A cultura afro-brasileira nas mídias

Veja, abaixo, resumos de algumas das principais notícias veiculadas na imprensa nacional e internacional sobre a cultura afro-brasileira. Para acessar o conteúdo completo, basta clicar nos links dos títulos.


Entidades discutem laicidade do Estado e comunicação pública
Geledés
28/02/2013
No fim do ano passado, ainda durante a escolha da nova mesa diretora da Câmara Municipal de Fortaleza (CE), o vereador Walter Cavalcante (PMDB), então candidato, lançou uma de suas propostas de campanha: a exibição de missas e cultos aos domingos na TV Fortaleza – televisão oficial da Câmara Municipal da capital cearense. Passada a eleição e confirmada a condução de Walter à presidência da Casa, a proposta ganhou corpo. O vereador Elpídio Nogueira (PSB), primeiro secretário da mesa diretora da Câmara, argumenta que a ideia surgiu porque a “televisão [TV Fortaleza] tem espaço suficiente para abrirmos a grade de programação para transmitir atividades religiosas”.

O texto afirmativo e inovador de Lado a lado
Correio Nagô
28/02/2013
A matéria do semanário elogiava a fotografia de Lado a lado, a atuação de vários atores, das atrizes, principalmente, detalhava uma série de aspectos técnicos favoráveis e afirmava tratar-se de um bom texto.  Destacava no enredo as informações históricas sobre a formação dos morros cariocas no início do século XX e também mencionava algo sobre o carnaval. Tecia comentários superficiais sobre a Revolta da Chibata, abordada na trama.

Etíope se torna 1ª mulher negra a vencer concurso Miss Israel
G1.com
28/02/2013
Yitish venceu quatro concorrentes no concurso Miss Israel 2013 com um discurso ousado no qual falou de sua paixão por Martin Luther King: “lutou pela igualdade e por isso estou aqui”, disse. A jovem pediu que o concurso de Miss Israel expresse a diversidade da sociedade israelense, informou nesta quinta-feira o jornal “Yedioth Ahronoth”.

Estudantes da USP promovem ato contra programa de cotas tucano
Vermelho
28/02/2013
Acontece nesta quinta-feira (28), no campus de Direito da Universidade de São Paulo (USP), às 18h, um ato político contra a proposta de cotas, feita pelo governo do Estado, para o ingresso de estudantes negros nas universidades públicas em São Paulo. A Faculdade de Direito fica no Largo São Francisco, região central da capital. Está prevista uma caminhada pelas ruas da região.

Governo do Estado discute criação de Rede de Combate a Crimes Raciais no Amapá
Corrêa Neto
28/02/2013
O Governo do Amapá, após discussão suscitada pela Secretaria Extraordinária de Políticas para Afrodescendentes (Seafro), começou a discutir a criação da Rede de Combate a Crimes Raciais no Estado. A primeira reunião aconteceu na tarde desta quarta-feira, 27. Juntamente com o chefe de Gabinete Civil, Délcio Magalhães, sentaram à mesa a secretária da Seafro, Neucirene Oliveira, a representante da Secretaria de Estado da Justiça e Segurança Pública (Sejusp), […]

Museu de Arte do Rio será inaugurado amanhã
A tarde
28/02/2013
Sobre os dois prédios que formam o novo MAR – Museu de Arte do Rio, na Praça Mauá, uma gigantesca superfície ondulada e branca, feita com 800 toneladas de concreto, remete a um pedaço fluido do oceano. A cobertura de 1,7 mil m², sustentada por 37 pilares, é marca arquitetônica da instituição cultural carioca que será inaugurada amanhã com a presença da presidente Dilma Rousseff e autoridades; no sábado, para convidados; e na terça-feira para o público.

1º Festival de Capoeira da Prefeitura reúne 200 capoeiristas
Portal Novidade
28/02/2013
A Secretaria de Esporte, Cultura e Lazer da Prefeitura Municipal de Louveira organizou no último domingo (24 de fevereiro), em parceria com a Associação Assistencial Rainha do Engenho, o 1º Festival de Capoeira Louveira 2013, que contou com a participação de 200 capoeiristas. “A capoeira é uma prática histórica, que sempre teve como funções principais a manutenção da cultura, o alívio do estresse do trabalho e a sustentação da saúde física. […]

Contato com a religião depende mais dos pais que da escola
Terra
28/02/2013
Os brasileiros são um povo de fé. Segundo dados do Censo de 2010, 92% das pessoas declaram ter alguma religião, em sua maioria (87%) a cristã. Essa religiosidade é transmitida às crianças pelos pais e por outros familiares, mas a forma como esse contato inicial é absorvido é variável. Para o professor César Leandro Ribeiro, coordenador do Departamento de Teologia da PUC-PR, se a criança vai ter esse primeiro contato como algo positivo ou negativo, depende da significação que ela vai dar às descobertas […]

Mariene de Castro interpreta as canções de Clara Nunes no projeto ‘Ser de Luz’
O dia
27/02/2013
Quando a mineira Clara Nunes morreu, em 1983, Mariene de Castro tinha 4 anos e ainda brincava com suas bonecas, na Bahia. Hoje, três décadas depois, ela faz um tributo à ilustre portelense com um CD e um DVD, intitulados ‘Ser de Luz — Uma Homenagem a Clara Nunes’. Coincidência ou não, Mariene, escuta comparações entre sua forma de cantar e a da Guerreira há mais de 10 anos. “Clara Nunes foi a cantora que mais foi vista fazendo referências à Bahia, cantando ou se vestindo de baiana, filha de santo.

Hungria: universidade fecha centro acadêmico por racismo e sexismo
Geledés
27/02/2013
A Hungria está consternada por um escândalo na Faculdade de Filosofia e Letras da prestigiada Universidade ELTE de Budapeste, onde um centro acadêmico elaborou listas com categorias racistas e sexistas dos novos alunos. “Tem uma cara feia de judeu”, “parece cigano”, “é bicha”, “tem uma bela bunda”, são algumas das descrições menos vulgares e radicais utilizadas nas listas, às quais o canal ATV teve acesso em formato digital. Devido ao escândalo, a reitoria da ELTE suspendeu a autonomia do centro acadêmico HÖK, enquanto a polícia inicia as investigações.

Prefeitura de Salvador condena texto racista em material didático
Combate ao Racismo Ambiental
27/02/2013
A prefeitura de Salvador determinou, na última semana, a retirada do texto “As Bonecas da Fernanda” do material didático que será distribuído aos alunos da Rede Municipal de Ensino. Junto a esta, outra medida prevê que todos os textos adotados nos materiais elaborados pelo Instituto Alfa e Beto, responsável pela publicação, sejam submetidos à avaliação do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia (APLB). A iniciativa tem como objetivo evitar a circulação de materiais com conteúdos racistas […].

A Navalhada do Dia
Geledés
27/02/2013
O Conselho Nacional de Justiça ficou mais conhecido de nós todos depois da atuação da doutora Eliane Calmon. Hoje o presidente é o ministro Joaquim Barbosa. Agora o CNJ deu mais um passo para o controle do judiciário. Decidiu que as entidades de juízes não podem receber patrocínio para promover encontros, seminários, competições esportivas, finais de semana em resorts, etc. É um evidente conflito de interesse que as associações de juízes ANAMATRA, AJUFE e AMB não aceitavam. Agora só os Tribunais […].

Exposição em São Paulo mostra resistência e feminilidade da mulher contemporânea
Geledés
27/02/2013
Em 2008, o fotógrafo belga Pascal Mannaerts visitou a capital da Indonésia, Jacarta. Passando por um mercado, registrou a imagem de um manequim, em primeiro plano, com adesivos cobrindo seus olhos, nariz, sobrancelhas e boca. No fundo da fotografia, destacou a imagem de uma mulher real, com os cabelos cobertos por um véu.Três anos depois, visitando vários países da África, Mannaerts fez registros de mulheres carregando baldes de água na cabeça em Burkina Faso e de mulheres sorrindo […].

Relatório da FAO aponta trabalho de crianças em matadouros no Brasil
Áfricas
27/02/2013
Um relatório da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) lançado na última segunda-feira (25) apontou que, segundo dados do Departamento de Trabalho dos Estados Unidos, há evidências de que crianças no Brasil e no Equador estejam trabalhando em matadouros. O trabalho de meninos e meninas estaria ocorrendo inclusive em meio a equipamentos perigosos, além dos impactos psicológicos que podem ser causados, o que torna o trabalho infantil nos matadouros proibido para […].

A Copa de Nações Africanas e a crônica esportiva tupiniquim
Correio Nagô
26/02/2013
Começa o jogo e recomeçam os comentários batidos sobre a força e os músculos proeminentes dos jogadores africanos. Se o narrador acrescentasse o fato de que a maioria deles jogou futebol amador por tempo considerável, que compatibilizou trabalho braçal, em muitos casos desde a infância, com o sonho de serem astros do futebol, talvez o telespectador pudesse contextualizar tanta explosão muscular e baixo percentual de comida, ops, de gordura. O narrador da final inédita entre Nigéria […].

Justiça julgará vários crimes de racismo cometidos pela internet
Combate ao Racismo Ambiental
26/02/2013
A Justiça Federal da capital de São Paulo deverá processar e julgar uma série de crimes de racismo e discriminação contra negros e judeus cometidos por meio da internet.Para a Terceira Seção do Superior Tribunal de Justiça (STJ), como esses crimes teriam sido cometidos na mesma comunidade virtual, o que pressupõe o estabelecimento de relação de confiança entre os envolvidos e propicia troca de informações verdadeiras entre os usuários desse espaço, inclusive pessoais, há conexão probatória a ponto de facilitar […].

Produtores e Criadores Negros
Combate ao Racismo Ambiental
26/02/2013
Durante o mês de fevereiro a Representação Regional Norte do Ministério da Cultura (RRNO/MinC) está realizado uma série de oficinas com o intuito de divulgar os editais para produtores e criadores negros, além de esclarecer e capacitar o público quanto à elaboração dos projetos. As inscrições vão até 25 de março, com exceção do Edital para Autores Negros, da Fundação Biblioteca Nacional, que terá suas inscrições encerradas em 30 de abril. Já receberam oficinas as cidades de Rio Branco (AC); Manaus (AM), […].

13 mulheres negras brasileiras de destaque na política
Correio Nagô
25/02/2013
Dados do IBGE apontam que existem, no Brasil, cerca de 97 milhões de pessoas negras. Segundo um estudo realizado pela União dos Negros pela Igualdade (Unegro) em parceria com a Universidade Federal de Ouro Preto (MG) os negros tem baixa representatividade no Parlamento. O estudo revelou que apenas 0,0001% dos negros brasileiros exercem mandatos nas principais casas legislativas. A pesquisa foi realizada no Congresso Nacional, nas 27 assembleias legislativas do País (incluindo o Distrito  […].

O Brasil negro e as tendências para 2013, por Athayde Motta
Correio Nagô
25/02/2013
Nos anais da história, 2012 poderá ser lembrado como o ano em que decisões e mudanças inéditas deram importantes contribuições para a promoção da igualdade racial no Brasil. Refletir e escrever sobre tais eventos ao fim de cada ano deveria ser nosso passatempo preferido, pois é também uma maneira de registrar a história a partir de olhares diferentes e múltiplos. Como é bem sabido, mas pouco reconhecido, a população negra tem sido a principal responsável por sua liberdade, inclusão […].

Dilma Rousseff enfatiza luta contra violência doméstica
Geledés
25/02/2013
A presidenta da República, Dilma Rousseff, afirmou que é preciso “reprimir duramente” a violência contra a mulher no país. A mensagem foi dirigida a mais de três mil mulheres camponesas que participaram, em Brasília (DF), do Encontro Nacional do Movimento de Mulheres Camponesas (MMC), que se encerrou na quinta-feira . O evento reuniu trabalhadoras de 23 Estados do país. Nós sabemos que acabar com a violência exige, permanentemente, que nós estejamos atentas, para reprimir de forma […].

Dilma propõe alianças a africanos durante cúpula
Geledés
25/02/2013
A presidente Dilma Rousseff discursou nesta sexta-feira durante a cerimônia de abertura da III Cúpula América do Sul-África (ASA), em Guiné Equatorial.A presidente ressaltou as semelhanças entre o Brasil e os países africanos, tanto na formação do País quanto da população e propõe a formação de parcerias nas áreas de educação, agricultura e indústria.”Compartilhamos de muitos dos problemas que vários dos países aqui representados, temos histórias parecidas e, por isso, proponho alianças”, diz Dilma […].

Países latino-americanos devem se manifestar sobre a Década Afrodescendente
Geledés
25/02/2013
Argentina, Brasil, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Chile, El Salvador, Equador, Espanha, México, Peru, Panamá, Paraguai e Uruguai deverão se manifestar até o dia 30 de março sobre da Década Afrodescendente, que prevê a criação de um plano internacional de ação para afrodescendentes na Ibero-américa. O prazo foi estipulado durante a “Reunião Técnica sobre a proposta do Programa AfroXXI: população e cultura afrodescendente em Ibero-America”, realizada em Brasília. A expectativa é que todos se manifestem […].

Prorrogado prazo de inscrição para prestação de consultoria especializada em Juventude
Geledés
25/02/2013
Foi prorrogado até o dia 27 de fevereiro o prazo para a candidatura em 4 perfis dos editais publicados pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), em parceria com a Secretaria Nacional de Juventude (SNJ). O processo seletivo destina-se a contratação de consultores especializados na temática de Juventude.  O edital visa, por meio da contratação destes profissionais, propor e subsidiar as ações voltadas às políticas públicas de juventude. A prorrogação até o dia 27 de fevereiro vale […].

Hédio e Frei David apoiam proposta de cotas do Estado
Afropress
21/02/2013
Duas das mais importantes lideranças do movimento negro brasileiro – o ex-Secretário de Justiça de S. Paulo, Hédio Silva Jr., e o diretor executivo da Educafro, maior rede de cursinhos para negros, Frei David Raimundo dos Santos, – são favoráveis ao Projeto de adoção de cotas para negros e indígenas apresentado pelo Conselho de Reitores das Universidades Estaduais Paulistas (CRUESP), a pedido do governador Geraldo Alckmin. A proposta do Governo do Estado não fala de cotas, mas de metas, entre as […].

O racismo no Brasil pelo olhar de quem veio de fora
Africas
21/02/2013
Discutir o racismo na sociedade brasileira sempre é um assunto controverso. Para início de conversa, uma parcela significativa da nossa população insiste em dizer que este é um problema que não enfrentamos. Somos miscigenados, multirraciais, coloridos. Como um país assim pode ser racista? Foi essa a pergunta que o angolano Badharó, protagonista do documentário “Open Arms, Closed Doors” (Braços Abertos, Portas Fechadas), que dirigimos para a rede de TV Al Jazeera e que será veiculado a partir […].

Plano Juventude Viva é incentivo para novas ações de combate à violência em Alagoas
Seppir
21/02/2013
Com o objetivo de avaliar a execução do Plano Juventude Viva no Estado de Alagoas, representantes da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR) e da Secretaria Nacional de Juventude da Secretaria Geral da Presidência da República (SNJ/SG), visitam esta semana quatro municípios alagoanos. Na terça-feira, a delegação conversou com representantes do Governo Estadual e de seu Sistema de Justiça. Em reunião com coordenadores do Plano de Prevenção à Violência contra a Juventude […].

Dos orixás para sua mesa
Revista Época
21/02/2013
O que Iemanjá, Iansã e Oxalá podem ter em comum com os hábitos alimentares de quem não conhece o candomblé e outras religiões de origem africana? Chefs de restaurantes requintados têm procurado a ajuda das cozinheiras dos terreiros responsáveis pelos pratos feitos para os orixás. São as iabassês. O objetivo desses chefs é conhecer técnicas seculares de preparo (o candomblé existe há mais de 600 anos), ingredientes pouco usados no dia a dia e, em alguns casos, entender como a espiritualidade […].

Dilma destaca importância da mulher no combate à desigualdade no país
Combate ao Racismo Ambiental
20/02/2013
A presidenta Dilma Rousseff destacou ontem (19) o fato do Programa Bolsa Família escolher preferencialmente a mulher chefe de família para receber o benefício. Durante encontro com mulheres camponesas, Dilma disse que o Estado brasileiro reconhece a importância da mulher para resolver o problema da desigualdade no país.“Tenho muito orgulho do fato de que quem recebe o Bolsa Família no nosso país são preferencialmente as mulheres. Um país que reconhece isso é porque ele sabe o valor […].

USP oferece mais de 4 mil vagas em cursos para a terceira idade
Geledés
20/02/2013
O programa Universidade Aberta à Terceira Idade da Universidade de São Paulo (USP), que completa 20 anos em 2013, acaba de lançar o novo catálogo de atividades do primeiro semestre deste ano.Serão oferecidas 4.319 vagas gratuitas em 322 cursos, entre disciplinas dos cursos de graduação da USP e atividades complementares físico-esportivas e didático-culturais, na capital paulista e nos campi de Bauru, Lorena, Piracicaba, Pirassununga, Ribeirão Preto e São Carlos.O catálogo, que traz a relação […].

Racismo disfarçado
Áfricas
20/02/2013
Quem nunca ouviu uma piada de viés racista e deu uma boa risada? E quem nunca reproduziu uma piada, também de cunho racista, para um grupo de amigos? Mas o que esse tipo de brincadeira pode revelar acerca do preconceito racial presente em uma sociedade? Essas são algumas das questões que o antropólogo e professor  da Faculdade de Ciências e Letras da Unesp (Universidade Estadual Paulista), Dagoberto José Fonseca, busca responder no livro Você Conhece Aquela? A Piada, o Riso e o Racismo […].

Prorrogadas inscrições em editais de fomento à cultura negra
Áfricas
20/02/2013
Curta-Afirmativo e Funarte de Arte Negra inscrevem até o dia 25 de março. Incentivos contemplam diversas linguagens artísticas e chegam a R$ 10 milhões. Quatro dos cinco editais para o fomento à produção cultural negra lançados em novembro passado pelo Ministério da Cultura (Minc) em parceria com a Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR), tiveram o prazo de inscrição prorrogado para o dia 25 de março, aumentando a chance de artistas, estudantes, escritores e produtores negros […].

Marta Suplicy estima que vale-cultura pode injetar R$ 11 bilhões no mercado cultural
Correio Nagô
19/02/2013
A ministra da Cultura, Marta Suplicy, disse hoje (18) que o vale-cultura poderá injetar cerca de R$ 11,3 bilhões no mercado da economia criativa. “É um dinheiro que nós nunca tivemos e que pode fazer uma diferença enorme na cultura brasileira”, disse ao apresentar o projeto na Federação do Comércio de São Paulo (Fecomercio-SP). O ministério estima que o benefício, previsto para começar a valer a partir de julho, significará uma renúncia fiscal de R$ 500 milhões por parte do governo. […].

Ator Darlan Cunha visita Alagoas com Plano Juventude Viva
Correio Nagô
19/02/2013
De terça a sexta-feira (19 a 22/02), os coordenadores do Plano de Prevenção à Violência contra a Juventude Negra, o Juventude Viva, farão uma visita de monitoramento das ações que estão em andamento nas cidades de Maceió, Arapiraca, Marechal Deodoro e União dos Palmares, em Alagoas. Entre as várias atividades agendadas, destaca-se a reunião de instalação do Comitê Gestor Estadual do Juventude Viva, que acontece na quarta-feira (20/02), com a presença do governador Teotônio Vilela Filho, da secretária […].

Lincoln: omissão irredimível
Igualdade e Identidade
19/02/2013
O filme de um dos mais consagrados diretores norte-americanos de cinema da atualidade – em apenas um mês em cartaz, já faturou em bilheteria quase o triplo do que investiu um 65 milhões de dólares. A obra chega ao público dos principais cinemas de pelo menos 55 países entre os meses de janeiro e fevereiro, carregando em torno de uma centena de prêmios, entre indicações e os láureos previamente auferidos e concorrendo a mais disputada premiação do mundo Hollywoodiano, o Oscar, indicado em mais […].

Anhanguera UNIBAN lança pós-graduação em história e cultura africanas
Seppir
19/02/2013
Voltado para educadores e pesquisadores, especialização conta com professores especialistas e propõe analisar a África no contexto da globalização. Discutir e analisar a África no atual contexto global. Este é o principal objetivo do curso de pós-graduação “História, Cultura Africana e Afrobrasileira”, que a Anhanguera UNIBAN – Universidade Bandeirante de São Paulo lança neste ano, na capital paulista. O curso foi criado em virtude da nova lei de ensino da História da África (Lei 10.639/11.645 […].

Promoção da Igualdade Racial é tema de linha de pesquisa do Edital em Extensão Universitária do MEC
Seppir
18/02/2013
Podem se inscrever universidades públicas federais, estaduais e municipais; Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia e Centros de Educação Tecnológica. Propostas devem ser cadastradas na Internet, pelos professores, na plataforma eletrônica Sigproj, no endereço: http://sigproj.mec.gov.br. A promoção da igualdade racial é uma das vinte linhas de pesquisa abertas no edital Proext 2014 – MEC/SESu – Programa de Extensão Universitária, lançado pela Secretaria de Educação Superior do Ministério […].

Quesito ‘raça/cor’ é adotado em registros administrativos do Governo Federal
Seppir
18/02/2013
Medida visa orientar adoção de ações de promoção da igualdade racial nos órgãos da administração pública federal, bem como possibilitar o monitoramento e avaliação das políticas sobre a temática. O quesito “raça/cor” passou a ser campo obrigatório dos registros administrativos, cadastros, formulários e bases de dados do Governo Federal desde dezembro de 2012. A inovação visa orientar os órgãos públicos federais na adoção de ações de promoção da igualdade racial previstas na Lei 12.288, que institui o […].

Anhanguera UNIBAN lança pós-graduação em história e cultura africanas
Seppir
18/02/2013
Voltado para educadores e pesquisadores, especialização conta com professores especialistas e propõe analisar a África no contexto da globalização. Discutir e analisar a África no atual contexto global. Este é o principal objetivo do curso de pós-graduação “História, Cultura Africana e Afrobrasileira”, que a Anhanguera UNIBAN – Universidade Bandeirante de São Paulo lança neste ano, na capital paulista. O curso foi criado em virtude da nova lei de ensino da História da África (Lei 10.639/11.645 […].

Leci Brandão é eleita presidenta da Comissão de Educação da Alesp
Geledés
14/02/2013
A deputada Leci Brandão (PCdoB) foi eleita, por unanimidade, nesta quarta-feira (6), presidente da Comissão de Educação e Cultura da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp). Comissão, composta por 11 deputados, têm o objetivo de discutir e apreciar projetos de lei, emendas e outras proposições relacionadas aos temas de educação e cultura, antes de sua votação em Plenário. A comissão também tem a prerrogativa de convidar ou convocar autoridades públicas para prestar esclarecimentos e realizar […].

Casas de apostas apontam africanos como favoritos a novo Papa
Geledés
14/02/2013
Um africano, um italiano e até mesmo um canadense: logo após o anúncio da renúncia do Papa Bento XVI a partir de 28 de fevereiro, as apostas aumentam sobre o sucessor. Segundo a agência de notícias italiana de jogos e apostas Agipro News, os “bookmakers” britânicos apostam em um duelo entre Itália e África, aos quais a agência Paddy Power paga respectivamente 2,75 e 3,00. Um duelo confirmado pela lista de nomes que circulam: o cardeal nigeriano Francis Arinze lidera com 2,90, seguido pelo […].

Para presidente do Olodum, Bahia virou a terra de Ivete Sangalo
Combate ao Racismo Ambiental
14/02/2013
É Carnaval em Salvador, e João Jorge Rodrigues, 57, presidente do Olodum, crava: há um monopólio na divisão de recursos na folia da Bahia, que é “terra de uma artista só” – Ivete Sangalo. Na força da cantora, o líder do “bloco mais aclamado e conhecido no planeta”, em suas palavras, vê um caráter étnico: ela é branca. A vinda a Salvador de atrações como o sul-coreano Psy, diz, é mais um retrato de uma Bahia que não valoriza seus artistas, sua negritude. […].

Juventude Viva e Cotas raciais são ações da SEPPIR destacadas na mensagem presidencial enviada ao Congresso Nacional
Seppir
14/02/2013
A presidenta Dilma Rousseff destacou o Plano de Enfrentamento à Violência contra a Juventude Negra – Juventude Viva e ações afirmativas como a adoção das cotas raciais,  na terceira Mensagem Presidencial que apresentou ao Congresso Nacional, na abertura dos trabalhos legislativos, de acordo com o que determina a Constituição Federal. Abrindo as atividades do ano, a mensagem foi levada ao Parlamento pela ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffman e lida pelo primeiro-secretário da Câmara Federal, deputado Márcio Bittar (PSDB-AC), na tarde de segunda-feira, 4, no plenário da casa. […].

UnB oferece curso preparatório para candidatos negros à Pós-Graduação
Seppir
14/02/2013
O Curso Pós Afirmativas tem por objetivo preparar potenciais candidatos(as) negros(as) aos processos seletivos de Programas de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado Acadêmico) das universidades brasileiras, especialmente da Universidade de Brasília. Trata-se de um curso preparatório para tais seleções apoiado pela Reitoria da Universidade de Brasília, recebendo financiamento da Fundação Ford e da Fundação Carlos Chagas. No período de realização do curso (de março a setembro), cujas aulas […].

Inscrições para Programa de Bolsas para Afrodescendentes da ONU vão até dia 18 de fevereiro
Seppir
14/02/2013
O Alto Comissariado de Direitos Humanos das Nações Unidas está lançando o Programa de Bolsas para Afrodescendentes 2013. As incrições vão até dia 18 de fevereiro de 2013. O objetivo é proporcionar a oportunidade de aprofundar a compreensão dos instrumentos e mecanismos do Sistema de Direitos Humanos das Nações Unidas. O programa tem o foco particular em questões de relevância para as pessoas de ascendência africana, visando permitir aos participantes contribuir para a […].

O espelho – Entrevista com Lázaro Ramos
Combate ao Racismo Ambiental
14/02/2013
Sete e trinta da manhã. Estamos no carro de Lázaro Ramos em uma das ruas principais do bairro do Humaitá, no Rio de Janeiro, onde o artista mora. Aproveito que estamos parados em um sinal de trânsito para brincar com o ator e me referir ao horário em que a entrevista foi marcada: “Horário acintoso”, digo-lhe. Lázaro, em resposta, dá uma gargalhada divertida e se desculpa com o mais simpático dos sorrisos. Aproveita também para fazer um comentário espirituoso. […].

Cineasta Spike Lee está em Salvador para gravar cenas do seu novo documentário
Correio Nagô
08/02/2013
O cineasta americano Spike Lee já está em Salvador. Ele desembarcou na Bahia para conhecer a Escola Criativa do Olodum e assistir ao desfile da banda, além de captar cenas para o documentário Go Brazil Go, que pretende lançar até a Copa do Mundo de 2014. O presidente do bloco afro Olodum, João Jorge e o diretor Lee, conhecido por ter dirigido o lendário filme “Malcom X” (1992). De acordo com informações da Revista Época, ele está acompanhado pela Paranoid, empresa do cineasta Heitor Dhalia […].

Rio lança campanha para combater homofobia no carnaval
Combate ao Racismo Ambiental
08/02/2013
O Programa Estadual Rio sem Homofobia lançou a campanha educativa No Baile da Diversidade, Discriminação Não Pode Entrar. O Carnaval do Rio É sem Homofobia, inspirada nos tradicionais bailes da folia. Pelo terceiro ano consecutivo, a iniciativa tem como objetivo promover os direitos das lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais (LGBT), reforçando o êxito das ações de policiamento preventivo especializado em todo o estado. A ação ocorreu na Estação Central do Brasil, […].

Um princípio de diversidade humana na novela Lado a lado – por Cidinha da Silva
Geledés
07/02/2013
O núcleo negro de vilões de Lado a lado apresenta características diversas e interessantes do ponto de vista humano, dramatúrgico e racial. Caniço (Marcello Melo Junior) começou a novela como um capoeirista sem personalidade, mero interessado em auferir pequenas vantagens em tudo, um desonesto insinuante. Ganhou espaço na trama, passou de cético seguidor de Zé Navalha (Lázaro Ramos) a grande bandido e mau caráter negro da trama, com cartel respeitável de vilanias a serviço dos brancos. […].

Oportunidade: OEA abre inscrições para bolsas de pós-graduação
Correio Nagô
07/02/2013
A Organização dos Estados Americanos (OEA) está com inscrições abertas para programas de bolsas para pós-graduação no exterior. Voltadas para profissionais de países americanos, as oportunidades incluem bolsas integrais em países membros da organização e bolsas parciais para programas específicos de curta duração na universidade espanhola IE Business School. Neste ano, o IE firmou uma parceria com a OEA para oferecer 44 bolsas de 40% a 60% em 22 programas de atualização […].

“Sistema escolar brasileiro é fundamental na reprodução do racismo”. Entrevista com Athayde Motta
Correio Nagô
07/02/2013
Neste mês de fevereiro, a Lei Federal 10.639/2003, de autoria da ex-deputada federal Esther Grossi (PT), que determina a obrigatoriedade do estudo da história e culturas afro-brasileira, africana e indígena na educação básica, completa dez anos. Embora  sua aplicação seja limitada, a lei já produziu bons resultados, entre eles o Prêmio Educar Para a Igualdade Racial, uma iniciativa que premia professores que incentivam o estudo da cultura afro-brasileira e africana no Brasil. A reportagem da Revista Fórum  […].

Plano Nacional de Desenvolvimento Sustentável dos Povos e Comunidades Tradicionais de Matriz Africana (para baixar)
Combate ao Racismo Ambiental
07/02/2013
Lançado no último dia 29, em solenidade presidida pela ministra da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial – SEPPIR, Luiza Bairros, o I Plano Nacional de Desenvolvimento Sustentável dos Povos e Comunidades Tradicionais de Matriz Africana está disponível para downdoad. A cerimônia de lançamento da política, que representa uma grande vitória na luta contra o racismo, foi prestigiada com a presença de cerca de 300 pessoas, entre ministros, representantes de embaixadas, de ministérios […].

Concurso de turbantes resgata autoestima negra
Afropress
05/02/2013
Preocupada com o resgate da cultura negra, Michele Fernandes, 29 anos, moradora do bairro do Campo Limpo, S. Paulo, criou há cinco meses, em setembro do ano passado, a Boutique de Krioula – uma loja on line que incentiva o uso dos turbantes pelas mulheres negras. “Nossa página propõe um encontro com a cultura africana e afro-brasileira através do uso do turbante”, conta. Empolgada com o sucesso de uma página aberta no Facebook, que atingiu 3 mil likes, ela lançou o Concurso Africanidades […].

Decisão judicial cria barreira à religiões de matriz africana
Afropress
05/02/2013
Uma decisão da Justiça de S. Paulo, concedida em novembro do ano passado pela Vara da Fazenda Pública de S. Vicente, vem se constituindo em entrave a manifestações das religiões de matriz africana, por impedir a prática de qualquer evento na orla da praia da cidade na Baixada Santista, reconhecida como a primeira do Brasil. A liminar (decisão provisória, de caráter emergencial), concedida em resposta a uma Ação Civil Pública movida pelo Ministério Público, proíbe a Prefeitura de autorizar a realização […].

Democracia e Desenvolvimento: por um Brasil afirmativo, será tema da CONAPIR
Afropress
05/02/2013
“Democracia e Desenvolvimento por um Brasil Afirmativo”, será o tema da II Conferência Nacional da Igualdade Racial, que acontece no final do mês de outubro deste ano, em Brasília. As etapas estaduais para a escolha de delegados à Conferência Nacional poderão ser realizadas até o dia 18 de agosto, segundo o Regimento aprovado pelos conselheiros do Conselho Nacional de Promoção da Igualdade Racial (CNPIR). O regimento normatiza os procedimentos sobre o evento, que reunirá representantes […].

“Sistema escolar brasileiro é fundamental na reprodução do racismo”
Geledés
05/02/2013
Neste mês de fevereiro, a Lei Federal 10.639/2003, de autoria da ex-deputada federal Esther Grossi (PT), que determina a obrigatoriedade do estudo da história e culturas afro-brasileira, africana e indígena na educação básica, completa dez anos. Embora  sua aplicação seja limitada, a lei já produziu bons resultados, entre eles o Prêmio Educar Para a Igualdade Racial, uma iniciativa que premia professores que incentivam o estudo da cultura afro-brasileira e africana no Brasil. A reportagem da Revista […].

Estudo encontra discriminação racial em anúncios no Google
Geledés
05/02/2013
Estudo da Universidade Harvard encontrou indícios de discriminação racial em anúncios relacionados a buscas no Google. De acordo com a pesquisa de Latanya Sweeney, cientista da computação que dá aulas na instituição, buscas por nomes mais comuns entre negros têm probabilidade 25% maior de gerar publicidade que presume que pessoas batizadas daquela forma já foram presas. A estudiosa comparou o resultado com nomes mais usados por brancos. Os links para anúncios no Google são exibidos […].

Um princípio da ação afirmativa na novela Lado a lado – Por Cidinha da Silva
Geledés
05/02/2013
Antes de o comparsa de Caniço (Marcello Melo Junior) atear fogo na escola mantida por Isabel (Camila Pitanga) no Morro da Previdência, Laura (Marjorie Estiano) e Sandra (Priscila Sol) iniciaram visitas a todas as casas, cujas crianças ainda não estavam matriculadas para convencer os pais a fazê-lo. Esta atitude é um princípio básico das ações afirmativas, ou seja, é preciso ir até as pessoas, às quais a ação se destina. Não basta oferecer a oportunidade e esperar, confortavelmente, que os interessados apareçam. É preciso encontrá-los e também aos temas que os levaram a estar fora […].

CPI do Tráfico de Pessoas vai intensificar ações na Bahia
Correio Nagô
04/02/2013
Na volta aos trabalhos, na próxima quarta-feira (6), depois do recesso parlamentar, a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Tráfico de Pessoas da Câmara vai intensificar as investigações no estado da Bahia. Para o presidente da comissão, deputado Arnaldo Jordy (PPS-PA), o estado virou “um fornecedor de matéria-prima humana para exploração”. A intenção, segundo Jordy, é fazer uma série de reuniões da comissão no estado tendo como ponto de partida o depoimento do casal preso semana […].

Após 10 anos, Bolsa Família reduz miséria em 80%
Correio Nagô
04/02/2013
Lançado no dia 3 de fevereiro de 2003, no município com o menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do país, o Programa Fome Zero foi criado com o objetivo de erradicar a miséria, com a transferência de renda e garantindo o alimento para as famílias que viviam na extrema pobreza. Hoje, o Brasil ainda tem pelo menos 5,3 milhões de pessoas sobrevivendo com menos de R$ 70 por mês, diferentemente do início dos anos 2000, quando eram 28 milhões de pessoas abaixo da linha da pobreza.  […].

A História do Racismo – documentário
Geledés
04/02/2013
Racismo Uma História. O filme aborda o cruel legado deixado pelo racismo ao longo dos séculos. Iniciando pelos EUA, berço da Ku Klux Klan, onde o pesquisador James Allen, possuidor de vasta coleção de material fotográfico e jornalístico sobre linchamentos, defende que há um movimento arquitetado para apagar a mácula racial da memória do país. A seguir, remonta à colonização belga do Congo, por Leopoldo II, onde os negros que não atingiam a quota diária de borracha tinham a mão direita […].

Plano de Aula – Oficinas de Arte afro-brasileira
Geledés
04/02/2013
Negada ou deturpada ao longo do tempo, a contribuição dos povos africanos para a formação da cultura brasileira, mesmo nos dias de hoje, é alvo de controvérsias e especulações, certamente um assunto de difícil abordagem.É do conhecimento geral que a influência africana em nossa cultura remonta aos primeiros séculos da colonização, abrangendo toda a nossa história, sendo, portanto, base de nossa formação. Os africanos, na condição de escravos, trouxeram para o Brasil sua cultura, tendo suas […].

UFRB adota integralmente Lei de Cotas
Geledés
04/02/2013
A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) vai aplicar integralmente a Lei 12.711/2012, conhecida como a Lei de Cotas, já a partir do próximo processo seletivo, em 2013. A decisão do Conselho Universitário (CONSUNI) foi tomada por unanimidade na última quarta-feira (31/10). Pela nova lei, as universidades e institutos federais devem reservar 50% das vagas ao sistema de cotas em um prazo de até 4 anos. O documento beneficia estudantes que cursaram todo o ensino médio em escolas […].

Livro destaca trabalho desenvolvido por negras e negros inventores e cientistas
ABPN
04/02/2013
De um simples esfregão a uma solda ultravioleta usada na indústria espacial, invenções idealizadas e construídas por mãos negras ganham publicação inédita no Brasil, intitulada “Negros e negras inventores, cientistas e pioneiros”. O historiador Carlos Eduardo Dias Machado tinha 25 anos quando uma publicidade do McDonald’s abriu seus olhos para a invisibilidade do protagonismo negro no campo da ciência, tecnologia e inovação. Era um anúncio da rede de fast food em uma edição da revista norte […].