A cultura afro-brasileira nas mídias

Veja, abaixo, resumos de algumas das principais notícias veiculadas na imprensa nacional e internacional sobre a cultura afro-brasileira. Para acessar o conteúdo completo, basta clicar nos links dos títulos.

 

 

 

Peça exalta tradição oral
Geledés
31/08/2012
Com sistemas sociais complexos e uma cultura milenar que transcende o espaço geográfico, o continente africano possui uma historiografia própria, extensa e viva. As relações entre o povo africano contemporâneo e seus ancestrais e divindades dão o tom do espetáculo “O Griot e os Espíritos da Terra – da Era Cantida aos Dias Atuais”, que utiliza técnicas do gênero “teatro documental”. A montagem será apresentada hoje a noite, durante pré-estreia para convidados no teatro do CCBEU, e segue em cartaz até  […]. 

Livro sobre espetáculo Cabaré da Raça é lançado
Geledés
31/08/2012
Cartão de visita da companhia negra de maior visibilidade nos palcos locais e uma das mais importantes do país, o Cabaré da rrrrraça é a fonte de inspiração do novo livro do jornalista e escritor Marcos Uzel, lançado na quarta-feira (29/8), no Teatro Vila Velha, mais um documento de memória para o teatro baiano: Guerreiras do Cabaré: A mulher negra no espetáculo do Bando de Teatro Olodum (Edufba/208 páginas). Fenômeno de popularidade na cena teatral de Salvador, o espetáculo Cabaré […]. 

Copene, o encontro da intelectualidade negra
ABPN
31/08/2012
Conferências, simpósios, mesas redondas, pôsteres de iniciação científica, minicursos, oficinas, apresentações culturais e a presença de parte dos maiores pensadores do mundo na temática étnico-racial deram o tom da sétima edição do Congresso de Pesquisadores/as Negros/as (Copene), realizado pela Associação Brasileira de Pesquisadores Negros e Negras (ABPN). O evento impactou a bela Florianópolis. “Estou encantado com esse universo cultural que vi. Quero trazer minha família […].

 Advogado aciona justiça contra personagem racista do Zorra Total
ABPN
31/08/2012
A quem o personagem faz rir? Àqueles que não se comovem com o sofrimento e a luta das mulheres negras brasileiras. E que ainda lhe imputam a responsabilidade pela situação de descuido. Não há outros personagens negros femininos no programa, e a caricatura só reforça o preconceito contra a mulher negra, pobre e sem trabalho. Não há escusas para a Rede Globo, nem para o silêncio de grande parte do Movimento Negro brasileiro, e das instituições ligadas ao enfrentamento do racismo no Brasil.  […]. 

Quilombos paulistas vão virar rota turística
Igualdade e Identidade  
31/08/2012
O Instituto Socioambiental firmou parceria com o Sesc SP para dar forma ao Circuito Quilombola, um passeio pelos atrativos dos principais quilombos do Vale do Ribeira, a partir de Eldorado. O circuito oferece 65 atrações nos quilombos de André Lopes, Ivaporunduva, Mandira, Pedro Cubas, São Pedro e Sapatu, cujos territórios vão de Eldorado a Cananeia. O lançamento será dia 11 de setembro, no Sesc Consolação (Rua Doutor Vila Nova, 245, São Paulo). […].

BA: Sepromi promove seminário para debater a implementação da Rede de Combate ao Racismo e à Intolerância Religiosa
Correio Nagô
30/08/2012
A Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi) promoverá na próxima quinta e sexta-feira, dias 30 e 31, o Seminário de Mobilização e Articulação para a Implementação da Rede de Combate ao Racismo e à Intolerância Religiosa: “O Estado da Bahia no Combate ao Racismo e à Intolerância Religiosa” no Hotel Bahia Othon Palace, a partir das 9h. Na programação, além de palestras que dialoguem com a temática do Combate ao Racismo e à Intolerância Religiosa, participarão da mesa […]. 

Dilma sanciona lei que cria cota de 50% nas universidades federais
Correio Nagô
30/08/2012
A presidente Dilma Rousseff sancionou na quarta-feira (29), com apenas um veto, a lei que destina 50% das vagas em universidades federais para estudantes oriundos de escolas públicas. De acordo com a lei, metade das vagas oferecidas serão de ampla concorrência, já a outra metade será reservada por critério de cor, rede de ensino e renda familiar. As universidades terão quatro anos para se adaptarem à lei. Atualmente, não existe cota social em 27 das 59 universidades federais. Além disso, apenas 25 […]. 

Ministra prevê entrada de 56 mil estudantes negros por ano nas universidades federais
Geledés
30/08/2012
A ministra da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), Luiza Bairros, disse que a Lei de Cotas, sancionada ontem (29) pela presidenta Dilma Rousseff, deverá ampliar de 8,7 mil para 56 mil o número de estudantes negros que ingressam anualmente nas universidades públicas federais. A lei determina que as universidades públicas federais e os institutos técnicos federais reservem, no mínimo, 50% das vagas para estudantes que tenham cursado todo o ensino médio em escolas […]. 

A força da escravidão Ilegalidade e costume no Brasil oitocentista
Geledés
30/08/2012
Primeiro de janeiro de 1852. Naquele dia entraria em vigor um decreto do governo imperial, de 18 de junho do ano anterior, que instituía em todo o país o registro obrigatório de nascimentos e óbitos. Por outro decreto, datado do mesmo dia, determinava‐se a realização de um recenseamento geral do Império, marcando‐se para junho e julho de 1852 um cronograma dos trabalhos de distribuição, preenchimento e recolhimento das listas de família. Os dois decretos constituíam um pacote, iniciativa […]. 

Comunidade quilombola dá o exemplo
Geledés
30/08/2012
Todos os dias, às 05horas30 minutos, a comunidade quilombola de Alto Alegre, no município de Horizonte, no noroeste do Estado do Ceará, é despertada pela voz de Nego do Neco. É o locutor da rádio comunitária Raízes do Quilombo, que informa aos cerca de 800 habitantes as notícias do dia, os direitos de cada um e sobre os próximos eventos culturais promovidos pela Associação de remanescentes de Quilombos de Alto Alegre e Adjacências (Arqua). A rádio comunitária é um dos instrumentos que vem consolidando […].

 Presidente sanciona Lei que garante cotas sociorrraciais
Geledés
30/08/2012
Brasília – Agora é Lei. A Presidente Dilma Rousseff sancionou nesta quarta-feira (29/08), a Lei que reserva 50% das vagas nas 59 universidades federais para alunos de escolas públicas. Com a Lei, as 50% das vagas deverão ser divididas da seguinte forma: metade para estudantes das escolas públicas pertencentes à famílias com até 1,5 salário mínimo per capita; e a outra metade para negros e indígenas, de acordo com a presença desses segmentos em cada Estado da Federação, segundo o Censo do IBGE 2010. […].

Michele Obama é representada como escrava, parcialmente nua, em capa de revista
Correio Nagô
29/08/2012
Desde que se tornou primeira-dama dos Estados Unidos, Michelle Obama tem sido capa de diversas revistas, com aparência elegante em várias delas, mas a mais recente está gerando uma grande polêmica. Numa foto não autorizada e alterada, Michele Obama é retratada como uma escrava e aparece com seu seio direito descoberto e em destaque numa revista espanhola. A imagem é uma versão feita no Photoshop de uma pintura clássica francesa e, apesar do gesto ter sido pensando para ser um aceno positivo […]. 

A representação da criança negra nos livros de literatura infantil: como se dá e quais são os pressupostos
Correio Nagô
29/08/2012
O livro de Júlio Emílio Braz, Felicidade não tem cor, retrata a história de um garoto negro chamado Fael, que, por se sentir incomodado com os apelidos que recebia devido à cor da sua pele, resolveu procurar Cid Bandalheira, locutor da rádio Roda-Viva FM, em busca do endereço do pop star Michael Jackson, com vistas a descobrir o segredo para se tornar branco. Um traço marcante do enredo do livro é que quase todos os personagens, em particular, as crianças da história, têm apelidos por conta de […]. 

Magia Negra
Geledés
29/08/2012
Magia negra era o Pelé jogando, Cartola compondo, Milton cantando. Magia negra é o poema de Castro Alves, o samba de Jovelina…Magia negra é Djavan, Emicida, Mano Brow, Thalma de Freitas, Simonal. Magia negra é Drogba, Fela kuti, Jam.Magia negra é dona Edith recitando no Sarau da Cooperifa. Carolina de Jesus é pura magia negra. Garrincha tinhas 2 pernas mágicas e negras James Brown. Milton Santos é pura magia. Não posso ouvir a palavra magia negra que me transformo num dragão. […]. 

Diz que é uma espécie diferente
Geledés
29/08/2012
Até agora, todo o argumento que tenta estabelecer uma distinção moral entre animais não humanos e humanos falhou. Falham porque ao estabelecer qualquer distinção, vão sempre deixar de fora alguns humanos, como por exemplo, bebés, algumas/ns portadoras/es de deficiências e comatosos. Estes argumentos tentam assentar em características como a razão ou a capacidade de planear o futuro, entre outras.Mas de onde advém o estatuto moral de um ser que justifica a reivindicação de direitos morais? […]. 

SEPPIR e CONAB unem esforços na distribuição de alimentos para comunidades tradicionais
Seppir
29/08/2012
A Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR) promove amanhã (29) a Oficina de Trabalho: Plano Nacional de Desenvolvimento Sustentável dos Povos e Comunidades Tradicionais de Matriz Africana. Na cerimônia de abertura, a Ministra Luiza Bairros e o Presidente da CONAB assinam um termo de cooperação que prevê recursos para embalagem e transporte para distribuição gratuita de cestas de alimentos às comunidades tradicionais de matriz africana em todo o país. A atividade tem início […]. 

População Negra e Aids é tema de Roda de Conversa da SEPPIR
Seppir
29/08/2012
A prevenção da Aids e a promoção da saúde da população negra será o tema da próxima edição da Roda de Conversa, promovida pela Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR). A atividade contará com a participação de atores sociais e políticos envolvidos na prevenção das DST, Aids e Hepatites Virais em nível federal, estadual, municipal. O evento também terá a participação de pesquisadores e militantes da sociedade civil de diferentes contextos culturais e políticos, e será transmitido […].

Conselheiros participam de oficina de monitoramento do orçamento da SEPPIR até amanhã
Igualdade e Identidade
28/08/2012
Atividade acontece no auditório do Bloco A da Esplanada dos Ministérios em Brasília.  A Comissão de Acompanhamento das Políticas de Promoção da Igualdade Racial e do Ciclo Orçamentário do Conselho Nacional de Promoção da Igualdade Racial (CNPIR) participa até hoje (28/08), da Oficina de Monitoramento do Orçamento da SEPPIR. Ministrada pela Secretaria de Planejamento e Formulação de Políticas da SEPPIR, a atividade tem como objetivo fornecer as informações relativas ao processo de Gestão […]. 

A Tela vai ficar preta na Bahia! Negros criam Afródromo pra aparecerem no Carnaval
Geledés
28/08/2012
“….com todo o sucesso de Carlinhos Brown aqui na Bahia ele também é discriminado.. você vê que ele não faz show aqui na Bahia… com todos estes shows que tem aí pelo Brasil, com música afro, a maioria das músicas são dele… mas ele não é convidado… aqui na Barra ele também é discriminado… aqui na Barra onde ele junto como Olodum foi um dos primeiros… de repente a Barra hoje pertence a quem? Aos artistas brancos.” Esta é parte da entrevista feita com “Vovô do Ilê Ayê” pelo repórter Giovane  […]. 

Especialistas alemães criam protetor solar para africanos albinos
Geledés
28/08/2012
Devido a um problema de pigmentação, africanos com albinismo possuem uma pele clara que mal os protege do sol, o que pode dar origem a graves doenças. Uma solução desenvolvida na Alemanha está a ser utilizada no Quênia.Pouco antes da hora de fechar, a farmácia de Martin Wippermann, na cidade de Pulheim, oeste da Alemanha, costuma ter o horário de pico. Herbert Kirchesch entra na farmácia. Mas ele não entra na fila para comprar medicamentos. Quer falar com Martin Wipperman sobre um projeto […].

 UFMA realiza pesquisa sobre os quilombolas em Alcântara
Combate ao Racismo Ambiental
28/08/2012
Um grupo de profissionais do Hospital Universitário, envolvendo nefrologistas, cardiologistas, nutricionistas, enfermeiros e bioquímicos, entre outros, estão realizando o maior levantamento sobre a saúde já feito com quilombolas no Maranhão. A pesquisa, iniciada em Alcântara, pretende acompanhar mais de mil quilombolas em relação às doenças como a diabetes, alterações de pressão, doenças renais e índices de nutrição, além de outras alterações que podem resultar desse primeiro levantamento, por […]. 

6 empreendimentos negros de sucesso
Correio Nagô
28/08/2012
Segundo um bem sucedido empreendedor negro a “Síntese de um Empreendimento Afro-Brasileiro é: Auto-Estima, Conquista, Ética, Família e Sustentabilidade”. Acredito que alem desses elementos citados o negro empresário e a negra empresária tem sua vida pautada na Afro-humanitude. Vejamos 6 empreendimentos de sucesso com valores da Afro-humanitude […].

Entidades lançam Campanha Nacional pela Liberdade de Expressão
Igualdade e Identidade
27/08/2012
Nesta segunda-feira, dia 27, data em que o Código Brasileiro de Telecomunicações completará 50 anos, entidades da sociedade civil se reunirão para lançar a campanha Para Expressar a Liberdade – Uma nova lei para um novo tempo. A campanha vai reivindicar uma nova Lei Geral das Comunicações em defesa da pluralidade, da diversidade e igualdade nas condições do acesso à comunicação e à expressão da liberdade. O lançamento da campanha contará, a partir de segunda-feira, com debates, […]. 

A Faculdade de Educação realiza curso Gênero e diversidade na Escola
Igualdade e Identidade
27/08/2012
Segundo a FE, da UnB, o curso faz parte das ações de formação continuada, destinado aos profissionais da educação básica da Secretaria de Educação – SEDF e se insere na modalidade de formação continuada de profissionais da educação tratando das temáticas de gênero, raça/etnia e orientação sexual. De acordo com a FE, o programa possibilita aos professores condições de observar e introduzir nas suas reflexões e práticas pedagógicas as relações de gênero, possibilitando a construção de uma educação  […]. 

Artistas e produtores pedem mais patrocínio para projetos que envolvam cultura negra em audiência pública na Câmara
Seppir
27/08/2012
Algumas das empresas estatais que lançam editais voltados para cultura – como o Banco do Brasil (BB) e a Caixa Econômica Federal (CEF) – também participaram do debate. Representantes dos setores artísticos e de produção cultural reclamaram do pouco protagonismo na produção da arte e cultura negras, assim como do baixo índice de projetos que conseguem patrocínio, especialmente junto a empresas estatais. A política de patrocínio público à cultura negra foi o tema da audiência pública realizada […].

Princesas Africanas: Cadernos de leituras compartilhadas
Geledés
27/08/2012
Os Cadernos de Leitura Compartilhadas são revistas temáticas com textos literários e artigos de especialistas sobre o cotidiano. Trazem, também, experiências de promoção de leitura em sala de aula e outros espaços comunitários. A edição apresentada agora é a das “Princesas Africanas”, onde os autores se curvam não só à grandiosidade do continente mas também à Cleópatra, à Rainha de Sabá e a todas s mulheres que remontam à mais ilustre e desconhecida de todas as princesas: Lucy, a africana […]. 

Seminário sobre educação recebe inscrições até o dia 24 de outubro
Geledés
27/08/2012
A Comissão de Educação, Cultura e Esportes realiza no dia 27 de agosto um seminário sobre o Plano Municipal de Educação da Cidade de São Paulo. As inscrições podem ser feitas até o dia 24 pelo e-mail seminariopme@camara.sp.gov.br O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. .O objetivo do evento é debater a educação na cidade tendo como referência as resoluções da Conferência Municipal de Educação de 2010, que contou com a participação de 1,8 mil delegados.Os interessados em participar devem encaminhar, no e-mail […]. 

Uma foto histórica e significativa sobre a luta pela chamada Abolição
Geledés
27/08/2012
Foto […].

Produção cultural nega diversidade racial do País, diz cineasta
Geledés
21/08/2012
Em debate da Comissão de Educação e Cultura sobre incentivo à cultura negra, o cineasta Joel Zito Araújo afirmou que a atual produção cultural do País nega a diversidade racial brasileira. Segundo ele, há um “embranquecimento” das telas do cinema e da TV. Essa realidade foi mostrada em dois trabalhos de Araújo: no documentário “A Negação do Brasil” e no livro “O Negro na TV pública”. Pesquisas citadas por ele mostram a baixa representatividade de negros na TV e no cinema […]. 

Bombril tem campanha suspensa por ser considerada racista
Geledés
21/08/2012
Anteriormente, o Conar havia negado a reclamação da Secretaria, porém, a empresa já alterou a campanha para evitar maiores polêmicas. A campanha “Mulheres que Brilham” foi considerada racista pela Secretaria Especial de Política de Promoção da Igualdade Racial, que pediu a suspensão da peça. A imagem que causou polêmica mostra uma mulher com o logotipo da marca sobre sua vasta cabeleira, o que levou o governo a associar o produto aos cabelos crespos. Anteriormente, o Conar havia negado […]. 

Movimento realiza “Fórum pelo fim dos massacres” no próximo sábado (25) para debater a violência nas periferias
Geledés
21/08/2012
Recentemente, o movimento social “Mães de Maio” começou a recolher assinaturas, na internet, pela “Desmilitarização das polícias do Brasil”. O documento já foi subscrito por mais de quatro mil pessoas. Esse ideal veio na esteira de uma onda de violência na cidade de São Paulo. O Instituto Sou da Paz realizou, então, um estudo para entender de onde vinham as pessoas assassinadas em conflitos com a Polícia Militar, e concluiu que 93% dos mortos eram oriundos da periferia da capital paulista.Para debater […]. 

Quilombinho forma professores para ensinar cultura dos negros
Geledés
21/08/2012
Toda vez que os professores mencionam a participação dos negros na história e cultura brasileira, Luana Manoel Borges Garcia, de 11 anos, estudante do 5º ano do ensino fundamental, sente-se desconfortável. “Meus professores me citam quando mencionam a escravidão ou os poucos negros bem-sucedidos da história. Não me sinto bem pela raridade ou relação com a tristeza e sofrimento sofridos pelo povo negro”, afirma. Foi pensando em mudar essa realidade que transcende o tempo e fazer valer a lei federal […]. 

BA – Ato pela paz e em defesa da vida – reaja ou será morto, reaja ou será morta!Combate ao Racismo Ambiental
21/08/2012
A campanha Reaja ou Será Morta, Reaja ou será Morto está nas ruas e convoca as organizações, coletivos, grupos e indivíduos, que se preocupam com a calamidade da Segurança Pública na Bahia, para participarem de um grande ato contra o genocídio da população negra promovido pelo nosso Estado. Próxima sexta-feira (24 de agosto), a partir das 16 horas, na Praça da Piedade, local histórico de dor e luta para o povo negro. […].

Material apoia a inserção da igualdade racial na educação infantil
Geledés
20/08/2012
A discriminação racial ainda é uma forte realidade dentro das escolas. Pequenas ofensas entre os colegas sobre a característica do cabelo (liso, crespo, ondulado), a cor da pele e o tipo físico predominam nas salas de aula e acabam influenciando o comportamento da criança ao longo de sua vida. Por isso, é de extrema importância que haja um trabalho de estímulo à igualdade já na educação infantil. Pensando nisso, o Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades – CEERT, em parceria com o Instituto Avisa […]. 

Campus de Salvador sedia seminário internacional sobre línguas africanas a partir do dia 29
Seppir
20/08/2012
O Núcleo de Estudos Africanos e Afro-brasileiros em Línguas e Culturas (Ngealc), vinculado à Pró-Reitoria de Extensão (Proex) da UNEB, realiza entre os dias 29 a 31 de agosto, o IV Seminário Internacional Acolhendo as Línguas Africanas (Siala). O evento acontece no teatro da universidade, Campus I, em Salvador, sempre das 9h às 21h.As inscrições para ouvintes vão até o primeiro dia da iniciativa, com taxa de R$ 40. Estão sendo disponibilizadas 500 vagas.O evento terá início com uma conferência sobre […]. 

Quilombolas de Parelhas (RN) recebem benefícios da Funasa
Seppir
20/08/2012
A Superintendência Estadual da Funasa no Rio Grande do Norte (Suest/RN) participou de uma reunião na sexta-feira (03/8), à noite, na comunidade quilombola Boa Vista dos Negros, no município de Parelhas/RN, a 249 quilômetros de Natal, a capital. A reunião foi realizada por meio do Projeto Estratégias para uma Educação Patrimonial em Comunidades Quilombolas da Região do Seridó, implantado na comunidade pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). […].

SEPPIR participa de projeto de divulgação do andamento da Convenção 169
Seppir
16/08/2012
A Convenção 169 da Organização Internacional do Trabalho (OIT) sobre os povos indígenas e tribais foi ratificada pelo Brasil em 2002 e entrou em vigor em julho de 2003. Uma equipe da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR) vai passar por vários estados do país informando governantes e grupos quilombolas sobre o andamento do processo de regulamentação pelo Governo Federal da Convenção nº 169 da Organização Internacional do Trabalho (OIT) […]. 

Porque a Juventude Negra mudou “a cara” do vestibular da UFBA, por George Oliveira
Correio Nagô
16/08/2012
Ingressar numa universidade pública e gratuita é sonho de muitos jovens e adultos. A maioria deles enfrenta empecilhos ocasionados pela baixa autoestima, por acreditarem que não são capazes de conquistar uma das vagas, e por temerem dificuldades financeiras de permanência durante o curso. Seja para custear transporte, material didático ou por acreditarem que não será possível conciliar estudo e trabalho. Outro motivo tão corriqueiro entre os estudantes negros e oriundos de escolas públicas […]. 

Aplicativo para celular oferece meios para combater o preconceito racial e a violência
Correio
16/08/2012
Vídeo […]. 

Edição especial: Desenvolvimento Sustentável e Igualdade de Gênero
Geledés
15/08/2012
O Observatório Brasil da Igualdade de Gênero disponibiliza hoje, em versão digital, a sua Revista – edição especial: “Desenvolvimento Sustentável e Igualdade de Gênero”. O lançamento da Revista foi feito no contexto da Conferência Rio +20 (Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável), nos mais diversos espaços. No dia 20 de junho, o lançamento foi realizado na Arena Socioambiental, na atividade “Encontro Global: Autonomia das Mulheres e Desenvolvimento Sustentável” […]. 

“Aruanda”: nas origens do ‘cinema novo”, a história do Quilombo do Talhado, PB
Geledés
15/08/2012
Curta-metragem do paraibano Linduarte Noronha, Aruanda (1960) é considerado o filme que deflagrou a estética do cinema novo no Brasil. Conta a história da formação do Quilombo de Olho d’Água da Serra do Talhado, em Santa do Sabugi, Paraíba, e sua transformação ao longo do tempo. Linduarte Noronha faleceu em  30 de janeiro de 2012, em João Pessoa, aos 82 anos. […].

Espetáculo Oju Omim é atração em Maceió
Geledés
14/08/2012
No ano do centenário do “Quebra de 1912”, quando todos os terreiros de cultura afro foram destruídos em Maceió, o Teatro Deodoro abre suas portas para um dos mais respeitados grupos afro de Alagoas, dentro do projeto Teatro Deodoro é o Maior Barato. O espetáculo “Oju Omim”, do grupo Afoxé Oju Omim Omorewá será apresentado nesta quinta (15), a partir das 19h, com ingressos a R$ 5,00 e R$ 10,00. O grupo Oju Omim Omorewá, que significa (Olhos d´água dos filhos da beleza) foi criado em 18 […]. 

Um gari brasileiro em Londres e os ‘caboclos incomodados que queriam ser ingleses’
Geledés
14/08/2012
Cerimônias de encerramento de Olimpíadas sempre reservam um espaço para que a cidade que sediará a próxima edição dos Jogos se anuncie. Se em 2008, em Pequim, Londres se apresentou ao público presente e aos bilhões de telespectadores mundo afora com a entrada triunfal, no estádio, de um daqueles tradicionais ônibus vermelhos de dois andares, ao som de rock and roll, no caso do Rio na cerimônia de encerramento dos Jogos de Londres quem abriu nossa participação foi um gari da Comlurb […]. 

Estudantes brancos da rede privada levam vantagem no Enem
Geledés
14/08/2012
Um recorte de dados de desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2010 nas capitais brasileiras mostra uma grande distância entre as notas médias de estudantes brancos de escolas particulares e negros de escolas públicas. Os novos números ainda incluem dados comparativos entre as duas redes, sem o recorte racial, e confirma distâncias regionais. Os dados mostram que as notas tiradas pelos alunos brancos de escolas particulares no exame são, em média, 21% superiores às dos negros […]. 

Entidades promovem em Maceió ato de repúdio contra repressão policial
Igualdade e Identidade
14/08/2012
A Comissão de Defesa das Minorias Sociais e Étnicorraciais da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-Alagoas) realiza amanhã, quarta-feira (15), um ato público de repúdio a ação do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), Tático Integrado de Grupos de Repressão Especial (Tigre), Polícia Civil que invadiu a residência do sociólogo e ativista do movimento negro, Carlos Martins, que é um intelectual. O estudioso é conhecido por ter sido um dos criadores do Núcleo de Estudos sobre a Violência […]. 

Ufes e Ifes vão ter que adotar cotas
Igualdade e Identidade
14/08/2012
A Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e o Instituto Federal do estado (Ifes) vão ter quatro anos para se adequarem a nova lei de cotas sociais e raciais aprovada pelo Senado.A regra só vale para alunos com renda familiar de até um salário mínimo e meio, negros, pardos e índios. O projeto vai entrar em vigor após a sanção da presidente da República, Dilma Rousseff. Atualmente, Ufes e Ifes trabalham com o sistema de cotas sociais. Na universidade, entre 40% a 45% das vagas […]. 

Makota Valdina: Um Jeito Negro de Ser e Viver
Igualdade e Identidade
14/08/2012
Vídeo […]. 

Senado aprova projeto que adota cota sócio-racial
Geledés
13/08/2012
Escolas privadas e Universidades reagem à decisão. “Essa atitude demonstra a resistência de parcela das elites nacionais que vem, sistematicamente, combatendo as cotas nas universidades. E isso ocorre com a colaboração explicita dos veículos de comunicação de massa”, afirma Sueli Carneiro, coordenadora executiva do Geledés: Instituto da Mulher Negra. Na última terça-feira (7/8) o Senado aprovou o projeto que adota o critério sócio-racial, matéria que versa sobre a reserva de 50% das vagas […]. 

A abolição do tráfico de escravos para o Brasil: A filosofia política iluminista e pensamento religioso nos debates parlamentares de 1827
Geledés
13/08/2012
O presente trabalho visa compreender as linguagens políticas utilizadas pelos parlamentares brasileiros nos debates acerca da abolição do tráfico de escravos para o Brasil, ocorrida na Câmara Imperial no ano de 1827. Procuraremos destacar a presença de uma filosofia política ilustrada nos argumentos, contra ou a favor do trato negreiro, apresentados pelos deputados envolvidos nas discussões, como também a presença do pensamento religioso nessas discussões. […]. 

Deputada estadual Leci Brandão recebe homenagem em Santos
Geledés
13/08/2012
A deputada estadual Leci Brandão recebeu do Conselho Municipal de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra de Santos a Medalha Major Quintino de Lacerda. A condecoração, que ocorreu no Salão Nobre da Prefeitura, é destinada a personalidades que de alguma forma contribuíram para a igualdade racial. Ex-escravo, Quintino se tornou herói abolicionista, tendo fundado o maior quilombo do país em Santos, no bairro do Jabaquara. […]. 

Câmara lança mestrado profissional
Igualdade e Identidade
13/08/2012
A Câmara dos Deputados lançou edital de seleção de alunos para o primeiro mestrado promovido pelo órgão. O Mestrado Profissional em Poder Legislativo terá duração de dois anos, a partir de março de 2013, e está aberto a qualquer pessoa que tenha concluído curso de graduação reconhecido pelo Ministério da Educação. Serão oferecidas 12 vagas, sendo quatro para cada linha de pesquisa: organização; processos políticos; e política institucional do Poder Legislativo. […].

São Paulo: Escritor Cuti debate sobre literatura negra na 22ª Bienal do Livro
Geledés
10/08/2012
Autor dos livros “Literatura negro-brasileira” e “Lima Barreto”, o escritor e pesquisador Cuti, pseudônimo de Luiz Silva, participa neste domingo, 12, às 14h, da mesa sobre literatura negra, durante a programação da 22ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo. Com mediação de Heloisa Pires, Cuti debate o tema com o jornalista José Nabor no “Salão de Ideias”. No livro “Literatura negro-brasileira”, quarto volume da Coleção Consciência em Debate, o escritor analisa a participação do negro, como personagem  […] 

Após sanção de Dilma, nova lei vai gerar mais 400 cotas na Ufba
Geledés
10/08/2012
O Congresso já aprovou o Projeto de Lei. Agora, só falta a a sanção da presidente Dilma Rousseff para que todas as universidades federais do país tenham que reservar 50% das vagas para estudantes de escolas públicas. De acordo com o projeto, metade das vagas das “cotas sociais” será destinada a cotistas com renda igual ou inferior a 1,5 salário mínimo (R$ 933) por cada membro da família. Depois da sanção presidencial, a Universidade Federal da Bahia (Ufba) terá que disponibilizar mais 400 vagas para […] 

Comunidade quilombola tem de deixar as terras em até 15 dias
Geledés
10/08/2012
Apesar de o juiz Evandro Reimão ter suspendido a reintegração de posse à União da área ocupada pelo Quilombo Rio dos Macacos, no último dia 25 de julho, nesta terça-feira (07/08), ele determinou a desocupação dos moradores da comunidade. De acordo com a determinação, os quilombolas vão ter de deixar o local em até 15 dias, sob pena de retirada compulsória. A notícia foi uma surpresa e caiu como uma bomba, pois o governo, em reunião com representantes do quilombo na sede do Incra  […] 

João Pessoa sedia 2º Encontro Nordestino de Mulheres de Terreiro
Geledés
10/08/2012
No Brasil, as religiões de origem africana, especialmente o candomblé, são comandadas pelas mulheres. Comumente chamadas de “mães de santo”, as yalorixás, também são consideradas nos ambientes dos terreiros como zeladoras ou cuidadoras dos Orixás, Inkices, Vodunces e outras entidades e guias espirituais. Parte dessas sacerdotisas que atuam no Nordeste brasileiro estarão em João Pessoa (PB) este final de semana participando do 2º Encontro Nordestino de Mulheres de Terreiro. […] 

“Governo quer que Incra e Fundação Palmares se manifestem sobre Quilombo dos Macacos”
Geledés
10/08/2012
Brasília – O governo decidiu incluir o Instituto de Colonização Nacional e Reforma Agrária (Incra) e a Fundação Palmares no processo que discute a posse da área do Quilombo Rio dos Macacos, na Bahia. De acordo com o chefe de gabinete da Secretaria-Geral da Presidência da República, Diogo Sant’Ana, as duas entidades, que reconheceram o território como remanescente de quilombo, devem se manifestar no processo informando a conclusão do estudo antropológico realizado. […]

Pesquisa sobre terreiros, “Alimento: Direito Sagrado” será lançada em Belém (PA), na sexta-feira
Seppir
09/08/2012
Mais de quatro mil casas e terreiros de Minas Gerais, Pará, Pernambuco e Rio Grande do Sul foram visitados durante o processo de feitura do livro Alimento: direito sagrado, que será lançado na próxima sexta-feira (10), às 17h, no auditório da Secretaria de Estado de Agricultura em Belém (PA). A ministra Luiza Bairros, da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial -SEPPIR, estará presente ao evento.

Percussão afro-brasileira em destaque nas oficinas do Curro Velho
Agência Pará
09/08/2012
Os jovens com idade a partir de 12 anos podem se inscrever até esta sexta-feira, 10 de agosto, nas oficinas do Núcleo de Música da Fundação Curro Velho, que incluem percussão, bateria e canto coral. Ao todo estão sendo ofertadas 20 vagas para cada uma. As aulas acontecem nos horários da manhã e tarde.

Encontro e jogos da Acapoeira vão reunir mais de 200 capoeiristas de vários países em Itaúnas
Seculodiário
09/08/2012
Dança, luta e cultura. A capoeira se faz dessa mistura e as suas diversas modalidades espalhadas pelo mundo vão se reunir e jogar juntas no IV Encontro Internacional e Jogos Abertos da Associação Cultural Artística Popular Orientada ao Esporte e de Incentivo a Raízes Afro-brasileira (Acapoeira), que acontece durante os dias 22 a 26 de agosto, em Itaúnas. Centenas de capoeiristas e amantes da arte afro-brasileira participarão de cursos, palestras, oficinas e jogos.

Quilombolas de Monte Alegre terão direito à inclusão em programas federais
Seculodiário
09/08/2012
A comunidade quilombola de Monte Alegre,em Cachoeiro de Itapemirim (sul do Estado), será registrada no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). A medida dará aos quilombolas o direito a programas sociais como Tarifa Social de Energia Elétrica e Bolsa Família. O CadÚnico é um instrumento de coleta de dados e informações com o objetivo de identificar todas as famílias de baixa renda existentes nos municípios brasileiros.

‘Negros temem assumir identidade’, diz mulher que superou preconceitos
G1.com
09/08/2012
Quando tinha 20 e poucos anos, a pernambucana Juliane Barros namorava um jovem de uma família com um bom poder aquisitivo. Eram apaixonados, conta. Mas a sogra era a problema. Certo dia, comentou como eram lindos os olhos claros da ex-nora. O ciúme, naturalmente, bateu. Mas um sentimento maior floresceu: ela se sentiu “rebaixada”. É que o namorado era branco e ela, negra. […]

Moradores do Rio dos Macacos descendem de escravos de fazendas de cana, diz relatório
Correio 24 horas
09/08/2012
As famílias remanescentes de quilombo do Rio dos Macacos, no município de Simões Filho, na Região Metropolitana, receberam uma cópia do Relatório Técnico de Identificação e Delimitação (RTID) da comunidade nesta quarta-feira (8), na sede do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), em Salvador. O relatório aponta que os quilombolas descendem de escravos de fazendas que produziam cana de açúcar para o Engenho de Aratu, no período colonial. 

Espetáculo “Quilombo Mimbó” apresenta-se no Piauí
Correio Nagô
08/08/2012
As apresentações do “Espetáculo Quilombo Mimbó” começam em Teresina, nesta sexta e sábado ( dias 10 e 11/08 ), no Teatro de Arena, na Praça da Bandeira (Centro). Nos dias 14 e 15 de Agosto ele estará nos festejos da própria comunidade Mimbó, no J Show Clube, onde aconteciam as oficinas, e nos dias 17 e 18 de Agosto, estarão no centro da cidade de Amarante, no Mirante da Escadaria da Costa e Silva.

Literatura Negra será tema no espaço Salão de Idéias na Bienal do Livro
Geledés
08/08/2012
Literatura Negra será tema no espaço Salão de Idéias- dia 12 de agosto (domingo) às 14:00.A mesa receberá a grandeza do escritor Cuti e a densidade de sua reflexão acerca da matéria. Também o ponto de vista do jornalista Nabor, criador de O Menelick- 2º Ato- que vem se tornando uma antena a repercurtir o literário e a nova geração. Heloisa Pires Lima, mediadora, não deixará esquecer a vertente voltada para o leitor infanto-juvenil.

Beyoncé e Jay-Z lideram a lista de casais mais bem pagos do mundo
Geledés
08/08/2012
Beyoncé e Jay-Z lideram a lista de casais mais bem pagos do mundo da Forbes. Entre maio de 2011 e maio de 2012 o casal arrecadou 78 milhões de dólares, cerca de 156 milhões de reais. Gisele Bündchen e Tom Brady ficaram em segundo lugar. A top e o jogador de futebol ganharam 72 milhões de dólares, aproximadamente 144 milhões de reais. David e Victoria Beckham tiveram mais um ano lucrativo.

Carta de intenções entre ONU e Brasil abre outra história, diz ministra Luiza Bairros
Geledés
08/08/2012
O mandato da deputada Federal Marina Sant’Anna participou nesta sexta-feira, 3, da solenidade de assinatura da Carta de Intenções entre a Organização das Nações Unidas (ONU) que atua no Brasil e o governo brasileiro, para dar continuidade aos esforços conjuntos na elaboração e implementação de políticas de gênero, raça e etnia. A cerimônia, realizada em Brasília, foi presidida pela ministra da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR), Luiza Bairros.

Conselheiro da igualdade racial tem homenagem póstuma na Câmara
Seppir
08/08/2012
No dia em que completaria 86 anos, o professor Eduardo de Oliveira foi homenageado em sessão solene na Câmara dos Deputados, em Brasília. O ato reuniu ontem (06), amigos, parentes e autoridades, que revezaram-se no tributo ao poeta, jornalista, escritor e autor do Hino à Negritude, falecido em julho último. O professor, que era membro do Conselho Nacional de Promoção da Igualdade Racial (CNPIR), órgão consultivo da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR), foi lembrado também por sua crença incansável numa sociedade livre do racismo.

Delegadas debatem, nos dias 7 e 8/8, atendimento da segurança pública às mulheres em situação de violência
Correio Nagô
06/08/2012
Durante o sexto aniversário da Lei Maria da Penha, titulares de Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher se reunirão, em Brasília, para tratar do papel da autoridade policial nos casos de violência. A segurança pública tem papel central no enfrentamento à violência contra as mulheres. Recebe, em média, 60% dos encaminhamentos da Central de Atendimento à Mulher – Ligue 180. No sexto aniversário da Lei Maria da Penha, 270 delegadas participação, em Brasília, do encontro […] 

São Paulo: Exposição Beleza Afro Brasileira
Geledés
06/08/2012
A mostra é uma reedição da série de mesmo nome exibida na Galeria Zoom em 2006, durante a FLIP, e reúne cerca de 30 fotos, na maioria inéditas. O conceito desta exposição tem seu foco na beleza da mulher afro-descendente. Essa percepção estética é materializada a partir de retratos de mulheres que fazem trabalhos cotidianos diversos e que vencendo a timidez posaram despidas pela primeira vez para um fotógrafo profissional. As imagens ganham ainda mais impacto ao serem exibidas ao lado […] 

Domingos Preto: samba chula
Geledés
06/08/2012
No samba de roda, existem muitas variações das cantigas, que recebem nomes diferentes a depender do local. Na Ilha, em Salvador e municípios próximos predomina o samba corrido e as influências urbanas. O samba chula característico, também chamado samba de viola e samba amarrado, se encontra na antiga região da cana que abrange Maracangalha, São Francisco do Conde, Terra Nova, Teodoro Sampaio, Saubara, Santiago do Iguape e principalmente Santo Amaro. Uma dupla de cantadores […] 

Kabengele Munanga em entrevista à TV USP
Igualdade e Identidade
06/08/2012
O professor titular da Universidade de São Paulo, Kabengele Munanga, foi o primeiro antropólogo formado na Universidade Oficial do Congo. Nesta entrevista, ele aborda temas como o pensamento e história e igualdade racial.  […] 

Abertas as inscrições para o 8º Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero
Igualdade e Identidade
06/08/2012  
O 8º Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero recebe inscrições para o concurso de redações, artigos científicos e experiências inovadoras de escolas públicas e privadas voltadas à promoção da igualdade entre homens e mulheres. Até dia 17 de setembro, os interessados poderão fazer inscrições pelo portal www.igualdadedegenero.cnpq.br.  Serão distribuídos mais de R$ 70 mil em prêmios, além de computadores, laptops e bolsas de estudo. […]

 Leia Mais, Seja Mais
Ministério da Cultura
06/08/2012
“Um país rico é um país de leitores”. A frase da ministra da Cultura, Ana de Hollanda, inspirada no slogan do governo federal, “País rico é um país sem miséria”, sintetiza o espírito da campanha ‘Leia Mais, Seja Mais’, realizada pelo Ministério da Cultura (MinC) e a Fundação Biblioteca Nacional (FBN). A segunda etapa da campanha foi lançada na sede da Biblioteca , no centro do Rio de Janeiro, e será veiculada, em todo país, por emissoras de rádio e televisão e pela internet, […] 

Conselho Nacional de Política Cultural
Ministério da Cultura
06/08/2012

Cadastramento de eleitores termina no dia 8 de agosto. A poucos dias do final do prazo de cadastramento para as eleições que renovarão os colegiados setoriais e o plenário do CNPC, o processo de chamamento e preenchimento das vagas se intensificam. A redução do quórum mínimo de 15 para 5 assegura uma maior participação. De acordo com a coordenação do CNPC, outro dado positivo é que o total de inscritos já superou o número de participantes das pré-conferências setoriais de 2010 e que a metodologia […]

Paraíba promove ciclo de debates sobre genocídio
Igualdade e Identidade
03/08/2012
Começa na próxima hoje, sexta-feira (3), o “Ciclo de Debates Genocídio da Juventude Negra e Lei 11.645?8. Qual o papel da educação e dos educadores?”. O evento, que integra a programação do “Projeto Agosto Para Igualdade Racial”, tem o objetivo de dar visibilidade ao alto índice de morte de jovens negros no estado da Paraíba. O projeto terá prosseguimento aos sábados com a proposta de fomentar a igualdade racial e comemorar datas importantes para o calendário afro-brasileiro, como a morte de Fela  […] 

Olímpadas 2012: Gabby Douglas é a primeira negra a ganhar a medalha de ouro
Geledés
03/08/2012
A norte-americana Gabby Douglas alcançou a medalha de ouro na prova individual da ginástica artística. É a primeira negra a alcançar o feito. Gabby Douglas, a nova sensação da ginástica norte-americana, alcançou a pontuação de 62,232 pontos nos quatro aparelhos, superando a principal favorita, a russa Victoria Komova, com 61,973. Na terceira posição ficou a também russa Aliya Mustafina, com 59,566 pontos, os mesmos pontos da norte-americana Aly Raisman, que acabou em quarto devido […] 

Movimentos protestam pela permanência da comunidade quilombola
Geledés
03/08/2012

Cerca de 200 pessoas ligadas a movimentos sociais realizaram um ato público, na quarta-feira (01), no Quilombo Rio dos Macacos, na Bahia. O protesto é um apoio aos moradores da comunidade que resistem à ordem de reintegração de posse reivindicada, na justiça, pela Marinha do Brasil. A área tornou-se palco de uma disputa judicial e territorial a partir da década de 60, com a doação “formal” das terras pela Prefeitura de Salvador à Marinha do Brasil. Atualmente, o território é alvo de uma ação […] 

Racismo: país entra numa nova fase
Igualdade e Identidade
03/08/2012
Não há, no mundo, país sem racismo. É provável que este tipo de crime, infelizmente, nunca desapareça, como nunca deixará de haver homicídios, roubos etc. Mas a impunidade, como em todos os outros casos, só o alimenta. O caso abaixo mostra que o país pode estar entrando na quarta fase da sua relação com o racismo. Na primeira, o país praticava o racismo institucional – era o tempo da escravidão e de décadas posteriores; na segunda, a partir dos anos 30, o país quis acreditar na democracia racial […]

Falta de preparo e discriminação prejudicam mulheres negras no acesso à saúde
Correio Nagô
02/08/2012
(Adital) Ser chamada de ‘macumbeira’, ficar no final da fila e ser a última a falar devido à cor da pele e da religião que segue. É essa a realidade vivida por mulheres negras cearenses, seguidoras de religiões de matriz africana, quando precisam buscar atendimento médico na rede pública de saúde. Situações que reforçam a discriminação de gênero e de raça, e a intolerância religiosa que ainda persistem no país, apesar de o Estado se declarar ‘laico’ e de tentar promover a igualdade racial. […] 

Semana Mundial do Aleitamento Materno começa hoje em mais de 170 países
Geledés
02/08/2012
A Semana Mundial do Aleitamento Materno começa hoje, 1º , e vai até a próxima terça-feira (7/08) em mais de 170 países. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o objetivo é estimular a amamentação e melhorar a saúde de crianças menores de 5 anos em todo o mundo. Também se destaca dentre os objetivos, estabelecer um comitê nacional de coordenação da amamentação e adotar uma legislação que proteja a mulher que amamenta no trabalho. A data comemora a assinatura da Declaração […] 

Destacado contribuição da mulher africana na luta contra discriminação
Geledés
02/08/2012
A ministra da Família e Promoção da Mulher, Genoveva Lino, destacou, terça-feira, na cidade de Yeosu, Coreia do Sul, o contributo da mulher africana, em particular das angolanas, na luta contra a descriminação da classe feminina no continente. A governante apresentou a sua apreciação quando discursava na cerimónia alusiva ao 31 de Julho, Dia da Mulher Africana, uma actividade promovida pelo pavilhão de Angola na Exposição Universal de Yeosu, que decorre neste ano de 2012 naquele país asiático. […] 

Funcionário recebe R$ 20 mil de indenização por racismo durante 8 anos
Igualdade e Identidade
02/08/2012
Após sofrer oito anos de humilhação por racismo, um funcionário da fabricante de peças automotivas Santa Rita Indústria de Auto Peças, de Blumenau (SC), venceu processo que lhe garantiu uma indenização de R$ 20 mil por danos morais. A decisão é da 4ª Turma do Tribunal Superior do Trabalho, que manteve a condenação imposta pelo TRT-SC (Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região). Segundo o TST, o trabalhador, um operador de máquinas hoje desligado da empresa, alegou que sofreu “um grande […] 

Abertas as inscrições para o 8º Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero
Seppir
02/08/2012
O 8º Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero recebe inscrições para o concurso de redações, artigos científicos e experiências inovadoras de escolas públicas e privadas voltadas à promoção da igualdade entre homens e mulheres. Até dia 17 de setembro, os interessados poderão fazer inscrições pelo portal www.igualdadedegenero.cnpq.br.  Serão distribuídos mais de R$ 70 mil em prêmios, além de computadores, laptops e bolsas de estudo. Podem participar estudantes do ensino médio, graduação, mestrado […]

Quilombolas do Cafundó (SP) recebem concessão de uso da terra quinta-feira (02)
Seppir
02/08/2012
O procedimento antecede a titulação definitiva de posse das terras, que foram reivindicadas inicialmente em 1972. No entendimento popular, Cafundó quer dizer lugar muito longe, fim do mundo, localização desconhecida. Para o quilombo que leva esse nome, em Salto de Pirapora (SP), a palavra ganha outro significado a partir de amanhã (02). É que o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra-SP) vai assinar o Termo de Concessão de Uso de cerca de 220 hectares, procedimento […]

Luiza Bairros: População negra já não aceita passivamente o racismo
Geledés
01/08/2012
O aumento das manifestações de racismo registradas em situações do dia a dia é decorrente da insatisfação de uma minoria com o processo gradual de inclusão da população negra, atualmente em curso no Brasil. A análise é da ministra da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), Luiza Bairros. “A presença das pessoas negras em lugares onde normalmente ou historicamente elas não frequentavam aumenta esse tipo de reação”, afirmou ela, em entrevista ao programa Bom Dia […]

Caixa Cultural São Paulo apresenta a exposição Joias Crioulas com peças da época da escravidão
Geledés
01/08/2012
A Caixa Cultural São Paulo apresenta, a partir deste sábado (4), a exposição Joias Crioulas, uma mostra das joias e ornamentos usados pelas negras baianas durante o período da escravidão no Brasil. A exposição é promovida pelo Instituto Victor Brecheret (IVB), com o patrocínio da Caixa Econômica Federal e entrada gratuita. Os objetos da mostra fazem parte da coleção do Museu Carlos Costa Pinto, localizado em Salvador (BA), e revelam uma raridade histórica: pertenceram a mulheres negras […] 

Os desafios da União Africana, por Paulo Rogério
Geledés
01/08/2012
Nos últimos dias 15  e 16 de Julho aconteceu na cidade de Adis Abeba, Etiópia, a 19ª Cúpula da União Africana. O evento, que contou com a presença de chefes de Estado da maioria dos países do continente, teve como tema tema o aumento do comércio intra-africano. A União Africana foi criada em 2002, em substituição a Organização  da Unidade Africana (OUA), fundada em 1963, por líderes como o ganense Kwame Nkrumah, o egípicio Gamal Nasser e o etíope Haile Selassie, buscando a união […] 

Inscrições prorrogadas para o Prêmio Abdias Nascimento
Igualdade e Identidade
01/08/2012
Foi prorrogado até 21 de agosto o prazo para as inscrições na 2ª edição do Prêmio Nacional Jornalista Abdias Nascimento. Jornalistas (incluindo os repórteres de imagem) de todo o país podem participar. Serão distribuídos R$ 35 mil em sete categorias (Mídia Impressa, Televisão, Rádio, Internet, Mídia Alternativa ou Comunitária, Fotografia e Especial de Gênero). O vencedor de cada categoria receberá R$ 5 mil, conforme o regulamento. Quem se inscrever na categoria especial de gênero e, simultaneamente, […] 

Obama pode descender de um dos primeiros escravos nos EUA
Igualdade e Identidade
01/08/2012
Obama seria bisneto em 11º grau de John Punch, um servente que foi punido em 1640 com a escravidão perpétua. Washington – O presidente dos EUA, Barack Obama, poderia descender de um dos primeiros escravos africanos da história do país de que se tem registro, segundo anunciou nesta segunda-feira uma empresa desenvolvedora de árvores genealógicas. O surpreendente, de acordo com ”Ancestry.com”, é que o vínculo não seria por parte de seu pai, procedente do Quênia, mas por parte de sua família […]