A cultura afro-brasileira nas mídias

Veja, abaixo, resumos de algumas das principais notícias veiculadas na imprensa nacional e internacional sobre a cultura afro-brasileira. Para acessar o conteúdo completo, basta clicar nos links dos títulos.

  

 

Prefeitura apresenta estudo sobre o mercado de trabalho das mulheres no Recife
Geledés
29/06/2012
A Prefeitura do Recife apresentou a pesquisa sobre o perfil do mercado de trabalho das mulheres no Recife nos anos 2000, que foi elaborada pelo Observatório do Trabalho do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese). O evento aconteceu no auditório da Agência Condepe – Fidem, localizado no bairro da Boa Vista. A pesquisa, de iniciativa da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico (SCTDE), mostra o compromisso político do Governo […]. 

Imigrantes africanos denunciam racismo no Brasil
Geledés
29/06/2012
Durante um protesto realizado nesta quinta-feira, dia 21, em São Paulo, imigrantes africanos denunciaram que são vítimas de racismo no Brasil. O ato foi realizado em frente à Secretaria de Justiça e da Defesa da Cidadania do Estado de São Paulo. Os manifestantes reivindicaram um pedido formal da presidente Dilma Rousseff ao povo africano em razão do assassinato da estudante angolana Zulmira de Souza Borges Cardoso, executada há um mês no bairro do Brás, em São Paulo. […].

 Sociedade brasileira comemora aprovação dos 10% do PIB para a educação pública
Geledés
29/06/2012
Centenas de ativistas, estudantes, professores, gestores e especialistas de educação comemoraram na noite desta terça-feira, 26/6, a aprovação do percentual equivalente a 10% do PIB para a educação pública. Depois de 17 meses em tramitação na Câmara dos Deputados, o Plano Nacional de Educação (PNE – PL 8035/10) foi finalmente aprovado pela Comissão Especial que analisa a matéria. Em relação à meta 20, sobre o financiamento da educação, deputados e deputadas foram unânimes em aprovar […]. 

Secretário anuncia proposta de plano nacional com cotas para negros
Geledés
29/06/2012
O secretário-executivo da Secretaria de Políticas de Promoção à Igualdade Racial (Seppir), Mário Lisboa Teodoro, declarou, nesta quarta-feira (27), que o órgão deverá entregar à presidente Dilma Rousseff, nos próximos dias, uma proposta de plano nacional de ações afirmativas. Entre as medidas previstas no documento estão cotas para negros em todas as universidades federais, em concursos públicos e em empresas que receberem verbas da União. […]. 

Vaticano aprova beatificação da brasileira Nhá Chica, filha de escravos
Veja
2
9/06/2012
O papa Bento XVI autorizou a beatificação da brasileira Francisca Paula de Jesus, mais conhecida como Nhá Chica, considerada, no século XIX, uma santa em vida por sua defesa dos mais pobres, indicou nesta quinta-feira o Vaticano. A data da cerimônia ainda não está definida. O anúncio foi feito pelo gabinete de imprensa de Santa Sé, que divulgou a lista com os decretos assinados pelo papa. O documento cita, sem dar detalhes, um milagre ocorrido por intercessão da brasileira. […]. 

Declaração final cúpula dos povos na Rio+20
Correio Nagô
29/06/2012
Movimentos sociais e populares, sindicatos, povos e organizações da sociedade civil de todo o mundo presentes na Cúpula dos Povos na Rio+20 por Justiça Social e Ambiental, vivenciaram nos acampamentos, nas mobilizações massivas, nos debates, a construção das convergências e alternativas, conscientes de que somos sujeitos de uma outra relação entre humanos e humanas e entre a humanidade e a natureza, assumindo o desafio urgente de frear a nova fase de recomposição do capitalismo e de construir […]. 

DPJ/CNJ vai pesquisar participação de negros e índios no Poder Judiciário
Igualdade e Identidade
29/06/2012
O Departamento de Pesquisas Judiciárias (DPJ/CNJ) vai pesquisar a adoção de cotas raciais no Brasil e em outros países. O departamento também vai apurar qual a participação atual de negros e índios nos quadros do Poder Judiciário. A decisão de pesquisar o tema foi tomada em reunião quarta-feira (20) entre o conselheiro Jefferson Kravchychyn e a secretária de Políticas de Ações Afirmativas da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), Ângela Nascimento. […]. 

Seppir promove fórum de trabalho decente
Igualdade e Identidade
29/06/2012
Na próxima terça-feira (3), acontece no auditório da Seppir, em Brasília, o Fórum Nacional de Trabalho Decente para o Enfrentamento ao Racismo e Promoção da Igualdade Racial. O evento objetiva discutir e refletir sobre os desafios e dificuldades imersas nas relações do mercado de trabalho. Os temas serão: Racismo no Mundo do Trabalho,Políticas de Igualdade Racial no Mundo do Trabalho, Trabalho Decente e Desenvolvimento,  Agenda Governamental de Trabalho Decente para o Enfrentamento […]. 

Afro XXI terá publicação
Seppir
29/06/2012
Este ano, o Mês da Consciência Negra será marcado pelo lançamento na capital baiana, da publicação do Encontro Ibero-americano do Ano Internacional dos Afrodescendentes, o Afro XXI. O documento sintetizará os debates das entidades da sociedade civil, os discursos dos chefes de estado e o texto final da Declaração de Salvador. A decisão saiu de uma reunião realizada hoje (28) na Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir) com as organizações parceiras do Afro XXI. […].

Comissão debaterá política de patrocínio para incentivar cultura negra
Geledés
28/06/2012
A Comissão de Educação e Cultura realizará audiência para debater a implementação de política de patrocínio para incentivar a cultura e as artes negras em suas variadas linguagens: teatro, música, dança, cinema, fotografia, artes visuais, artes plásticas e literatura. A comissão convidará para o debate, previsto para agosto, as ministras da Cultura, Anna de Holanda; e de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), Luiza Bairros. […]. 

Netinho exige espaço em palanque e programa de TV para apoiar Haddad
Geledés
28/06/2012
Para deixar suas pretensões de ser prefeito de São Paulo, o vereador Netinho de Paula (PCdoB) assumiu o papel de noiva abandonada e fez uma série de exigência antes de “entregar o buquê” a Fernando Haddad e fechar o apoio entre seu partido e o PT. O ponto central da negociação entre as legendas foi a reeleição de Netinho, que terá espaço no palanque de Haddad e discursará em todos os comícios do petista. Além disso, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva está empenhado pessoalmente em […]. 

Trabalho escravo resiste na ambição e impunidade
Geledés
28/06/2012
Após 124 anos da sanção da Lei Áurea (13 de maio de 1888), as questões do trabalho escravo ainda são contemporâneas. Tramita no Senado a PEC do trabalho escravo, que fora aprovada como PEC 438 na Câmara dos Deputados, no dia 22 de maio. Depois de quase oito anos parada à espera de votação, congressistas aprovaram a Proposta de Emenda Constitucional. O projeto pelo fim do trabalho escravo desafia ruralistas que fizeram de tudo para adiar a votação da proposta que estava prevista para o dia 9 […]. 

Lei Geral da Copa prevê campanha pela igualdade racial
Seppir
28/06/2012
Ação de combate ao racismo no futebol está presente na norma sancionada pela presidenta Dilma Rousseff no início deste mês de junho, e é resultado de articulação da Seppir durante análise e aprovação da proposta no Congresso Nacional. “Por um mundo sem armas, sem drogas, sem violência e sem racismo”. Este é o tema da campanha a ser promovida durante a Copa do Mundo Fifa 2014 e na Copa das Confederações Fifa 2013. […]. 

CCJ do Senado aprova cotas em escolas técnicas
Seppir
28/06/2012
Após quatro anos de tramitação, a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), do Senado, aprovou nesta no último dia 6, de junho, projeto de lei que define um sistema de cotas para ingresso de alunos nas universidades e instituições de ensino técnico federais (PLC 180/2008). O texto reserva, no mínimo, 50% das vagas por curso e turno para quem tenha feito integralmente o ensino médio em escolas públicas, além de sugerir critérios complementares de renda familiar e identidade étnico-racial. […]. 

Alice Portugal: Leci Brandão é um exemplo para as brasileiras
Geledés
27/06/2012
Em discurso durante a sessão especial A Mulher e o Poder Político, na tarde desta quinta-feira (14/6), na Câmara Municipal de Salvador, a deputada federal Alice Portugal (PCdoB) emocionou a deputada estadual Leci Brandão (PCdoB-SP) ao mencionar a história de vida da colega e do seu exemplo para as mulheres brasileiras. O evento, promovido pela vereadora Olívia Santana (PCdoB), debateu a importância da representação feminina no poder político para a superação das desigualdades de gênero. […]. 

Quilombolas de Brejão dos Negros e da Resina colhem os frutos da sua luta
Geledés
27/06/2012
Depois do reconhecimento e imissão de posse de suas terras, há pouco mais de um ano, a vida é outra para os quilombolas de Brejão dos Negros, encravadas numa bela, porém ainda carente região próxima à foz do rio São Francisco, no município de Brejo Grande, norte de Sergipe. Mesmo com todas as dificuldades ainda existentes, desde que passaram a ser os donos das suas terras, quando receberam o documento oficial de posse da Fazenda Batateiras pelo Incra (Instituto de Colonização e Reforma Agrária), em 1º […]. 

Palavras de um Oba Aressá sobre as comunicações no Brasil
Correio Nagô
27/06/2012
O baiano Muniz Sodré concedeu uma entrevista histórica no Roda Viva. Autodeclarado um “pessimista ativo”, ao ser instado a falar sobre a regulação das comunicações no País, ele colocou quatro pontos: I) A distribuição de canais de radiodifusão no Brasil tem a mesma lógica de concentração da fundiária e se reproduz no “minifúndio” dos canais a cabo; II) “Mais vozes” precisam ter espaço para escoar e acessar a produção […]. 

Grupo de Trabalho analisa Código Penal sob enfoque racial
Combate ao Racismo Ambiental
27/06/2012
A  Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial criou um Grupo de Trabalho que vai debater com advogados negros atuantes em casos de discriminação racial no Brasil a nova redação do Código Penal e propor alterações à comissão jurídica do Senado que discute as reformas do texto. Os advogados apontam a necessidade, por exemplo, da inclusão da discriminação e preconceito raciais e da intolerância religiosa como circunstâncias agravantes genéricas – que podem fazer aumentar […].

Parceria garante curso de qualificação profissional a mulheres quilombolas
Geledés
26/06/2012
Quarenta mulheres estão fazendo parte do curso de Atendimento ao Público, no Sebrae.
Para dar maior possibilidade das mulheres quilombolas conseguirem um emprego, a Secretaria de Extraordinária de Politicas Públicas para Afrodescendentes (Seafro) e o Sebrae fecharam parceria e oferecem desde ontem, 19, até amanhã, 21, o curso de atendimento ao público a essas mulheres que enfrentam dificuldades em se qualificar profissionalmente devido a distância de Macapá e dependendo do caso até preconceito.
[…]. 

‘Tudo certo’, diz Mart’nália após acidente
Geledés
26/06/2012
Colisão envolvendo o ônibus que transportava a cantora e sua equipe deixou uma pessoa morta e 16 feridas. Na noite deste domingo, 24, Mart’nália usou sua página no Twitter para tranquilizar seus fãs após se envolver em um acidente rodoviário depois de se apresentar na cidade de Ressaquinha, em Minas Gerais. “Tudo certo!”, escreveu a cantora na legenda da foto em que aparece com a mão direita imobilizada devido a uma fratura no pulso. […]. 

Natiruts: Quem Planta O Preconceito
Geledés
26/06/2012

Quem planta preconceito

Racismo, indiferença

Não pode reclamar da violência

Quem planta preconceito

Racismo, indiferença

Não pode reclamar da violência […]. 

CNPq lança edital para pesquisas e parcerias com África francófona
Geledés
26/06/2012
Para estimular pesquisas de combate à desertificação na África, precisamente em regiões áridas e semi-áridas, um edital será lançado hoje (21) pelo Brasil em parceria com a França e a Agência Pan-Africana da Grande Muralha Verde. O anúncio foi feito ontem (20), em evento paralelo à Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20. O investimento será de 1 milhão de euros […]. 

Debate desenvolvimento sustentável e autonomia das mulheres na Arena Socioambiental
Geledés
26/06/2012
Debate sobre desenvolvimento sustentável e autonomia das mulheres na Arena Socioambiental, MAM, RJ. Entrevista coma jornalista e mediadora Belisa Ribeiro, com a Socióloga Sônia Malheiros e a fundadora do Instituto da Mulher Negra Sueli Carneiro. Repórter Andréa Buzato. […]. 

“Sou negra e apaixonada por mim mesma’’, Delegada Vilma Alves ao Correio Nagô
Correio Nagô
26/06/2012
Vilma Alves, a Delegada Titular da Delegacia da Mulher de Teresina, sempre foi figura conhecida no estado do Piauí. Mulher negra e a primeira nesta condição a ocupar um cargo de polícia no Estado. Antes dela, nem homens negros existiam na instituição. Já foi vereadora de Teresina e também tem experiência como professora, o que segundo ela, ajuda bastante no posto de delegada e na metodologia adotada nessa profissão, que requer pulso firme com alguns homens agressores e na conscientização destes antes de agredir. […]. 

Pós-Afro inscreve para aluno especial de mestrado e doutorado
ABPN
26/06/2012
Está aberto o processo seletivo para aluno especial 2012.2 do Pós-Afro com inscrições entre 9 e 11 de julho, das 14h às 17h, na Secretaria do Pós-Afro (Pç. Inocêncio Galvão, 42, Lgo. 2 de Julho). As disciplinas disponíveis para escolha são: Relações entre lingua(gem), identidade étnica e poder; África e as ciências humanas; Identidade étnica e literatura; Iconografia e imagens da diáspora africana;  Processos de construção de discursos históricos e identitários. […]. 

Mulheres negras e pobres são mais vulneráveis ao aborto com risco
ABPN
26/06/2012
Uma série de pesquisas realizadas no Brasil mostra que as desigualdades social e racial típicas do país desde a época colonial marcam também a prática do aborto. “As características mais comuns das mulheres que fazem o primeiro aborto é a idade até 19 anos, a cor negra e com filhos”, descreve em artigo científico inédito a antropóloga Débora Diniz, da Universidade de Brasília (UnB) e do Instituto de Bioética, Direitos Humanos e Gênero (Anis), e o sociólogo Marcelo Medeiros, também da UnB […]. 

I Seminário Regional de Boas Práticas
Andi
26/06/2012
Nesta terça-feira, 26/6, acontece o 1º Seminário Regional de Boas Práticas no Judiciário. A atividade faz parte do projeto Integração de Competências no Desempenho da Atividade Judiciária com Usuários e Dependentes de Drogas. A ideia é promover a troca de experiências entre as equipes multidisciplinares dos Juizados Especiais Criminais e das Varas da Infância e da Juventude, a partir da apresentação de boas práticas existentes no país. […]. 

Salvador sedia primeira edição de fórum sobre educação
Geledés
25/06/2012
O evento acontece entre 26 e 28 de junho e, entre os convidados estão Arun Gandhi, Cristovam Buarque e Maria Alice Setubal. Entre os dias 26 e 28 de junho, Salvador sedia a primeira edição do Fórum Educação em Primeiro Lugar, que acontece no Hotel Pestana. O encontro vai reunir diretores, especialistas, lideranças nacionais e internacionais na área da educação para discutir iniciativas educacionais para atender às necessidades e desafios deste século. O tema do Fórum é ‘A Renascença da Educação no Séc. XXI: o que transmitir, a quem transmitir e como transmitir’. […]. 

Documento final da Rio + 20 menciona racismo como obstáculo ao desenvolvimento sustentável
Geledés
25/06/2012
O texto final produzido em acordo com os negociadores representantes dos 193 países que participaram da Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável – Rio + 20 vai mencionar, em um de seus parágrafos, o problema do preconceito racial como um obstáculo ao desenvolvimento sustentável em todo o mundo. A inclusão do parágrafo no texto se deu por iniciativa e esforço da Secretaria Especial de Políticas de Promoção de Igualdade Racial da Presidência da República […]. 

Sueli Carneiro: Autonomia das mulheres e desenvolvimento sustentavel
Geledés
25/06/2012
A ministra do meio ambiente Isabella Teixeira disse no Forum Humanidade que essa Conferencia Rio+ 20 consiste numa Conferencia de “partida” no sentido da criação de pactos e acordos para a ação. Disse ainda a ministra que igualdade é a palavra do momento como questão de Estado. Portanto é tempo de desafiar pactos e acordos em vigor nos quais se fundam a insustentabilidade humana e do planeta. No que diz respeito as relações de gênero volto a Carole Patmann para quem há um Contrato […]. 

‘Preconceito nas redes sociais é coisa séria e traz consequências’, alerta advogado‏
Geledés

25/06/2012
Com a massificação do uso da internet, em especial das redes sociais, as pessoas, principalmente os jovens, utilizam a rede mundial achando que não serão descobertos ou que aquele é um território livre, onde podem fazer e falar o que quiserem, inclusive incitando o ódio racial e o preconceito, que não serão punidos judicialmente. Mas, especialistas do Direto alertam que racismo e preconceito nas redes sociais é coisa séria e traz consequências. […]. 

Sepromi prorroga o prazo de apresentação dos projetos do Edital Agosto da Igualdade
Correio Nagô
25/06/2012
A Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi) prorrogou o prazo de apresentação dos projetos do Edital Agosto da Igualdade, até o dia 06 de Julho de 2012. Será disponibilizado um recurso total de R$ 325.000,00 (trezentos e vinte e cinco mil reais), para o apoio técnico-financeiro a projetos no valor máximo de até R$ 35.0000,00 (trinta e cinco mil reais) de acordo com as modalidades e critérios estabelecidos pelo edital. […].

Exposição em Buenos Aires revela a “história negra” do tango
Igualdade e Identidade
22/06/2012
O tango, de raízes suburbanas, tem também uma “história negra” que se relaciona com os ritmos afroargentinos, um “segredo” que foi resgatado pelo antropólogo Norberto Pablo Círio. “Apesar de sempre existir esse rumor sobre a presença negra no tango, esse assunto nunca foi bem estudado e compreendido”, explica à Agência Efe Círio, promotor da exposição “Historia Negra Del Tango”, que acaba de ser inaugurada em Buenos Aires. O antropólogo decidiu entrar em contato com a comunidade argentina […]. 

Estudo mostra impactos do Bolsa Família na redução da violência
ABPN
22/06/2012
A redução da desigualdade com o Bolsa Família está chegando aos números da violência. Levantamento inédito feito na cidade de São Paulo por pesquisadores da PUC-Rio mostra que a expansão do programa na cidade foi responsável pela queda de 21% da criminalidade lá, devido principalmente à diminuição da desigualdade, diz a pesquisa. É o primeiro estudo que mostra o efeito do programa Bolsa Família na violência. Em 2008, o Bolsa Família, que até ali atendia a famílias com adolescentes […]. 

Estão abertas as inscrições para a 25ª edição do prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade
Correio Nagô
22/06/2012
Estão abertas as inscrições para a 25ª edição do prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade, a mais importante premiação do patrimônio cultural no Brasil, concedido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), vinculado ao Ministério da Cultura (MinC). Até o dia 9 de  julho, pessoas físicas e jurídicas de todo o país poderão inscrever seus projetos em umas das sete categorias do prêmio, que celebrará ainda os 75 anos do IPHAN e os 400 anos de São Luís, a capital maranhense. […].

Gênero e raça em debate na Arena Socioambiental 
Seppir
22/06/2012   
A filósofa da educação, feminista e uma das criadoras do Geledés, Sueli Carneiro fez críticas contundentes ao persistente racismo institucional que vitimiza jovens negros criando déficit censitário deste grupo na faixa dos 15 aos 24 anos; ao racismo que atinge todas as dimensões da vida das mulheres negras, que viola direitos humanos e territoriais: “Comunidades tradicionais, como indígenas e quilombolas, não podem permanecer sendo tratados como obstáculos ao desenvolvimento”, pois “a relação […].

Vozes femininas disputam espaço na Rio+20
Geledés
21/06/2012
“Se alguém acha que somos invisíveis, está na hora de comprar um novo óculos”, afirmou a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, a uma plateia de ampla maioria feminina na Rio+20, no encerramento de um fórum da ONU Mulheres. Cerca de 200 eventos dedicados aos direitos da mulher estão sendo realizados em paralelo à Rio+20, estima Teixeira, ressaltando a importância de a agenda do desenvolvimento sustentável envolver a mulher. Na terça-feira, enquanto negociadores […]. 

Curso com mais vagas disponíveis no Sisu é Administração
Geledés
21/06/2012
O curso com maior número de vagas no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é administração: 1.019. No total, são 30.548 vagas em 56 instituições públicas de ensino superior disponíveis para o segundo semestre de 2012. As inscrições seguem abertas até sexta-feira, exclusivamente pela internet. O Sisu foi criado pelo Ministério da Educação para unificar a oferta de vagas em universidades públicas, que são disputadas a partir do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Podem participar desta edição estudantes […]. 

Festival A Cena Tá Preta abre inscrição para grupos e artistas
Correio Nagô
21/06/2012 
Estão abertas as inscrições para a quarta edição do Festival A Cena Tá Preta, promovido pelo Bando de Teatro Olodum, Teatro Vila Velha e o Coletivo de Produtores do Subúrbio. Artistas e grupos culturais podem concorrer à seleção da programação que movimentará a cena de Salvador, entre os dias 09 e 18 de novembro de 2012. Serão selecionados 12 espetáculos nacionais e internacionais de teatro, dança ou música, além de dois textos teatrais inéditos para realização de leituras dramáticas. As inscrições  […]. 

ONU Mulheres seleciona profissional para coordenar Programa de Jovens Mulheres
ABPN
21/06/2012 
A ONU Mulheres está selecionando profissionais para contratação de Consultant – Programme Associate, na função de coordenar o Young Women Programme.O prazo final para o recebimento de candidaturas é 24 de Junho de 2012. Para informações detalhadas, acesse o Termo de Referência pelo link: http://www.unifem.org.br/sites/700/710/00002221.pdf.  […].         

Estudo mostra impactos do Bolsa Família na redução da violência
ABPN
21/06/2012 
A redução da desigualdade com o Bolsa Família está chegando aos números da violência. Levantamento inédito feito na cidade de São Paulo por pesquisadores da PUC-Rio mostra que a expansão do programa na cidade foi responsável pela queda de 21% da criminalidade lá, devido principalmente à diminuição da desigualdade, diz a pesquisa. É o primeiro estudo que mostra o efeito do programa Bolsa Família na violência. Em 2008, o Bolsa Família, que até ali atendia a famílias com adolescentes […]. 

Edital de Convocação para Seleção de Entidades da Sociedade Civil para integrar a Rede Estadual de Combate ao Racismo e à Intolerância Religiosa
ABPN
21/06/2012 
A Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi/BA) lançou no dia 14 de junho de 2012 o Edital de Convocação para Seleção de Entidades da Sociedade Civil para integrar a Rede Estadual de Combate ao Racismo e à Intolerância Religiosa. As entidades interessadas em participar do processo seletivo devem providenciar os documentos solicitados no edital, protocolar na sede da Sepromi [Av. Luís Viana Filho, 2ª avenida nº 250, Conjunto SEPLAN, Anexo B – 1 º Andar], [das 09h às 12h – das 14h […]. 

Regularização do Território das Comunidades Tradicionais ou cooptação e “esverdeamento” da pesca artesanal?
Combate ao Racismo Ambiental
21/06/2012 
O nosso mundo parece mesmo ser cheio de coincidências interessantes. Nos dias 4 a 6 de junho, cerca de 2 mil pescadores e pescadoras artesanais de 16 Estados brasileiros se reuniram em Brasília para o lançamento da Campanha Nacional pela Regularização do Território das Comunidades Tradicionais Pesqueiras. Reafirmavam, de formas variadas, seu objetivo: poder viver, morar, preservar e trabalhar em suas comunidades –  sejam elas nas margens de rios, açudes, estuários ou do mar -, tendo na pesca artesanal […]. 

Terreiros do Brasil no processo histórico da tradição e da modernidade
Áfricas
21/06/2012   
As religiões de matrizes africanas trazidas para o Brasil em meio ao processo escravocrata trouxeram contigo um largo histórico cultural, vivenciado pelos diversos povos que em comum, possuem o berço. No que tange os seguidores de Orixá, o bem estar social está associado ao como os indivíduos se posicionam neste mundo em que eles vivem, de acordo com os dogmas e cultura de suas tradições. Para tanto, é comum o uso de oferendas ritualísticas, usadas para garantir o equilíbrio do homem […]. 

Ministra menciona disparidade entre mulheres brancas e negras na Rio+20
Seppir
21/06/2012
“É preciso que todos os grupos sociais participem igualmente, de maneira equânime, dos frutos do desenvolvimento, e isso vale para homens e mulheres, assim como para mulheres negras e mulheres brancas”. Com esta fala, a ministra Luiza Bairros introduziu o tema no debate Questão racial e desenvolvimento sustentável, na última sexta-feira, no Riocentro, abrindo a programação da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República – SEPPIR na Rio + 20. […]. 

Encontro Niggaz mobiliza grafiteiros na zona sul de São Paulo
Geledés
20/06/2012
Homens e mulheres, artistas de todas as idades, dos mais variados lugares e estilos, se apropriaram dos muros da estação e de algumas casas e comércios locais. Alguns, com meticuloso processo de produção, realizavam medidas e marcações com giz ou carvão. Outros, mais ousados, criam direto no muro, conforme a ideia vem à mente. Rolinhos, latas de tintas e sprays são compartilhados por toda parte.

Adoção de crianças negras
Geledés
20/06/2012
ários sites disponibilizam informações sobre adoção. Vários sites trazem as dificuldades que tem enfrentado as famílias brasileiras com relação a espera para a adoção. Porém são poucos os sites que falam sobre as dificuldades e apontam os índices de crianças negras que estão na fila de espera da adoção.Em 2011, das 26 mil famílias que aguardavam na fila da adoção, mais de um terço aceitavam apenas crianças brancas.

SEPROMI seleciona projetos com a temática da Revolta de Búzios
ABPN
20/06/2012
A Secretaria de Promoção da Igualdade Racial – SEPROMI – torna pública a SELEÇÃO DE PROJETOS de pessoas jurídicas sem fins lucrativos, para apoio institucional técnico-financeiro a iniciativas que tenham como foco a promoção da ampliação da visibilidade, reflexão, debate, compreensão e valorização do movimento ocorrido na cidade do Salvador em 1798, denominado de Revolta dos Búzios, que tinha como objetivo a implantação de uma República […]

Estudo relaciona indústria de ferro e aço ao desmatamento e à escravidão
ABPN
20/06/2012
A produção de ferro-gusa e aço no Brasil tem em sua base problemas graves que precisam de soluções urgentes e mudanças drásticas. É o que aponta o estudo “Combate à devastação ambiental e ao trabalho escravo na produção do ferro e do aço”, feito pela Repórter Brasil e a Papel Social Comunicação, a pedido da WWF-Brasil, Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social, Rede Nossa São Paulo e Fundación Avina […]

Frente realiza ato pró-cotas na USP
Afropress
20/06/2012
A Frente Pró-Cotas Raciais de S. Paulo, realiza nesta quarta-feira (20/06) no Conselho Universitário da Reitoria da Universidade de S. Paulo (USP), a partir das 12h, ato em defesa das cotas na Universidade, contra a repressão e pela democratização. “Queremos que a USP reserve parte de suas vagas para pessoas oriundas de escolas públicas, como maneira de garantir os preceitos fundamentais da justiça social e igualdade na educação. […]

Festival Internacional de Documentários Musicais até dia 21 de Junho em Salvador
Correio Nagô
19/06/2012
O Festival IN-EDIT nasceu em Barcelona em 2003 e já possui edições em outras capitais pelo mundo como Berlim, Santiago, São Paulo e Buenos Aires e agora está em Salvador. São 20 documentários musicais e o público poderá assistir grandes histórias de nomes da música mundial. Destaques para os nacionais que são:  “Noel Rosa – Poeta da Vila e do povo”, de Dácio Malta; “Clementina de Jesus, Rainha Quelé”, de Werinton Kermes  e “Jorge Mautner – O Filho do Holocausto”, de Pedro Bial e Heitor D´Alincourt, […]. 

Chamada de Artigos Revista Afro-Ásia
ABPN
19/06/2012
Afro-Ásia é, desde 1965, a revista semestral do Centro de Estudos Afro-Orientais da Universidade Federal da Bahia (Salvador, Brasil). Esta publicação dedica-se à divulgação de estudos relativos às populações africanas, asiáticas e seus descendentes no Brasil e alhures. A revista preenche destacado espaço na vida cultural brasileira, pois é um dos poucos periódicos nacionais inteiramente dedicados a temas afro-brasileiros e africanos, em um país e estado (Bahia) conhecido pela pujança de sua cultura e história […]. 

Chamada de Artigos Revista Magistro
ABPN
19/06/2012 
A Revista Magistro comunica que está recebendo artigos para as duas  edições de 2012.  O tema é livre, contanto que seja na área das Ciências Humanas e Sociais. Além dos artigos, também podem ser submetidos resenhas em conformidade com as diretrizes para os autores. Magistro é uma palavra latina com sentido ambíguo, podendo significar ‘a partir do professor’ ou ‘para o professor’, manifestando a intenção interdisciplinar proposta pelo Programa. A Magistro é uma  revista  […]. 

Morre King, o jovem negro ícone das tensões raciais nos EUA
ABPN
19/06/2012 
Manhattan, Nova York – Rodney King, 47 anos, o garoto símbolo da brutalidade da Polícia de Los Angeles, na California (Oeste), contra negros e latinos, foi encontrado morto no último domingo (17/06) por sua noiva, Cynthia Keller, na piscina de sua casa. Segundo relata o correspondente de Afropress em Nova York, Edson Cadette, o capitão de Polícia de Rialto, Randy Deanda, informou que King foi encontrado “inconsciente” no fundo de sua piscina e declarado morto pouco depois no Hospital para onde […].          

Dia mundial de conscientização sobre a doença falciforme
ABPN
19/06/2012   
Dia 19 de junho é o Dia Mundial de Conscientização sobre a Doença Falciforme, estabelecido pela ONU (Organização das Nações Unidas), uma data para alertar sobre uma das doenças hereditárias que mais afeta pessoas no Brasil. Em uma ação de conscientização, o Instituto Espaço de Vida, em parceria com a FENAFAL (Federação Nacional das Associações de Pessoas com Doenças Falciformes), promove campanhas de informação e orientação às pessoas com doença falciforme, aos seus familiares […]. 

Rio+20 – Território Global das Mulheres na Cúpula dos Povos
Geledés
18/06/2012
Redes convocantes: ABGLT- Associação Brasileira de Gays, Lésbicas, Travestis e Transexuais;/ ABL- Articulação Brasileira de Lésbicas; / AFA – Asian Farmer Association; / AFM – Articulacion Feminista Marcosul; AMB – Articulação de Mulheres Brasileiras; /AMNB – Articulação de Mulheres Negras Brasileiras; / ANP – Articulação Nacional de Pescadoras;/AROAJ – Asociación Raxch’och’ Oxlaju Aj – Guatemala; / CENERAB – Centro Nacional de Religiosidade e Resistência Afro  […]. 

Eventos paralelos à Rio+20 voltam seu foco para a questão social
Geledés
18/06/2012
A Conferência da ONU sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20) contará com dezenas de atos paralelos organizados por movimentos civis, empresas e grupos ambientalistas que concentrarão seus esforços em questões sociais e ambientais. A Cúpula dos Povos, organizada por dezenas de movimentos sociais nacionais e internacionais, é o principal evento alternativo e o que está dotado de um espírito mais crítico em relação ao tom das discussões dos chefes de Estado, que se reúnem nos […]. 

Cota beneficiou mais de 5 mil negros na UnB
Geledés
18/06/2012
O Sistema de Cotas para Negros da Universidade de Brasília (UnB) completou oito anos de existência em 2012. A destinação de 20% das vagas dos vestibulares realizados no período possibilitou o ingresso de 5.737 estudantes negros nos cursos da Instituição.
Além disso, o sistema foi validado neste ano pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em votação unânime. No último final de semana, ocorreu uma importante etapa do 2º Vestibular de 2012 da UnB. As entrevistas do Sistema de Cotas para Negros foram […].           

Universidade Eduardo Mondlane está com inscrições abertas para seminário internacional
Igualdade e Identidade
18/06/2012
A organização do 2º Congresso Internacional na Universidade Eduardo Mondlane (UEM), em Maputo, que será realizado nos dias 28 e 29 de novembro aceita até o próximo dia 30 de junho inscrições para participação. Os interessados devem enviar um “resumo expandido” do trabalho acadêmico e preencher ficha de inscrição.  Mais informações: http://www.cea.uem.mz […]. 

STF vai promover audiência sobre obra de Monteiro Lobato
Igualdade e Identidade
18/06/2012 
O ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal, convocou audiência de conciliação para deliberar sobre o mandado de segurança impetrado por Instituto de Advocacia Racial e Ambiental (IARA) contra a Presidente da República e o ministro da Educação. O mandato acusa a obra de Monteiro Lobato, “Caçadas de Pedrinho”, de ter conteúdo racista. O Advogado Geral da União, o Procurador Geral da República, e autoridades do Conselho Nacional de Educação e da Ouvidoria da SEPPIR também serão intimados.  […]. 

Presidente do INSPIR faz campanha por mulher negra no STF
Afropress
18/06/2012 
O presidente do Instituto Sindical Interamericano pela Igualdade Racial (INSPIR) – entidade que reúne as quatro principais centrais sindicais do país – Ramatis Jacino, 55 anos, lançou a campanha visando sensibilizar a Presidente Dilma Rousseff, a indicar uma mulher negra para o Supremo Tribunal Federal (STF). A campanha tem como lema “Queremos uma mulher negra no Supremo”, e a proposta é desencadear movimento de pressão para que a Presidente indique uma mulher negra […]. 

Seppir promove discussão sobre impactos do racismo na Rio+20
Seppir
18/06/2012 
A discussão proposta para a Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável – Rio+20 passa necessariamente pela revisão das relações de trabalho (e não só com o meio ambiente) que estruturam os sistemas de produção capitalista na contemporaneidade. Um dos principais objetivos da Seppir – Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República é fomentar, entre as lideranças da cúpula, a discussão sobre como o racismo impacta diretamente […]. 

Parceria Universidade-Quilombo contribui para a troca de conhecimento
Cedefes
18/06/2012 
A escolha da comunidade Itaboca como centro das atividades deu-se a partir de um levantamento prévio realizado por um grupo de acadêmicos, dentro da disciplina Antropologia. Tal grupo encarregou-se de analisar as demandas e as dificuldades dos quilombolas e escolheu Itaboca, pelas dificuldades que aquela comunidade passa por conta da ausência de políticas públicas especificas ou afirmativas, explica o coordenador do Programa, Assunção Amaral. […]. 

Novo CP: comissão de juristas aumenta rol de crimes hediondos
JusBrasil
18/06/2012
Trabalho escravo e racismo passarão a ser considerados crimes hediondos, se depender da proposta aprovada pela comissão de juristas que está elaborando o anteprojeto do novo Código Penal. O grupo, presidido pelo ministro do Superior Tribunal de Justiça Gilson Dipp definiu o aumento da lista dos crimes hediondos, que têm punição mais rigorosa. A redução à condição análoga à de escravo, o tráfico de pessoas, o racismo, o financiamento ao tráfico de drogas e os crimes […].

Bachelet: mulher é fundamental para desenvolvimento sustentável
Afropress
15/06/2012
A chilena Michelle Bachelet, diretora-executiva da ONU Mulheres, pedirá aos líderes mundiais na Conferência da ONU sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20) que acelerem seus compromissos com a igualdade de gênero. “Queremos que os países se comprometam a seguir apostando nas mulheres, porque a mulher é uma peça fundamental para o desenvolvimento sustentável”, disse Bachelet em entrevista antes de partir nesta quarta-feira para Equador e o Brasil. A ex-presidente do Chile levará para […]. 

Rio+Comunidades Pacificadas
Correio Nagô
15/06/2012
Com a Rio+20, a cidade do Rio de Janeiro recebe pessoas de diversas partes do mundo, e o foco maior são as atividades que acontecem no espaço Rio Centro. Entretanto, moradores de comunidades pacificadas resolveram se reunir e buscar junto a órgãos governamentais a realização de atividades paralelas a Rio+20, com o mesmo tema da conferencia: sustentabilidade. Haverá atividades em diversas comunidades pacificadas, entre elas as favelas Chapéu Mangueira e Babilônia, onde as atividades ja começaram […]. 

Sepromi seleciona entidades para fazer parte da Rede de Combate ao Racismo e à Intolerância Religiosa
Correio Nagô
15/06/2012
A Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi) lançou no dia 14 de junho de 2012, o Edital de Convocação para Seleção de Entidades da Sociedade Civil para integrar a Rede Estadual de Combate ao Racismo e à Intolerância Religiosa. A Rede, que está em processo de estruturação pela Sepromi, será uma articulação entre organizações governamentais e a sociedade civil, que converge para a estratégia de atuação da Sepromi, que é planejar e executar políticas públicas de promoção […].       

Prêmio da Música Brasileira consagra Criolo
Áfricas
15/06/2012
O rapper Criolo, 36, foi o maior vencedor da 23ª edição do Prêmio da Música Brasileira, levando três troféus em cerimônia na noite de ontem, no Theatro Municipal do Rio.  O artista paulistano foi eleito a revelação da música nacional no último ano e levou ainda os prêmios de melhor cantor e álbum (“Nó na Orelha”) em sua categoria (Pop, Rock, Reggae, Hip Hop, Funk).Criolo – A premiação, apresentada por Luana Piovani e Zélia Duncan, foi marcada por várias “dobradinhas”, em que o melhor cantor (ou cantora) […]. 

Africanos fazem protesto em João Pessoa
Afropress
14/06/2012
Estudantes africanos residentes na Paraíba realizarão nesta quinta-feira (14/06) em João Pessoa, a “Marcha a Favor da Justiça e Contra a Discriminação aos Estudantes Africanos”, em protesto às agressões que, segundo denunciam, vem sofrendo. Os estudantes, na sua maioria oriundos de Angola, Burkina Faso, Cabo Verde, Guiné-Bissau e República Democrática do Congo, encaminharam Carta Aberta ao Embaixador de Cabo Verde, Daniel Pereira, pedindo uma reação diplomática conjunta […]. 

MinC divulga resultado do prêmio Luiz Gonzaga
ABPN
14/06/2012
Rio de Janeiro – Ao todo 20 projetos foram contemplados por meio do prêmio Funarte Centenário de Luiz Gonzaga. A lista completa foi divulgada pela Fundação Nacional das Artes (Funarte), instituição vinculada ao Ministério da Cultura (MinC), na edição do Diário Oficial da União de 4 de junho. Entre os contemplados três projetos foram premiados com o valor de R$ 100 mil, cinco irão receber recursos no valor de R$ 50 mil e para os 12 restantes os prêmios serão de R$ 35 mil. O estado com maior número […].        

Mulheres afro-americanas decidem voltar aos seus cabelos naturais
Correio Nagô
14/06/2012
Uma matéria do jornal The New York Times retrata o recente fenômeno que vem acontecendo na sociedade estadunidense. Cada vez mais mulheres negras estão assumindo seus cabelos naturais. O processo de aceitação, que vai na contramão do padrão ditado pela mídia, tem sido estimulado pelas redes sociais e ferramentas como YouTube, no qual dezenas de vídeos dão dicas de como voltar para o cabelo natural e abandonar técnicas de alisamentos, quase sempre prejudiciais a saúde. No Brasil […].  

Realidade indígena é de assassinatos, ameaças e racismo, diz Cimi
Geledés
14/06/2012
OConselho Indigenista Missionário (Cimi) lançou ontem (13) mais uma edição do seu Relatório Anual de Violência contra os Povos Indígenas no Brasil, documento que relata o sofrimento e as situações extremas enfrentadas por várias etnias com relação à falta de atenção nas áreas de saúde, educação, demarcação de terras, entre outras. O lançamento acontece às 9h30, no auditório Dom Helder Camara da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em Brasília, Distrito Federal. […]. 

Violência e Cidadania: Aspectos Relacionados às Mulheres Negras
Geledés
14/06/2012
Frente às discussões atuais acerca do racismo, em níveis nacional e internacional, cada vez mais têm estado em pauta o processo de constituição de organizações coletivas negras, demonstrando a diversidade de composição e das reivindicações desse grupo populacional. Buscando contribuir com esta discussão, o presente trabalho tem por objetivo refletir sobre o contexto social de constituição e desenvolvimento da cidadania e da violência no Brasil, especialmente nos aspectos que se relacionam às mulheres […]. 

AFROLATINOS : Primeira radionovela afro
Geledés
14/06/2012
El Martes 12 de Junio inicia en Bogotá la producción y grabación de la radionovela LA CANCIÓN DE ANANSE, una realización e iniciativa de la Fundación ACUA, bajo la dirección de Angel Perea Escobar, quien además también es el autor de los libretos y su productor artístico. La radionovela de 12 episodios de 20 minutos de duración al aire cada uno, se presenta como la primera novela Afro -escrita, dirigida, producida, musicalizada y protagonizada por artistas afrocolombianos- en la historia de la radio […]. 

Tendas temáticas na Cúpula: Abdias do Nascimento
Áfricas
14/06/2012
As tendas que ocuparão o Parque (Aterro) do Flamengo durante a Cúpula dos Povos para as atividades autogestionadas e plenárias receberam nomes de figuras importantes na luta pela igualdade e nas reivindicações por transformações sociais em todas as esferas. Nós decidimos, então, aproveitar o espaço para tentar contar para vocês como cada uma destas pessoas contribuiu para a sociedade. Começaremos a nossa série por Abdias do Nascimento, um dos pioneiros na luta pelas desigualdades raciais. […]. 

Programação da Rede das Culturas Populares e Tradicionais na Rio+20 e atividades indicadas
Famaliá
14/06/2012
Nos dias 14 e 15 de junho, encontro da Rede com o Fórum de Culturas Populares, Indígenas e Patrimônio Imaterial do Rio de Janeiro, atividade autogestionada na Cúpula dos Povos e encontro com a Secretária de Cidadania e Diversidade Cultural do MinC, Marcia Rollemberg, destacam a ação, que será ampliada com a participação dos membros em reuniões de trabalho para cumprimento do plano de trabalho e nos inúmeros eventos que se estendem até o dia 22 […].        

Programação da Rede das Culturas Populares e Tradicionais na Rio+20 e atividades indicadas
Combate ao Racismo Ambiental
13/06/2012
Nos dias 14 e 15 de junho, encontro da Rede com o Fórum de Culturas Populares, Indígenas e Patrimônio Imaterial do Rio de Janeiro, atividade autogestionada na Cúpula dos Povos e encontro com a secretária de Cidadania e Diversidade Cultural do MinC, Márcia Rollemberg. O destaque é para a ampliação da participação dos membros em reuniões de trabalho para cumprimento do plano de trabalho e nos inúmeros eventos que se estendem até o dia 22 […].     

Prorrogada as inscrições para o 6º Prêmio Educar para a Igualdade Racial
Andi
13/06/2012
As inscrições para a 6ª edição do Prêmio Educar para a Igualdade Racial podem ser realizadas até o dia 18 de junho pelo site do Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades (CEERT). Podem participar professoras (es) e instituições públicas e privadas da Educação Infantil ao Ensino Médio que apliquem práticas pedagógicas ou de gestão escolar com o objetivo de promover a igualdade racial. A premiação é dividida em duas categorias: professor e gestão escolar. A primeira mapeia e dá visibilidade às boas práticas escolares desenvolvidas por professores. […].          

Miss Universo insta jovens africanos a redobrar esforços para desenvolver continente
Geledés
12/06/2012
“É pela educação e pela formação que a juventude africana poderá um dia lutar contra a pobreza, as doenças e desenvolver o continente.” indicou a Miss Universo 2012, a Angolana Leila Lopes que falava por ocasião duma digressão por África para sensibilizar os jovens africanos, sugerimos que faça o mesmo aos governantes do seu e nosso País porque “,.”Há muitos desafios num país em que 60% dos angolanos são crianças e quase metade das crianças não frequenta a escola,temos todos que exigir […].        

 O legado fundamental dos povos africanos para a cultura brasileira
Geledés
12/06/2012
“Não zangue nem me xingue por estar cochilando ou cochichando”. Você sabia que todos os verbos dessa frase são de origem africana? Centenas de outras palavras que usamos no cotidiano também vieram da África: marimbondo, tanga, sunga, canga, tamanco, quiabo, quitute, jiló, chuchu… Além do modo de falar, recebemos influência também na comida, na música, na dança, na maneira de trabalhar… Por isso que conhecer – e respeitar – a África é tão importante, ressalta Alberto da Costa e Silva […]. 

Especial Dia dos Namorados: 6 casais negros de sucesso!
Correio Nagô
12/06/2012
A afetividade é mais uma das esferas da vida na qual o racismo atua. A negação e inviabilização são algumas destas formas. Neste dia dos Namorados o portal CORREIO NAGÔ preparou uma seleção de casais negros que são modelo para nossa comunidade pelo mundo. Confira e sugira outros casais negros que você conhece. O casal negro mais querido do Brasil é um excelente exemplo de inspiração para a juventude. Em um país onde é raro ver um negro de sucesso com uma negra, o exemplo dos dois atores  […]. 

Editais para fortalecimento institucional de povos de terreiro e quilombolas têm R$ 2,4 milhões em recursos
ABPN
12/06/2012
O prazo para inscrição de projeto foi prorrogado. Confira o novo cronograma. Com o objetivo de promover a ancestralidade africana no Brasil, bem como de fortalecer a capacidade técnica e operacional das representações tradicionais de matriz africana, a Secretaria de Promoção de Políticas da Igualdade Racial publica esta semana duas chamadas públicas, para projetos com valores entre R$ 60 e R$ 100 mil. Para se candidatar, a instituição não deve ter fins lucrativos e ser cadastradas no Sistema […]. 

CNPIR fortalece pauta racial na Rio + 20
Seppir
12/06/2012
 A representação da sociedade civil no Conselho Nacional de Promoção da Igualdade Racial (CNPIR) está organizada para fortalecer a inclusão das pautas referentes à população negra nos debates da Rio+20. Entre as estratégias, está a divulgação da Carta do Rio de Janeiro, que debate o desenvolvimento sustentável e a erradicação da pobreza pela ótica do movimento negro. A Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável, ou Rio+20, acontece na capital carioca, a partir […].

Eleito o Primeiro Prefeito Negro Alemão
Geledés
11/06/2012
Ex-comissário de polícia da BKA(a PF alemã) é eleito no estado de Baden-Württembergs como primeiro prefeito negro da Alemanha. Desde que foi eleito John Ehret não tem mais sossego. Mas ele não está a fim de ser reduzido à cor de sua pele. É o que ele vem logo avisando, pois o barulho que sua eleição provocou, incomoda ao jovem de 40 anos (sem partido), que foi eleito prefeito na comunidade (município) com 4000 almas de Mauer em Rhein-Neckar. Tornou-se assim o primeiro chefe negro […].           

 Mulheres negras de carreira jurídica no STF
Geledés
11/06/2012
Saindo de Goiânia, onde estive desde ontem, me preparo para reunião da Comissão Nacional da Igualdade, do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, da qual sou membro titular, que se realizará, dia 11, em Brasília, última que sob a presidência de Silvia Cerqueira, que assumiu a Superintendência do Ministério da Pesca na Bahia. A querida Silvia, que além de minha Presidente no CFOAB, foi minha colega em várias empreitadas jurídicas em prol das populações afrodecendentes […]. 

A construção de identidade de meninas negras na escola
Correio Nagô
11/06/2012
A valorização da estética da mulher negra pode contribuir para enfrentamento dos padrões hegemônicos europeu, mas também quando representada de forma exacerbada pode contribuir para manter estereótipos e colocar a mulher negra no lugar de exótica e não como um sujeito com características próprias, como tem ocorrido ao longo da história, em algumas regiões do Brasil, como por exemplo, na Bahia, a imagem da mulher negra, é sempre atrelada ao exotismo, a promiscuidade, a conotação sexual, […]. 

Africano desenvolve rival para Ipad da Apple
Correio Nagô
11/06/2012
Para quem ainda acredita que na África existe apenas guerra e fome, aí vai uma surpresa.  Foi lançado esse ano na República do Congo o Way-C, um rival africano para o iPad da empresa americana Apple. O tablet foi colocado à venda em janeiro e por enquanto é vendido apenas em Brazzaville, capital do país, e Pointe-Noire, de acordo com seu inventor, Verone Mankou. O Way-C, que significa “a luz das estrelas” em um dialeto do norte do Congo, foi inventado por Mankou de 26 anos, em sua empresa […]. 

Seppir articula discussão sobre racismo e sustentabilidade na Rio + 20
Seppir
11/06/2012
Como o racismo prejudica a realização do conceito básico de sustentabilidade, nos níveis social, econômico e ambiental? É possível efetivar uma política de desenvolvimento sustentável conjugada com a manutenção de situações de injustiça social e não inclusão para uma população que, segundo os dados do último Censo /IBGE (2010), se declara majoritariamente afrodescendente? Como os aspectos centrais da questão racial na sociedade brasileira impactam o grande desafio da sustentabilidade […]. 

Advogados Negros intervirão na reforma do Código Penal
Afropress
11/06/2012
Brasília – Um grupo de advogados negros, alguns com atuação destacada em casos de discriminação racial, se reúne no próximo dia 26 deste mês, em Brasília, a convite da Ouvidoria da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR) para discutir propostas a serem enviadas à Comissão que discute a reforma do Código Penal. A reunião, que terá a liderança de um dos mais importantes juristas do Movimento Negro brasileiro e ex-secretário de Justiça de S. Paulo, Hédio Silva Jr., […]. 

VII COPENE abre inscrições para ouvintes e minicursos
Afropress
11/06/2012
A sétima edição do Congresso Brasileiro de Pesquisadores(as) Negros(as) – Copene, está com inscrições abertas para a modalidade ouvinte e para minicursos. O evento será realizado de 16 a 20 de julho em Florianópolis e tem como tema “Os desafios da Luta Antirracista no século XXI”. As inscrições para interessados(as) em participar do evento como ouvintes podem ser realizadas até o dia 15 de julho no site do evento www.abpn.org.br/copene  […]. 

Cúpula dos Povos abre inscrições para trabalhadores voluntários
Combate ao Racismo Ambiental
11/06/2012
Rio de Janeiro – Os organizadores da Cúpula dos Povos – evento da sociedade civil paralelo à Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável (Rio+20) – estão recrutando pessoas que desejem participar como voluntários no encontro. Para isso, é preciso ser maior de 18 anos e ter disponibilidade de seis horas diárias para trabalhar entre os dias 15 e 23 de junho. Os voluntários da Cúpula dos Povos receberão treinamento, vale-alimentação e diária no valor de R$ 24 […].

Livros angolanos expostos em Lisboa serão matéria de estudo
Geledés
06/06/2012
Lisboa (do correspondente) – Alguns dos 50 títulos de livros literários angolanos, recém-expostos na “quinzena africana” da Escola Americana de Lisboa (CAISL), enquadrada nos festejos do Dia de África, serão matéria de estudo na cadeira de literatura daquela instituição, fundada há 56 anos. No final da primeira exposição de arte africana, cerca de 120 livros de diversos autores angolanos, divididos por mais de 50 títulos, foram oferecidos à CAISL pelo Ministério angolano da Cultura […].    

Inscrições abertas para o 2º Prêmio Jornalista Abdias Nascimento
Correio Nagô
06/06/2012
O 2º Prêmio Nacional Jornalista Abdias Nascimento recebe até 31 de julho inscrições de reportagens ou trabalhos fotográficos que abordem o tema da igualdade racial no Brasil. Jornalistas que atuam em todas as regiões do país podem concorrer em sete categorias (Mídia Impressa, Televisão, Rádio, Internet, Mídia Alternativa ou Comunitária, Fotografia e Especial de Gênero). Para concorrer nesta 2ª edição, os jornalistas devem ter publicado e/ou veiculado matérias entre 1º de maio de 2011 […]. 

Disciplina na USP aborda a cobertura da imprensa sobre as questões raciais
Igualdade e Identidade
06/06/2012
Seu objetivo é cooperar para a qualificação da formação de alunos de jornalismo (e outras áreas) em temas ligados à agenda social. Pela primeira vez desde que foi criado, há cinco anos, o curso de Jornalismo e Políticas Públicas Sociais, aborda, hoje, o racismo e a cobertura da imprensa como seu tema principal. A disciplina de pós graduação acontece na Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP) e é uma parceria com a Agência de Notícias dos Direitos da Infância […]. 

Largo do S. Francisco recomenda cotas
Afropress
06/06/2012
A Congregação da Faculdade de Direito do Largo do S. Francisco, da Universidade de S. Paulo (USP) aprovou, por unanimidade, recomendação ao Conselho Universitário da Universidade para que adote cotas raciais. A decisão aconteceu na tarde de terça-feira (31/05), de acordo com o jornalista e repórter da Editoria Política do Jornal O Estado de S. Paulo, Roldão Arruda. “Foi um momento histórico. A congregação entendeu que ainda persiste na USP uma exclusão racial profunda”, disse o professor Marcus Orione, […]. 

Lideranças femininas se comprometem a disseminar informações sobre consumo consciente
Geledés
05/06/2012
As deputadas federais Marina Sant’Anna (PT-GO) , Jenete Pietá ( PT- SP) e Benedita da Silva (PT-RJ) participaram da reunião “Mulheres Rumo à RIO + 20: A Sustentabilidade no Feminino”, que reuniu mais de 200 mulheres líderes de diferentes setores, nesta quinta-feira(31), no Rio de Janeiro. As participantes discutiram novas formas de atuação pela sustentabilidade e se comprometeram com a disseminação de atitudes de consumo mais conscientes e responsáveis. Estavam também presentes as ministras do Meio  […].         

Estude sua graduação no exterior – Nota da Educafro 
Correio Nagô
05/06/2012
POVO GUERREIRO! A nossa greve de fome em frente ao Palácio do Planalto, exigindo que o programa Ciência sem Fronteiras contemplem também negros, está dando excelentes resultados. O governo brasileiro fez contato com as dez melhores universidades negras dos EUA e, a qualquer momento, receberemos a notícia de que teremos bolsas nestas universidades. As bolsas começam com um curso de inglês com 6 meses de duração, que objetiva atingir as pessoas que não dominam nada de inglês e […]. 

CDES promove reunião Bilateral Brasil-Congo
Igualdade e Identidade
05/06/2012
No próximo dia 15, às 13h, no Rio de Janeiro, o Conselho de Desenvolvimento Social e Econômico (CDES) promove reunião bilateral entre o Brasil e o Congo. De acordo com o conselho, a intenção é detalhar o plano de trabalho, assinado em 2011, que vai ser implementado entre os dois países. Durante a reunião deverão ser acordada a realização das primeiras atividades de cooperação e os temas sistemas de proteção social, energia e desenvolvimento sustentável constam entre os propostos para os primeiros diálogos. 

Caixa Cultural seleciona projetos de festivais, artesanato, patrimônio e ocupação
Secretaria de Cultura da Bahia
05/06/2012
Até 15 de junho, estão abertas as inscrições de projetos para a Seleção Pública de Projetos Culturais da CAIXA. São quatro programas: o programa CAIXA de apoio ao Artesanato Brasileiro, o programa de apoio a Festivais de Teatro e Dança, o programa de Ocupação dos Espaços da CAIXA Cultural e o de Apoio ao Patrimônio Cultural Brasileiro. Mais informações sobre inscrições é possível encontrar no site da instituição (http://www.programasculturaiscaixa.com.br/).  […]. 

Ministério do Esporte tem edital aberto para comunidades tradicionais 
Ministério do Esporte
05/06/2012
Ação visa implantação e desenvolvimento de núcleos recreativos, que podem receber investimentos no valor de R$175.800,00. As inscrições podem ser feitas até o dia 25 de maio (prazo prorrogado). O Projeto Esporte e Lazer da Cidade, do Ministério do Esporte, alcança agora as comunidades tradicionais por meio de edital que buscar parcerias para fomentar a prática desportiva e o lazer em regiões de maior vulnerabilidade social e econômica. Podem participar entidades da administração  […].

Racismo, este des-conhecido
Geledés
04/06/2012
Há anos comecei a militar pela questão racial simplesmente por ter sofrido racismo. Talvez, naquele dia, eu entendi o que era o racismo declarado e demonstrado em direção a um grupo. Em outras ocasiões, talvez, eu tivesse achado que tinha atacado somente a mim quanto indivíduo. Quando um professor me constrangeu em sala de aula há quase oito anos, dentro de uma universidade pública, foi o primeiro passo para entender que a luta racial é coletiva. Primeiro, trata-se de uma luta. Segundo, trata-se de uma luta […].  

Negros são menos de 1% de cursos de ponta da USP
Geledés
04/06/2012
São Paulo – Em cinco anos, os cursos de Medicina, Direito e Engenharia da Universidade de São Paulo (USP) – considerados de ponta – matricularam 77 alunos pretos. O número refere-se a 0,9% dos matriculados nas carreiras entre 2005 e 2011. Os dados de 2012 não estão disponíveis no site da Fuvest e a universidade não os forneceu. Preto é a terminologia usada pelo IBGE e pela USP para a cor da pele. Na quinta-feira, a Faculdade de Direito aprovou recomendação para que a USP adote o sistema de cotas […]. 

Cota racial avança na USP
Geledés
04/06/2012
O primeiro passo para adoção de cotas raciais na seleção de alunos da USP (Universidade de São Paulo) foi dado nessa quinta-feira. A Congregação da Faculdade de Direito do Largo São Francisco aprovou, em reunião, uma recomendação ao Conselho Universitário da universidade para que adote as cotas raciais. Segundo “O Estado de S. Paulo”, a justificativa do grupo para pedir a adoção do mecanismo é a “exclusão racial profunda” na universidade. A reunião contou com a presença […]. 

Piauí: Projeto Quilombo Mimbó inicia suas atividades de dança
Correio Nagô
04/06/2012
Nessa segunda, dia 04 de junho, inicia-se a primeira oficina realizada pela Projeto Quilombo Mimbó, que consiste na criação de um musical que terá criação e interpretação da comunidade Mimbó (Foto ao lado) , localizada no município de Amarante, interior do Piauí. A oficina inicial do projeto é de dança e tem como facilitador o bailarino e coreógrafo Valdemar Santos que também idealizou o projeto. Houveram inscrições de crianças e adolescentes por duas semanas na comunidade, faixa […].

Luzes da África descarta estereótipos de guerra
Igualdade e Identidade
04/06/2012
Aventura, emoção e diversidade cultural são os ingredientes do surpreendente relato de Haroldo Castro. Fruto de uma jornada de 40 mil km por terra, Luzes da África revela a face menos explorada do continente, sua face humana. Ao descartar os estereótipos de guerra, miséria e mazelas, o jornalista e fotógrafo lança um novo olhar sobre os costumes e a riqueza da cultura do povo africano. Aliada à ágil narrativa sobre as facetas pouco exploradas da África estão 130 fotos e 19 mapas. O prefácio é assinado […]. 

VII Congresso Brasileiro de Pesquisadores(as) Negros(as) recebe inscrições para ouvintes
ABPN
04/06/2012
Interessados(as) em participar podem realizar a inscrição até o dia 15 de julho. A sétima edição do Congresso Brasileiro de Pesquisadores(as) Negros(as) – Copene, está com inscrições abertas para a modalidade ouvinte. O evento será realizado de 16 a 20 de julho em Florianópolis e tem como tema “Os desafios da Luta Antirracista no século XXI”. As inscrições para interessados(as) em participar do evento como ouvintes podem ser realizadas até o dia 15 de julho no site do evento www.abpn.org.br/copene. […]. 

Nuno Coelho é nomeado Chefe de Representação da Fundação Cultural Palmares em São Paulo
Associação Cultural Agentes de Pastoral Negros
04/06/2012
Coelho é Coordenador Geral dos Agentes de Pastoral Negros do Brasil (APNs) entidade do Movimento Negro, reeleito em abril último. Membro da Subcomissão de quilombos da Assembléia Legislativa de São Paulo e do Fórum de Educação. Antes de assumir a representação regional da FCP, foi presidente do Conselho Gestor da Coordenadoria dos Assuntos da População Negra (CONE), assessor parlamentar na Câmara Municipal de São Paulo por quatro anos, e foi gestor público por nove anos na Prefeitura de São […].

Pesquisa aponta traços de racismo na Literatura de Cordel
Geledés
01/06/2012
Uma pesquisa intitulada “Nordeste Brasileiro: A representação do Racismo à brasileira dentro da Literatura de cordel (1900-1950)” de uma aluna do curso especialização da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) revelou que nesse tipo de literatura, bastante popular no Nordeste, encontramos traços do racismo presentes no cotidiano. A aluna Cinthia Roberta Santos explicou que em seu trabalho ela queria refletir sobre as questões étnico-raciais que estiveram presentes no processo de construção da identidade  […].    

Professora de Juazeiro lança livro sobre alfabetização de afrodescendentes
Geledés
01/06/2012
Com o intuito de sintetizar o universo da escravidão do negro africano em todo o mundo e estudar os efeitos do programa de Alfabetização Solidária (AlfaSol) na educação de jovens e adultos no interior da Bahia, entre outras reflexões, a professora da UNEB Maria Beatriz Figueirêdo traz para o centro das discussões o livro O afrodescendente egresso do AlfaSol em Remanso: origem, cultura e situação de inclusão socioeconômica, publicação que apresenta aspectos de inclusão social como principal […]. 

Comunidade negra foi homenageada na Câmara de CG
Geledés
01/06/2012
Os vereadores da Câmara Municipal de Campo Grande homenagearam na manhã desta quarta-feira (30) 40 personalidades campo-grandenses durante a Sessão Solene de outorga do Prêmio Aparício Luis Xavier de Oliveira – Mister APA, em comemoração ao Dia da África e mês da Consciência Negra. A solenidade teve início com a apresentação cultural do Grupo Sampri, formado por 3 irmãs nascidas e criadas nas rodas de samba, Luciana no pandeiro, Renata no violão e Magally no cavaquinho […]. 

Senado aprova a criação de mais de 77 mil cargos em instituições federais
ABPN
01/06/2012
O Senado Federal aprovou ontem, quarta-feira, 30, o Projeto de Lei nº 36/2012, oriundo da Câmara dos Deputados, que autoriza o Ministério da Educação a criar mais de 77 mil cargos efetivos, cargos de direção e funções gratificadas para as instituições federais de ensino. Segundo a proposta, que obteve parecer favorável da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania também nesta quarta-feira, e foi ao plenário para análise em regime de urgência, serão instituídos 43.875 cargos de professor e criados, ainda, 27.714 […]. 

Índios e quilombolas cuidam melhor das matas que o Estado
Combate ao Racismo Ambiental
01/06/2012
Brasília. A área de florestas sob o controle de comunidades locais e indígenas nos países em desenvolvimento aumentou de 21% para 31% nos últimos 20 anos. Mas essa conquista de milhões de comunidades tradicionais que vivem nesses territórios corre o risco de retrocesso, avalia o grupo de organizações internacionais, regionais e comunitárias conhecido como Iniciativa para Direitos e Recursos (RRI, na sigla em inglês). O estudo, divulgado ontem pelo grupo, analisou a situação em quase 75% […]. 

Pesquisador defende saber sobre as religiões de matriz africana
Igualdade e Identidade
01/06/2012
A Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), por meio do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros, realizou em maio o “ V Seminário Racismo e Antirracismo ” com palestras que debatem principalmente o combate a discriminação nas escolas.Na abertura da programação, com o tema “Afrodescendentes e Discriminação”, o professor Sergio Paulo Adolfo (UEL) alertou, para a necessidade da promoção de trocas culturais em sala de aula, respeitando a cultura que o aluno traz de casa e oferecendo a cultura […]. 

Frases do prêmio Nobel Desmond Tutu
Igualdade e Identidade
01/06/2012
Há racismo aqui e em todos os lugares do mundo. O importante é tornar o racismo aparente para poder combate-lo. É muito perigoso quando as pessoas pensam que o racismo não existe mais. Quando isso acontece, o racismo torna-se um veneno que vai contaminando lentamente nossa sociedade”. O prêmio Nobel da Paz sul-africano Desmond Tutu No Brasil veio ao Brasil participar do 5º Congresso Brasileiro da Indústria da Comunicação. Na oportunidade, o arcebispo anglicano que foi um  […]. 

Seppir convoca reitores a pensar ampliação de ações afirmativas
Seppir
01/06/2012
Até 2020, 50 mil estudantes afro-brasileiros serão beneficiados com ações afirmativas implementadas em instituições de ensino superior. A iniciativa representará investimentos de R$1,13 milhão e está prevista no Programa Nacional de Ações Afirmativas (PNAA), que o governo federal está elaborando sob a coordenação da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir). Educação, trabalho, comunicação e cultura são as dimensões focadas na proposta, que visa à redução […].