A cultura afro-brasileira nas mídias

Veja, abaixo, resumos de algumas das principais notícias veiculadas na imprensa nacional e internacional sobre a cultura afro-brasileira. Para acessar o conteúdo completo, basta clicar nos links dos títulos.

Bloco Afoxé Filhos de Gandhi festejam Iemanjá no Rio
G1.com
31/01/2013

O Afoxé Filhos de Gandhi do Rio vai prestar uma homenagem a Iemanjá, a Rainha do Mar, neste sábado (2). A festa começa às 8h, na Cinelândia, no Centro da cidade, de onde os integrantes do bloco vão se concentrar. De lá eles partirão para a Praça XV de onde seguirão de barca para a tradicional saudação e entrega de oferendas no mar, em Icaraí, em Niterói, na Região Metropolitana.

Pelourinho prepara os carnavais negros
Tribuna da Bahia
31/01/2013

Uma variedade de atrações musicais, reunida durante as festividades do Carnaval do Pelô deste ano, se unifica em torno do tema ‘Carnavais Negros’, que levará para a folia atrações de samba, reggae, percussão, guitarra baiana, ritmos marcados pela influência de matrizes africanas. No palco principal, que será montado no Largo do Pelourinho, os festejos serão iniciados com a apresentação de Moraes Moreira e banda.

Alckmin se reúne com representantes da comunidade
SP Notícias
31/01/2013

O Governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, se reuniu na tarde desta quinta, 31, com o Conselho de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra do Estado de São Paulo. Em pauta, foram discutidos planos para o desenvolvimento da comunidade no Estado.  Estiveram presentes na reunião Marco Antonio Zito Alvarenga, presidente do Conselho; Ivan Renato de Lima, vice-presidente; Conceição Vercesi, Maia Aparecida Pinto e Vania Maria da Silva Soares, integrantes do Grupo de Gestão e Estratégica da Comunidade Negra do Estado de São Paulo […]

Museu no Pelourinho exibe mostra fotográfica sobre herança africana
Jornal da Mídia
29/01/2013

Quem gosta de fotografia ou se interessa pela cultura afrodescendente não pode deixar de conferir a exposição intitulada Nlà Ijogun (que em yorubá significa Grande Herança), em cartaz no Museu Nacional de Enfermagem Anna Nery (MuNEAN), no Pelourinho.  Nesta terça-feira, 29, a entrada é gratuita e o visitante poderá contemplar imagens de autoria de Allan Lusttosa, Graça Guimarães e Rita Freire, formados em fotografia pelo Centro Universitário Jorge Amado. A mostra traz imagens que retratam a cultura afrodescendente, as festas populares da Bahia e rituais de candomblé.

Ilê Aiyê registra pela primeira vez show em DVD
Correio Nagô
29/01/2013

Na próxima quinta-feira, dia 31 de janeiro, o mais belo dos belos vai registrar pela primeira vez o seu espetáculo em DVD. O show do bloco afro Ilê Aiyê, o primeiro bloco afro a desfilar no carnaval de Salvador, está previsto para começar às 18h, na Concha Acústica do Teatro Castro Alves, em Salvador. O projeto é parte dos eventos comemorativos dos 40 anos de vida do Ilê e, além da Banda Aiyê, a banda do bloco afro, contará com a participação de cantores como Margareth Menezes, Daniela Mercury, Carlinhos Brown, Beto Jamaica, Lazinho (Olodum) e Barabadá.

Corpo do ator Zózimo Bulbul deve ser enterrado nesta sexta no Rio
G1.com
25/01/2013

O ator e cineasta Zózimo Bulbul vai ser enterrado nesta sexta-feira (25) no Cemitério São Francisco Xavier, no Caju, Zona Portuária da cidade. Zózimo, que foi dos maiores militantes da cultura negra do Brasil, morreu na quinta-feira (24) aos 75 anos. Amigos e admiradores estiveram no velório, na Câmara Municipal, na Cinelândia, Centro do Rio. ózimo participou de mais de 30 filmes. Carioca, nascido em Botafogo e estudante de contabilidade na juventude, Zózimo foi presença em obras históricas do cinema brasileiro como “Cinco Vezes Favela”, “Quilombo”, “Terra em Transe”.

Festival de música negra acontece neste domingo no Pelourinho
Vermelho
25/01/2013

Neste domingo (27/01), será realizado o Festival de Música e Arte Olodum 2013 (Femadum), no Largo do Pelourinho, em Salvador, das 18h às 20h. O Femadum é considerado o maior festival de música afro-latino americano organizado por uma entidade civil brasileira. O Femadum é caracterizado por envolver diferentes linguagens artísticas da cultura afro com outros estilos como o reggae, hip hop e o rap. Além disso, o festival não destaca apenas a música, mas também a literatura, workshops e a dança.

Morre o ator e cineasta Zózimo Bulbul, aos 75 anos
Geledés
24/01/2013

O ator e cineasta Zózimo Bulbul morreu nesta quinta-feira aos 75 anos em sua casa em Botafogo. Ele sofria de câncer havia alguns anos e não resistiu a uma parada cardíaca pela manhã. Ator e diretor de mais de 30 filmes, 50 anos de carreira, estreou no cinema com “Cinco vezes favela” na década de 60 e trabalhou com ícones do Cinema Novo como Glauber Rocha.  Um dos maiores expoentes afro-brasileiros do Cinema Novo nas décadas de 60 e 70, Zózimo Bulbul construiu sua trajetória no cinema através da história do seu povo no Brasil.

Atletas que cometerem crimes de racismo devem ser proibidos de jogar, defende secretário baiano
Geledés
24/01/2013

O Secretário de Relações Internacionais do governo da Bahia, Fernando Schmidt, defendeu nesta terça-feira (22), em reunião no Itamaraty, que os países ibero-americanos apresentem à Federação Internacional de Futebol (Fifa) uma proposta de aumento das penalidades aos jogadores que cometerem crimes de racismo nos jogos das Copas de 2013 e 2014. Para ele, o atleta seria suspenso e proibido de jogar nas copas das Confederações e no Mundial de 2014. Atualmente, o atleta recebe apenas uma multa.

Metalúrgicas da BA discutem políticas de combate ao racismo e situação da mulher trabalhadora
Geledés
24/01/2013

A Federação dos Trabalhadores Metalúrgicos da Bahia (Fetim-BA) e sindicatos de base organizaram no dia 8 de janeiro, em parceria com a Federação Interestadual de Metalúrgicos e Metalúrgicas do Brasil (FitMetal), uma reunião para discutir e sistematizar as políticas sindicais para as mulheres, com promoção da igualdade e de combate ao racismo. A reunião foi aberta por Aurino Pedreira, presidente da Fetim-BA, que destacou a importância da sistematização das políticas para mulheres com o objetivo de alcançar um novo patamar de participação e de conquistas para o gênero.

“Preconceito Racial Não É Mal-Entendido”
Combate ao Racismo Ambiental
24/01/2013

A Ouvidoria da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR) parabeniza a iniciativa do casal Ronald Munk e Priscilla Celeste pela realização da campanha “Preconceito Racial Não É Mal-Entendido” nas redes sociais. Como é de conhecimento público, no sábado – dia 12 deste mês, o referido casal foi a uma concessionária no Rio de Janeiro, onde seu filho, uma criança de sete anos de idade, foi vítima de racismo.

Ministra da Cultura, Marta Suplicy, manifesta apoio à preservação do Museu do Índio
Combate ao Racismo Ambiental
24/01/2013

A ministra da Cultura, Marta Suplicy, conversou nesta quarta-feira (23), com o governador em exercício do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão, para manifestar a posição do Ministério da Cultura (MinC) a favor da preservação do Museu do Índio, prédio datado de 1862, na Zona Norte da cidade do Rio de Janeiro.  A ministra disse que o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan/MinC) já recomendou ao estado o tombamento do imóvel.

A vez dos artistas negros
Diário da Manhã
24/01/2013

Pela primeira vez, graças à brilhante e perseverante presença do Movimento Negro, a exemplo de entidades e coletivos negros como a AKOBEN (do Rio de Janeiro) e CIA TEATRAL ZUMBI DOS PALMARES (de Goiás), ambas também presentes na Audiência Pública promovida pela Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados, no dia 21 de agosto de 2012, em Brasília, tornou-se finalmente realidade a publicação de um primeiro edital   do Prêmio Funarte Artistas Negros, que contemplará trinta e três (33) projetos de valorização dos artistas negros.

Ouvidor: PM não pode alimentar imagem de negro como suspeito
Jornal do Brasil
24/01/2013

A polêmica envolvendo a ordem interna do comandante da Polícia Militar em Campinas (SP) para priorizar a abordagem de suspeitos de cor parda e negra após a ocorrência de assaltos em um bairro da cidade é mais uma evidência da estereotipação dos negros como delinquentes, segundo a Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência (Seppir). Em entrevista ao Terra, o ouvidor da Seppir, Carlos Alberto Silva Junior, afirmou que os órgãos policiais não podem utilizar aspectos raciais como critério para abordar suspeitos. “Você cria um sujeito padrão para o delito. Nenhuma Polícia Militar pode criar um estereótipo de que o jovem negro é delinquente”, criticou.

Cortejo “Águas de Oxalá” acontece neste final de semana em Araras
Canal Rio Claro
24/01/2013

Atrações musicais, oficinas, filmes, mesa redonda e a tradicional lavagem da escadaria da Igreja Santa Cruz integram a programação do 19º Cortejo “Águas de Oxalá”, que acontece neste final de semana, em Araras. Marcado pela luta contra o racismo e a intolerância religiosa, o evento é realizado desde a década de 80 e celebra a cultura e as religiões de origem africana, atraindo a cada ano a atenção de mais pessoas de Araras e região. A programação tem início nesta sexta-feira (25), com a realização do 3º Tefokafumi – Tenda de formação e cidadania Kafu Milodê, que acontece no Sítio Quilombo Anastácia, no Assentamento Rural 3.

Orientação racista na PM-SP provoca indignação de grupo de Direitos Humanos
Geledés
23/01/2013

Um documento com teor racista, assinado pelo capitão da Polícia Militar de São Paulo Ubiratan de Carvalho Góes Beneducci, veio à tona nesta quarta-feira 23 e gerou revolta de organizações de Direitos Humanos e de igualdade racial. O documento, divulgado pelo jornal Diário de São Paulo, orienta policias que trabalham no bairro Taquaral, região nobre de Campinas, a abordarem com rigor pessoas “em atitude suspeita, especialmente indivíduos de cor parda e negra”. Segundo o jornal, a determinação é adotada por policiais desde o dia 21 de dezembro do ano passado e é direcionada principalmente para jovens entre 18 e 25 anos, que estejam em grupos de três a cinco pessoas e tenham a pele escura.

Governo de Minas realiza curso para países africanos de língua portuguesa
Geledés
23/01/2013

O governo de Minas e a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes) vai auxiliar países africanos de língua portuguesa a superar dificuldades na preservação de seus recursos hídricos. De 28 de janeiro a 8 de fevereiro, o Centro Unesco-Hidroex, vinculado a Sectes e a Comissão Nacional da Unesco de Cabo Verde, realizam na cidade de Praia, naquele país africano, o curso “Monitoramento e Avaliação da Qualidade da Água”. Serão 80 horas de aulas e atividades ministradas por consultores do Unesco-Hidroex , do IHE-Delf e do ICCE de Portugal. A iniciativa tem ainda a chancela da Universidade de Cabo Verde.

‘Aqui não é lugar para você. Saia’! Criança de 7 anos sofre racismo em concessionária BMW
Geledés
23/01/2013

Uma ida à concessionária da BMW Autokraft, na Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, na tarde de sábado (12), deixou o casal Ronald Munk e Priscilla Celeste indignado. Pais de cinco filhos, foram à loja acompanhados do caçula, de 7 anos, que é negro e adotado, em busca de um automóvel novo para família. Enquanto conversavam com o gerente de vendas sobre os carros, dizem ter sido surpreendidos com uma atitude preconceituosa do funcionário quando a criança se aproximou dos três. O BMW Group enviou uma nota ao G1 em que pede desculpas ao casal.

Mino Carta e a Herança da Casa Grande
Geledés
23/01/2013

Não quero que os ricos chorem, dizia o líder do PSD sueco, Olof Palme, quero é que os pobres riam. Palme, social-democrata autêntico, foi primeiro-ministro e crente denodado da igualdade social. Sublinho autêntico para que não seja confundido com nossos social-democratas de fancaria. Palme, assassinado por um demente, é um herói de outro tempo, quando a religião do deus mercado ainda não vingara, dois impérios dividiam a terra e as esquerdas da Europa Ocidental contribuíam de forma determinante para o progresso dos seus povos.

Para Netinho, SP precisa colocar ‘dedo na ferida’ e assumir discriminação racial
Rede Brasil Atual
23/01/2013

O combate à violência contra a juventude negra na periferia de São Paulo, a adoção de cotas raciais para o serviço público e a gestão junto ao empresariado para equiparação de salários entre bancos e negros são alguma das ações previstas pela nova Secretaria Especial de Promoção da Igualdade Racial do município, criada pelo prefeito Fernando Haddad (PT). Netinho de Paula, vereador eleito pelo PCdoB, assumiu a pasta com a missão de viabilizar este e outros programas. Ele pleiteia um orçamento de R$ 150 milhões e aponta a autonomia financeira como um reconhecimento da luta do movimento negro, que durante 20 anos teve uma coordenadoria no poder municipal, mas nunca contou com receita própria.

PM emite ordem para abordar ‘pardos e negros’ e é acusada de racismo em SP
Último Segundo
23/01/2013

Uma ordem assinada por um comandante da Polícia Militar em Campinas (SP) determinando a abordagem de suspeitos de “cor parda e negra”, acusados de praticarem assaltos em residências em um bairro nobre da cidade, provocou a reação de entidades de direitos humanos, que denunciaram a PM por discriminação. “A ordem leva-nos a entender que, se os policiais cruzarem com suspeitos brancos, não devem desconfiar deles. Se foram pardos e negros, abordem-nos imediatamente”, afirma o diretor presidente da Educafro, Frei David Santos.

Entidade cobra explicações do governo sobre ordem de batalhão para abordar jovens “pardos e negros”
R7.com
23/01/2013

A ONG Educafro, voltada para políticas de inclusão da população negra, encaminhou nesta quarta-feira (23) ofício ao governo do Estado, com críticas à ordem de serviço que orientou policiais militares do bairro Taquaral, em Campinas, a focarem a abordagem a “transeuntes e em veículos em atitude suspeita, especialmente indivíduos de cor parda e negra com idade aparentemente de 18 a 25 anos”.

Movimento negro reivindica direito de feriado à Câmara
Bonde
23/01/2013

Lideranças do movimento negro foram recebidas, na tarde desta quarta-feira (23), na presidência da Câmara Municipal de Curitiba. Os representantes de diversas entidades defenderam a manutenção do feriado na capital devido ao Dia da Consciência Negra, em 20 de novembro, e apresentaram reivindicações. Dentre elas, a criação da Secretaria Municipal de Igualdade Racial, o intermédio dos vereadores para audiência com o prefeito Gustavo Fruet e a busca de solução para a situação da Sociedade 13 de Maio, criada em 1988, após a abolição da escravatura.

Margareth Menezes e Sérgio Loroza comandam na Bahia projeto que será realizado simultaneamente em cinco capitais
Correio Nagô
23/01/2013

A cantora Margareth Menezes e o ator e cantor Sérgio Loroza e Us Madureira vão comandar no próximo dia 25 de janeiro, em Salvador, um evento que será realizado simultaneamente em cinco capitais em comemoração aos 350 anos dos Correios.Batizado de “Parada Musical”, o projeto é um festival multicultural com shows em cidades como Curitiba, Brasília, Rio de Janeiro e Manaus, além da capital baiana.

Merengue, mambo e reggae: ritmos do Caribe fazem sucesso no mundo
Terra
23/01/2013

Além das exuberantes paisagens e de seu povo extremamente animado e acolhedor, o Caribe também é conhecido por ser o berço de ritmos musicais calientes e contagiantes. Ligadas tanto à história quanto à cultura de seus países de origem – colonizados durante séculos pela Europa e com grande população de ascendência negra -, as canções caribenhas possuem características estruturais bem marcantes e elementos musicais de origem africana.

PM dá ordem para abordar ‘negros e pardos’
Rede Bom dia
23/01/2013

Desde o dia 21 de dezembro do ano passado, policiais militares do bairro Taquaral, um dos mais nobres de Campinas, cumprem a ordem de abordar “indivíduos em atitude suspeita, em especial os de cor parda e negra”. A orientação foi dada pelo oficial que chefia a companhia responsável pela região, mas o Comando da PM nega teor racista na determinação. O documento assinado pelo capitão Ubiratan de Carvalho Góes Beneducci orienta a tropa a agir com rigor, caso se depare com jovens de 18 a 25 anos, que estejam em grupos de três a cinco pessoas e tenham a pele escura.

Brasil cria comitê de combate à intolerância religiosa
Agência Brasil
22/01/2013

A intolerância religiosa no país é o tema do comitê lançado hoje (22) pela Secretaria de Direitos Humanos (SDH) da Presidência da República. A iniciativa pretende promover o direito ao livre exercício das práticas religiosas e auxiliar na elaboração de políticas de afirmação da liberdade religiosa, do respeito à diversidade de culto e da opção de não ter religião.  O comitê terá 20 integrantes, sendo 15 deles representantes da sociedade civil com atuação na promoção da diversidade religiosa. Os outros cinco serão representantes do governo.

Editais beneficiam produtores e criadores afrodescendentes
Vermelho
22/01/2013

Até o dia 25 de março, produtores e criadores afrodescendentes baianos e dos outros estados brasileiros poderão apresentar projetos para concorrer a um dos cincos editais, lançados no final de 2012, pelo Ministério da Cultura (MinC). Para o edital beneficiando pesquisadores, o prazo para encaminhamento das propostas vai até o dia 30 de abril. Além de apoio à pesquisa, os editais beneficiam a criação de pontos de leitura, coedição de livros, apoio ao prêmio Funarte de arte e também de apoio para produção de curta-metragem, tendo como protagonismo a juventude negra.

Ministério da Cultura promove no Recife oficinas preparatórias para os editais voltados para os negros
Diário de Pernambuco
22/01/2013

Este ano, o Ministério da Cultura destinará R$ 9 milhões em patrocínios para projetos culturais de artistas e produtores negros, como uma forma de ampliar a inclusão dos afrodescendentes nas verbas federais detinadas às artes. Para capacitar os candidatos aos recursos e explicar o funcionamento dos editais, uma oficina será promovida no Recife, no dia 29 de janeiro, a partir das 9h da manhã.

Religião e diversidade para o bem do mundo
Em tempo
22/01/2013

Apesar de que todas as religiões pregam amor, compaixão e misericórdia, infelizmente, quando as religiões se tornam dogmáticas e autoritárias, todas têm sido instrumentos de fanatismo e de intolerância. Mesmo caminhos espirituais baseados na compaixão universal e na não violência absoluta como é o budismo tem servido em alguns momentos e lugares como pretextos para intolerâncias e perseguições a dissidentes e pessoas consideradas infiéis. E durante a história, a religião que mais caiu nessa tentação da violência e da intolerância contra “os outros” e os diferentes, foi o cristianismo.

Focaremos no combate à violência contra a mulher, diz secretária
Vermelho
22/01/2013

Com sólida experiência no movimento sindical e na área de saúde da mulher, Denise Motta Dau assume aos 48 anos a Secretaria Especial de Políticas para Mulheres da Prefeitura de São Paulo e coloca como prioridade o combate à violência contra a mulher, não só pelo cumprimento da Lei Maria da Penha, mas também com ações integradas que garantam mais autonomia às mulheres.

Documentário retrata a cor da desigualdade
Diário do Pará
22/01/2013

A discussão sobre questões raciais vez em quando desponta na mídia e nas artes respingando aqui e ali algumas reflexões. Há de se enumerar muitos avanços no debate. Políticas públicas, tabus derrubados, olhares coerentes e sensíveis sobre o assunto são pontos positivos, acumulados ao longo de uma trajetória de luta. Porém, é inquestionável: muitos estigmas ainda pairam sobre os negros. A grande maioria deles, inclusive, sedimentados por uma estética “branca”, reproduzida pelos meios de comunicação e nas expressões artísticas.

Lula: “Este é o século da América Latina e da África”
Geledés
22/01/2013

O ex-presidente Lula abriu na manhã de hoje o seminário com intelectuais latino-americanos organizado em São Paulo pelo Instituto Lula. “Este é o século da América Latina e da África”, disse ele, otimista, a respeito do quadro político e econômico dos dois continentes. A manifestação foi transmitida aos jornalistas pelo ex-ministro Luiz Dulci, diretor do Instituto. O próprio Lula, a exemplo do que tem feito nas últimas semanas, se recusou a atender os pedidos de entrevista da mídia.

Amílcar Cabral líder africano
Geledés
22/01/2013

Afonso Van-Dúnem “Mbinda” considerou Amílcar Cabral um “ícone do nacionalismo moderno”. O secretário do bureau político do MPLA para as Relações Internacionais, que falava domingo durante um fórum internacional para assinalar o 40º aniversário da morte do “pai” das independências da Guiné-Bissau e de Cabo Verde, na cidade da Praia, referiu-se a Amílcar Cabral como “proeminente líder africano e mundial”.

MinC e instituições vinculadas prorrogam o prazo de inscrições para até 25 de março
Geledés
22/01/2013

“Atenção você que é negro ou negra, com mais de 18 anos, o Ministério da Cultura tem um convite para você e vale
até o dia 25 de março. Produtor ou artista que se auto-declara negra ou negro, que trabalha com as linguagens de cinema, de literatura, pesquisa de bibliotecas, de artes visuais, circo, música, dança e teatro, os concursos foram feitos para você. Saiba sobre os projetos aqui no site do MinC. Tire as suas dúvidas e deixe as suas perguntas. Nós vamos esclarecer. São prêmios profissionais, no total de R$ 9 milhões,  garantidos nas cinco regiões do país, numa política de reparação histórica do Governo Dilma. […]”

Produtores de ‘Django livre’ interrompem produção de bonecos de personagens
Geledés
22/01/2013

Os produtores de “Django livre”, de Quentin Tarantino, ordenaram na sexta-feira a interrupção da fabricação de bonecos baseados no filme de escravidão indicado a Oscar, após críticas de que eles eram ofensivos aos afro-americanos. Os bonecos de 20 centímetro de altura, que têm como público-alvo pessoas acima de 17 anos, fãs do trabalho do cineasta, incluíam o escravo liberto Django (vivido nas telas por Jamie Foxx), que vinha com armas, sua mulher Broomhilda (Kerry Washington) e o cruel fazendeiro Calvin Candie (Leonardo DiCaprio).

Casal Obama esbanja charme durante a festa de posse
Geledés
22/01/2013

presidente americano, Barack Obama, e sua mulher, Michelle, encerraram a sua festa de posse com um baile ao ritmo do “soul” e cheio de piscadelas de cumplicidade entre os dois, em uma jornada que, segundo o líder, demonstra “a majestade da nossa democracia”. O baile inaugural no Centro de Convenções de Washington, repleto de mulheres em vestidos de noite e homens de fraque, culminou com o casal presidencial abraçado ao ritmo de Let’s Stay Together, interpretado ao vivo pela cantora Jennifer Hudson.

Ministra diz que evangélicos querem acabar com religiões africanas
Geledés
22/01/2013

A ministra da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), Luiza Bairros, disse hoje (21) que os ataques às religiões de matriz africana chegaram a um nível insuportável. “O pior não é apenas o grande número, mas a gravidade dos casos que têm acontecido. São agressões físicas, ameaças de depredação de casas e comunidades. Nós consideramos que isso chegou em um ponto insuportável e que não se trata apenas de uma disputa religiosa, mas, evidentemente, uma disputa por valores civilizatórios”, disse ao chegar ao ato lembrando o Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa no Vale do Anhangabaú, centro de São Paulo.

Ato contra a intolerância religiosa realizado no centro da capital paulista tem cobrança por respeito a afrodescendentes e muçulmanos
Geledés
22/01/2013

A cidade de São Paulo celebrou hoje (21), com um ato ecumênico no Anhangabaú, centro de São Paulo, o Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa. A data decorre da Lei nº 11.635, sancionada pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 2007, como homenagem à Ialorixá baiana Gildásia dos Santos. Hipertensa, Gildásia teve um infarto na data, em 2000, depois que sua imagem foi utilizada no jornal evangélico Folha Universal acompanhada do título “Macumbeiros Charlatães lesam o bolso e a vida dos clientes”.

Denúncia de intolerância religiosa cresce mais de 600% em 2012
O Serrano
22/01/2013

A quantidade de denúncias de intolerância religiosa recebidas pelo Disque 100 da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República cresceu mais de sete vezes em 2012, quando comparada com a estatística de 2011. Embora signifique um aumento de 626%, a própria secretaria destaca que o salto de 15 para 109 casos registrados no período não representa a real dimensão do problema.

Policial mata homem confundido com ladrão; o suspeito era negro
Geledés
21/01/2013

Um homem foi assassinado dentro de uma lotérica em Diadema, no ABC, em São Paulo. Um suspeito entrou no estabelecimento e anunciou assalto. Um policial que estava no local matou o ladrão e Ulisses Lucas de Araújo, de 34 anos, que chegou a ser apresentado como outro criminoso, mas desfez o engano e foi confirmado que era um cliente que fazia um jogo na tarde deste sábado. Ulisses, que era funcionário de uma empresa de transportes, será enterrrado nesta segunda-feira, no cemitério da Vila Mariana, na Zona Sul de São Paulo.

Para ministra, agressões a religiões de matriz africana chegou a nível insuportável
Agência Brasil
21/01/2013

A ministra da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), Luiza Bairros, disse hoje (21) que os ataques às religiões de matriz africana chegaram a um nível insuportável. “O pior não é apenas o grande número, mas a gravidade dos casos que têm acontecido. São agressões físicas, ameaças de depredação de casas e comunidades. Nós consideramos que isso chegou em um ponto insuportável e que não se trata apenas de uma disputa religiosa, mas, evidentemente, uma disputa por valores civilizatórios”, disse ao chegar ao ato lembrando o Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa no Vale do Anhangabaú, centro de São Paulo.

Primeiro ato da Sepir SP pede paz e respeito à diversidade
Vermelho
21/01/2013

O primeiro ato da Secretaria Especial de Promoção da Igualdade Racial da Prefeitura de São Paulo, realizado hoje (21), reuniu artistas e diversos líderes religiosos e políticos para marcar o dia municipal de combate à intolerância religiosa. Além da mensagem de paz, no evento foi comemorado também a criação da Sepir. “Essa é uma vitória do movimento negro, que lutou para evolução da coordenadoria da igualdade racial para efetivação da Secretaria”, ressaltou Netinho, secretário da Sepir.

Ministra diz que racismo chegou a nível ‘insuportável’ e Haddad pede paz
Rede Brasil Atual
21/01/2013

A cidade de São Paulo celebrou hoje (21), com um ato ecumênico no Anhangabaú, na região central, o Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa. A data decorre da Lei 11.635, sancionada pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 2007, como homenagem à Ialorixá baiana Gildásia dos Santos. Hipertensa, Gildásia teve um infarto na data, em 2000, depois que sua imagem foi utilizada no jornal evangélico Folha Universal acompanhada do título “Macumbeiros Charlatães lesam o bolso e a vida dos clientes”.

Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa é celebrado no Rio com eventos na Cinelândia
Agência Brasil
21/01/2013

Representantes de várias religiões reúnem-se durante todo o dia de hoje (21), Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa, na Cinelândia, centro do Rio, para defender a convivência entre as diferentes religiões e cobrar políticas públicas das autoridades competentes. Além das apresentações inter-religiosas em um palco ao ar livre, que acontecem até às 20h, o evento também conta com o seminário Caminhos para a Liberdade Religiosa, no Centro Cultural Justiça Federal (CCJF), também na Cinelândia, aberto ao público até as 18h.

Ao custo de R$ 600 mil, GDF planeja revitalizar Praça dos Orixás
G1.com
21/01/2013

O governo do Distrito Federal deve gastar R$ 600 mil para revitalizar a Praça dos Orixás, na Prainha. A proposta de revitalização prevê área para atividades física, parque infantil, quiosques, banheiros químicos e espaço para manifestação cultural. Segundo o secretário Especial de Promoção da Igualdade Racial, Viridiano Custódio, já existe uma negociação com a Administração de Brasília para que a obra seja licitada e executada.

Português elogia atitude de Dilma em demarcar terra quilombola
Diário de Cuiabá
21/01/2013

Vila Bela da Santíssima Trindade (520 km de Cuiabá) vai ser o primeiro município de Mato Grosso a ter área quilombola demarcada. Empresa contratada por meio de licitação pelo Incra (Instituto Nacional de Reforma Agrária) começou a elaborar o Relatório Antropológico, que é o primeiro passo para delimitar uma área de 40 mil hectares, onde vivem cerca de 600 famílias. Esse procedimento é a primeira etapa para o Relatório Antropológico de Identidade que, junto com o laudo, formam o estudo final para demarcação. Essa etapa dura cerca de seis meses. A expectativa é que até fim deste ano a área já esteja delimitada.

“Uma década de guerra está terminando”, diz Obama em discurso de posse
Correio Nagô
21/01/2013

Em seu discurso de posse realizado na tarde desta segunda-feira (21/01), o presidente reeleito dos Estados Unidos, Barack Obama, fez menções triviais aos direcionamentos da política externa nos próximos quatro anos de mandato. O chefe de Estado preferiu abordar temas internos, fazendo apelos à união nacional no combate à crise e na inserção de minorias. Sem citar nenhum país durante sua fala, o presidente reeleito cita que uma década de guerra está no fim [menção à guerra do Iraque, que completa dez anos].

Fiscalização sobre projetos que captam recursos de incentivo à cultura pode ser reforçada
Agência Senado
21/01/2013

O Ministério da Cultura poderá ser obrigado a publicar uma lista atualizada de projetos culturais que tenham captado recursos por meio de renúncia fiscal e ainda não tenham recebido avaliação final. Encontra-se na pauta da Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA) o projeto de lei do Senado (PLS) 22/2012, do senador Alvaro Dias (PSDB-PR), que estabelece a obrigatoriedade de publicação da relação completa dos projetos cuja execução já tenha sido concluída e que não tenham sido objeto da avaliação.

Hoje na história, 21 de janeiro: um dia contra o racismo
Geledés
21/01/2013

Na passagem do Dia Nacional Contra a Intolerância Religiosa, secretária de Políticas para Comunidades Tradicionais da SEPPIR propõe a defesa da ancestralidade africana no Brasil. Em 2007 foi sancionada, pelo ex-presidente Lula, a Lei nº 11.635 que faz do 21 de janeiro o Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa. A data presta homenagem à Iyalorixá baiana (mãe de Santo) Gildásia dos Santos e Santos, que faleceu na mesma data, em 2000, vítima de enfarto.

Sociedade brasileira é ‘racista’, afirma futuro presidente negro do TST
G1.com
20/01/2013

Primeiro negro eleito para presidir o Tribunal Superior do Trabalho (TST), o ministro Carlos Alberto Reis de Paula qualifica a sociedade brasileira como “racista e discriminatória”. “É racista, discriminatória e usa de discriminação por um motivo muito simples: uma questão cultural”, disse em entrevista ao G1. Reis de Paula assumirá o comando da Justiça trabalhista no próximo dia 5 de março, em um momento em que, também pela primeira vez, outro negro, Joaquim Barbosa, chefia a mais alta corte do país, o Supremo Tribunal Federal (STF).

Documentário conta histórias de mulheres religiosas do Candomblé na Bahia
Correio Nagô
20/01/2013

Histórias de mulheres como Mãe Stella, Makota Valdina Pinto e a Ialorixá Jaciara Ribeiro, todas representantes religiosas do Candomblé, serão contadas no documentário “Mulheres de Axé: vozes contra a intolerância”. O lançamento do vídeo será realizado nesta segunda-feira (21), às 19h, no Ilé Òsùmàrè Aràká Àse Ògòdó (Casa de Òsùmàrè – Vasco da Gama), em Salvador. Realizado pelo Coletivo de Entidades Negras (CEN), o filme documenta a história de mulheres religiosas do Candomblé que são “símbolo da luta contra a intolerância religiosa no estado”.

21 de janeiro: um dia contra o racismo
Correio Nagô

20/01/2013
Há cinco anos o ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva sancionava a Lei nº 11.635 que transformou o 21 de janeiro o Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa. A data presta uma homenagem à Ialorixá baiana (mãe de Santo) Gildásia dos Santos e Santos, que faleceu na mesma data, em 2000, vítima de enfarto. Hipertensa, a Ialorixá teve um ataque cardíaco depois de ver sua imagem utilizada sem autorização em uma matéria do jornal evangélico Folha Universal, edição 39, com o título “Macumbeiros Charlatães lesam o bolso e a vida dos clientes”.

Com ‘universidades de integração’, Brasil aposta na diplomacia do diploma
Rede Brasil Atual
20/01/20013

A recente ascensão do Brasil como potência mundial emergente ressuscitou uma antiga tese, muito difundida especialmente na América do Sul durante os anos de ditadura, que enxerga o gigante sul-americano como uma nação imperialista. Como exemplos contemporâneos que contribuem para a má fama estão os protestos de trabalhadores contra condições precárias de trabalho e o forte impacto ambiental causado por mineradoras de origem brasileira na África, especialmente em Moçambique; ou o envolvimento de empreiteiras nacionais em zonas reivindicadas por populações nativas, como na Bolívia.

Retrato de Mandela obtém preço recorde em leilão na África do Sul
Correio Nagô

20/01/2013
Um retrato do ex-presidente sul-africano Nelson Mandela foi vendido por 3,7 milhões de rands (cerca de R$ 852 mil). Foi o valor mais alto já desembolsado para a compra de uma obra de artista sul-africano em um leilão local. O jornal sul-africano City Press informou neste domingo (20/01) que o quadro do recorde se chama A caridade começa em casa, do pintor local Sifiso Ngcobo, e mostra um sorridente Mandela de terno e gravata.

Seppir quer que TSE elabore estatística sobre raça de candidatos nas eleições de 2014
Geledés
20/01/2013

A autodeclaração de raça/cor, já incluída pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no Censo e na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio, não entra na ficha de registro das candidaturas. O Tribunal Superior Eleitoral não tem estatísticas sobre o número de negros na política brasileira, nem políticos eleitos nem candidatos. A dificuldade para levantar o dado é que a autodeclaração de raça/cor, já incluída pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no Censo e na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio, não entra na ficha de registro das candidaturas.

Trinta anos sem o gênio de Mané Garrincha
Geledés
20/01/2013

No dia 20 de janeiro de 1983, há 30 anos, morria Manuel Francisco dos Santos, o Mané Garrincha, no Rio de Janeiro. O cronista esportivo Raul Milliet Filho, em sua coluna Deixa Falar: o megafone do esporte saiu em edição extraordinária pela agência de notícias Carta Maior para lembrar Mané e uma de suas criações: o Olé!, através de um texto clássico de João Saldanha, à época (1958) técnico do lendário time do Botafogo.

Cláudio Adão: “Os técnicos negros são discriminados e Pelé deveria intervir”
Geledés
20/01/2013

Em entrevista a Jorge Kajuru, no programa “Kajuru pergunta”, o ex-atacante Cláudio Adão afirmou que existe racismo no futebol quando o assunto é ter um técnico negro e fez um apelo a Pelé para tentar mudar a situação. Após parar de jogar, em 1996, Adão tentou seguir a carreira à beira do campo, mas teve poucas oportunidades. O ex-craque, que marcou época em vários clubes do Brasil, também falou de outros assuntos, como a Copa do Nordeste — Adão jogou no Bahia, Ceará e Santa Cruz –, o futuro da Seleção Brasileira e os melhores momentos de sua carreira.

Justiça concede despejo no ‘Rio dos Macacos’; Defensoria vai recorrer
G1.com
19/01/2013

O juiz titular da 10ª Vara Federal, Evandro Reimão dos Reis, manteve os efeitos da sentença que ordenou o despejo imediato dos quilombolas que moram na comunidade Rio dos Macacos, em Salvador, segundo informa a Defensoria Pública da União na Bahia (DPU/BA). A DPU defende os moradores da área em uma ação que pede a posse do território para Marinha do Brasil e foi notificada da decisão na quinta-feira (17). Segundo a Defensoria, diante da decisão desfavorável, será interposto um novo recurso de agravo de instrumento no Tribunal Regional Federal da 1ª Região. O prazo é de 20 dias.

O país onde os negros tem cabelos naturalmente loiro
Geledés
19/01/2013

Ilhas de Salomão, país localizado no Oceano Pacífico, cerca de 10% da população nativa de pele negra, tem os cabelos naturalmente loiros. Alguns acreditam que a cor seria resultado de muita exposição ao sol, ou de uma dieta rica em peixe. Outra explicação seria a herança genética de ancestrais distantes (mercadores europeus que passam pelos arquipélagos).

Debate sobre os direitos da população negra proposto pela ONU coincide com os 10 anos de criação da Seppir
EBC
19/01/2013

A Organização das Nações Unidas (ONU) aprovou, no dia 13 de dezembro, resolução propondo o período de 2013 a 2022 como a Década do Afrodescendente. O documento ainda precisa ser ratificado pela Assembleia Geral das Nações Unidas para a campanha ser proclamada oficialmente, mas a ideia é aprofundar o debate sobre os direitos da população negra e contra o racismo e a discriminação racial.

Ausência de negros nas esferas decisórias leva à falta de políticas públicas específicas
EBC
19/01/2013

A baixa representatividade da população negra nas esferas de poder leva ao círculo vicioso da falta de acesso a esses postos e também à dificuldade de evolução na escala social. Para o professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Marcelo Paixão, coordenador do Laboratório de Análises Econômicas, Históricas, Sociais e Estatísticas das Relações Sociais (Laeser) do Instituto de Economia (IE), quando uma pessoa de pele escura evolui na escala social, mais barreiras ele tem para desfrutar da condição conquistada.

Apenas um prefeito de capital eleito em 2012 é negro
EBC
19/01/2013

João Alves Filho, do Democratas, é o único negro entre os prefeitos de capital que tomaram posse no dia 1º de janeiro. Ele volta ao cargo em Aracaju (SE), depois de ter sido prefeito da cidade na década de 1970 e governador do estado em duas ocasiões. O professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Marcelo Paixão, coordenador do Laboratório de Análises Econômicas, Históricas, Sociais e Estatísticas das Relações Sociais (Laeser) do Instituto de Economia (IE) lembra que, no Brasil, poucos negros exercem funções de destaque.

TSE passará a ter estatística sobre raça e cor de candidatos nas eleições de 2014
EBC
19/01/2013

O Tribunal Superior Eleitoral não tem estatísticas sobre o número de negros na política brasileira, nem políticos eleitos nem candidatos. A dificuldade para levantar o dado é que a autodeclaração de raça/cor, já incluída pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no Censo e na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio, não entra na ficha de registro das candidaturas. Depois de questionamento da Agência Brasil sobre o levantamento e a falta de dados, o tribunal informou, por meio de sua assessoria de imprensa, que o grupo responsável pela avaliação das últimas eleições passou a considerar a inclusão do item raça/cor no processo eleitoral.

Representação no Congresso não corresponde à proporção de negros na população
EBC
19/01/2013

Enquanto no Brasil a proporção de negros na população ultrapassa os 50%, entre pretos e pardos, na Câmara dos Deputados a proporção fica em 8,9%, com 46 dos 513 representantes do povo. Apesar de ruim, o quadro melhorou nas últimas décadas. De acordo com o primeiro Relatório Anual das Desigualdades Raciais no Brasil, publicado em 2008, na legislatura de 1983 a 1987 havia apenas quatro deputados negros. O número passou para 10 de 1987 a 1991, para 16 entre 1991e 1995 e caiu para 15 entre 1995 e 1998.

Programa habitacional registra alta de 205%
Cruzeiro do Sul
19/01/2013
A contratação pelo Minha Casa Minha Vida (MCMV) do governo federal na região de Sorocaba teve alta de 205% entre 2011 e 2012. O valor investido passou de R$ 171 milhões para R$ 522,5 milhões. No número de imóveis a alta foi de 106%. De 2.198 unidades a contratação no ano passado saltou para 5.998. Em vigor desde 2009 o programa habitacional oferece subsídios de até R$ 23 mil para famílias com renda mensal de até dez salários mínimos. Para esse ano a expectativa é que haja uma alta de pelo menos 20% na procura pelas linhas de financiamento habitacional oferecidas pela Caixa Econômica Federal (CEF) no País.

Data Popular, instituto de pesquisas voltado para as classes C, D e E, explica o que é a nova classe média
Geledés
18/01/2013

Renato Meirelles, publicitário e sócio-diretor do Data Popular, instituto de pesquisas voltado para as classes C, D e E, explica o que é a nova classe média e destaca a mudança do papel das mulheres brasileiras na economia. Segundo Meirelles, quase a metade da elite brasileira é emergente. – A classe média brasileira (renda per capita R$ 291 a R$ 1.019 por pessoa) é mais rica que 52% da população mundial. Apenas 18% do mundo tem uma renda per capita maior;

Cotistas que disputaram medicina na UFRJ têm quinta nota mais alta do Sisu
Geledés
18/01/2013

O Ministério da Educação (MEC) divulgou a lista dos dez cursos cursos que tiveram as notas de corte mais altas no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do primeiro semestre de 2013. Entre eles, cinco são de medicina e três são da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O curso com nota de corte mais alta foi medicina na UFRJ: 820,76 pontos. Essa foi a pontuação mínima dos candidatos aprovados na ampla concorrência, o que não inclui as vagas reservadas para a Lei de Cotas.

Assassinatos de negros aumentam 600% em Ponta Grossa
Jornal da Manhã
18/01/2013

O número de negros assassinados em Ponta Grossa cresceu 600% num período de quatro anos. Em 2006 foram registrados três homicídios de negros e, em 2010, o número subiu para 21. Os dados são resultado de um trabalho desenvolvido pelo Instituto Sangari e fazem parte do ‘Mapa da Violência 2012: A Cor dos Homicídios no Brasil’. De acordo com o estudo, realizado pelo sociólogo Júlio Jacobo, desde 2002 observa-se “uma queda do número absoluto de homicídios na população branca e de aumento nos números da população negra. E essa tendência se observa tanto no conjunto da população quanto na população jovem”.

Pesquisa indica racismo entre principais crimes nas redes sociais
Geledés
17/01/2013

O Facebook deve se tornar em 2013 a rede social com maior número de denúncias de crimes e violações a direitos humanos na Internet brasileira, segundo pesquisa divulgada pela Safernet Brasil, instituição com atuação nacional formada por um grupo de cientistas da computação, professores, pesquisadores e bacharéis em Direito. O estudo mostra que, somente no ano passado, 11.305 endereços hospedados pela rede social foram denunciados à Central Nacional de Denúncias de Crimes Cibernéticos (CND).

Grupos neonazistas são investigados no Uruguai
Vermelho
17/01/2013

Um grupo neonazista uruguaio é investigado por supostas agressões a um ativista social, o inspetor major José Colmam, diretor nacional de Inteligência, segundo informações do jornal El País. “Há um caso no qual estamos trabalhando. Há uma atividade de um grupo neonazista. Fizeram pichações e há denúncias de que agrediram uma pessoa contrária à sua ideologia”, informou Colmam. Estes são casos lentos que exigem muita investigação. Estes grupos estão ativos, mas os acompanhamos de perto, agregou.

Oficina vai difundir editais para comunidade afrodescendente
Alagoas 24 horas
17/01/2013

A Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC), em parceria com a Fundação Nacional de Artes (Funarte), realiza no dia 22 de janeiro, das 8h às 17h, no auditório da Casa da Indústria, no Farol, uma oficina para apresentação de cinco editais, cujas inscrições estão abertas, voltados para a comunidade afrodescendente. Durante todo o dia os interessados em desenvolver ações nessa área terão a oportunidade de elucidar suas dúvidas e ouvir dicas para a construção dos projetos.

Seu Jorge vai ser Jimi Hendrix no cinema
Geledés
16/01/2013

Seu Jorge está de malas aviadas para Los Angeles a fim de rodar um filme em que fará de Jimi Hendrix. O músico brasileiro garante ter tudo acertado para fazer de Hendrix no cinema, embora desconheça se se trata de um biopic ou apenas de um papel num filme com outro argumento. Inicialmente, era para ser André 3000 a fazer de Hendrix mas a família do guitarrista não aprovou o filme e nem sequer autorizou a banda sonora. Isto no dia em que o inédito «Somewhere».

Mundo da Igualdade Racial – Fórum Social Temático de Poa/2013
Geledés
16/01/2013

O Mundo da Igualdade Racial, no Largo Zumbi dos Palmares, que vai acontecer durante o Fórum Social Mundial Temático POA 2013: Democracia, Cidades e Desenvolvimento Sustentável vai tomando forma e mostrando a sua força e a unidade dos militantes da igualdade racial em nosso Estado e País. Atualizando a Grade das atividades no dia de hoje, 12/01, às 18h05min, constatamos que 63% das Salas oferecidas as entidades para realização de sua atividade já estão ocupadas e a procura continua.

A difícil vida dos haitianos no Brasil
Geledés
16/01/2013

Depois do terremoto ocorrido no Haiti, em janeiro de 2010, uma intensa migração de haitianos ao Brasil deu-se início, principalmente na cidade de Manaus. Segundo o padre jesuíta Paulo Tadeu Barausse, engajado no projeto Pró-Haiti, nos últimos três anos passaram por Manaus em torno de 5 mil haitianos. “Não é fácil manter viva a esperança, pois muitos trazem consigo traumas e feridas”, relata, na entrevista que concedeu por e-mail para a IHU On-Line. Barausse explica que o Governo Federal tem concedido os vistos aos migrantes, possibilitando a vinda de aproximadamente 120 haitianos por mês, no entanto, continua, “os governos estaduais estão bastante omissos, quase não existe nenhum posicionamento. Não há um trabalho sistemático que envolva as esferas Federal, Estadual e Municipal”.

Taís Araújo fala sobre mudança radical do visual
Geledés
16/01/2013

Animada com o resultado, Taís falou do novo visual: “Já tem um tempo que eu estou tentando mudar. Estava buscando uma personagem de novela para fazer, mas ninguém comprava. Aí pensei na Penha, de ‘Cheias de Charme’ e falei com a figurinista, que me disse: ‘Ah Taís, não dá’. Aí, acabou a novela e eu, que sou representante da Loreal, pensei: ‘Vou falar com eles e ver se topam'”, disse ela, que é porta-voz das linhas Casting e Elsève Hydra-Max. A mudança foi feita porWilson Eliodoro, cabeleireiro de Taís, em seu estúdio no bairro de Pinheiros, em São Paulo.

Amazônia e cultura negra inspiram produção de Juan Cache, em Belém
Globo.com
16/01/2013

Abre nesta quinta-feira (17) a temporada 2013 de exposições temporárias do Museu Histórico do Estado do Pará (MHEP), com obras do artista espanhol Juan Mane Cache. O pintor, radicado há oito anos na ilha da Santa Lúcia, no Caribe, apresenta telas inspiradas nos tipos e costumes paraenses produzidas em 2012, além de outros trabalhos feitos fora do Pará. O trabalho de Juan Checa ganhou a definição de expressionismo caribenho, por destacar a subjetividade do artista e não a impressão da figura. São 20 obras que expressam a visão antropológica do artista, muito inspirado na cultura negra, seus símbolos e cores.

Babás e empregadas domésticas: relações que perpetuam racismo e machismo
Geledés
16/01/2013

Desde o fim de semana roda a internet o texto: Viagem levando babás. Se não conseguir lê-lo no link original, há uma cópia aqui. É o relato de uma visão casa grande/senzala que a sociedade brasileira carrega desde os tempos da escravidão. A babá não é uma trabalhadora com todos os direitos respeitados, é, antes de tudo, uma serviçal, que numa viagem familiar deve estar inteiramente disponível e ainda agradecer por ter tido a oportunidade de viajar. Alguns trechos são bem ilustrativos […]

Ensino obrigatório de cultura afro completa 10 anos
Pravda
16/01/2013

A obrigatoriedade do ensino de história e cultura afro-brasileira nos estabelecimentos de ensino fundamental e médio completa dez anos. Ao longo dos últimos anos, o Ministério da Educação (MEC) tem reforçado a adoção de medidas afirmativas e inclusivas relativas a questões etnorraciais. A política reafirma o objetivo de valorizar e assegurar a diversidade, tendo a educação como instrumento decisivo para a promoção da cidadania e a garantia dos direitos humanos.

Falta voz para os negros nas casas legislativas do país
Geledés
15/01/2013

Embora a representação negra na Câmara Municipal de Belo Horizonte tenha crescido entre 2008 e 2012 de quatro para seis vereadores – o que coloca a capital mineira como a segunda no país com maior número de pretos e pardos eleitos – nenhum desses vereadores se elegeu com a bandeira das desigualdades sociais e econômicas que decorrem da raça. Apenas dois deles – Pelé do Vôlei (PTdoB) e Juninho (PT) – admitem um mandato com atuação voltada para algum tipo de ação destinada a minimizar as injustiças históricas provocadas pela escravidão, estatisticamente demonstráveis: negros têm menos oportunidades de acesso à educação superior e aos postos qualificados no mercado de trabalho.

Hoje na História, 15 de janeiro de 1929, nascia Martin Luther King
Geledés
15/01/2013

A covardia coloca a questão: ‘É seguro?’
O comodismo coloca a questão: ‘É popular?’
A etiqueta coloca a questão: ‘é elegante?’
Mas a consciência coloca a questão, ‘É correto?’
E chega uma altura em que temos de tomar uma posição que não é segura, não é elegante, não é popular, mas o temos de fazer porque a nossa consciência nos diz que é essa a atitude correta.
Martin Luther King

Carlinhos Brown anuncia Afródromo de Salvador para 2013
Terra
15/01/2013

Ainda não será em 2013 que Salvador terá um circuito exclusivo para o desfile dos blocos que levam para as ruas a cultura negra. O Afródromo, idealizado por Carlinhos Brown, foi lançado nesta terça-feira (15) em uma entrevista coletiva no Museu Du Ritmo. E, neste Carnaval, sairá do papel na forma de um grande desfile coletivo puxado pelo próprio Cacique e acompanhado das alas de canto dos blocos afros e afoxés. A promessa é de alegorias elaboradas, assinadas por J. Cunha e Pedro Caldas e executadas por Ray Viana, além de estamparias e indumentárias que levam o nome do presidente da Liga, Alberto Pitta.

Projeto do Afródromo é alterado e desfile é garantido no carnaval 2013
Globo.com
15/01/2013

Após ter sido inviabilizado pela prefeitura para o carnaval de 2013, o projeto do Afródromo foi alterado e irá acontecer ainda este ano, no domingo de carnaval. A prefeitura havia cancelado o apoio ao projeto por conta de dificuldades operacionais. Em coletiva na tarde desta terça-feira (15), no Museu du Ritmo, no bairro do Comércio, na capital, os organizadores definiram que, em vez de três dias de festas na Cidade Baixa, será feito um desfile no circuito Osmar, no Campo Grande, a partir das 11h do domingo de carnaval, com a presença dos participantes da Liga dos Blocos Afro.

ACP se posiciona contra feriado da Consciência Negra em Curitiba
Globo.com
15/01/2013

A Associação Comercial do Paraná vai tentar reverter na Justiça a promulgação da lei que estabelece o dia 20 de novembro como feriado municipal em Curitiba. Conforme a lei, nesta data a cidade vai comemorar o Dia da Consciência Negra. A iniciativa da ACP foi divulgada nesta terça-feira (15). Conforme a nota, assinada pelo presidente da entidade, Edson José Ramon, a instauração do feriado traria prejuízos ao comércio local. A entidade também afirma ser a favor da promoção de eventos culturais que lembrem a data. Para a ACP, o problema está em paralisar o comércio nesse dia.

Livro conta história e curiosidades do samba
Revista Voto
15/01/2013

O samba é um dos gêneros mais populares do país e se transformou, ao longo dos anos, em identidade nacional. Grandes músicos e compositores foram responsáveis por popularizar esse ritmo, tais como Noel Rosa, João da Baiana, Cartola, Zeca Pagodinho e Arlindo Cruz. No exterior, o samba é reconhecido e valorizado como símbolo brasileiro, assim como o futebol e o carnaval. Para contar tudo sobre a trajetória desse estilo musical, a origem, as curiosidades e os personagens mais marcantes, Marcos Alvito acaba de lançar o livro “Histórias do Samba – De João da Baiana a Zeca Pagodinho” (Matrix Editora).

Escolas de samba promovem shows para arrecadar donativos para Xerém
Globo.com
15/01/2013

Com o objetivo de arrecadar donativos para a população do distrito de Xerém, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, cinco escolas de samba do Grupo Especial e uma da Série A do Grupo de Acesso, no Rio e na Baixada Fluminense, promovem a partir do próximo sábado (19), o Circuito da Solidariedade. O evento promovido pela Globo Rio e pela Rádio Beat 98, vai contar com shows das baterias das escolas, do bloco AfroReggae e estrelas do funk.

Projeto do Afródromo é apresentado em Salvador com versão modificada para 2013
Correio Nagô
15/01/2013

Depois de ter sido inviabilizado pela prefeitura para o carnaval de 2013, o projeto do Afródromo para criação de um quarto circuito no carnaval de Salvador foi alterado. O cantor e compositor Carlinhos Brown, que é também diretor de Arte do projeto, apresentou no final da tarde desta terça-feira (15), no Museu du Ritmo, no bairro do Comércio, uma versão modificada para o projeto ainda para este ano. Ao invés de três dias de folia na Cidade Baixa, será realizado um desfile no circuito Osmar, no Campo Grande, o mais tradicional do carnaval de Salvador, a partir das 11h do domingo, com a presença dos participantes da Liga dos Blocos Afro, formada por grupos afros e de afoxés.

Carnaval em Goiânia ganha a proteção de Iemanjá este ano
Igualdade e Identidade
15/01/2013

O Carnaval dos Amigos – a maior festa carnavalesca do Centro-Oeste brasileiro – ganhou um charme a mais para este ano. A explosão de alegria vai acontecer no dia 02 de fevereiro, dia de Iemanjá, com as graças e as bênçãos de todos os santos e orixás que comandam o reinado de Momo. Goiânia, mais uma vez, vai parar no sábado anterior ao sábado de Carnaval, na 11ª edição da festa puxada e comandada pelo Bloco dos Amigos. Tudo começou em fevereiro de 2003, quando um grupo de amigos criou um bloco para sair pelas ruas de Goiânia, anunciando o Carnaval oficial que viria uma semana depois. surgia, então, o Carnaval dos Amigos, regado a muito chope, feijoada, frevo, marchinhas, confetes e serpentinas.

Ação Periferia: A cultura digital e do rádio na mesma freqüência
Áfricas
15/01/2013

O Ação Periferia é um programa de rádio com foco na cultura Hip Hop veiculado em uma empresa pública de comunicação, a Empresa Brasil de Comunicação – EBC. Ser parte de uma empresa pública é ter como premissa, a inclusão direta do agente cultural e da sociedade. É ir além, conquistando novos adeptos ao exercer também a função de fomento a cultura de rua. Temos o dever de apresentar ao ouvinte todos os estilos da música Rap sem a pretensão de controlar ou monopolizar a cultura Hip Hop. Pensando nisso, lançamos uma coletânea em que o ouvinte de forma direta escolheu as músicas que a compõe. Todos os artistas apresentados no disco “Sem Jabá” foram os mais pedidos do ano de 2012.

SP: falta de cronograma de discussões leva a temor sobre cotas
Terra
15/01/2013

No final do ano passado, o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), anunciou a criação de um programa de inclusão nas universidades do Estado, com a reserva de 50% de todas as vagas para estudantes de escolas públicas até 2016. No entanto, mesmo com a pressão do governador, USP, Unicamp e Unesp têm autonomia e uma mudança na forma de ingresso nos vestibulares mais disputados do País vai depender de aprovação nos conselhos universitários. Quando isso será discutido ainda não se sabe.

Correios prestam homenagem a descendentes de quilombolas com selo especial
D24am
14/01/2013

No palco de aniversário dos 127 anos da Praça 14, neste domingo (13), foi lançado o Selo da Edição Especial Parque Memorial Quilombo dos Palmares. Durante o lançamento, direcionado pela diretora regional dos Correios, Luquesia Lemos, foram entregues cinco selos obliterados a autoridades políticas e movimentos negros. “Nós estamos aqui para reconhecer a origem e a tradição da cultura negra no Amazonas, e agradecer a todos por este momento”, ressaltou Lemos.

Advogada aguarda por Justiça no caso de agressão da PM
Caros Amigos
14/01/2013

Perplexidade. Esse é o sentimento que a advogada Andréia Cândido Vitor diz continuar tendo no caso da agressão, tortura e humilhações racistas sofridas na madrugada de 24 de novembro do ano passado, ao ser chamada de “negra vadia” por policiais militares que invadiram uma casa no Bairro Alto em perseguição a um rapaz que não parou numa blitz. Por morar próximo a casa onde ocorreu a invasão e, diante dos gritos desesperados das pessoas, Andréia foi saber o que estava acontecendo e acabou detida e encaminhada a uma viatura da PM. “Eles me deram um tapa no rosto e me xingaram. Advogada, com essa corzinha, sua negra vagabunda, sua preta vadia”, contou, relatando a violência que sofreu.

Falta de políticas públicas pode ser o principal causador da elevada taxa de femicídio na Bahia
Áfricas
13/01/2013

De acordo com o Mapa da Violência 2012, produzido pelo Instituto Sangari e publicado pelo Ministério da Justiça, a Bahia é oitavo estado em número de homicídios contra mulheres. São cerca de seis mortes para cada grupo de 100 mil mulheres. Estes números trazem no entrelace a inoperância do Estado e a herança do ensinamento colonial dado pelo homem de como agredir às mulheres, especialmente as negras – que são a maioria dentre as vítimas.

Tráfico de pessoas começa a ser investigada no Amazonas
Em tempo
12/01/2013

Pelo menos 36 casos de tráfico internacional de pessoas estão sendo investigados atualmente pela polícia do Amazonas. Os dados são da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (Sejus). De acordo com a diretora do Departamento de Direitos Humanos da Sejus, Michelle Custódio Campbell, durante uma entrevista a uma emissora de televisão local, as investigações ainda estão em andamento. “A maioria é mulher, se identifica como afrodescendente, com idade entre 15 e 25 anos e de condição social de risco, baixa escolaridade, sem emprego fixo ou com baixa qualificação. Esse é o perfil da mulher que é traficada”, disse. Segundo ela, o mesmo vale para os homens. […]

Bens públicos não podem mais receber nome de quem escravizou seres humanos
Seppir
11/01/2013

A partir desta sexta-feira, 11, fica proibida, em todo o território nacional, a atribuição de nome de pessoa viva ou que tenha se notabilizado pela defesa ou exploração de mão de obra escrava, em qualquer modalidade, a bem público, de qualquer natureza, pertencente à União ou às pessoas jurídicas da administração indireta. A Lei 12.781(01/13), sancionada na quinta-feira, 10, pela presidenta Dilma Rousseff, foi publicada no Diário Oficial da União, alterando a Lei nº 6.454, de 24 de outubro de 1977, que dispõe sobre a denominação de logradouros, obras, serviços e monumentos públicos.

Netinho diz que paulistano é racista e que SP vai ter turismo étnico
G1.com
11/01/2013

O secretário municipal da Promoção da Igualdade Racial de São Paulo, Netinho de Paula (PCdoB), que se licenciou da função de vereador para assumir a pasta na administração do prefeito Fernando Haddad (PT), diz que a sociedade paulistana é racista e que pretende criar uma TV para exibir conteúdo feito com “a visão da população negra”. A nova secretaria, que vai trabalhar de maneira integrada com outras pastas, ainda depende da aprovação dos vereadores da Câmara Municipal para nascer e deve ser votada em plenário após a volta do recesso em fevereiro.

Desfile da X-9 Paulistana vai mostrar a diversidade racial de São Paulo
G1.com
11/01/2013

Marcado por referências africanas, orientais, indígenas e europeias, o desfile de 2013 da escola de samba X-9 Paulistana pretende transformar o Anhembi no cenário de uma grande jornada a diversos locais do mundo no carnaval de São Paulo. Com o samba-enredo “Se pra ter diversidade basta viver em harmonia, sorria… Pois São Paulo hoje é só alegria!”, a agremiação vai ser a quinta a se apresentar no primeiro dia de desfile, 8 de fevereiro, no Sambódromo do Anhembi, na Zona Norte da capital paulista.

Secretaria planeja implementar cotas no serviço público de Salvador
G1.com
11/01/2013

A Secretaria Municipal da Reparação começa a preparar um projeto que prevê a reserva de vagas em cargos comissionados para negros no serviço público de Salvador. “Temos na cidade 79,84% de pessoas negras e pardas, mas não temos visto essas ‘caras’ no poder”, justificou a secretária Ivete Sacramento, que recebeu a missão de planejar o projeto há um dia. A primeira reunião ocorreu na tarde desta quinta-feira (10). Ainda não há definição de percentual ou procedimentos que serão adotados na prática do projeto, atualmente em fase inicial. Ficou decidido, no entanto, a criação de um conselho municipal da comunidade negra, com a finalidade de debater e delimitar os critérios para a implantação da reserva de vagas.

Romeu e Julieta ganha versão com capoeira no Rio
R7.com
11/01/2013

Rafael Zulu está pronto para entrar na roda de capoeira e desafiar os irmãos Simas. Tudo em um bom sentido, claro. O ator de Balacobaco (Record) estreia nesta sexta-feira (11), no Rio de Janeiro, a peça Romeu na Roda, uma adaptação livre da história de Romeu e Julieta, de Shakespeare, analisada pelos olhos de uma roda de capoeira.  A estreia nacional, na verdade, aconteceu durante o último Festival Internacional de Teatro de Angra (FITA), e atraiu uma multidão. Todo mundo queria saber o tempero a mais que a adaptação de Flavia Bessone tem, como conta Zulu.

FMAC firma parceria com Uneal
Alagoas 24 horas
11/01/2012

A Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC) firmou parceria com a Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) para realização da segunda edição do projeto ‘Xangô Rezado Alto’. O apoio foi anunciado durante reunião dos representantes das instituições com lideranças religiosas de comunidades tradicionais de matriz africana. O encontro aconteceu no auditório da FMAC, na manhã de quarta-feira.

Cotistas estão entre as maiores notas do Sisu
Geledés

10/01/2013
De acordo com um balanço preliminar do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), ao contrário do que dizem os críticos às cotas, os alunos cotistas vem apresentando um alto desempenho no programa. Entre as 10 maiores notas de corte do país, três foram obtidas por candidatos que poderão se beneficiar da reserva de vagas. A seleção está aberta até  esta sexta-feira (11) para estudantes se inscreverem em 101 instituições públicas de ensino superior que usam o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como porta de entrada.

Símbolo da luta do negro brasileiro na TV, Zezé Motta está em O Canto da Sereia
Correio 24 horas
10/01/2013

A atriz fluminense Zezé Motta, 68 anos, confessa, aos risos, que sempre que visita um terreiro fica com medo de sua mediunidade aflorar. Quando era de umbanda, sua mãe, Maria Elasir, 88, vivia preocupada com a não participação da filha na religião por conta disso. Até que, um dia, ela falou para Zezé: “Tenho uma notícia boa para te dar. Recebi um recado que você exerce sua mediunidade no palco”. Sacerdotisa do candomblé duas vezes na TV – em Mãe de Santo (1990) e Porto dos Milagres (2001)–, Zezé está de volta à telinha no elenco de O Canto da Sereia (Globo/TV Bahia), que termina hoje.

Denzel Washington é indicado ao Oscar de melhor ator
Áfricas
10/01/2013

Os vencedores do Oscar Daniel Day-Lewis e Denzel Washington foram indicados novamente ao prêmio de melhor ator por seus papéis em “Lincoln” e “Flight”, respectivamente, segundo anunciou hoje a Academia de Hollywood em uma coletiva de imprensa em sua sede de Beverly Hills. Hugh Jackman (“Os Miseráveis”), Bradley Cooper (“O Lado Bom da Vida”) e Joaquin Phoenix (“The Master”) […]

Salvador: Cotas poderão ser implantadas no serviço público municipal
Correio Nagô
09/01/2012

A Prefeitura de Salvador poderá implantar um sistema de cotas no serviço público municipal, segundo anúncio feito pelo prefeito ACM Neto nesta quarta-feira (9). Durante um evento em que divulgou um decreto em que se criou um grupo de trabalho que vai “programar celebrações de conquistas afrodescendentes”, Neto destacou que pediu aos seus secretários que elaborem um projeto para a implementação das cotas.  Sem definir prazos, o prefeito explicou ainda que o grupo criado, formado por servidores das secretarias municipais da Educação, Reparação e Desenvolvimento, Turismo e Cultura, além da Fundação Gregório de Matos […]

Em 2013, Lavagem do Bonfim será realizada no dia 17 de janeiro
09/01/2012
G1.com
Neste ano de 2013, a tradicional Lavagem do Bonfim acontecerá na quinta-feira (17). Diferente do que muita gente pensa, a lavagem é comemorada na segunda quinta-feira após o dia de Reis, que é comemorado pelos católicos no dia 6 de janeiro. Já a festa do Bonfim acontece no domingo (20). O pároco da igreja, padre Edson, conversou com o G1 para explicar como se calcula a data da festa e da lavagem.

Milton Gonçalves vai interpretar o Pixinguinha no cinema
08/01/2012
Áfricas

Em entrevista ao UOL, Milton Gonçalves, de 79 anos, confirmou que viverá o Pixinguinha no cinema. O ator contou que interpretará o músico na última fase de sua vida, aos 75 anos. “Serão quatro atores que interpretarão o Pixinguinha em diferentes fases, desde rapazinho. Represento ele mais velho”, contou Milton, que já se submeteu ao molde de uma máscara para a caracterização do personagem.

Nova publicação da ONU conta [como deveriam ser] as experiências de dez defensores de direitos humanos sob proteção do Governo brasileiro
Combate ao Racismo Ambiental
08/01/2013

Dez defensores de direitos humanos sob proteção especial do Governo brasileiro contam suas histórias em uma publicação lançada no final de 2012 pelas Nações Unidas no Brasil em parceria com a Embaixada do Reino dos Países Baixos, a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República e a Delegação da União Europeia no Brasil. A série de entrevistas, reunidas no documento “Dez faces da luta pelos direitos humanos”, apresenta denúncias na voz dos defensores de direitos humanos do País, as motivações de luta e os percalços inerentes à atuação de cada um.

“Mulheres Negras: um Olhar sobre as Lutas Sociais e as Políticas Públicas no Brasil” (para baixar)
Combate ao Racismo Ambiental
08/01/2013

“Mulheres Negras: um Olhar sobre as Lutas Sociais e as Políticas Públicas no Brasil”, organizado por Jurema Werneck, é o mais novo lançamento de Criola, com a vantagem de pode ser baixando de imediato da internet.  Nesta publicação, Criola oferece uma amostragem da reflexão atual das mulheres negras em torno de sua luta, suas reivindicações pela realização de direitos. Mais especificamente, são propostas de debate em torno de políticas públicas, das formas de luta anti-racismo e anti-sexismo e dos sujeitos políticos que representamos.

Alexandra Nascimento é eleita a melhor jogadora do mundo no handebol
Geledés
08/01/2013

Alexandra Nascimento, destaque da seleção feminina nas Olimpíadas de Londres, foi escolhida em votação feita pela Federação Internacional da modalidade. O handebol brasileiro recebeu uma grande notícia nesta terça-feira. A ponta Alexandra Nascimento foi escolhida como melhor jogadora do mundo em 2012, após enquete realizada pelo site da IHF (Federação Internacional de Handebol). Aos 31 anos, a jogadora foi o principal destaque na ótima campanha da seleção brasileira nas Olimpíadas de Londres 2012 , quando chegou às quartas de final, sendo eliminada apenas pela campeã olímpica Noruega.

Escola de Dança da FUNCEB abre cursos de férias
Áfricas
07/01/2013

A Escola de Dança da FUNCEB, integrada ao Centro de Formação em Artes da Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), unidade da Secretaria de Cultura do Estado (SecultBA), abre nesta segunda-feira, dia 7 de janeiro, a programação dos cursos de férias deste ano de 2013. São oferecidas 10 turmas de Qualificação Profissional, voltadas a bailarinos, professores e coreógrafos, e outras 10 turmas de Cursos Livres, para iniciantes na área. As aulas acontecem na sede da Escola, no Pelourinho, até fevereiro, e as inscrições devem ser feitas no próprio local, preferencialmente no primeiro dia de aula de cada curso.

Nos rastros de uma Manaus Negra e Africana
Geledes
07/01/2013

Fotografias de africanos, negros e mestiços retiradas em um prédio antigo na Rua da Instalação no Centro de Manaus pela expedição de Luiz Agassiz e Elizabeth Agassiz em 1865. Outras podem ser encontradas no livro organizado por Maria Helena Machado e Sasha Huber intitulado “Rastros e raças de Louis Agassiz: fotografia, corpo e ciência, ontem e hoje”. São Paulo: Capacete, 2010. A história da cidade de Manaus padece comdiscursos laudatórios e recortes preconceituosos que pouco esclarecem sobre os processos de construção espacial, cultural e socioeconômico de sua urbanidade.

ComCar recomenda à Prefeitura de Salvador a não autorizar criação do Afródromo
Correio Nagô

07/01/2013
O Conselho Municipal do Carnaval (ComCar), em Salvador, divulgou nesta segunda-feira (7) que na última sexta-feira foi protocolado por representantes do órgão um ofício no gabinete do prefeito ACM Neto recomendando a não criação do novo circuito chamado de Afródromo para o carnaval de 2013. Capitaneado pela Liga dos Blocos Afro da Bahia e polo cantor Carlinhos Brown, o projeto do novo circuito na folia foi apresentado no ano passado. A ideia é que fosse um circuito exclusivo para os blocos afro no bairro do Comércio.

“O dilema da Reforma Agrária no Brasil do agronegócio”
Combate ao Racismo Ambiental
07/01/2013

A sociedade brasileira enfrenta no meio rural problemas de natureza distintos que precisam de soluções diferenciadas. Temos problemas graves e emergenciais que precisam de medidas urgentes. Há cerca de 150 mil famílias de trabalhadores sem-terra vivendo debaixo de lonas pretas, acampadas, lutando pelo direito que está na Constituição de ter terra para trabalhar. Para esse problema, o governo precisa fazer um verdadeiro mutirão entre os diversos organismos e assentar as famílias nas terras que existem, em abundância, em todo o País. Lembre-se de que o Brasil utiliza para a agricultura apenas 10% de sua área total.

Agricultores familiares, camponeses, assentados, extrativistas e quilombolas, correi! Em “reunião histórica”, CNA, MDA e Incra acertaram a “regularização fundiária” do Brasil!
Combate ao Racismo Ambiental
07/01/2013

O Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) vai trabalhar com uma nova mentalidade, titulando os assentados da reforma agrária, ratificando os títulos das propriedades localizadas nas faixas de fronteiras e regularizando os imóveis localizados às margens das rodovias federais, além de simplificar os procedimentos de certificação do georreferenciamento dos imóveis. Este pacote de soluções para o setor foi negociado pela presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), senadora Kátia Abreu, com o ministro do Desenvolvimento Agrário (MDA), Pepe Vargas, e o presidente do Incra, Carlos Guedes,  durante reunião histórica, na sede da entidade.

Aumenta número de adotantes indiferentes à raça
Geledes
07/01/2013

Dados de dezembro de 2012 do Cadastro Nacional de Adoção revelam que há mais pessoas interessadas em adotar crianças ou adolescentes de qualquer raça. No mesmo mês de 2010, 31,4% das 30.378 pessoas cadastradas não se importavam com a raça da criança ou adolescente disponível para adoção. Dois anos depois, a porcentagem cresceu para 37,75% dos 28.780 pretendentes cadastrados.

Marcelo Barreto: ‘O racismo só vai acabar com atitudes enérgicas’
Geledes
07/01/2013

Em amistoso entre o Milan e o Pro Patria, na quinta-feira, o volante Boateng chutou a bola contra a arquibancada e abandonou o campo, após ser xingado por torcedores. Logo depois, os demais jogadores do time de Milão deixaram o gramado em solidariedade ao companheiro e a partida foi encerrada. Na opinião do correspondente do SporTV na Europa, Marcelo Barreto, somente com atitudes extremas, como a do jogador ganês, será possível acabar com o racismo no futebol.

Quilombolas expõem miséria brasileira: 75% vivem em situação de extrema pobreza
Combate ao Racismo Ambiental
07/01/2013

Um pequeno grupo de quilombolas organizou, na quarta-feira, um protesto ao lado da praia onde a presidente Dilma Rousseff descansava, nos arredores de Salvador, na Bahia. Moradores da comunidade Rio dos Macacos, eles queriam demonstrar à presidente a demora na solução dos conflitos que enfrentam para obter os títulos de propriedade das terras em que vivem.

Dilma descentraliza o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária
Combate ao Racismo Ambiental
03/01/2013

Aos poucos, sem alarde e mesmo enfrentando resistência no meio do funcionalismo e dos movimentos de sem-terra, o governo está levando adiante um extenso projeto de reforma na estrutura do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). Se concretizada, será a mudança mais profunda na instituição desde sua criação, em 1970, em pleno regime militar.

Rio São Francisco pode ser extinto, diz biólogo
Combate ao Racismo Ambiental
03/01/2013

Após quatro anos de monitoramento do rio e das obras de transposição de parte das águas do São Francisco, o biólogo José Alves Siqueira, 41, e outros 99 pesquisadores alertam: o rio está em processo de “extinção inexorável”. O professor integra a equipe da Univasf (Universidade Federal do Vale do São Francisco), em Petrolina (PE), contratada pelo governo federal para fazer o inventário da flora e da fauna ao longo de todo o trecho da obra.

Petrópolis, RJ, avalia casas destinadas à comunidade quilombola
Geledés
02/01/2013
Setecentos e noventa mil reais. Esse foi o investimento da Prefeitura de Petrópolis, na Região Serrana do Rio, em um projeto para a construção de 13 casas destinadas aos moradores da comunidade quilombola. Eles perderam tudo na tragédia de janeiro de 2011 e ainda moram em um abrigo, de forma improvisada. Nesta sexta-feira (29), uma comissão da prefeitura foi até o local para avaliar […]

Predominantes na classe C, negros movimentaram R$ 760 bilhões em 2012
Geledés
02/01/2013
De cada 100 pessoas que entraram na classe C nos últimos 10 anos, 75 são negras e 25 brancas, segundo estudo da Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE) e do Instituto Data Popular. Só os negros movimentaram R$ 760 bilhões em 2012. Sebastião Lourenço Silva, o Lourenço, como gosta de ser chamado, faz parte desse contingente […]

Cantora baiana-brasiliense Rosa Passos homenageia Djavan em novo álbum
Geledés
02/01/2013
Depois do sucesso de É luxo só, com sucessos de Elizeth Cardoso, a cantora baiana-brasiliense rende homenagem ao ídolo alagoano. Depois do período sábatico de quase três anos, em que se permitiu ficar num casulo existencial, Rosa Passos voltou às atividades artísticas, com a corda toda, em 2012. A cantora, compositora e violonista baiana-brasiliense, percorreu várias capitais e cidades do interior de São Paulo […]

Joaquim Barbosa diz que não tentará carreira política
Geledés
02/01/2013
O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, disse nesta sexta-feira, em entrevista coletiva em Brasília, que não considera lançar-se na carreira política. Barbosa comentou uma pesquisa recente do Datafolha que o listou entre possíveis candidatos à Presidência na próxima disputa eleitoral, em 2014. Nos dois cenários em que concorreu, Barbosa obteve 9 e 10% das intenções de voto […]

Por que a Índia trata tão mal suas mulheres?
Geledés
02/01/2013
Muitos a chamaram de “coração valente” ou “filha da Índia”. Mais do que motivar uma onda de orações e protestos em todo o país, a estudante de 23 anos morta no sábado após ser estuprada por seis homens em um ônibus em Nova Déli fez o país se perguntar: “Por que a Índia trata tão mal as suas mulheres?”. No país, não são raros os casos de aborto de fetos femininos, assim como os de assassinato de meninas recém-nascidas […]

Sociólogo descreve trajetória de Abdias do Nascimento
Correio Nagô
02/01/2013
Ainda durante o curso de graduação, o sociólogo Tulio Augusto Samuel Custódio se interessou pela vida e obra de alguns intelectuais negros brasileiros. Foi este o ponto de partida para que Custódio pesquisasse alguns momentos da trajetória do artista, intelectual, ativista social e defensor da cultura negra Abdias Nascimento. “Procurei analisar e entender o impacto do ‘auto-exílio’ de Abdias” […]

O tango nasceu num bairro de descendentes de escravos africanos na Argentina
Combate ao Racismo Ambiental
02/01/2013
Buenos Aires – O tango, de raízes suburbanas, tem também uma “história negra” que se relaciona com os ritmos afroargentinos, um “segredo” que foi resgatado pelo antropólogo Norberto Pablo Círio. “Apesar de sempre existir esse rumor sobre a presença negra no tango, esse assunto nunca foi bem estudado e compreendido”, explica  Círio à Agência Efe, promotor da exposição “Historia Negra Del Tango” […]

Dilma descentraliza o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária
Combate ao Racismo Ambiental
02/01/2013
Aos poucos, sem alarde e mesmo enfrentando resistência no meio do funcionalismo e dos movimentos de sem-terra, o governo está levando adiante um extenso projeto de reforma na estrutura do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). Se concretizada, será a mudança mais profunda na instituição desde sua criação, em 1970, em pleno regime militar […]

Rio São Francisco pode ser extinto, diz biólogo
Combate ao Racismo Ambiental
02/01/2013
Após quatro anos de monitoramento do rio e das obras de transposição de parte das águas do São Francisco, o biólogo José Alves Siqueira, 41, e outros 99 pesquisadores alertam: o rio está em processo de “extinção inexorável”. O professor integra a equipe da Univasf (Universidade Federal do Vale do São Francisco), em Petrolina (PE), contratada pelo governo federal para fazer o inventário da flora e da fauna ao longo de todo o trecho da obra […]