A cultura afro-brasileira nas mídias

Veja, abaixo, resumos de algumas das principais notícias veiculadas na imprensa nacional e internacional sobre a cultura afro-brasileira. Para acessar o conteúdo completo, basta clicar nos links dos títulos.

 

 

Dilma sanciona projeto que cria o Vale-Cultura
Ministério da Cultura    
28/12/2012
A presidenta Dilma Rousseff, ao lado da ministra da Cultura Marta Suplicy, sancionou hoje (27) no Palácio do Planalto, a lei que cria o Vale-Cultura. A partir da sanção, abre-se prazo de 180 dias para regulamentação da nova lei. No segundo semestre de 2013, o Vale-Cultura já deverá estar em uso para aquisição de produtos culturais. Durante a cerimônia, a ministra Marta Suplicy destacou que o Vale-Cultura é um alimento para a alma e lembrou ainda que “o trabalhador terá liberdade de escolha e poderá usar o benefício como quiser” […]. 

‘Ser ator negro é difícil’ diz Taiguara sobre a TV brasileira
Geledés   
28/12/2012
Taiguara Nazareth, 35, ator que atuou na minissérie “Presença de Anita”, conversou com a coluna “Retratos da Vida”, do jornal “Extra”, e falou sobre sua carreira e sobre as dificuldades enfrentadas por atores negros no mercado da televisão.Ele havia acabado de chegar de uma temporada nos EUA, quando descobriu que passou no teste para o primeiro e mais importante papel da sua carreira. Atuando em “Presença de Anita”, Taiguara protagonizou, completamente nu e ao lado de Vera Holtz, umas das cenas mais quentes da televisão brasileira. Na época, com 24 anos, o sucesso fez com que […]. 

Você e sua Mama !
Geledés   
28/12/2012
Segundo tipo mais frequente no mundo, o câncer de mama é o mais comum entre as mulheres, respondendo por 22% dos casos novos a cada ano. Se diagnosticado e tratado oportunamente, o prognóstico é relativamente bom. No Brasil, as taxas de mortalidade por câncer de mama continuam elevadas, muito provavelmente porque a doença ainda é diagnosticada em estádios avançados. Na população mundial, a sobrevida média após cinco anos é de 61%.[…]. 

Funcionária xingada de “macaca” recebe R$ 100 mil de indenização
Geledés   
28/12/2012
Xingada de “macaca” na frente de outros empregados e humilhada por conta da cor da pele e da condição de mulher, Sylvia Barcellos ainda tenta superar o trauma da discriminação racial e do assédio moral que diz ter sido vítima durante 14 anos, quando era funcionária de um supermercado na Asa Norte. Devido ao excesso de trabalho e ao tratamento grosseiro, Sylvia adquiriu a chamada síndrome de esgotamento profissional e ficou incapacitada durante três anos. A doença foi comprovada por laudo psiquiátrico. […]. 

Balanço da luta do movimento negro em 2012 e perspectiva para 2013 por Edson França
Geledés   
28/12/2012
O ano de 2012 foi um ano positivo para o movimento negro brasileiro, apesar de persistir ações e reações contrárias a pauta antirracista, encerrou ciclos e abriu novos desafios que exigirá toda atenção para que não fiquemos no meio do caminho. Nesse artigo pretendo apontar em linhas gerais os principais destaques da luta do movimento negro em 2012 e apresentar alguns desafios e perspectivas para o próximo ano. Começo discorrer sobre os principais destaques político para luta racial em 2012 pela parte mais […].

Jornal A TARDE lidera debate sobre racismo no país, diz Andi
Geledés   
27/12/2012
O jornal A TARDE vem liderando nacionalmente em termos quantitativos o debate sobre o racismo – seguido de O Estado de S. Paulo -, aponta pesquisa realizada pela Agência Andi – Comunicação e Direitos, especializada em direitos de crianças e adolescentes em risco social. Entre janeiro de 2007 e dezembro de 2010, foram analisados 45 diários impressos, sendo cinco de abrangência nacional: O Estado de S. Paulo, Folha de S. Paulo, Correio Braziliense, O Globo e Valor Econômico, além […]. 

Saiba quem são as mulheres que comandam o Brasil ao lado de Dilma Rousseff
Geledés   
27/12/2012
A ministra-chefe da Casa Civil da Presidência da República, Gleisi Hoffmann, é o braço direito de Dilma Rousseff na Esplanada. Gleisi é paranaense e assumiu o cargo depois de eleita senadora pelo Paraná, em 2010. Praticamente todos os projetos do governo Dilma passam por Gleisi. Nos últimos meses do ano, a ministra da Casa Civil ficou responsável pelas ações emergenciais contra a seca no Nordeste. A ministra da Cultura, Marta Suplicy, foi a última a integrar o time de ministras da presidente Dilma. […]. 

SEPIR e CODEPLAN fazem reunião sobre Disque Racismo
Geledés   
27/12/2012
A reunião entre a Secretaria de Promoção de Igualdade Racial – SEPIR/DF e a Companhia de Planejamento do Distrito Federal – CODEPLAN, aconteceu na última terça-feira, dia 18 de dezembro. O objetivo do encontro foi dar início a implantação do Disque Racismo no Distrito Federal, pela campanha DF sem racismo. Pelo número 156, a CODEPLAN e a SEPIR-DF, vão criar um canal permanente de interação com a comunidade do Distrito Federal, onde todos vão poder fazer suas denúncias  […]. 

‘Jogo do Poder’ terá entrevista da Ministra Luiza Bairros nesta quinta (27/12)
Seppir   
27/12/2012
As ações do Plano Brasil Sem Miséria em articulação com o Programa Brasil Quilombola, o início do sistema de cotas para a educação superior e um balanço dos dois anos do Estatuto da Igualdade Racial são alguns dos temas da entrevista que a ministra Luiza Bairros concede nesta quinta-feira, às 22h30, ao jornalista José Marcelo Santos no programa Jogo do Poder – Edição Nacional, exibido pela emissora Rede CNT. O programa tem 4 blocos de 9 minutos, aproximadamente, e pode ser visto […]. 

Edital Curta-Afirmativo inscreve até 7 de janeiro
Seppir   
27/12/2012
Serão selecionadas seis obras audiovisuais de curta-metragem, com duração de dez a quinze minutos, dirigidas ou produzidas por jovens negros. As inscrições devem ser feitas no sistema online SalicWeb. O edital de apoio para curta-metragem ‘Curta-afirmativo: Protagonismo da Juventude Negra na Produção Audiovisual’ está com inscrições abertas até 7 de janeiro de 2013. Resultado de uma parceria da Secretaria do Audiovisual (SAv/MinC) e da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial  […].

Nota de Pesar
Ministério da Cultura   
26/12/2012
Ministra Marta Suplicy lamenta o falecimento de dona Canô. Cercada de amor e religiosidade, dona Canô simbolizou a família e a fé inquebrantável. Da sua Santo Amaro da Purificação, representou a simplicidade e grandeza de espírito do povo baiano. Bethânia e Caetano são hoje a síntese da força desta grande mulher. Para toda família Velloso e brasileiros, uma perda sentida. […]. 

Povos de Terreiro ganham espaço para vendas de produtos em Salvador
Correio Nagô    
26/12/2012
Na próxima quinta-feira (27), será inaugurado, em Lauro de Freitas, Região Metropolitana de Salvador, o Espaço Mauanda – Arte, Moda e Cultura Afro, com o objetivo de “promover a geração de renda e a valorização da cultura das religiões de matriz africana”.“Vai proporcionar a comercialização da produção de vestuário, artesanato, souvenirs e artefatos para decoração elaborados por religiosos dos terreiros de candomblé da capital baiana e Região Metropolitana de Salvador (RMS)” […]. 

Cantora vencedora do The Voice Brasil participará de Festival em Salvador
Correio Nagô
26/12/2012
A cantora Ellen Oléria, vencedora do reality show “The Voice Brasil”, da Rede Globo, foi confirmada pela organização do Festival de Verão Salvador 2013 como uma das atrações do evento, que ocorrerá de 16 a 19 de janeiro, em Salvador. Ellen, que fazia parte do time de Carlinhos Brown, integra a grade do palco Estúdio do Som Faculdade Maurício de Nassau, subindo ao palco no dia 18 de janeiro, sexta, mesmo dia de Alex Góes & Eva Cavalcante e Tulipa Ruiz. […].

Convênio visa fortalecer organizações quilombolas na Bahia
Correio Nagô    
26/12/2012
Um grupo de representantes do Conselho Estadual de Comunidades Quilombolas da Bahia esteve, na sede da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), órgão vinculado à Secretaria de Desenvolvimento e Integração Regional, no Centro Administrativo, em Salvador, para assinar um convênio voltado ao fortalecimento das organizações quilombolas do estado. O documento assinado pelo governo estadual e Conselho Estadual de Comunidades Quilombolas da Bahia, vai apoiar conselhos […]. 

Instituto Mídia Étnica firma parceria com o Unfpa
Correio Nagô   
26/12/2012
O Instituto Mídia Étnica (IME), organização responsável pelo Portal Correio Nagô, firmou uma parceria com o Fundo de População das Nações Unidas. O objetivo é promover e ampliar o debate acerca dos temas da Agenda de População e Desenvolvimento, através de boletins informativos que serão divulgados no Portal Correio Nagô. O Portal conta atualmente com aproximadamente sete mil colaboradores e passou a ser considerado um veículo de comunicação referência para o público […]. 

Dilma e Joaquim Barbosa aparecem na lista dos 100 iberomericanos de 2012
Geledés
26/12/2012
Três brasileiros aparecem na lista dos 100 iberoamericanos de 2012 do jornal espanhol El País. A presidente da República, Dilma Rousseff, o atual presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa, e a policial carioca Patricia de Oliveira Azevedo.O diário espanhol chama Dilma de “poderosa presidenta” e afirma que ela tem aumentado o prestígio internacional desde que chegou o poder. O El País ressalta que a mandatária brasileira, ao lado de Angela Merkel e Hillary Clinton, está em todas as listas […]. 

Mandela parece ‘muito melhor’, diz presidente da África do Sul
Geledés
26/12/2012
O ex-presidente sul-africano Nelson Mandela, de 94 anos, parece “muito melhor” após mais de duas semanas no hospital, disse nesta terça-feira (25) o presidente Jacob Zuma. Zuma visitou o herói anti-Apartheid no dia de Natal e disse, em comunicado, que os médicos estão contentes com o progresso dele. “Nós o encontramos animado”, disse Zuma. “Ele estava feliz em ter visitas nesse dia especial e parece muito melhor.” O ganhador do Prêmio Nobel da Paz foi foi tratado de uma infecção pulmonar e pedras […]. 

Brasil é um país dividido entre brancos escolarizados e negros mais pobres
Geledés
26/12/2012
Dois países ocupam uma mesma e imensa porção da América do Sul. Um deles, o Brasil branco, é mais escolarizado, sofre menos com o desemprego, e sua população tem renda. O outro é o Brasil negro, em que apenas 4% dos habitantes concluíram o ensino superior, e a pobreza extrema afeta muito mais pessoas. Apesar de essas duas nações terem, aparentemente, as mesmas condições de cuidar de suas populações, o Brasil negro ainda sofre com as consequências de um fenômeno cruel que deixou […]. 

ONU investe no combate ao racismo no mundo virtual
Áfricas   
26/12/2012
As Nações Unidas querem combater o racismo no mundo virtual. De acordo com um relatório da União Internacional das Telecomunicações, UIT, dos 7 bilhões de habitantes do planeta, 2,4 bilhões usam a internet. Relatório do Escritório para os Direitos Humanos mostra que apesar de a internet ser uma ferramenta positiva, ela também pode ser usada por grupos radicais para espalhar mensagens de ódio e discriminação racial.Segundo estudo preparado pelo relator especial do Escritório  […].

Jornada discutiu literatura afro-brasileira
Geledés    
20/12/2012
A Diretoria de Estudos e Políticas Sociais (Disoc) do Ipea, em parceria com o Grupo de Estudos em Literatura Brasileira Contemporânea (UnB/CNPq), realizou nesta segunda-feira, 10, a 1ª Jornada de Literatura Afro-Brasileira Contemporânea, que discutiu temáticas da população negra em diversas instâncias da literatura brasileira e estrangeira. A abertura do evento foi realizada por Tatiana Dias Silva, técnica de Planejamento e Pesquisa do Ipea, Regina Dalcastagné, coordenadora do Grupo […]. 

IBGE: 3 em cada 4 pessoas com nível superior são de cor branca
Geledés   
20/12/2012
A presença de pretos e pardos com nível superior aumentou em dez anos, mas ainda é muito pequena, indicam dados inéditos do Censo 2010, divulgados nesta quarta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Foi verificado que 73% das pessoas de dez anos ou mais de idade com ensino superior completo declararam-se brancas. Ao mesmo tempo, menos de 25% dos diplomados disseram ser pretos e pardos. O IBGE identificou, em 2010, 13,4 milhões de pessoas com nível superior.[…]. 

Mulheres são mais instruídas e ampliam o nível de ocupação, revela pesquisa
Geledés   
20/12/2012
Pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatistica (IBGE) revela, a partir do Censo 2010, que o nível de instrução das mulheres continuou em maior crescimento que o dos homens e elas ganharam mais espaço no mercado de trabalho.Entre o percentual considerado e o período entre 2000 a 2010, foi constatado que o nível de ocupação das mulheres de 10 anos ou mais passou de 35,4% para 43,9%, enquanto o dos homens foi de 61,1% para 63,3%. Na faixa etária de 25 anos ou mais, […]. 

Revista ‘Time’ anuncia Obama como personalidade do ano
Geledés   
20/12/2012
A revista Time anunciou nesta quarta-feira (19) o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, como a personalidade do ano de 2012, uma honra que o democrata, reeleito para a presidência, recebe pela segunda vez.A prestigiosa revista americana, que elege a personalidade do ano desde 1927, afirma que o país está em meio a imensas mudanças culturais e demográficas e que Obama é o símbolo e, de certo modo, a força condutora por trás da transformação.”Por encontrar e forjar uma nova maioria, por […]. 

Morre Tereza Santos (1930 – 2012) Guerreira da Cultura Negra
Geledés   
20/12/2012
Tereza Santos é uma mulher negra, nascida no Rio de Janeiro em 7 de julho de 1930, antiga militante do Partido Comunista, teatróloga, atriz, professora, filosofa carnavalesca e militante pelas causas dos povos africanos da diáspora e do continente e, principalmente, dos afro-brasileiros com autora da peça “E agora falamos nós” em conjunto o sociólogo Eduardo de Oliveira e Oliveira, autoras de diversos artigos sobre cultura e a mulher, Assessora de Cultura Afro-Brasileira da Secretaria de Estado […]. 

Biblioteca da ENAP divulga mais de 30 publicações sobre igualdade racial para download
Seppir   
20/12/2012
A Biblioteca Graciliano Ramos, da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), divulgou ontem (18/12) o Boletim Eletrônico de Bibliografias Especializadas com o tema Igualdade Racial. O informe traz 45 publicações, muitas delas disponíveis para download gratuito. Entre elas está o livro organizado pelo atual Secretário Executivo da SEPPIR, Mário Theodoro: “As políticas públicas e a desigualdade racial no Brasil: 120 anos após a abolição”, então diretor de cooperação e desenvolvimento do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA). […]. 

Edital Curta-Afirmativo inscreve até 7 de janeiro
Seppir   
20/12/2012
Serão selecionadas seis obras audiovisuais de curta-metragem, com duração de dez a quinze minutos, dirigidas ou produzidas por jovens negros. As inscrições devem ser feitas no sistema online SalicWeb. O edital de apoio para curta-metragem ‘Curta-afirmativo: Protagonismo da Juventude Negra na Produção Audiovisual’ está com inscrições abertas até 7 de janeiro de 2013. Resultado de uma parceria da Secretaria do Audiovisual (SAv/MinC) e da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial […]. 

Imprensa e Racismo
Seppir   
20/12/2012
Os jornais brasileiros debatem sobre racismo, mas negligenciam a relação entre esta violência e o quadro de homicídios que vitima, principalmente, a população negra no País. A avaliação consta da pesquisa Imprensa e racismo: uma análise das tendências da cobertura jornalística, lançada hoje pela ANDI, com apoio da Fundação Ford e da Fundação W. K. Kellogg. A análise incidiu sobre 54 diários impressos, entre 2007 e 2010, e evidencia também perspectivas positivas, sublinhando que “o noticiário […].

Plano de Prevenção à Violência Contra a Juventude Negra
Geledés    
17/12/2012
Sob a coordenação geral da Secretaria Nacional de Juventude \ Presidência da República, o Plano Juventude Viva foi elaborado com a participação da sociedade e definido como prioridade presidencial no Fórum Direito e Cidadania, em evento coordenado pela Secretaria Geral-Presidência da República.Nesta ocasião definiu-se escopo de atuação para 132 municípios que concentram 70% dos casos de homicídio no país segundo o ministério da Saúde-Datasus para compor em caráter de prioridade […]. 

Mais Feminismo Negro
Geledés   
17/12/2012
A identidade que construímos ou que, erroneamente, nos é construída, perpassa pelos valores da sociedade em que vivemos e pela forma como ela foi edificada. O movimento feminista clássico, apesar de ter muitos méritos, não foge às relações racistas que tanto impregnaram e continuam a impregnar o nosso país. O local reservado às mulheres negras dentro do feminismo, por muito tempo, foi secundário. As nossas especificidades e as nossas pautas quase nunca eram levadas para o centro do debate. […]. 

Lideranças quilombolas agradecem governo do Estado pela entrega das patrulhas mecanizadas
Geledés   
17/12/2012
As lideranças das comunidades remanescentes de quilombos de Furnas de Boa Sorte (Corguinho), Furnas do Dionísio (Jaraguari), Colônia São Miguel (Maracaju) e Santa Terezinha (Figueirão) estão agradecidas por receberem hoje (14), do governador André Puccinelli, as patrulhas mecanizadas. A solenidade de entrega das máquinas foi realizada no Centro de Pesquisa e Capacitação da Agência Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural (Cepaer). O governo estadual fez a entrega de 107 patrulhas […]. 

Negro é principal vítima de homicídios entre adolescentes
Correio Nagô  
17/12/2012 
As principais vítimas de homicídios no país são adolescentes negros do sexo masculino. O índice de negros vítimas de homicídio é três vezes maior que o de brancos, de acordo com reportagem publicada pela Folha de São Paulo. Os dados foram divulgados na pesquisa que avalia o Índice de Homicídios na Adolescência (IHA), realizada pela Secretaria Especial dos Direitos Humanos, o Laboratório de Análise da Violência (UERJ), o Unicef e o Observatório de Favelas. O levantamento trabalhou […]. 

Prêmio Culturas Populares 2012
Ministério da Cultura  
17/12/2012 
Os interessados em participar da edição 2012 do Prêmio Culturas Populares terão um bom prazo para preparar a documentação que será necessária em todo o processo de inscrição das propostas e outras questões relacionadas ao concurso.As inscrições para o edital instituído pelo Ministério da Cultura, por meio da Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural (SCDC/MinC),  estarão abertas a partir de 2013, no período de 5 de janeiro a 5 de abril.   […]. 

ONU aprova Década do Afrodescendente a partir de 2013
Correio Nagô    
14/12/2012
O ano de 2013 poderá ser marcante para o aprofundamento dos debates acerca dos direitos da população afrodescendente. É que a Organização das Nações Unidas (ONU) aprovou uma resolução contra o racismo e a discriminação racial e propondo o período de 2013 a 2022 como a Década do Afrodescendente. No entanto, o documento ainda necessita ser confirmado pela Assembleia Geral das Nações Unidas a fim de que a década possa ser oficialmente proclamada. […]. 

Salvador sedia IV Marcha Nordestina pela Cultura da Paz e Não-Violência
Correio Nagô 
14/12/2012
Cerca de cinco mil pessoas são esperadas para a IV marcha Nordestina pela Cultura da Paz e Não-Violência que será realizada nesta sexta-feira (14), em Salvador.  A concentração será na Praça do Campo Grande às 15h. De lá, os participantes caminharão até a Praça Castro Alves, onde a manifestação será finalizada. Em entrevista ao Portal Correio Nagô, o idealizador da macha e coordenador do Instituto Mão Amiga de Ação Social e Cidadania, Admir Santos, contou que a ação é resultado de […]. 

Angela Davis: “Enfrentamos hoje um racismo mais perigoso”
Geledés    
14/12/2012
Os gestos sutis e comedidos de Angela Davis, 68, enquanto conversa, quase não lembram a imagem que correu o mundo da jovem revolucionária que integrou os Panteras Negras, nos Estados Unidos. Sua prisão, após envolvimento numa ação para libertar jovens negros acusados de matar um juiz, mobilizou o mundo nos anos 1970. Tema de músicas de John Lennon e Yoko Ono (Angela), além dos Rolling Stones (Sweet Black Angela), a hoje professora da Universidade da Califórnia continua […]. 

Morre o jornalista Hamilton Vieira, defensor dos temas negros na imprensa baiana
Geledés  
14/12/2012 
Faleceu na manhã desta quinta-feira, 13 de dezembro, o jornalista Hamilton de Jesus Vieira, 57 anos, um dos primeiros repórteres a pautar a questão racial na imprensa baiana contemporânea. Com competência e coragem, Hamilton Vieira deu visibilidade ao povo negro no jornalismo, por meio de seu trabalho. Foi o pioneiro a escrever matérias sobre a força da cultura afro-brasileira na Bahia, como os ensaios dos blocos afro, a Terça da Benção, os mestres de capoeira, os sambas juninos, as lideranças […]. 

Governo vai usar parceria com estados para acelerar titulação de terras quilombolas
Combate ao Racismo Ambiental  
14/12/2012 
Com 125 títulos definitivos de propriedade emitidos para comunidades quilombolas, sendo dois deles em 2012, a ministra-chefe da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), Luiza Bairros, disse hoje (13) que a meta é acelerar o processo de titulação em 2013 por meio de parceria com os estados. A titulação é a etapa final do processo e ocorre após a ocupação tradicional da área ser confirmada e os quilombolas estabelecidos definitivamente no local. Atualmente, há 1,8 mil […]. 

Brasil e Moçambique juntos
Combate ao Racismo Ambiental  
14/12/2012 
Os velhos baobás africanos suscitam a impressão de serem testemunhas de tempos imemoriais. Segundo a crença, eles proporcionam bênção. Não à toa os baobás são uma das poucas espécies preservadas em Moçambique e é sob sua sombra que decisões são tomadas, negócios são fechados e pedidos são feitos. A crendice tem ajudado os moçambicanos a superar enormes adversidades. É que o país esbanja riqueza natural, mas convive com indicadores socioeconômicos nada auspiciosos. […]. 

Dilma fala sobre racismo e violência contra a mulher em entrevista para Regina Casé
Geledés    
13/12/2012
A presidenta Dilma Rousseff fez uma participação hoje no Esquenta, programa apresentado por Regina Casé, na Globo, e que hoje iniciou sua segunda temporada. Juntas, Dilma e Regina visitaram o Sarah em Brasília, uma das unidades integrante de uma rede de centros de habilitação. Juntas elas visitaram as instalações do centro e conversaram sobre a chamada Classe C, situação atual do Brasil no cenário mundial e sobre outros assuntos como racismo e a situação da mulher no país. Ao ser questionada […]. 

A Lei das Cotas e os Povos Indígenas: mais um desafio para a diversidade
Geledés  
13/12/2012 
São inegáveis as conquistas e os avanços de inclusão social no campo das políticas públicas brasileiras nos últimos 20 anos, destacadamente no campo do acesso à educação superior por parte de segmentos sociais historicamente excluídos, como são os povos indígenas. A aprovação da Lei das Cotas é uma dessas importantes conquistas. Após 13 anos de tramitação no Congresso Nacional, o projeto de Lei 180/2008 que cria uma política de ação afirmativa nas instituições federais de ensino foi aprovado […]. 

Estado de Mandela tem ‘progressos’, diz governo da África do Sul
Geledés  
13/12/2012 
O estado de saúde de Nelson Mandela registrou “progressos”, e os médicos estão satisfeitos com a resposta ao tratamento de uma infecção pulmonar, anunciou nesta quarta-feira (12) o governo da África do Sul. “Os médicos que atendem ao ex-presidente Mandela afirmaram que ele registrou progresos durante as últimas 24 horas e que estão satisfeitos com a forma como está respondendo ao tratamento”, disse comunicado. Mandela, de 94 anos, foi internado no sábado no Hospital Militar […]. 

Concurso de planos de aula – Geledés comemorará os 10 anos da lei 10.639/2003
Geledés  
13/12/2012 
Em comemoração aos 10 anos da Lei 10.639/2003, que tornou obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana nas escolas públicas e privadas do Brasil, Geledés Instituto da Mulher Negra lançará em 2013 o Concurso Plano de Aula, que visa contribuir com o fortalecimento da lei 10.639/2003 e do Plano Nacional de Implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação das Relações Etnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana. […]. 

Mulheres negras na primeira pessoa!
Correio Nagô    
12/12/2012
“Mulheres Negras na primeira pessoa” é uma publicação da Articulação de Mulheres Negras Brasileiras (AMNB), com histórias reais de representantes de nove estados brasileiros (Rio Grande do Sul, Paraíba, São Paulo, Pará, Rio de Janeiro, Amapá, Ceará, Paraná e Goiás). As narrativas são de mulheres negras quilombolas, nordestinas, sulistas, entre outras, urbanas ou não, cujas trajetórias sensibilizaram as organizações membros da AMNB, que as indicou para simbolizarem a luta das mulheres negras […]. 

Marcha denuncia mortes e racismo na periferia de São Paulo
Geledés  
12/12/2012 
Em resposta à política de segurança pública do governo estadual de São Paulo e por ocasião do Prêmio Santo Dias de Direitos Humanos, cerca de mil pessoas caminharam até a Assembleia Legislativa de São Paulo nesta segunda-feira, 10, o Dia Internacional dos Direitos Humanos. A caminhada, realizada pelo Comitê Contra o Genocídio da Juventude Negra, Pobre e Periférica, denunciou o caráter racista e higienista da violência praticada nas periferias da região metropolitana de São Paulo. […]. 

Contra racismo, federação inglesa quer dar lições culturais a jogadores estrangeiros Geledés  
12/12/2012 
As autoridades do futebol da Inglaterra estão estudando a introdução de lições culturais para jogadores estrangeiros como forma de combater casos de racismo no esporte. Segundo um documento divulgado pela Associação de Futebol inglesa (FA), os jogadores receberiam lições sobre o ”ambiente cultural britânico” como parte de seus compromissos futebolísticos.A medida seria uma resposta direta às acusações de racismo feitas ao atacante uruguaio Luís Suárez, em 2011.Suárez, da seleção […]. 

Brasil reforça luta contra crimes na internet
Geledés  
12/12/2012 
Crianças e adolescentes são o público que Monique Evelle Nascimento Costa, 18 anos, reúne desde agosto nas oficinas sobre os perigos da internet que, até agora, chegou a uma escola municipal, igrejas e outros estabelecimentos de Salvador. Ela começou o trabalho, que pretende ampliar, impulsionada pelo fato de ter sido vítima do que hoje pode ser classificado como crime. Em 2007, quando o Orkut era a rede social on-line predominante no Brasil, o perfil de Monique foi “roubado”. Durante três dias, alguém […]. 

Agronegócio brasileiro invade a África
Combate ao Racismo Ambiental
12/12/2012
O governo brasileiro junto ao setor privado está colaborando com o Japão para promover um projeto de agronegócio em grande escala no norte de Moçambique. Denominado ProSavana, o projeto poderá disponibilizar 14 milhões de hectares de terra para empresas brasileiras do agronegócio para a produção de soja, milho e outras culturas de rendimento que serão exportadas pelas empresas transnacionais japonesas. Essa área de Moçambique, conhecida como Corredor de Nacala, é uma região onde […]. 

“Senzalas & campos de concentração”
Combate ao Racismo Ambiental
12/12/2012
No coração do centro histórico de Paraty, cidade colonial construída com o sangue e o suor de muitos escravos, em pleno mês da consciência negra, acabou de ser inaugurado um novo restaurante: Senzala Churrascaria Rodízio. Não deveria me chocar mas ainda me choco. Afinal, o que não falta, em todo Brasil, são estabelecimentos chamados Senzala. Na Alemanha, pelo menos, não existe nenhum Restaurante Auschwitz. Eles teriam vergonha. […].

BA – Convênio vai oferecer serviços de assistência para 2 mil moradores de rua
Combate ao Racismo Ambiental    
11/12/2012
Hoje (11/12), o Governo do Estado vai assinar convênio com 5 entidades prestadoras de serviço para moradores em situação de rua. A parceria, que será feita por meio do programa Bahia Acolhe, da Secretaria de Desenvolvimento Social  e Combate à Pobreza (Sedes), beneficiará 2 mil pessoas nos municípios de Salvador, Região Metropolitana, Feira de Santana e Vitória da Conquista. Com convênio de R$ 2,847 milhões, será constituída uma rede mínima de serviços […]. 

Observatório lança 35º Boletim Observa Gênero
Igualdade e Identidade  
11/12/2012 
Está disponível no site do Observatório o 35º Boletim Observa Gênero (ano 4) que traz um balanço quadrimestral dos principais acontecimentos e iniciativas para a promoção da igualdade de gênero e garantia dos direitos das mulheres nas esferas nacional e internacional.Mais informações: www.observatoriodegenero.gov.br/menu/publicacoes  […]. 

Alckmin discute projeto de cotas com ativistas
Igualdade e Identidade  
11/12/2012
O governador Geraldo Alckmin recebeu, na última terça-feira, ativistas pró-cotas em audiência no Palácio do Bandeirantes e discutiu a proposta de inclusão de alunos de escolas públicas e de pretos, pardos e índios na USP, Unesp e Unicamp – projeto revelado pelo Estado na semana passada. A ONG Educafro propôs que as instituições usem um método inspirado no da Universidade Federal do Paraná para a seleção pelo critério racial. Primeiro, as vagas reservadas seriam ocupadas por candidatos […]. 

Inscrições para o Prêmio “Mulheres Negras contam sua História” podem ser feitas até 25 de janeiro
Correio Nagô
11/12/2012
Até o dia 25 de janeiro de 2013, está aberta a inscrição para o Prêmio “Mulheres Negras contam sua História”, promovido pela Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República, com apoio da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir). “Nossa pretensão é que as mulheres negras escrevam e possam trazer subsídios para a elaboração de políticas públicas”, afirmou a ministra Eleonora Menicucci, da SPM. […]. 

Artistas participam de campanha internacional contra trabalho escravo
Correio Nagô
11/12/2012
Artistas premiados como a cantora e atriz Cher, o cineasta Oliver Stone e o compositor brasileiro Milton Nascimento são alguns dos famosos que aderiram à campanha “End Slavery Now!” (ou “Acabe com a Escravidão Agora!”, em português), promovida pela Organização Internacional do Trabalho (OIT). A mobilização conta com a participação de celebridades de todo o planeta, que posaram exibindo cartazes cobrando o fim da exploração. No site em inglês da campanha, é possível baixar um cartaz igual ao exibido […]. 

Vale-Cultura é aprovado no Senado
Ministério da Cultura
11/12/2012
Na última quarta-feira (5), o projeto de lei da Câmara dos Deputados que cria o Vale-Cultura foi aprovado em votação simbólica no senado. Esta votação aconteceu, menos de 15 dias depois de o projeto ter sido aprovado também na câmara. A ministra, Marta Suplicy, que tem se empenhado na aprovação do Vale-Cultura como uma das prioridades do ministério, comemorou a rapidez da tramitação no Senado. Para ela, “o Vale-Cultura é o grande divisor de águas da política cultural brasileira”. O Vale é um […]. 

Fundação Nacional de Artes e Secretaria da Igualdade Racial lançam o Prêmio Funarte de Arte Negra
Funarte  
10/12/2012
A Fundação Nacional de Artes, em parceria com a Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República – SEPPIR, lançou o Prêmio Funarte de Arte Negra. A portaria que instituiu o Prêmio foi publicada no Diário Oficial da União de 20 de novembro e retificada no dia 26 de novembro de 2012.Serão premiados 33 projetos nas áreas de artes visuais, circo, dança, música, teatro e preservação da memória. As inscrições encontram-se abertas até 4 de janeiro de 2013. […]. 

Fundo Brasil vai distribuir R$ 800 mil para defesa de direitos humanos no País
Correio Nagô  
10/12/2012
O Fundo Brasil de Direitos Humanos recebe inscrições para o Edital Anual 2013 de seleção dos projetos a serem apoiados no próximo ano. Neste 7º edital anual, a fundação vai doar até R$ 800 mil, distribuídos entre projetos que custem entre R$ 20 mil e R$ 40 mil, com até um ano de duração. O edital, segundo informações do Fundo Brasil, tem como objetivo “apoiar projetos que combatam os mais diversos tipos de discriminação e a violência institucional, que é aquela que ocorre quando há violação a direitos humanos […]. 

Livro sobre Whitney Houston lembra magia musical da cantora
Geledés  
10/12/2012
O produtor Narada Michael Walden, vencedor do Emmy e do Grammy, que esteve por trás de muitos dos primeiros sucessos de Whitney, como “How Will I Know” e “I Wanna Dance With Somebody”, apareceu no Museu do Grammy em Los Angeles na quarta-feira para falar sobre o livro e apresentar algumas das músicas que tiveram sua colaboração. A morte dela foi tão chocante e repentina que eu quis criar algo para manter vivos os lindos aspectos de sua vida. A imprensa estava batendo no vício […]. 

O feminismo negro de Paulina Chiziane
Geledés  
10/12/2012
Se a literatura escrita por mulheres já é um mundo diferente, abordado por ângulos que romancistas e contistas homens dificilmente vêem, imaginemos, então, o que pode ser o mundo visto por uma mulher africana, moçambicana, ainda mais se é governado por costumes e tradições que nos soam estranhos. Esse estranho e mágico mundo é o que oferece em seus livros Paulina Chiziane (1955), a primeira romancista negra de Moçambique.Se a literatura escrita por mulheres já é um mundo diferente, abordado […]. 

Hoje na História, 10 de Dezembro, dia dos Direitos Humanos
Geledés  
10/12/2012
“Milhões de pessoas têm ido às ruas ao longo dos últimos anos, em países em todo o mundo, encorajados pelo que está acontecendo em outros lugares, alguns exigindo direitos civis e políticos, outros exigindo direitos econômicos, sociais e culturais.Esta onda popular não é simplesmente uma questão de pessoas exigindo liberdade de expressão ou liberdade de dizer o que pensam, ou deixar claro o que querem. Pedem muito mais do que isso. Pedem o fim de uma situação em que os governos […]. 

Aberta seleção, até 17/12, de profissionais para elaboração de estudo sobre o Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça e a temática do uso do tempo
Mulher Negra  
06/12/2012
A Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR) seleciona, até 17/12, profissionais para elaboração de relatório sobre a 4ª Edição do Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça e a disseminação da temática do Uso do Tempo.  As contratações são destinadas a pessoas físicas e terão vigência de seis meses, janeiro a junho de 2013. O processo seletivo faz parte da parceria entre a SPM e a ONU Mulheres – Entidade das Nações Unidas para a Igualdade de Gênero […]. 

ONG sul-africana ensina lições de resistência ao apartheid para ativistas palestinos
Correio Nagô   
06/12/2012
O sentimento de solidariedade internacional e a necessidade de retribuição ao apoio recebido durante a luta contra o regime racista de apartheid na África do Sul (1945-1994) são as principais motivações dos ativistas da BDS (Boicote, Desinvestimento e Sanções). A filial sul-africana do grupo é uma das mais organizadas e engajadas no movimento internacional que defende ações econômicas diretas contra o governo israelense em favor das causas palestinas. Presente em peso no FSM […]. 

Presença do negro na TV também pode ser preconceito, considera apresentadora
Geledés  
06/12/2012
“Entrei na TV por uma brecha: vamos colocar um negro apresentando o jornal. Isso já é um preconceito”, afirmou a apresentadora do SBT, Joyce Ribeiro, ao participar da mesa “Negro na Mídia”, no 2º Vozes pela Igualdade, organizado pela Comissão de Jornalistas pela Igualdade Racial (Cojira), do Sindicato dos Jornalistas do Estado de São Paulo, no mês de novembro. Joyce contou que nunca foi barrada na profissão de jornalista, mas considera que só conseguiu entrar na TV por conta desse novo “momento politicamente […]. 

EXCLUSIVO: Netinho de Paula, fala sobre projetos para nova Secretaria
Áfricas  
06/12/2012
Em entrevista exclusiva concedida ao Portal Áfricas, o vereador reeleito e futuro secretário da Promoção da Igualdade Racial da Prefeitura de São Paulo, Netinho de Paula, fala sobre seus principais projetos para  nova Secretaria. Áfricas: Como foi o convite para o  senhor assumir a  Secretaria de Promoção da Igualdade Racial? Netinho de Paula: Foi feito de maneira direta e objetiva , o Fernando me chamou para uma conversa onde afirmou que minha vida foi pautada nestas lutas sociais e raciais […]. 

A participação dos negros nos movimentos históricos
Áfricas  
06/12/2012
O 3 a 1 discute a participação dos negros em movimentos históricos no Brasil, como a Revolta da Chibata, a Conjuração Baiana de 1798, o Zumbi dos Palmares, entre outros. A importância desses movimentos para a história do país e para o movimento negro será analisada pelos convidados o coordenador do Centro Nacional de Informação e Referência da Cultura Negra da Fundação Cultural Palmares, Carlos Moura, o sociólogo e coordenador do Centro de Convivência da Universidade de Brasília, Ivair dos Santos […]. 

Conselhão debate ações de igualdade racial com ministra Luiza Bairros
Geledés  
06/12/2012
A ministra da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República (Seppir), Luiza Bairros, participou do Diálogos CDES-RS sobre políticas públicas de igualdade racial, no Palácio Piratini. Na atividade, os conselheiros entregaram ao governador Tarso Genro recomendações para promover a igualdade racial e o anteprojeto para criar o Conselho Estadual dos Povos de Terreiro. Os conselheiros Sandrali Bueno, Leonardo Silveira, Sirmar Antunes e Josiane Oliveira […].

“Escravidão” é o tema da Revista (In)visível nº 1, que pode ser baixada a partir daqui
Combate ao Racismo Ambiental   
05/12/2012
Já está no ar o novo número da revista (In)visível, quem tem por título e tema “Escravidão”. Ele chega pouco mais de um ano após a publicação do número zero, “Pornografia”, lançado em setembro de 2011. A proposta, que esperamos se cumpra a partir de agora, é que a revista saia a cada três meses, em versão digital que pode ser baixada. Embora composta por um conselho editorial integrado por doutorand@s das universidades de Coimbra e de Lisboa, a Revista é apresentada como um projeto Brasil […]. 

Mulheres negras e brancas e as desigualdades em saúde, racismo como determinante social*
Combate ao Racismo Ambiental  
05/12/2012
As desigualdades no Brasil fazem parte da formação histórica, das dinâmicas da sociedade e de suas estruturas. Há uma espécie de lógica estabelecida na sociedade que produz e mantém, ao longo da historia, hierarquias, possibilidades e lugares sociais.Tais desigualdades se manifestam frequentemente em estereótipos e nas intolerâncias polarizadas em torno da raça/cor, assim como nas relações de gênero e outras diversidades sociais, pois as relações raciais estão enraizadas na vida social […]. 

Encontro debate situação de territórios quilombolas no Pará
Combate ao Racismo Ambiental  
05/12/2012
O I Encontro para Gestão Ambiental e Conservação da Biodiversidade em Territórios Quilombolas acontece hoje e amanhã (05), em Belém. O objetivo do evento é promover o debate sobre a situação socioambiental dos territórios quilombolas do Pará. Durante o Encontro, a expectativa é que seja realizado um levantamento da situação socioambiental dos quilombos no estado, e ainda, que seja promovida a articulação de órgãos estaduais e federais com organizações não-governamentais (ONGs) que atuam […]. 

“Não somos uma sociedade pós-racista”
Combate ao Racismo Ambiental  
05/12/2012
Muito do que se imagina sobre as conquistas da luta antirracismo nos Estados Unidos não passa de um mito. A opinião é da norte-americana Kimberlé Crenshaw*, professora de direitos civis das universidades de Columbia e da Califórnia em Los Angeles (Ucla). Ao lado do também norte-americano Luke Charles Harris, professor de ciências políticas do Vassar College, e da brasileira Jurema Werneck, presidenta da ONG Criola, a militante participou do Seminário “Ações Afirmativas para a Promoção da Igualdade […].

Jovem baiano, criador do Mídia Periférica, ganha prêmio de empreendedorismo
Correio Nagô  
04/12/2012
Aos 22 anos, o jovem baiano Enderson Araújo de Jesus Santos, um dos criadores do blog Mídia Periférica, foi um dos 10 jovens empreendedores sociais selecionados para a edição 2012 do Prêmio Laureate Brasil. Na última sexta-feira (30), em São Paulo, Enderson recebeu o troféu do prêmio que tem por objetivo “reconhecer jovens empreendedores sociais que promovam mudanças significativas nas comunidades em que atuam”. […]. 

Criador da maior “Fan Page” negra do Facebook conta trajetória e como conseguiu seis milhões de fãs
Correio Nagô 
04/12/2012
A atriz Kimberly Elise, que já contracenou em filmes como “Mãos Talentosas – A História de Benjamin Carson” e “O grande desafio”, se aproximou e disparou: “Eu preciso ter uma camisa dessas”. O criador da maior Fan Page negra na rede social Facebook, Kumi Rauf, respondeu: “custa U$ 15”. Ela retrucou: “Ah! Mas eu quero de graça”. Rauf chegou a pensar “como é que essa mulher milionária quer de graça?”, mas logo em seguida disse que daria, com uma condição. […]. 

Ato-debate internacional pela liberdade do ex-pantera negra Mumia Abu-Jamal
Geledés 
04/12/2012
Mumia Abu-Jamal é um preso político. Ex-Pantera Negra, jornalista, sempre denunciou (e o faz até hoje) o terror policial nas comunidades negras dos EUA. Em dezembro de 1981, Mumia foi preso, acusado de assassinar um policial em Filadelfia. Apesar de provas que apontam outra pessoa como o provável assassino, ele foi condenado à morte. Em 2011, depois de anos de ações de um amplo movimento internacional em seu apoio, ele saiu do corredor da morte e agora segue preso, condenado à prisão perpétua. […]. 

Nunca desistir de lutar contra o racismo
Geledés 
04/12/2012
Na sua coluna na UEFA.direct, a publicação oficial da UEFA, o Presidente da UEFA, Michel Platini, fala da campanha para eliminar em definitivo o racismo do futebol.Como tem sucedido em todos os Outonos desde há 11 anos, durante o mês de Outubro tiveram lugar um pouco por toda a Europa vários eventos com o intuito de fazer crescer a consciencialização sobre os problemas do racismo, da intolerância e da discriminação. Estas semanas de acção são iniciativas da nossa parceira, a rede FARE  […].

Revista New African design 100 Africanos mais influentes
Geledés  
03/12/2012
A New African, uma revista africana, divulgou no seu número de dezembro a lista das 100 personalidades africanas mais influentes para 2012, em diversos domínios de atividade. Graça Machel é uma das pessoas consideradas, pela publicação, que “podem fazer mudar os mercados e influenciar as decisões”. A lista divulgada este ano pela New African foi dividida em oito categorias: Política, Negócios, Sociedade Civil, Imprensa, Religião e Tradição, Ciência e Tecnologia, Artes , Cultura e Desportos. […]. 

Distrito Federal: Para cada branco assassinado, sete negros são mortos
Geledés  
03/12/2012
Para cada pessoa branca vítima de homicídio no Distrito Federal, sete negros são assassinados. É o que revela o “Mapa da Violência”, estudo da Secretaria de Políticas e Promoção da Igualdade Social do Governo Federal. A taxa desigual nas mortes do DF é mais que o dobro da média nacional, que é de três mortes de negros para uma de brancos. A Paraíba tem o maior índice de assassinatos de negros em relação a brancos em todo o país: são 40 para um. Os estados do Sul são os únicos em que o fenômeno […]. 

Lei das Cotas vai melhorar escola pública
Geledés  
03/12/2012
A implementação da Lei de Cotas pode mudar “radicalmente” a composição social da escola pública brasileira, principalmente no ensino médio, e influenciar também na melhoria da qualidade do ensino na rede pública. Na avaliação do coordenador-geral da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, Daniel Cara, “as cotas colocam a escola pública no centro do debate”. “Acredito que em dois ou três anos já veremos um aumento no número de matrículas das elites ricas nas escolas públicas”, disse. […]. 

No Dia Nacional do Samba, sambistas e acadêmicos debatem rumos do ritmo
Geledés  
03/12/2012
Meio século depois da primeira edição, ocorre na capital fluminense o 2º Congresso Nacional do Samba. Os debates reuniram sambistas, estudantes e acadêmicos. Nos dias de hoje a discussão sobre o que é ou não samba, as várias maneiras de tocá-lo e o caráter comercial do carnaval ainda incendeiam debates. Vivendo há mais de 50 anos no mundo do samba, Manoel Dionísio, conhecido como Mestre Dionísio, é um dos que criticam a comercialização do ritmo, principalmente para os desfiles oficiais […]. 

Proporção de negros na faculdade cresce 350% em uma década 
Igualdade e Identidade   
03/12/2012
Nunca tantos pretos e pardos frequentaram o ensino superior no Brasil como em 2011, segundo a Síntese dos Indicadores Sociais (SIS) do IBGE: 35,8% dos jovens desses grupos éticos entre 18 e 24 anos que estudavam no Brasil, em 2011, estavam em faculdades. Mas o aumento de 350% em relação aos 10,2% de 2001 esconde que a desigualdade em relação aos brancos continua. Dez anos antes, a proporção de brancos de 18 a 24 no nível superior era de 39,6%; em 2011, dos jovens brancos dessa faixa […].