedras
Geledés
08/05/2012
O resultado do julgamento de Cotas e das Ações Afirmativas pelo STF, nos dias 25 e 26 de Abril em Brasília, não foi obra do acaso. Ao contrário, nos custaram vidas e muitos anos de luta. Para além da resistência ancestral nos séculos de escravidão e no pós-abolição, nos últimos dez anos as cotas foram alvo de uma covarde campanha promovida em conjunto pelos grandes meios de comunicação do país, tendo como atores parte importante das elites políticas, intelectual e artística, […].  

A Literatura Negra dará a letra no estado de Sergipe
Correio Nagô
08/05/2012
Dos dias 7 a 11 deste mês, ocorrerá no auditório da Associação dos Docentes da Universidade Federal de Sergipe (ADUFS), o 1º Curso de Extensão e Introdução a Literatura Afrobrasileira, produzido pela Pró-reitoria de Extensão em parceria com o Departamento de Letras Vernáculas. Com a pretensão de convidar a comunidade acadêmica, e também os professores da rede pública para participar do espaço. O evento pautará durante 4 dias estudos concernente à literatura afrobrasileira contextualizada […].  

Editais para fortalecimento institucional de povos de terreiro e quilombolas têm R$ 2,4 milhões em recursos
Seppir
08/05/2012
Seppir lança esta semana duas chamadas públicas para projetos de formação e fortalecimento institucional de lideranças e organizações representativas dos povos e comunidades tradicionais das matrizes africanas no Brasil (terreiros e quilombos). Com o objetivo de promover a ancestralidade africana no Brasil, bem como de fortalecer a capacidade técnica e operacional das representações tradicionais de matriz africana, a Secretaria de Promoção de Políticas da Igualdade Racial publica esta semana duas chamadas públicas, para projetos com valores entre R$ 60 e R$ 100 mil. […]. 

Projetos artísticos de matriz africana recebem R$ 1,1 milhão em prêmios
Geledés
07/05/2012
Vinte projetos culturais que refletem a arte de matriz africana produzida por estados tão diferentes como o Rio Grande do Sul, a Bahia e o Tocantins foram selecionados para receber, nesta segunda-feira (7), o 2º Prêmio Nacional de Expressões Culturais Afro-Brasileiras. A iniciativa é do Centro de Apoio ao Desenvolvimento Osvaldo dos Santos Neves (Cadon), em parceria com a Fundação Palmares e com patrocínio da Petrobras. O Teatro Rival, localizado no centro do Rio de Janeiro, será palco da solenidade. […].  

Ana Maria Gonçalves: A mídia, as cotas e o sempre bom e necessário exercício da dúvida
Geledés
07/05/2012
Tenho escrito alguns artigos sobre racismo e, em todos, invariavelmente, apareceu quem tentava fugir do assunto para falar sobre cotas. São assuntos relacionados, eu sei, mas também complexos por si só. Cotas não seriam necessárias se não houvesse racismo. Mas estão aí, os dois, e talvez agora, depois da histórica decisão do Supremo Tribunal Federal, nos dias 25/04/2012 e 26/04/2012, reafirmando a constitucionalidade das cotas, possamos começar a conversar de verdade sobre eles. Porque talvez a velha mídia […].  

SP lançará Frente em defesa das cotas e ações afirmativas
Afropress
07/05/2012
S. Paulo – Entidades do Movimento Social Negro e da sociedade civil se reúnem nesta terça-feira (08/05), a partir das 18h, no Auditório Oscar Pedroso Horta, da Câmara Municipal de S. Paulo, para lançar a proposta de uma Frente Popular em defesa das Ações Afirmativas e das Cotas no Estado de S. Paulo. De acordo com Douglas Belchior, do Conselho Geral da União de Núcleos de Educação Popular para Negros (as) e Classe Trabalhadora (UNEAFRO), um dos idealizadores da Frente, a proposta […]. 

Desenvolvimento Sustentável e Erradicação da Miséria pela ótica do Movimento Negro
Correio Nagô
04/05/2012
Reunidos no seminário “Desenvolvimento Sustentável e Erradicação da Pobreza pela ótica do Movimento Negro”, preparatório para a Conferência Rio + 20, realizado nos dias 28 e 29 de abril no Rio de Janeiro, nós do Movimento Negro brasileiro declaramos que envidaremos todos os esforços necessários em defesa do povo negro, dos povos indígenas e dos povos vítimas do racismo, discriminação racial, xenofobia e diversas formas de opressão e intolerâncias. Uma síntese dos indicadores sociais produzidos […].  

Carta do Rio de Janeiro: Desenvolvimento Sustentável e Erradicação da Miséria pela ótica do Movimento Negro
Combate ao Racismo Ambiental
03/05/2012
Reunidos no seminário “Desenvolvimento Sustentável e Erradicação da Pobreza pela ótica do Movimento Negro”, preparatório para a Conferência Rio + 20, realizado nos dias 28 e 29 de abril no Rio de Janeiro, nós do Movimento Negro brasileiro declaramos que envidaremos todos os esforços necessários em defesa do povo negro, dos povos indígenas e dos povos vítimas do racismo, discriminação racial, xenofobia e diversas formas de opressão e intolerâncias. […]. 

ONG faz mapa interativo com mais de 180 instituições com sistema de cotas
Geledés
03/05/2012
A ONG Educafro lançou, nesta terça-feira (1º), a edição mais atualizada de seu mapa interativo de ações afirmativas nas instituições de ensino superior no Brasil (veja aqui). De acordo com o levantamento feito pela entidade, que é reformulado periodicamente junto às próprias instituições, mais de 180 universidades estaduais e federais, além de faculdades e institutos de ensino tecnológico, oferecem algum tipo de política de ação afirmativa a candidatos que estudaram em escolas públicas ou são negros, indígenas […].  

Julgamento do Prouni no STF é adiado novamente
Geledés
03/05/2012
Com uma mudança de última hora na pauta do Supremo Tribunal Federal (STF) o julgamento do Programa Universidade para Todos (ProUni) foi novamente adiado. De acordo com o presidente da corte, o ministro Ayres Britto, na quinta-feira a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) impetrada pela Confederação Nacional dos Estabelecimentos de Ensino (Confenen), que questiona os critérios de acesso às bolsas do programa do governo federal, terá “prioridade”. Nesta quarta, o Prouni estava […].  

Hoje na História, 1925 nascia Mãe Stella de Oxóssi
Geledés
03/05/2012
Maria Stella de Azevedo Santos, Mãe Stella de Oxóssi, Odé Kayodê, nasceu no dia 2 de maio de 1925, em Salvador, Bahia. É a quarta filha de Esmeraldo Antigno dos Santos e Thomázia de Azevedo Santos. Seus irmãos, por ordem de nascimento são: Coryntha de Azevedo Santos (falecida), Bellanizia de Azevedo Santos (falecida), José de Azevedo Santos, Milta de Azevedo Santos e Adriano de Azevedo Santos. Sua avó materna foi Theodora Cruz Fernandes, filha de Maria Konigbagbe, africana de etnia egbá. […].  

Médico é identificado como suposto autor de racismo e ofensa em Brasília
Geledés
03/05/2012
A Polícia Civil identificou o homem acusado de discriminação racial em um shopping da Asa Norte. Por meio de imagens dos arquivos da instituição e da internet, reconhecidas pela vítima e testemunhas, os investigadores da 5ª Delegacia de Polícia (Área Central) chegaram ao médico Heverton Octacílio de Campos Menezes, 62 anos. As agressões teriam ocorrido após ele chegar atrasado para a sessão de um filme e querer passar à frente de outros clientes na fila para comprar o ingresso, na tarde […].  

A família mais Inteligente da Inglaterra é Negra
Correio Nagô
03/05/2012
Essa informação você não vai ver na mídia brasileira.Os irmãos gêmeos Paula e Peter Imafidon são como qualquer outra criança de 9 anos de idade. Eles adoram jogar no computador, brincar e implicar um com o outro. O que os diferencia de outras crianças, porém, é que eles são prodígios prestes a ingressar no ensino médio e fazem história como os mais novos na Inglaterra. Chamados carinhosamente de “prodigios britânicos”, os irmãos chamaram a atenção do mundo acadêmico ao gabaritarem o exame […]. 

Carta do Rio de Janeiro: Desenvolvimento Sustentável e Erradicação da Miséria pela ótica do Movimento Negro
Combate ao Racismo Ambiental
03/05/2012
Reunidos no seminário “Desenvolvimento Sustentável e Erradicação da Pobreza pela ótica do Movimento Negro”, preparatório para a Conferência Rio + 20, realizado nos dias 28 e 29 de abril no Rio de Janeiro, nós do Movimento Negro brasileiro declaramos que envidaremos todos os esforços necessários em defesa do povo negro, dos povos indígenas e dos povos vítimas do racismo, discriminação racial, xenofobia e diversas formas de opressão e intolerâncias. […]. 

Jorge Portugal: E agora Racismo?
Geledés
02/05/2012
Passada uma semana das reações apaixonadas, chegou a hora de perguntar serenamente: e agora, racismo brasileiro, podemos finalmente construir uma nação?Podemos começar a ensaiar os primeiros passos de uma futura igualdade social, a partir dessa primeira garantia de igualdade racial na educação, que o STF fez virar letra de lei?Ou vamos continuar esperneando pelos editoriais dos jornalões, nas baladas chics, nas redes sociais, ou nas mesas de bar contra uma decisão que lavou a alma do país? […].    

“A falta de negros na mídia o deixou inquieto”. A sociedade brasileira segundo Spike Lee
Correio Nagô
02/05/2012
SÃO PAULO – Após uma semana inteira de viagens, filmagens e entrevistas com personalidades brasileiras para o documentário “Go Brazil go”, o cineasta americano Spike Lee, de 55 anos, se disse surpreso com a primeira de suas constatações: a ausência de negros na mídia brasileira. Para o diretor, que planeja o lançamento do filme para antes da Copa do Mundo de 2014, os Estados Unidos estão 20 anos à frente do Brasil quando o assunto é acabar com o racismo. – Meus ancestrais foram libertados […].   

Blog Especial – “Cotas: por que reagimos?”*, por Rita Laura Segato
Combate ao Racismo Ambiental
02/05/2012
“Foram-se, ao todo, 14 anos nos quais a minha família toda praticamente se vulnerou e adoeceu, como grupo humano e também individualmente; nos quais eu perdi a amizade de todos meus colegas no Departamento de Antropologia da UnB, onde pessoas … utilizaram a minha posição nessa luta para me prejudicar, perseguindo não somente a mim como também aos meus estudantes. Compartilho com você e com todos nesta para mim preciosa lista um fragmento mais da memória desse processo […].   

Dirigente do MNU manifesta solidariedade
Afropress
02/05/2012
S. Paulo – O coordenador de Organização do Movimento Negro Unificado (MNU), Reginaldo Bispo, manifestou sua solidariedade e da organização a Agência Afroétnica de Notícias (www.afropress.com), alvo de ataques de grupos racistas, nos dias da votação da constitucionalidade das ações afirmativas e das cotas pelo Supremo Tribunal Federal (STF). “Mais uma vez a Afropress é vítima dos odiosos e intolerantes ataques dessa corja de fascistas e racistas. Novamente nos sentimos impotentes diante de tais […].    

Placar de 10 a zero lavou nossa alma, diz relatora de Durban
Afropress
02/05/2012
A decisão do Supremo Tribunal Federal ao declarar a constitucionalidade das cotas para negros e outros grupos vulneráveis, representa o reconhecimento de que a condição de negro ou negra, no Brasil, implica em desvantagem independentemente da condição social e merece proteção, e cria um ambiente favorável para o avanço das políticas de ação afirmativa no Legislativo e no Executivo, não apenas no âmbito federal, mas em todas as esferas. A opinião é da professora Edna Roland, relatora da III Conferência […].   

Unesp tem mais pardos, pretos e índios
Igualdade e Identidade
02/05/2012
Dos matriculados na Universidade Estadual Paulista (Unesp) em 2011, 18,9% se declararam pretos, pardos ou indígenas. A maior fatia é de pardos, com 13,5% enquanto 3,2% são pretos e 0,2%, indígenas. Apesar de não ter bonificação para esse grupo, a instituição tem números mais positivos que a Estadual de Campinas (Unicamp) – que adota bônus específico. A USP não informou qual é proporção. O resultado da Unesp acompanha a inclusão de alunos de escola pública. A instituição é a que mais matricula, […].