A cultura afro-brasileira nas mídias

Veja, abaixo, resumos de algumas das principais notícias veiculadas na imprensa nacional e internacional sobre a cultura afro-brasileira. Para acessar o conteúdo completo, basta clicar nos links dos títulos.

 

 

 

TV Brasil exbibe segunda temporada de “Nova África”
Igualdade e Identidade  
28/09/2012
Estreia hoje, sexta-feira (28), às 22 horas, na TV Brasil a segunda temporada da série “Nova ÁFrica”, apresentada pela jornalista Dina Adão, da Guiné-Bissau, que fará uma viagem por 30 países africanos, estabelecendo uma conexão direta entre o Brasil e o terceiro maior continente do mundo, que faz parte de nossas origens. Criado em 2009, o programa procura mostrar a realidade de um lugar em constante e rápida transformação, diferente do que é frequentemente passado. A partir de relatos pessoais, temas […]. 

Mais um livro de Monteiro Lobato entra em polêmica sobre racismo
Geledés
28/09/2012
O Instituto de Advocacia Racial e Ambiental (Iara) ingressou nesta terça-feira (25) na Controladoria Geral da União (CGU) com uma representação para investigar a compra do livro pelo Ministério da Educação (MEC).  Depois de “Caçada de Pedrinho”, outro livro de Monteiro Lobato, “Negrinha”, entra na polêmica e virou alvo sobre o uso de livro considerado de cunho racista no Programa Nacional Biblioteca na Escola (PNBE). O Instituto de Advocacia Racial e Ambiental (Iara) ingressou na Controladoria Geral […]. 

EDUCAFRO e UNIPALMARES ingressarao no STF contra racismo de LOBATO Geledés
28/09/2012
Recebi, ontem, a notícia de que Educafro, de Frei Davi, e Unipalmares, do Reitor Jose Vicente, ingressarao no polo ativo do Mandado de Seguranca 30.952, do STF, como assistentes processuais de Instituto de Advocacia Racial e Ambiental e Antonio Gomes da Costa Neto. A sensação é de reforço numa guerra que lembra Davi contra o Golias do racismo no estado brasileiro, presentes no desrespeito ‘as regras do Programa Nacional Biblioteca na Escola (PNBE), que proíbe financiamento de livros didáticos […]. 

Mostra de Psicologia: negros são mais vulneráveis ao sofrimento psíquico
Áfricas
28/09/2012
O racismo historicamente imposto à população negra no Brasil é a principal causa do sofrimento psíquico, que afeta muito mais os negros do que os brancos. O alerta foi feito pela cineasta carioca Janaína Oliveira, mais conhecida como Re.Fem, militante do movimento negro e Hip Hop e consultora de entidades do setor durante sua participação na 2ª Mostra Nacional de Práticas em Psicologia, realizada em São Paulo. O evento, que celebra os 50 anos da regulamentação da psicologia […]. 

USP decide aprofundar discussão sobre cotas raciais
Áfricas
28/09/2012
O Conselho Universitário da Universidade de São Paulo (USP) decidiu que irá aprofundar as discussões sobre a adoção de cotas raciais no ingresso de alunos a universidade. Houve acordo entre os membros do conselho em promover debates sobre o tema em todas as unidades de ensino da USP e um “grande seminário” com toda a comunidade universitária.“Dentre as sugestões apresentadas pelos conselheiros […].

Programa Nova África será lançado sexta-feira TV Brasil
Correio Nagô
27/09/2012
A TV Brasil está ganhando uma nova identidade visual, que chega aos telespectadores juntamente com a estreia de dois programas e a renovação de temporadas de três atrações que já fazem sucesso na grade da emissora. As novidades foram apresentadas na noite desta segunda-feira (24), em evento no Casarão Ameno Resedá, espaço cultural localizado no bairro do Catete, na zona sul do Rio. O cromatismo da nova identidade  visual marcará, de forma distinta, cada um dos segmentos temáticos da emissora […].

 Polícia precisa mudar abordagem a negros, diz ministro Gilberto Carvalho
Geledés
27/09/2012
O ministro Gilberto Carvalho, da Secretaria-Geral da República, e a ministra Luiza Bairros, da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial, disseram na última quarta (26) que a Polícia Civil e Militar precisam mudar o padrão de abordagem aos jovens negros. Os ministros participaram do programa “Bom Dia Ministro”, da TV estatal NBR, para falar sobre a primeira etapa do Plano de Prevenção à Violência Contra a Juventude Negra, que será lançado em Alagoas, nesta quinta-feira (27). O objetivo do plano é reduzir […]. 

Debates e perspectivas para a institucionalização da lei 10.639/2003
Geledés
27/09/2012
A série “Debates e perspectivas para a institucionalização da Lei nº 10.639/2003”, desenvolvida pelo Programa Brasil-África: História Cruzadas, tem como objetivo divulgar as contribuições realizadas pela UNESCO para implementar e institucionalizar a Lei nº 10.639, de 2003. A série se inicia com as discussões desenvolvidas no decorrer dos eventos de lançamento da edição em português da Coleção História Geral da África da UNESCO, realizados no primeiro semestre de 2011. O lançamento da Coleção […]. 

Aprovação do governo Dilma sobe para 62% e bate novo recorde
Geledés
27/09/2012
A aprovação dos brasileiros ao governo Dilma Rousseff aumentou novamente e atingiu 62%. É o melhor índice registrado desde o início de sua gestão, em janeiro de 2011. A avaliação pessoal da presidente também se mantém positiva, com 77% da população dizendo confiar nela. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (26) e integram a nova pesquisa feita pelo Ibope a pedido da CNI (Confederação Nacional da Indústria). No levantamento anterior, de junho, 59% dos brasileiros avaliavam o governo […]. 

Decisão sobre impasse entre quilombolas e Marinha não tem data definida
Combate ao Racismo Ambiental  
27/09/2012
Representantes do governo federal e moradores do Quilombo Rio dos Macacos, em Simões Filho (BA), ainda não acertaram a data da reunião em que tentarão, pela terceira vez, chegar a um acordo que ponha fim ao impasse em torno da área de 300 hectares que quilombolas e Marinha disputam na Justiça. Ontem (26), a ministra da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), Luiza Bairros, garantiu que a nova rodada de negociação ocorrerá até meados de outubro. Durante o último encontro  […]. 

Joaquim Barbosa vira máscara e já é aposta para o carnaval
Geledés
26/09/2012
Políticos, personagens da TV e atletas. As figuras que costumam inspirar os artesãos de uma fábrica de máscaras de São Gonçalo devem ser desbancadas, em breve. A nova aposta da empresa é a máscara do ministro Joaquim Barbosa, do Supremo Tribunal Federal (STF). Em destaque por causa do julgamento do mensalão, Joaquim Barbosa está cada vez mais popular. A peça que reproduz seu rosto será colocada à venda nos próximos dias, de olho no carnaval. O Joaquim Barbosa está em evidência […]. 

A cara do preconceito
Geledés
26/09/2012
O velho ditado popular diz que “Rir é o melhor remédio”, mas, sinceramente fazer piada preconceituosa tá fora de moda! Ultimamente, a sociedade brasileira tem assistido todos os sábados um festival de histórias preconceituosas no programa Zorra Total veiculado pela Tv Globo.O Fórum Permanente de Igualdade Racial (FOPIR) tem colhido assinaturas de entidades da sociedade civil e do movimento negro para manifestar publicamente o total repúdio em relação ao quadro “A cara da riqueza” e a personagem  […]. 

Camila Pitanga: ‘Estamos vendo uma nova forma de falar sobre preconceito’
Geledés
26/09/2012
Protagonizar uma novela está longe de deslumbrar Camila Pitanga. Certa de sua vocação para a atuação e avessa à fama e outras vaidades comuns ao meio artístico, aos 35 anos a atriz valoriza traços de seus trabalhos que vão além da exposição excessiva que uma mocinha traz para seu currículo.Atualmente na pele da sofrida Isabel de Lado a Lado, da Globo, Camila comemora o fato de poder, em seu primeiro folhetim de época, propor uma reflexão sobre o papel dos negros e, de quebra, da mulher do início […]. 

Governo Federal inicia ações do Plano de Prevenção à Violência Contra a Juventude Negra
Geledés
26/09/2012
O Governo Federal, por meio da Secretaria Nacional de Juventude, da Secretaria-Geral, e da Secretaria de Promoção de Políticas da Igualdade Racial (Seppir), lançará na próxima quinta-feira (27/9), em Maceió (AL), a primeira etapa do Plano Nacional de Prevenção à Violência contra a Juventude Negra, intitulado “Juventude Viva”. A cerimônia será realizada às 11h, no Centro de Convenções, com a presença dos ministros Gilberto Carvalho (Secretaria-Geral) e Luiza Bairros (Seppir) […]. 

Defensoria e Cedenpa estudam a implantação de Núcleo Especializado de Combate ao Racismo
Geledés
26/09/2012
A implantação de um Núcleo Especializado de combate ao racismo foi tema de reunião entre representantes do Centro de Estudos e Defesa do Negro no Pará (Cedenpa) e a Defensoria Pública do Estado na terça-feira, 18. Estiveram presentes na reunião o Defensor Público Geral, Luis Carlos de Aguiar Portela; o subdefensor Geral, Adalberto da Mota Souto; os Defensores Públicos do Núcleo de Defesa dos Direitos Humanos (NDDH), Márcio Cruz e Antônio Roberto Cardoso e os representantes do Cedenpa […]. 

Prorrogadas, até 19/10, inscrições para o ’8º Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero’
ABPN 
26/09/2012
Participantes concorrem a bolsas de estudo e premiação total em dinheiro no valor de R$ 46 mil. As inscrições para o 8º Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero estão prorrogadas até o dia 19 de outubro de 2012, conforme edital publicado no Diário Oficial da União, de 14 de junho. Trata-se de uma iniciativa da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR), do Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação (MCTI), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico […]. 

Sobe para 16 milhões o número de brasileiros que se autodeclaram pretos
Combate ao Racismo Ambiental 
26/09/2012
De acordo com a Pesquisa Nacional de Amostra por Domicílio (Pnad), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), na última sexta-feira (21), o número de brasileiros negros autodeclarados subiu de 13,1 milhões – dados de 2009 – para 16 milhões, em 2011. Em 2009, de acordo com a pesquisa, dos 191,8 milhões de brasileiros, além dos declarados negros, 92,5 milhões se consideravam brancos, 84,7 milhões pardos e 1,3 milhão declaravam ser de outra etnia. […].

Livro conta história da escravidão no Estado e país
Geledés
25/09/2012
Os livros já são considerados best sellers do arquivo público do estado. O “Repertório de documentos para a história da escravidão no Maranhão” é um destes. Com 591 páginas, ele levou seis anos para ficar pronto e isto só foi possível por causa dos milhares de documentos guardados no arquivo, datados séculos XVIII e XIX. A obra é uma espécie de diário de um período em que tudo girava em torno do trabalho escravo. A historiadora Helena Espínola é uma das 13 pessoas que elaboraram o livro. […]. 

Ativistas conhecem ações integradas para mulheres negras propostas pela SEPPIR
Geledés
25/09/2012
Contribuir para a garantia de direitos e a elevação da qualidade de vida das mulheres negras, conforme as diretrizes do governo federal para a consolidação da cidadania para todas e todos os brasileiros. Essa é a meta que a Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR) pretende atingir com as Ações Integradas para as Mulheres Negras, cujo objetivo central é o enfrentamento do racismo e do sexismo para a superação das desigualdades raciais e de gênero. […]. 

Disque 100 vai receber denúncias de tortura
Geledés
25/09/2012
Brasília – A partir de janeiro do próximo ano, o Disque 100 também irá registrar casos e orientar vítimas de tortura. O serviço telefônico da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República foi criado para receber denúncias de crimes e violações dos direitos humanos. De acordo com dados da secretaria, entre fevereiro de 2011 e fevereiro de 2012, 1.007 queixas de tortura foram anotadas pelo sistema que hoje tem módulos específicos para registro de violações de direitos de crianças e adolescentes, […]. 

Governo Federal inicia ações do Plano de Prevenção à Violência Contra a Juventude Negra
Geledés
25/09/2012
Plano Juventude Viva articula ações de oito ministérios e conta com parceria da sociedade civil, estados, municípios e do Poder Judiciária. Primeiro município contemplado é Maceió. Com o propósito de promover a cidadania e valorizar a juventude, a Secretaria de Políticas de Igualdade Racial (SEPPIR) e a Secretaria Nacional de Juventude, da Secretaria-Geral, lançam no próximo dia 27 de setembro, em Maceió (AL), a etapa piloto do Plano Nacional de Prevenção à Violência […]. 

Ipea selecionará bolsistas da América Latina e Caribe
ABPN 
25/09/2012
Interessados terão de 01/10 a 19/11 para submissão de candidaturas ao Cátedras Latino-Americanas e Caribenhas para o Desenvolvimento. O Ipea concederá 32 bolsas e auxílio financeiro a candidatos oriundos de instituições de ensino superior com sede nos países da América Latina e Caribe, exceto o Brasil, que possuam Acordos de Cooperação Técnica com o Brasil vigentes. Docentes de departamento do campo de Economia ou Ciências Sociais, ou órgão equivalente, de instituições de ensino superior […]. 

Negros: A nova cara do consumo
Geledés
24/09/2012
Os 104 milhões de brasileiros, que compõem a classe média, devem movimentar R$ 1 trilhão neste ano, um quarto do PIB brasileiro. Detalhe: o maior crescimento é dos consumidores negros. Luiza Trajano, presidente do Magazine Luiza, não perde a oportunidade de visitar a favela de Paraisópolis, na zona sul de São Paulo, onde abrirá uma loja, em breve. Bem-humorada, a empresária aproveitou o encontro com o presidente da Whirlpool, João Carlos Brega, durante um evento em São Paulo  […]. 

Pesquisa atesta que mulheres quilombolas são mais hipertensas
Geledés
24/09/2012
Estudo da Faculdade de Nutrição aponta riscos de saúde relacionados à dieta habitual da população remanescente dos quilombos. Mesmo longe do caos urbano e dos problemas das cidades mais desenvolvidas, as comunidades quilombolas de Alagoas apresentam uma estatística que segue na contramão do que o Ministério da Saúde considera um dos fatores de risco para desenvolver a Hipertensão Arterial: o estresse. De acordo com a pesquisa do professor Haroldo Ferreira, da Faculdade de Nutrição (Fanut) […]. 

Projetos de promoção da igualdade racial nos estados terão apoio da SEPPIR Geledés
24/09/2012
Organismos estaduais e municipais de Promoção da Igualdade Racial (PIR) poderão contar com apoio financeiro e técnico da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR) na execução de projetos voltados para a estruturação de políticas nessa área. As iniciativas deverão ser inseridas no Siconv – Sistema de Convênios do governo federal – até janeiro de 2013. A novidade foi divulgada ontem (19), na videoconferência realizada pela SEPPIR, com suporte técnico do Ministério […]. 

O destino dos negros após a Abolição
Geledés
24/09/2012
Morro da Favela (atual Providência), em 1927. Após a Lei Áurea, os negros libertos foram buscar moradia em regiões precárias e afastadas dos bairros centrais das cidades. Uma grande reforma urbana no Rio de Janeiro, em 1904, expulsou as populações pobres para os morros. A campanha abolicionista, em fins do século XIX, mobilizou vastos setores da sociedade brasileira. No entanto, passado o 13 de maio de 1888, os negros foram abandonados à própria sorte, sem a realização de reformas que os integrassem […]. 

Exposição sobre Chico Rei começou dia 21, em Ouro Preto
Combate ao Racismo Ambiental  
24/09/2012
O Museu da Inconfidência, gerenciado pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), instituição vinculada ao Ministério da Cultura (MinC), inaugurou na última  sexta-feira (21/09), a exposição Chico Rei sob o olhar do Terno Teatro de Bonecos, em Ouro Preto (MG).A exposição aborda a lenda do escravo-rei africano Galanga, o Chico Rei, capturado por traficantes portugueses e trazido para o Brasil para trabalhar na mina da Encardideira, em Ouro Preto. Segundo a lenda, Chico Rei reconstrói simbolicamente […]. 

Líderes empresariais negras sofrem mais críticas, diz estudo
Geledés
17/09/2012
As mulheres negras que ocupam postos de liderança nas empresas enfrentam mais críticas quando os negócios não vão bem ou quando elas cometem erros, de acordo com uma pesquisa feita nos Estados Unidos. O estudo, realizado por Ashleigh Shelby Rosete, da Universidade Duke, e Robert W. Livingston, da Universidade Northwestern, comparou a percepção de 228 voluntários sobre quatro grupos de líderes empresariais: mulheres e homens brancos ou negros.  […].

Nota da UJS em repúdio a atitude da Prof. Daniela Cordovil
Geledés
17/09/2012
No início da noite de 14/09, um lamentável incidente aconteceu em frente ao Centro de Ciências Sociais e da Educação da Uepa: Daniela Cordovil, professora do Curso de Ciências da Religião, agiu de forma RACISTA, ofendendo um dos vigilantes que trabalham na portaria do campus. Palavras que envolviam raça e etnia foram utilizadas para humilhar o funcionário. A Polícia Militar foi acionada e a professora e o funcionário foram levados a Delegacia de São Braz para serem ouvidos. […].

Professora de religião afro da Uepa, Daniela Cordovil, chama segurança de “macaco” no Pará
Geledés
17/09/2012
Na noite da última sexta-feira (14), alunos da Universidade do Estado do Pará (Uepa) denunciaram uma professora, que ministra aulas de religião afro na instituição, por racismo. De acordo com os estudantes, a docente teria insultado um segurança de “macaco” e, depois, repetido a agressão verbal a um dos universitários que defenderam o trabalhador. A confusão teria iniciado quando Daniela Cordovil tentava entrar na universidade com alguns pesquisadores convidados para participar de um evento […].

Concurso Postais das Periferias
Geledés
17/09/2012
Essa é a mais nova campanha que esta rolando no facebook, idealizada pelo Grupo de Jovens Comunicadores Mídia Periférica. Como já diz o slogan do Mídia Periférica “Dando Voz à Periferia”, os postais tem o intuito de cada pessoa do facebook, que more em comunidade, mostre sua comunidade, para que todos conheçam. Vai funcionar da seguinte forma: a pessoa vai lá à Fanpage do Mídia Periférica, manda uma foto bacana de um ponto que marque sua comunidade (fim de linha, beco, quebrada, […].

Kutafro: Lançamento da rede de empreededores em São Paulo
Geledés
17/09/2012
A Funarte vai receber em seu complexo cultural o coquetel de lançamento da kultafro – rede de Empreendedores, artistas e produtores de cultura negra no Estado de São Paulo. A rede kultafro oferece ferramentas para ampliar a atuação desses profissionais no mercado de gestão cultural. A kultafro teve o apoio desde o começo do CCE_SP, e de outros parceiros como Instituto Feira Preta, Baobá- Fundo para Equidade Racial, CONE (Coordenadoria dos Assuntos da População Negra) e FUNARTE, entre outros. […].

Violência contra a mulher: governo amplia atendimentos
Geledés
17/09/2012
A secretária executiva da Secretaria de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres, Aparecida Gonçalves, declarou neste domingo (16) que o maior desafio do país é tornar os serviços de proteção à mulher institucionalizados por legislações estaduais e municipais. Segundo ela, esse serviços não podem ser programas de um governo ou outro, mas sim de uma política nacional. Durante sua fala à imprensa, Aparecida citou pela secretária é a destinação de recursos para essas políticas. […].

Faculdade Zumbi dos Palmares forma primeira turma de direito
Geledés
17/09/2012
A Faculdade Zumbi dos Palmares celebrou a formatura dos 70 alunos da primeira turma de direito da instituição, que é voltada para a inclusão de negros no ensino superior. Declaram-se afrodescendentes 87% dos estudantes da faculdade, mantida pela Sociedade Afro-Brasileira de Desenvolvimento Sociocultural (Afrobras). A organização não governamental mantém parcerias com os setores público e privado para garantir o funcionamento de seis cursos com 1,7 mil alunos. […].

Carta Convite – Programação dos 33 Anos do Centro de Cultura Negra do Maranhão
Geledés
17/09/2012
O Centro de Cultura Negra do Maranhão – CCN  fundado em 19 de setembro de 1979, por um grupo de pessoas (negros e negras) que estavam preocupadas com a situação do negro no Brasil e no Maranhão. O CCN é uma entidade do Movimento Negro do Maranhão. Constituida como uma sociedade civil sem fins lucrativos, tem como missão à «Conscientização político-cultural e religiosa para resgatar a identidade étnica-cultural e auto-estima do povo negro, viabilizando ações que contribuam com a promoção […].

Mulheres analisam proposta de enfrentamento ao racismo e sexismo  
Geledés
13/09/2012
Analisar propostas e colher contribuições para a consolidação de um plano de ações estratégicas para o enfrentamento ao racismo e ao sexismo e para a promoção da igualdade racial. Esse é o motivo da participação de cerca de 50 especialistas na Oficina de Consulta sobre Ações Integradas para Mulheres Negra, que a Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR) realiza nesta quinta e sexta-feira (13 e 14/09), em Brasília […]. 

Racismo não tem graça nenhuma
Geledés
13/09/2012
O Fórum da Igualdade Racial (FOPIR), que reúne dezenove organizações da sociedade civil em todo o país, entre elas, as organizações negras e a AMNB, lançaram nesta segunda-feira (10/09) uma Carta Aberta contra o Programa Zorra Total, que vem exibindo semanalmente episódios racistas através da personagem Adelaide (foto). Na carta, o FOPIR denuncia que Adelaide é o estereótipo da mulher negra […].

Aldo Rebelo e Luiza Bairros discutem igualdade racial em megaeventos esportivos
Geledés
13/09/2012
O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, recebeu na tarde desta terça-feira (11.09), em Brasília, a ministra da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), Luiza Helena de Bairros. Durante o encontro, os dois discutiram formas de incluir a agenda da Seppir no processo de preparação do país para a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos, em 2014 e 2016.

Isaac Julien: Geopoéticas
Geledés
13/09/2012
Quatro instalações em múltiplas telas, criadas ao longo da última década, compõem o segmento central da primeira individual do artista britânico Isaac Julien no Brasil. A exposição Isaac Julien: Geopoéticas tem curadoria de Solange Farkas e acontece no SESC Pompeia, com exibição paralela de destaques da filmografia de Julien pelo SESCTV […].

Defensor público pagará indenização de R$ 12.400 por chamar uma mulher negra de ‘negra, preta e pobre’
Geledés
13/09/2012
Um defensor público aposentado foi condenado nesta quarta-feira a indenizar uma faxineira em R$ 12.440 após chamá-la de “negra, preta e pobre” sem motivo, segundo o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJ-MG). A agressão ocorreu em fevereiro de 2008 na garagem do prédio do aposentado, onde a filha da faxineira trabalhava […].

O racismo está crescendo    
Raça Brasil   
13/09/2012

O relator da ONU encarregado de avaliar a discriminação no mundo, Doudou Diène, diz que o preconceito é cada vez maior em muitos países e que no Brasil ele está profundamente arraigado em toda a sociedade. O Brasil recebeu no mês passado a visita de um homem cuja a missão de fazer três perguntas a um eclético grupo de pessoas, que ia de representantes da sociedade civil ao presidente da República […].

Um sonho por segundo       
Raça Brasil   
13/09/2012

Lázaro Ramos rouba a cena, no cinema, no teatro e na TV e firma-se como um dos maiores atores brasileiros. Com passadas despretensiosas, Luiz Lázaro Sacramento Ramos sobe as ladeiras do bucólico bairro de Santa Tereza, no Rio de Janeiro. O baiano de sorriso largo parece à vontade na cidade que escolheu para viver. Como qualquer outro morador anônimo, caminha calmamente pelas ruas íngremes de paralelepípedo, desviando dos trilhos por onde até hoje o bonde passa […].

Exilados
Raça Brasil   
13/09/2012

Cordão de isolamento virtual é demonstrado por dados que apontam: negros e brancos não vivem no mesmo país. Nas escolas particulares, nos cursos superiores, nas melhores posições profissionais, nos restaurantes mais caros, nos melhores bairros das grandes cidades, os negros ainda são minoria. Em compensação, encontram-se em maioria nas celas das cadeias, nos subempregos, nos cargos menos elevados, nos bairros afastados […].

Faculdade com quase 90% de alunos negros forma sua 1ª turma de direito
G1
13/09/2012
A estudante Marilene de Mello foi escolhida para fazer o juramento dos alunos na formatura da primeira turma de direito a se formar na Faculdade Zumbi dos Palmares (Unipalmares), de São Paulo. A instituição de ensino superior tem quase 90% de seus alunos afrodescendentes autodeclarados, e vai promover nesta sexta-feira (14), no Memorial da América Latina, a colação de grau de 70 bacharéis em direito […]. 

Conheça o The Elders: ex-líderes que buscam a paz mundial
Geledés
12/09/2012
Na região de Amhara, na Etiópia, metade das meninas se casa antes de completar 15 anos. E não se trata de uma exceção. No mundo inteiro, cem milhões de crianças devem se casar antes do 15º aniversário na próxima década. Chamar a atenção para questões como esta é o objetivo do The Elders (Os Anciões, em tradução livre), um grupo seleto formado por pessoas que um dia já foram responsáveis por revoluções ou ajudaram a solucionar guerras civis em seus países. Hoje, usam sua influência para buscar paz  […]. 

Governo terá programa para garantir permanência de estudantes cotistas nas universidades públicas
Geledés
12/09/2012
O Ministério da Educação (MEC) e a Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir) preparam um pacote de medidas para assegurar a permanência de estudantes cotistas que ingressem nas universidades públicas e institutos federais, conforme a Lei de Cotas Sociais (12.711/2012) que destina 50% das vagas para estudantes oriundos de escolas públicas.Os estudantes cotistas, com dificuldades de permanecer na universidade (por necessidade de trabalhar, dificuldade de deslocamento […]. 

Jornada de prevenção ao suicídio do Distrito Federal
Geledés
12/09/2012
A 1ª Jornada de Prevenção do Suicidio no Distrito Federal é uma empreitada de várias instituições, como Secretaria de Saúde, Universidade de Brasília (UnB), Instituto de Ensino Superior de Brasília (IESB), Conselho Regional de Psicologia e o Centro de Valorização da Vida (CVV). Mais informações: www.redepelavida.com.br ou pelo telefone  (61) 9129-7782 […].

O que você precisa saber sobre a Lei de Cotas
Seppir
11/09/2012
As cotas raciais são uma demanda antiga do movimento negro, mas o debate mais generalizado na sociedade sobre ações afirmativas no Brasil se fortaleceu com a participação ativa do país na III Conferência Mundial de Combate ao Racismo, Discriminação Racial, Xenofobia e Intolerância Correlata, ocorrida em 2001, em Durban, na África do Sul. A partir desse período, diversas universidades estaduais e federais brasileiras passaram a adotar cotas sociais ou raciais, mas não havia uma lei  […]. 

Comissão de Educação aprova políticas de desenvolvimento para povos tradicionais
Seppir
11/09/2012
A proposta, que tramita de forma conclusiva, será analisada ainda pelas comissões de Direitos Humanos e Minorias e de Constituição e Justiça e de Cidadania. A Comissão de Educação e Cultura aprovou na quarta-feira (5) proposta que estabelece diretrizes para o desenvolvimento sustentável de povos e comunidades tradicionais no Brasil, como os indígenas e os quilombolas.A medida está prevista no Projeto de Lei 7447/10, do deputado Luiz Alberto (PT-BA). Conforme a proposta, os governos federal e estaduais […]. 

Ministra Eleonora debate, nesta 4ª feira, ’80 anos do voto feminino no Brasil’ em seminário no RJ
Geledés
11/09/2012
Encontro terá a presença da ministra da Cultura, Ana de Hollanda. Dentre os assuntos a serem destacados pela ministra Eleonora, está a campanha “Mais Mulheres no Poder: Eu assumo este compromisso”, desenvolvida pelo Fórum Nacional de Instâncias de Mulheres de Partidos Políticos e Conselho Nacional dos Direitos da Mulher com o apoio da SPM. A participação das mulheres na política brasileira e a luta feminista por espaços de poder e decisão serão destacadas pela ministra Eleonora Menicucci […]. 

Documentário ‘racismo’ realizado pela Tv Justica
Geledés
11/09/2012
Eis o link do documentário “racismo” realizado pela TV Justiça, do Supremo Tribunal Federal, no programa: “Justiça seja feita – decisões”, de agosto 2012 […]. 

Morre no Recife líder feminista indicada para o prêmio Nobel
Geledés
11/09/2012
Morreu, por volta das 9h deste domingo (9), no Recife, Vanete Almeida, 69 anos, líder feminista e representante das trabalhadoras rurais de Pernambuco, indicada para o prêmio Nobel em 2005. Natural de Custódia, ela faleceu no Hospital Albert Sabin, onde estava internada por causa de um câncer. A luta contra a doença já durava um ano. Maria Vanete Almeida, durante a década de 80, atuou pela inserção feminina no meio sindical, iniciando o processo de organização de mulheres no Sertão do estado. […]. 

Uma Análise Jurídica da Liberdade Religiosa no Brasil
Correio Nagô
11/09/2012
A religião integra a ordem do público ou do privado? Os dois, respondemos nós. A humanidade foi forjada por esta condição humana. Através da religião explicam-se vidas e mortes que, ceifadas, resolveram interesses da ordem do público e do privado. Este texto aborda se cabe um papel diretivo ao Estado brasileiro para instituir uma normativa legal e garantir o direito de exercer a liberdade de crença e, ainda, se deve o Estado promover ações e políticas públicas em nome do interesse público […].

VI Colóquio Internacional de Educação seguem até dia 19
Correio Nagô
10/09/2012
Estão abertas as inscrições para os interessados em participar como ouvintes do VI Colóquio Internacional “Educação e Contemporaneidade” a ser realizado de 20 a 22 de setembro de 2012, no Departamento de Educação da Universidade Federal de Sergipe, pelo Grupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON). O objetivo do evento é promover o debate e a socialização do conhecimento produzido sobre relevantes temas da Educação no Brasil e no mundo, sem perder de vista […]. 

BA – Nilma Lino Gomes profere conferência sobre Educação na Bahia
Correio Nagô
10/09/2012
O Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade, através da Linha  Processos Civilizatórios: Educação, Memória e Pluralidade Cultural, convida para a conferência com a Professora Doutora Nilma Lino Gomes. A Professora é Mestre em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais, Doutora em Ciências Sociais (Antropologia Social) pela Universidade de São Paulo, Pós-Doutora em Sociologia pela Universidade de Coimbra, Portugal. Professora do Departamento de Administração […]. 

Três conselheiros participam oficina promovida pela Seppir
Geledés
10/09/2012
Os conselheiros Edgar Moura, Regina Nogueira e Olídia da Conceição Lira participaram, na semana retrasada, em Brasília, da Oficina de Trabalho “Plano Nacional de Desenvolvimento Sustentável dos Povos e Comunidades Tradicionais de Matriz Africana”. No encontro, promovido pela Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), ficou decidido que a distribuição de alimentos para povos e comunidades tradicionais deverá ter novas regras, que serão definidas por Comitês  […]. 

Partido Socialista Brasileiro – comemora o número de candidatos negros nas eleições deste ano
Geledés
10/09/2012
A Negritude Socialista Brasileira – um dos movimentos do Partido Socialista Brasileiro – comemora o número de candidatos negros nas eleições deste ano. São cento e dezessete filiados afrodescendentes que concorrem a mandatos de vereador, três candidatos disputam prefeituras, sendo duas mulheres e um homem; além de quatro socialistas que tentam o cargo de vice-prefeito. De acordo com a secretária Nacional da Negritude Socialista Brasileira e deputada estadual do Amapá, Cristina Almeida […]. 

ACNUR apela a medidas para combater violência relacionada com o racismo
Geledés
10/09/2012
O Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) afirmou-se na quinta-feira preocupado com o agravamento dos ataques racistas na Grécia e apelou ao Governo para adotar medidas adequadas. “O agravamento dos ataques com motivações racistas contra os estrangeiros, incluindo os requerentes de asilo e refugiados, foi discutido numa reunião entre o representante regional do ACNUR, Laurens Jolles, e o ministro da Proteção do Cidadão da Grécia, Nikos Dendias”, refere um comunicado […]. 

Aprovada PEC que reserva vagas para professores indígenas
Geledés
10/09/2012
Em segunda votação foi aprovada a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) que altera a Constituição Estadual em seu artigo 251, estabelecendo nos concursos públicos da Rede Estadual de Ensino a reserva de 50% das vagas das escolas indígenas de Mato Grosso do Sul a professores índios. De acordo com o autor da proposta, deputado estadual Pedro Kemp, líder do PT na Assembleia Legislativa, a proposição é decorrente da audiência pública que ouviu os indígenas no dia 19 de abril, na Casa de Leis. […].

Epidemia de indiferença
Gelédes
06/09/2012
O Brasil convive, tragicamente, com uma espécie de “epidemia de indiferença”, quase cumplicidade de grande parcela da sociedade e dos governos, com uma situação que deveria estar sendo tratada como uma verdadeira calamidade social. Em 2010, 8.686 crianças e adolescentes foram vítimas de homicídio. Estamos falando ao equivalente a cerca de 43 aviões da TAM, como o do trágico acidente em 2007, lotados de crianças e adolescentes.De 1981 a 2010, o país perdeu assassinadas 176.044 pessoas com 19 anos  […]. 

Brazil Enacts Affirmative Action Law for Universities
Geledés
06/09/2012
RIO DE JANEIRO – Brazil’s government has enacted one of the Western Hemisphere’s most sweeping affirmative action laws, requiring public universities to reserve half of their admission spots for the largely poor students in the nation’s public schools and vastly increase the number of university students of African descent across the country. The law, signed Wednesday by President Dilma Rousseff, seeks to reverse the racial and income inequality that has long characterized Brazil, a country with more people […]. 

EUA selecionam Jovens Líderes Brasileiros para Intercâmbio em 2013
Correio Nagô
06/09/2012
A Embaixada dos Estados Unidos e o Departamento de Estado selecionam 20 universitários brasileiros interessados em aprimorar seus conhecimentos sobre a história e o governo dos EUA para participar do Programa de Estudos sobre os EUA para Jovens Líderes. As despesas do programa, como passagem aérea, hospedagem, alimentação, seguro saúde e visto de entrada, são custeadas pelo Departamento de Estado. As inscrições vão até dia 14 de outubro de 2012 e os interessados em participar do processo de seleção devem acessar o site para mais informações: www.usembassyprograms.org.br  […].

Ministra Eleonora empossa Sueli Carneiro como conselheira de notório saber do Conselho Nacional dos Direitos da Mulher
Seppir
05/09/2012
 “Você fortalece e engrandece o Conselho Nacional dos Direitos da Mulher. Para nós é um orgulho ter você como membro do CNDM pela sua militância e pela sua trajetória como pesquisadora”, disse a ministra Eleonora Menicucci, da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR), na abertura da 10ª reunião do CNDM, realizada na manhã desta terça-feira (04/09), em Brasília. Ela empossou a feminista negra Sueli Carneiro como conselheira de notório conhecimento […].

 Povos e Comunidades Tradicionais terão Plano Nacional de Desenvolvimento Sustentável
Seppir
05/09/2012
A distribuição de alimentos para povos e comunidades tradicionais terá novas regras definidas por Comitês Gestores que serão criados nos Estados envolvidos na política. A decisão foi pactuada na Oficina de Trabalho: Plano Nacional de Desenvolvimento Sustentável dos Povos e Comunidades Tradicionais de Matriz Africana, promovida pela Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR), em Brasília. Na atividade, representantes da sociedade civil e do Governo Federal […]. 

Guia para Jornalistas sobre Gênero, Raça e Etnia
Geledés
05/09/2012
O Guia para jornalistas sobre gênero, raça e etnia pertence à agenda de trabalho articulada entre a FENAJ – Federação Nacional dos Jornalistas e a ONU Mulheres – Entidade das Nações Unidas para a Igualdade de Gênero e o Empoderamento das Mulheres a partir do Memorando de Entendimento assinado em agosto de 2010. A primeira atividade é a criação de um curso para a formação de jornalistas e estudantes de Jornalismo na temática de gênero, raça e etnia nos estados de Alagoas, Amazonas, […].

Negritude e Homossexualidade
Correio Nagô
04/09/2012
Ser negro no Brasil ainda é um desafio, os fatores são diversos. Existem ainda muitos resquícios de uma sociedade que se organizou em torno do escravismo. São esses resquícios de dominação que impôs sobre populações de africanos e descendentes, estigmas crucias de rejeição, discriminação e exclusão. É com esses restos de passado que uma cultura vai se formando, bem como a subjetividades dos indivíduos. A cultura dominadora ainda é a da “Casa Grande”, repleta de valores etnocêntricos, brancos e […]. 

Incra garante posse da terra a quilombo paulista
Geledés
04/09/2012
O termo de concessão de uso foi o primeiro assinado entre o poder público e uma comunidade de descendentes de escravos fugidos. O Acordo dá esperança para outros quilombolas garantirem a propriedade das terras que ocupam, um direito previsto na Constituição. Na lista de espera pela regularização das terras que ocupam, cerca de 1,1 mil comunidades quilombolas poderão contar com mais agilidade nesse processo. Pela primeira vez, o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) assinou um termo de concessão de uso de terras para um grupo de remanescentes de quilombos, […]. 

Morre Michael Clarke Duncan, indicado ao Oscar por ‘À Espera de um Milagre’
Geledés
04/09/2012
O ator Michael Clarke Duncan, de 54 anos, morreu na última  segunda-feira. Segundo a agência Associated Press, a informação foi confirmada por sua noiva. A causa da morte não foi divulgada. Duncan sofria de problemas cardíacos e, em julho, chegou a ser internado após sofrer um enfarte. Nascido em 1957 em Chicago, Duncan ficou conhecido em 1999, quando interpretou um condenado à morte no filme “À Espera de um Milagre”. O papel lhe valeu uma indicação ao Oscar, mas ele perdeu para Michael […]. 

ONU lança aplicativo sobre violência contra a mulher e étnico-racial
Geledés
04/09/2012
Atenta aos debates atuais da sociedade brasileira, a Organização das Nações Unidas (ONU) se aliou à tecnologia para informar e conscientizar a população sobre questões de gênero, raça e etnia. Por meio do Programa Interagencial de Promoção da Igualdade de Gênero, Raça e Etnia, quatro importantes publicações sobre estes temas foram adaptadas para celular. Agora, a Lei Maria da Penha, o Estatuto da Igualdade Racial, o Guia de Orientação da ONU para Denúncias de Discriminação Étnico-racial e o Guia […]. 

Copene, o encontro da intelectualidade negra
ABPN
04/09/2012
Conferências, simpósios, mesas redondas, pôsteres de iniciação científica, minicursos, oficinas, apresentações culturais e a presença de parte dos maiores pensadores do mundo na temática étnico-racial deram o tom da sétima edição do Congresso de Pesquisadores/as Negros/as (Copene), realizado pela Associação Brasileira de Pesquisadores Negros e Negras (ABPN). O evento impactou a bela Florianópolis. “Estou encantado com esse universo cultural que vi. Quero trazer minha família […]. 

Parceria SEPPIR e CONAB garante transparência na distribuição de alimentos para comunidades tradicionais
Seppir
03/09/2012
Cooperação foi assinada durante abertura de oficina de trabalho para elaboração do Plano Nacional de Desenvolvimento Sustentável dos Povos e Comunidades Tradicionais de Matriz Africana. Parceria SEPPIR e CONAB garante transparência na distribuição de alimentos para comunidades tradicionais. As comunidades tradicionais de matriz africana em todo o país contam agora com um novo aliado para a garantia de sua segurança alimentar. Trata-se do termo de cooperação firmado entre a Secretaria […]. 

Concurso para analista de políticas sociais vai possibilitar reforço de servidores na SEPPIR
Seppir
03/09/2012
O novo concurso do Ministério do Planejamento vai abrir 825 vagas de analista técnico de políticas sociais. Na nova carreira, os candidatos terão que estudar a temática racial como campo de políticas públicas, disposta em diversos mecanismos legais, como o Estatuto da Igualdade Racial (Lei 12288/2010), o Decreto 4.867/2003 (que regulamenta a titulação de terras quilombolas), a Convenção 169 da Organização Internacional do Trabalho (OIT), que versa sobre direitos das comunidades tradicionais) […]. 

 ‘Infelizmente, o racismo ainda está aí, ainda existe’, diz Lázaro Ramos
ABPN
03/09/2012
Prestes a interpretar o barbeiro Zé Maria em ‘Lado a Lado’, trama que mostra o período 15 anos após a abolição da escravatura no Brasil, Lázaro Ramos revela que ainda há discriminação racial no país e fala das mudanças na forma de combater o racismo ao longo dos anos. O papel de Lázaro Ramos (33) em Lado a Lado, próxima novela das 6 da Globo, fará os telespectadores refletirem sobre um problema social que acontecia em 1903, 15 anos após a abolição da escravatura, mas que permanece em todos os cantos […]. 

Urubu Branco: O racismo explicito
Geledés
03/09/2012
Meu sentimento é de completa indignação com o quadro “humorístico” do Zorra Total, programa veiculado pela Rede Globo, em horário nobre, no último sábado, dia 01/09. A citada emissora ultrapassou todos os limites do aceitável. Desta vez, além da personagem Adelaide, representação da mulher negra de forma grotesca e estereotipada, que já vinha sendo apresentada no programa por um “humorista” que pinta o rosto de preto, a tal personagem traz sua filha uma mulher branca com o rosto pintado de preto, […]. 

Escravos do nazismo no Brasil
Igualdade e Identidade  
03/09/2012
Aos 10 anos de idade, no distante 1933, os dias do menino Aloysio Silva eram divididos entre a escola e as brincadeiras no Educandário Romão de Mattos Duarte, um orfanato do Rio de Janeiro. Até que dois homens apareceram por lá, jogando balas para o alto. Enquanto as crianças corriam para pegá-las, um dizia para o outro: “Bota esse menino para cá, bota aquele para lá.” Silva ficou no grupo dos mais ágeis, o que selou sua transferência para a Fazenda Santa Albertina, no interior de São Paulo, hoje município […].