A cultura afro-brasileira nas mídias

Veja, abaixo, resumos de algumas das principais notícias veiculadas na imprensa nacional e internacional sobre a cultura afro-brasileira. Para acessar o conteúdo completo, basta clicar nos links dos títulos.

 

 

 

A invisibilidade do racismo, por Lázaro Ramos
Geledés
28/03/2013
Estou muito feliz e orgulhoso por participar dessa campanha do UNICEF que demonstra claramente o impacto do racismo na infância. É importante chamar atenção de toda a sociedade para um problema invisível para muitos, mas muito real para quem sente, de verdade, na própria pele os efeitos dele. Crescemos numa sociedade na qual virou lugar comum dizer que o brasileiro não é racista, posto que é um povo multicolor, fraterno e cordial; e que os problemas são de ordem social e financeira apenas. […]. 

Vítimas de racismo e intolerância religiosa terão suporte em centros de denúncias
Geledés
28/03/2013
Criado no Bahia,  a rede pretende fortalecer as organizações da sociedade civil que prestam serviços de atendimento e acompanhamento às vítimas de racismo e intolerância religiosa. Uma Rede de Combate ao Racismo e à Intolerância Religiosa foi lançada nessa terça-feira (18), em Salvador. Criada pela Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi), a rede tem como objetivo tornar públicos casos de racismo e intolerância religiosa, além de oferecer suporte jurídico às vítimas. Para a iniciativa, […]. 

Ban Ki-moon diz que “racismo ainda é ameaça” em todo o mundo
Geledés
28/03/2013
“O comércio de escravos durou 400 anos e fez mais de 15 milhões de vítimas. Os africanos e as pessoas de ascendência africana foram vítimas desses atos brutais e continuam sofrendo suas consequências. No Dia Internacional em Memória das Vítimas da Escravidão e do Comércio Transatlântico de Escravos, dizemos ao mundo que nunca esqueça este crime contra a humanidade. Não devemos nunca esquecer as torturas, os estupros e os inocentes assassinados, homens, mulheres e crianças, as famílias […]. 

Mandela volta a ser hospitalizado por recaída de infecção pulmonar
Geledés
28/03/2013
O ex-presidente sul-africano e Nobel da Paz Nelson Mandela foi hospitalizado na noite dessa quarta-feira por conta de complicações decorrentes de uma infecção pulmonar. Mandela foi internado no final da noite e, segundo comunicado da presidência do país africano, os médicos estão garantindo o melhor tratamento e conforto possível. O presidente Jacob Zuma desejou uma rápida recuperação a Mandela. “Nós apelamos para o povo da África do Sul e do mundo que rezem pelo nosso amado Madiba e sua família […]. 

Política de cotas para negros em SP deve vir por Lei, defende Leci
Afropress
28/03/2013
O programa de inclusão de negros e indígenas nas universidades estaduais paulistas deve sair do âmbito do Conselho de Reitores (CRUESP), onde foi concebido e lançado, com o aval do governador Geraldo Alckmin, e passar a ser objeto de discussão na Assembléia Legislativa, por meio de um Projeto de Lei. A opinião é da deputada Leci Brandão, do PC do B, presidente da Comissão de Educação que, há cerca de 15 dias, presidiu a Audiência Pública reunindo reitores – inclusive o o professor Carlos Vogt, […]. 

Símbolo africano é utilizado para ilustrar campanha da Consulta Pública do Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial
Seppir
28/03/2013
Até 9 de abril, o Sinapir recebe contribuições da sociedade civil organizada no site do Governo Eletrônico, com link no endereço www.seppir.gov.br . Dentre os símbolos gráficos conhecidos como adinkra e bastante recorrentes em Gana, na África, aquele relativo à “transformação” foi o escolhido para ilustrar o material de campanha da Consulta Pública para regulamentação do Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Sinapir). “A escolha se deve justamente à natureza de mudança que a […].

Documentário “O cuidar nos Terreiros” será lançado em Salvador
Correio Nagô
27/03/2013
No próximo dia 27 de março, a Casa do Gantois recebe o lançamento do vídeo documentário “O Cuidar nos Terreiros”. O vídeo é realizado pela Rede Nacional de Religiões Afro-brasileiras e Saúde, com apoio do Ministério da Saúde.“O lançamento do documentário no Ilê Gantois tem muita importância pelo fato de ser lançado dentro de um terreiro e contando com a organização do evento realizada pela comunidade do Ilê lê Iyá Omi Asé Iamasé , o que demonstra o protagonismo dos terreiros nas questões […]. 

Fundo da ONU que financia em até 25 mil dólares projetos juvenis abre inscrições
Correio Nagô
27/03/2013
O Fundo para Juventude Urbana, do Programa das Nações Unidas para Assentamentos Humanos (ONU-Habitat) dará apoio financeiro a projetos realizados por jovens nos países em desenvolvimento que tenham por objetivo contribuir para a implementação dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) e a Agenda Habitat. Em sua quinta edição, o programa tem inscrições abertas até o dia 15 de abril. “O Fundo selecionará projetos que abordem a aproximação inovadora ao emprego, boa […]. 

Inscrições abertas de editais para financiamento de projetos sobre trabalho, diversidade, poder, gestão, educação e saúde
Correio Nagô
27/03/2013
As inscrições para os editais da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR) estão abertas e o prazo final será no dia 15 de abril. Podem participar do processo, órgãos da administração pública dos estados, do Distrito Federal e dos municípios, e instituições sem fins lucrativos. As propostas de convênio podem variar de R$300 mil a R$500 mil e ter como prazo de execução entre 18 (dezoito) meses e 24 (vinte e quatro) meses. A ação integra as atividades alusivas ao Março Mulher […]. 

A vitória é de todas as nossas ancestrais – Aprovada a PEC das Domésticas
Geledés
27/03/2013
O Senado aprovou hoje (26), em segundo turno, a proposta de emenda à Constituição (PEC) que estende aos empregados domésticos todos os direitos dos demais trabalhadores regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Foram 66 votos favoráveis e nenhum contrário. A PEC das Domésticas, como ficou conhecida a proposta, garante a essa classe trabalhadora o direito, entre outras coisas, a ter recolhido o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e a receber indenização em caso […]. 

Juventude brasileira grita contra genocídio de jovens negros
Geledés
27/03/2013
A alta taxa de morte entre jovens negros continua sendo um dos fatores mais preocupantes no Brasil. Mais de 70% dos homicídios registrados no país em 2010 foram de negros do sexo masculino, moradores das periferias e áreas metropolitanas dos centros urbanos. A realidade foi diagnosticada em um Mapa da Violência lançado há dois anos pelo governo federal. Desde então, poucas ações para o enfrentamento desta realidade foram colocadas em prática. Por esta razão, a luta contra o extermínio de […]. 

Grupo faz ato contra intolerância e discriminação no Centro do Rio
Geledés
27/03/2013
O auditório da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), no Centro do Rio, ficou pequeno para uma plateia de mais de 600 pessoas na segunda-feira (25). Artistas, intelectuais e políticos dividiram o espaço com lideranças religiosas e indígenas. Todos unidos em defesa dos Direitos Humanos e das diversidades. Um ato contra a intolerância e discriminação. “Uma coisa é a confissão religiosa outra coisa é a confissão cidadã. o que estamos fazendo hoje é uma manifestação cidadã de respeito […]. 

Deputada cobra a Dilma solução para quilombo Rio dos Macacos
Combate ao Racismo Ambiental
27/03/2013
Numa reafirmação de sua combatividade e independência, a deputada Luiza Maia (PT) cobrou ontem uma posição da presidente Dilma Rousseff em relação à localidade de Rio dos Macacos, área remanescente de quilombo ocupada há mais de 150 anos na vizinhança da Base Naval de Aratu, em Salvador. Em meio a uma disputa judicial com Marinha do Brasil, que se diz proprietária do terreno, cerca de 60 famílias estão sendo submetidas todo tipo de pressão para deixar o local. “Não vivemos mais numa ditadura  […].

Data da ONU lembra perigos do racismo e do preconceito nos dias de hoje
Correio Nagô
26/03/2013
Por mais de 400 anos, mais de 15 milhões de pessoas foram vítimas do trágico comércio transatlântico de escravos, um dos capítulos mais sombrios da história da humanidade.
Dia Internacional em Memória das Vítimas da Escravidão e do Comércio Transatlântico de Escravos foi lembrado ontem, 25 de março. No documentário “A Rota do Escravo – A Alma da Resistência”, produzido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO na rede) e adaptado para o português […]. 

O Racismo não tira folga! – Por: George Oliveira
Correio Nagô
26/03/2013
Ouvi essa frase de uma militante do movimento negro há um tempo.  Cabe uma reflexão mais apurada e profunda. Infelizmente esse texto não pretende realizar, apenas fomentar com alguns argumentos e imagens que o leitor pare, pense e tire suas conclusões. Vamos aos fatos! Preferi manter o tom de ironia presente nesses tipos de publicações racistas. E, para início de conversa, apresento-lhes cinco imagens divulgadas nas redes sociais: ‘Homenagem às mulheres negras’ durante um desfile […]. 

Crianças pretas são sujeitos, sempre, suspeitos. Suspeitos superlativos.
Geledés
26/03/2013
O vigia olhava o grupo. O olho do vigia não traduzia interesse pelo bem estar das crianças. O olho do vigia vigiava os passos das meninas e meninos emparedados em um espaço mínimo nos passeios de um Shopping , em Brasília. Era um sábado, 23, e as crianças cerceadas do direito de ir e vir, vestidas com roupas rotas não despertavam a solidariedade de outros clientes. Eram pobres e pretas. O vigia vigiava as três crianças invisíveis, para que elas não circulassem no espaço hermeticamente limpo do Shopping. […]. 

Modelos negras usam bombril como tecido em desfile protesto na av. Paulista
Geledés
26/03/2013
Nesta segunda, durante o protesto, as modelos desfilaram na calçada da Avenida Paulista. O evento foi organizado pela agência HDA models, uma das primeiras agências segmentadas para modelos negros. Elas usaram a palha de aço como tecido para as roupas e na cabeça, usaram turbantes coloridos, aliás vale lembrar os turbantes roubarão várias cenas nos desfiles desta temporada! O grupo contesta as perucas idealizadas por Fraga em parceria com o maquiador Marcos Costa. Elas se tornaram […]. 

Livro Quilombos das Américas é lançado em Brasília
Geledés
26/03/2013
O Livro Quilombos das Américas – Articulação de Comunidades Afrorrurais foi lançado durante a programação da 3ª Conferência do Desenvolvimento (CODE), realizada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), no Centro de Convenções Brasil 21, em Brasília. Na ocasião, também foi apresentado um vídeo com imagens e depoimentos gravados durante a pesquisa de campo que gerou a obra. […]. 

Organizações lançam campanha “Por uma infância sem racismo”
Combate ao Racismo Ambiental
26/03/2013
As Secretarias da Criança e de Promoção da Igualdade Racial (Sepir), em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), lançam hoje, terça-feira (26), a campanha de combate ao racismo na infância. “Por uma infância sem racismo”. O evento vai ocorrer no Auditório Dois Candangos, no Campus Universitário Darcy Ribeiro, Faculdade de Educação (FS), às 14h, quando será assinado o protocolo de intenções entre os órgãos parceiros. […]. 

O dia em que o imperialista britânico conheceu o poder militar do povo Zulu
Correio Nagô
25/03/2013
O Reino Zulu, centrado na costa sudeste da África Austral entre as montanhas Drakensburg e o Oceano Índico, surgiu no início do século 19, sob o comando do grande Rei-Guerreiro Zulu Shaka. A Nação Zulu originalmente não tinha nenhuma desavença com os ingleses, que haviam fundado uma colônia, a qual deram o nome de “Natal”, na fronteira sul do território Zulu (Zululand) em 1840. Mas os planos de expansão imperialista britânicos começaram a ver os Zulus como uma ameaça. […]. 

Lélia Gonzales: feminista, sim, mas negra!
Geledés
25/03/2013
Muito cedo, a antropóloga, educadora e feminista mineira, Lélia Gonzales aprendeu que, na luta dos movimentos sociais, também existem castas e hierarquias. Por isso, questões específicas como as das mulheres negras, eram subestimadas em favor do chamado “interesse maior”. Assim como ocorria nas fotografias da liderança do Movimento Feminista, com as militantes negras, suas reivindicações também eram mantidas na segunda ou na terceira fila. A fidelidade às causas que abraçou […]. 

Curso de extensão gratuito sobre História da África inscreve até o dia 30
Geledés
25/03/2013
O Grupo de Estudo das Populações Negras (GEPN) do Departamento de Educação (DEDC) do Campus XIII da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), em Itaberaba, inscreve, até o dia 30 deste mês, para o curso de extensão em produção de material didático para o ensino de história da África. A iniciativa é realizada em parceria com o colegiado de história e oferece 30 vagas. Os interessados podem se inscrever na secretaria do Núcleo de Pesquisa e Extensão (Nupe) da unidade. A ação, de caráter […]. 

Só o discurso não é suficiente para acabar com o racismo, diz Kabengele Munanga
Geledés
25/03/2013
Recentemente aposentado após 32 anos dedicados à vida acadêmica, Kabengele Munanga mantém ativa a militância intelectual no Movimento Negro e participa de palestras pelo País em que defende ações afirmativas. O estudioso foi um dos palestrantes do 2º Congresso Anual do Instituto de Estudos Brasil Europa (IBE), ocorrido no início de março, em Belém. Nascido no antigo Zaire, atual República Democrática do Congo, Kabengele chegou ao Brasil em 1975 para o Doutorado […]. 

Semana pode ser decisiva para Marco Feliciano na Comissão de Direitos Humanos
Geledés
25/03/2013
A permanência ou não do deputado Marco Feliciano (PSC-SP), na presidência da Comissão de Direitos Humanos e Minorias (CDH) da Câmara dos Deputados, deve ser definida até a próxima terça-feira (26). Pastor evangélico, ele é acusado de postar em redes sociais mensagens homofóbicas e racistas e, por isso, é alvo de protestos desde que foi indicado para o cargo. Na segunda-feira (25), um ato liderado pelo deputado federal Jean Wyllys e pelo estadual Marcelo Freixo, ambos do PSOL-RJ, vai reunir […].

Livro sobre cotas nas universidades pode ser baixado gratuitamente
Correio Nagô
21/03/2013
Com 11 artigos de pesquisadores que analisaram o processo de adoção de cotas em suas respectivas instituições, o livro “Cotas nas universidades: análises dos processos de decisão” já está disponível para download gratuito. Organizado pelo antropólogo Jocélio Teles dos Santos, a obra aborda o sistema de cotas nas universidades federais do Maranhão, Bahia, Santa Catarina, Santa Maria, Rio Grande do Sul, Juiz de Fora, São Paulo e as universidades estaduais de Londrina e Mato Grosso do Sul. […]. 

Livro Quilombos das Américas é lançado em Brasília
Correio Nagô
21/03/2013
O Livro Quilombos das Américas – Articulação de Comunidades Afrorrurais foi lançado na manhã desta quarta-feira, 20, durante a programação da 3ª Conferência do Desenvolvimento (CODE), realizada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), no Centro de Convenções Brasil 21, em Brasília. Na ocasião, também foi apresentado um vídeo com imagens e depoimentos gravados durante a pesquisa de campo que gerou a obra. A CODE acontece entre os dias 18 e 22 de março.  […]. 

Selos dos Correios homenageiam luta contra a discriminação racial e defesa do meio ambiente
Correio Nagô
21/03/2013
Nesta quinta-feira (21), dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial e aniversário de 10 anos da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República (Seppir), os Correios lançam um selo da série “América – Luta contra a Discriminação Racial”.Nesta nova parceria entre os Correios e a SEPPIR, o objetivo “é promover a valorização da população negra e seu papel na história do Brasil”, segundo a assessoria dos Correios. “Em 2011, a ECT aderiu à Campanha […]. 

CEAV – Igualdade Racial, essa luta é de todos nós!
Geledés
21/03/2013
O QUE É O CEAV? É um programa coordenado pelo Centro Cultural Escrava Anastácia, em parceria com a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República e a Secretaria de Estado da Segurança Pública. É um espaço de cidadania habilitado a assegurar o exercício de direitos das vítimas de crimes violentos e de seus familiares, que tem como característica um serviço continuado e integrado nas áreas jurídica, psicológica e social. No CEAV são prestados serviços de atendimento social, […]. 

O racismo diário e invisível
Geledés
21/03/2013
Hoje, dia 21 de março, é o Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial. A data foi instituída pela ONU (Organização das Nações Unidas), para relembrar o massacre de Shaperville. Em 21 de março de 1960, vinte mil pessoas faziam uma manifestação em Joanesburgo, África do Sul, contra uma lei que obrigava a população negra a portar um cartão que continha os locais onde era permitida sua circulação. Mesmo sendo uma manifestação pacífica, a polícia abriu fogo, matou 69 […]. 

Hoje na História, 21 de março de 1960 acontecia o Massacre de Shaperville
Geledés
21/03/2013
21 de março é o Dia Internacional da Eliminação da Discriminação Racial, data instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU), em referência ao Massacre de Shaperville. Na mesma data, em 1960, em Gauteng, na África do Sul, no bairro de Shaperville, cerca de 5.000 pessoas faziam um protesto pacífico contra a Lei do Passe, que na época, obrigava os negros a portarem um cartão que indicava os locais onde era permitida sua circulação. Seguindo o Apartheid, regime de segregação racial adotado […].

Inscrições abertas para o edital convocatório de Instituições Formadoras para o A Cor da Cultura III
Seppir
20/03/2013
Estão abertas, até 31 de março, as inscrições para o 2ª edital convocatório de Instituições Formadoras para o A Cor da Cultura III, projeto desenvolvido pela Fundação Roberto Marinho, com o apoio da PETROBRAS, da Secretaria Especial de Políticas de Promoção de Igualdade Racial – SEPPIR, do Ministério da Educação – MEC, do Centro Brasileiro de Informação e Documentação do Artista Negro – CIDAN, da Fundação Cultural Palmares e da TV Globo. 

Ministra da igualdade racial apresenta programas da SEPPIR em encontro nacional de prefeitas
Geledés
20/03/2013
A ministra Luiza Bairros, da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR), apresentou inciativas da sua pasta que podem ser acessadas pelos municípios durante o Encontro Nacional de Mulheres Eleitas pelo PT. O Plano de Prevenção à Violência contra a Juventude Viva e o Programa Brasil Quilombola foram ações destacadas pela titular da SEPPIR, na atividade realizada em alusão ao Mês das Mulheres, com o objetivo de informar as novas gestoras municipais sobre como acessar  […].

Cultura abre inscrições para nova turma de Teatro Infantil no Centro Cultural
Geledés
20/03/2013
O Centro Cultural José Octávio Guizzo, unidade da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, está com inscrições abertas para o curso de Teatro Infantil direcionado para crianças de 6 a 12 anos. Ministrado pela atriz e diretora Ramona Rodrigues, o curso acontece sempre às sextas-feiras, das 14h às 17 horas e tem início em 15 de março. A oficina tem como objetivo formular atividades que despertam nos alunos não só seus talentos artísticos, mas também contribuem para sua formação como cidadãos. […]. 

Principal jogador da MLS, Henry estrela campanha contra o racismo nos Estados Unidos
Geledés
20/03/2013
Um dos temas mais polêmicos dentro e fora do futebol, o racismo é tratado com muito rigor na Liga Profissional Americana (MLS). Usando o atacante Thierry Henry, jogador do New York Red Bulls, como principal protagonista, a entidade apresentou uma campanha para combater o preconceito no esporte.Usando a frase “Don’t cross the line” (não ultrapasse a linha) como lema, a MLS prega a intolerância a todo tipo de discriminação e utiliza os principais atletas de sua liga para apoiar o combate […]. 

Plano Nacional de Desenvolvimento Sustentável dos Povos e Comunidades Tradicionais de Matriz Africana já está disponível para download
Geledés
20/03/2013
Já está disponível para download o I Plano Nacional de Desenvolvimento Sustentável dos Povos e Comunidades Tradicionais de Matriz Africana, lançado recentemente, em solenidade presidida pela ministra da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial – Seppir, Luiza Bairros. Divulgado como “uma grande vitória na luta contra o racismo”, o plano foi construído com base no Plano Plurianual (PPA 2012-2015) e reúne “um conjunto de políticas públicas que buscam a garantia de direitos, a proteção […]. 

BA – Caetité recebe visitas técnicas visando reconhecimento, certificação e regularização fundiária das comunidades quilombolas
Geledés
20/03/2013
O Grupo Intersetorial para Quilombos – GIQ esteve em Caetité, no período de 10 a 16 de março, realizando visitas técnicas nas comunidades remanescentes de quilombos do município visando ao reconhecimento das condições de vida das comunidades, desenvolvimento de diagnóstico preliminar, regularização fundiária e divulgação da Política Estadual para Comunidades Remanescentes de Quilombos, em conformidade […]. 

SNJ e Fiocruz lança edital para contratar jovens
Geledés
20/03/2013
A Secretaria Nacional de Juventude e a Fundação Osvaldo Cruz, através de Termo de Cooperação, lançam edital que visa atuação junto à implementação do Plano de Prevenção à Violência Contra a Juventude Negra. Publicado pela Assessoria de Cooperação Social da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP), o edital destina-se à seleção de profissionais para atuação em mobilização social, formação de rede e articulação intersetorial de políticas públicas no âmbito do projeto Articulação Nacional […]. 

Rede de combate ao racismo e à intolerância religiosa é lançada na Bahia
Combate ao racismo ambiental
19/03/2013
Nesta segunda-feira (18), foi lançada a Rede de Combate ao Racismo e à Intolerância Religiosa no Salão de Atos Baiana de Acarajé, na Governadoria, no Centro Administrativo da Bahia (CAB). A rede é um conjunto de ações com o objetivo de combater a discriminação racial e a intolerância religiosa, através da criação do centro integrado que vai funcionar na Avenida Sete de Setembro, no prédio da Fundação Pedro Calmon, no centro de Salvador. O centro será composto por representantes de 20 […]. 

Racismo e Nazismo:Vice-reitora da UFMG diz que atitude de estudantes em trote foi violenta e que eles serão punidos
Geledés
19/03/2013
O reitor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) Clélio Campolina e a vice-reitora Rocksane de Carvalho Norton publicaram, na tarde desta segunda-feira, uma nota de repúdio ao trote ocorrido na Faculdade de Direito na última sexta-feira. Imagens do evento, consideradas racistas e sexistas, estão sendo compartilhadas por internautas e causando indignação entre estudantes da instituição. Os dirigentes informam que a instituição “já iniciou procedimentos cabíveis para apuração dos fatos e punição […]. 

Preconceito contra negros no trabalho ainda é realidade
Geledés
19/03/2013
O preconceito contra os negros, uma herança oriunda do período da escravidão, ainda hoje é presente nos núcleos sociais, mesmo que alguns defendam que isso é coisa do passado. E, no contexto de inserção no mercado de trabalho, a desigualdade entre negros e pessoas de outras raças é comprovada, ocasionando outro eixo de discussão sobre o tema. Na Região Metropolitana do Recife, por exemplo, uma pesquisa mostrou que ainda há diferença entre os salários e jornada de trabalho entre negros e não negros. […]. 

Novo edital do IPHAN apoiará projetos voltados à cultura afrodescendente
Geledés
19/03/2013
O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) lançará, entre o mês de março e abril de 2013, edital para seleção de projetos com a finalidade de apoiar manifestações e práticas culturais relativas ao patrimônio imaterial de populações afrodescendentes. As atividades dos projetos deverão envolver ações de mapeamento, pesquisa, produção bibliográfica e audiovisual; ações educativas, formação, capacitação e transmissão de saberes; apoio à organização e à mobilização comunitária, à promoção […]. 

Debate marca lançamento da publicação Parlamento e Racismo na Mídia
Geledés
19/03/2013
Na próxima quarta-feira, 20/3, a partir das 8h30, o Instituto de Estudos Socioeconômicos (Inesc) e a Frente Parlamentar pela Igualdade Racial e em Defesa dos Quilombolas realizam café da manhã para lançar a publicação “Parlamento e Racismo na Mídia”. O evento acontecerá no restaurante do Anexo IV da Câmara dos Deputados, que fica no 10º andar. O café da manhã reunirá um público composto por representantes da sociedade civil que defendem a igualdade, acadêmicos, parlamentares e integrantes […]. 

Promoção da Igualdade Racial é tema de linha de pesquisa do Edital em Extensão Universitária do MEC
Correio Nagô
18/03/2013
Professores de universidades públicas federais, estaduais e municipais, além de institutos federais de Educação, Ciência e Tecnologia e centros de educação tecnológica poderão se inscrever até o dia 22 de março no edital Proext 2014 – MEC/SESu – Programa de Extensão Universitária, lançado pela Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação, em parceria com a Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir) e outros órgãos federais. A promoção da igualdade racial […]. 

Inscrição do concurso cultural “Como vejo Salvador” segue até 20 de março
Correio Nagô
18/03/2013
As inscrições para o concurso “Como vejo Salvador” estão abertas até o dia 20 de março. Promovido pela prefeitura da capital baiana em comemoração aos 464 anos de Salvador, o concurso é voltado para os fotógrafos amadores. A inscrição é gratuita. Para participar, os interessados devem enviar uma fotografia que tenha como foco “a capital baiana, numa perspectiva de quem nela habita e que privilegie sua beleza, virtudes e curiosidades, além de valorizar os elementos naturais da cidade”, destaca a assessoria […]. 

Estudo encontra discriminação racial em anúncios no Google
Correio Nagô
18/03/2013
Estudo da Universidade Harvard encontrou indícios de discriminação racial em anúncios relacionados a buscas no Google. De acordo com a pesquisa de Latanya Sweeney, cientista da computação que dá aulas na instituição, buscas por nomes mais comuns entre negros têm probabilidade 25% maior de gerar publicidade que presume que pessoas batizadas daquela forma já foram presas. A estudiosa comparou o resultado com nomes mais usados por brancos. Os links para anúncios no Google são exibidos […]. 

Países latino-americanos devem se manifestar sobre criação de plano de ação para afrodescendentes na Ibero-américa
Correio Nagô
18/03/2013
Até o final do mês de março, governantes da Argentina, Brasil, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Chile, El Salvador, Equador, Espanha, México, Peru, Panamá, Paraguai e Uruguai manifestarão sua opinião sobre a criação de um plano internacional de ação para afrodescendentes na Ibero-américa.O prazo foi estipulado durante a “Reunião Técnica sobre a proposta do Programa AfroXXI: população e cultura afrodescendente em Ibero-America”, que aconteceu no último dia 22 de janeiro, no Palácio do Itamaraty, […]. 

Governo formaliza projeto para combate racismo e intolerância religiosa
Geledés
18/03/2013
O Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi), formaliza, na próxima segunda-feira (18), às 14h30, a Rede de Combate ao Racismo e à Intolerância Religiosa. O evento, na Governadoria, em Salvador, terá a presença do governador Jaques Wagner e da ministra-chefe da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República (Seppir), Luiza Bairros. A Rede de Combate ao Racismo e à Intolerância Religiosa é um projeto com o objetivo […].

Livro “Superando o Racismo na Escola” – baixe aqui gratuitamente!
Correio Nagô
15/03/2013
Baixe, gratuitamente, o livro SUPERANDO O RACISMO NA ESCOLA, organizado pelo professor da USP Kabengele Munanga e publicado pela SECAD/MEC.Resumo: “A escola se constitui em um instrumento reprodutor de preconceitos e práticas racistas nem sempre explícitas, que se caracterizam, principalmente pelo silenciamento não trato das questões étnico – culturais, tendo como suporte o livro didático indicado às séries de alunos que se encontram na idade de formação de valores e por isso conteúdos […]. 

Desafio é pensar o mundo sob a perspectiva feminina
Geledés
15/03/2013
“O desafio que se coloca é o de pensar o mundo e responder às questões a partir de uma perspectiva feminina”, declarou a ministra Luiza Bairros, ao falar sobre a ocupação de espaços de poder por mulheres. A afirmação foi feita hoje, na abertura das comemorações do 08 de Março – Dia Internacional da Mulher – na Empresa de Correios e Telégrafos (ECT). Ao lado das vice-presidentes da instituição, Morgana Cristina Santos (Negócios) e Glória Guimarães (Relações Interpessoais), a titular da Secretaria […]. 

Dez anos de SEPPIR marcam década de institucionalização da promoção da igualdade racial no Brasil
Geledés
15/03/2013
O 21 de Março de 2013 é uma data importante para a sociedade brasileira porque marca os dez anos de criação da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR). A data será celebrada com um evento na Sala Villa-Lobos do Teatro Nacional de Brasília (DF), às 10h da manhã, com participação da cantora Margareth Menezes e representantes do governo federal, organismos estaduais e municipais de promoção da igualdade racial, movimentos sociais e sociedade civil organizada. […]. 

PEC das domésticas – Comissão do Senado aprova ampliação de direitos trabalhistas para domésticas
Seppir
15/03/2013
Medida coincide com discussão sobre os direitos humanos de trabalhadoras domésticas em audiência da OEA, que teve participação da Secretária de Ações Afirmativas da SEPPIR, Angela Nascimento. No Brasil, o trabalho doméstico é realizado em sua maioria por mulheres negras, sem direitos trabalhistas. A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) aprovou por unanimidade a proposta de emenda à Constituição (PEC 66/2012) que amplia os direitos dos trabalhadores domésticos. […]. 

Ari Artuzi é condenado a três anos de prisão por crime de racismo
AgoraMS
15/03/2013
A pedido do Ministério Público Estadual, por meio de ação penal, o ex-prefeito Ari Artuzi foi julgado e condenado nesta quinta-feira, em Dourados, pelo crime de racismo, praticado no dia 14 de agosto de 2010, durante entrevista ao programa “Hora da Verdade”, da Rádio Grande FM. Na ocasião, segundo apontou na ação o Promotor de Justiça João Linhares Jr., O ex-prefeito “praticou e incitou o racismo, ofendendo a honra subjetiva dos afrodescendentes, quando proferiu as seguintes palavras: […].

Professor da educacão básica terá seis anos para concluir graduação
Geledes
14/03/2013
O Plenário aprovou ontem proposta que fixa prazo de seis anos para os Professores da Educação básica com formação em nível médio concluírem curso de licenciatura de graduação plena. O texto aprovado é um substitutivo do Senado ao Projeto de Lei 5395/09, do Executivo. A matéria será enviada à sanção presidencial. Segundo o texto, o prazo de seis anos contará da posse em cargo de Docente na rede pública de Ensino e será válido para os Professores com nível médio na modalidade normal (sem curso […]. 

Plano de Aula – África austral: os conceitos que sobrevivem à colonização
Geledés
14/03/2013
Na parte austral da África, existem dois modos bem distintos de estilos de vida, o anterior e o posterior à chegada dos europeus. E, de modo geral, o que se encontra hoje, depois da (re)conquista da independência, é uma intercepção das duas culturas, que começam a caminhar juntas para formação de um novo modelo, com um forte processo de revalorização dos costumes locais. Nesse contexto, algumas das tradições africanas mais antigas continuam vingando no mundo contemporâneo. O que não é nada fácil, […]. 

Promoção da igualdade racial está na agenda do Congresso Nacional
Geledés
14/03/2013
SEPPIR propõe a realização de audiências públicas, debates e seminários acerca da política da promoção da igualdade racial. A temática racial está na pauta do Congresso Nacional. A Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial – SEPPIR, por meio de sua Assessoria Parlamentar, acompanha o andamento de projetos, atuando de forma a defender as proposições que contribuam para o avanço da pauta e rejeitando as que possam implicar em retrocessos e perda de direitos da população negra. […]. 

ACS articula projeto em favor da juventude negra
Igualdade e Identidade
14/03/2013
A Assessoria de Cooperação Social (ACS) da ENSP irá colaborar com a implantação do Plano de Enfrentamento à Violência contra a Juventude Negra por meio do projeto Articulação Nacional Juventude Viva. O objetivo do projeto é a formação de uma rede de articuladores com o intuito de mobilizar a sociedade civil e instituições públicas para apresentar e implementar o plano nos estados e municípios prioritários. Para colaborar no aprimoramento dessa política pública, a ACS/ENSP utilizará […]. 

Promoção da igualdade racial está na agenda do Congresso Nacional
Igualdade e Identidade
14/03/2013
A temática racial está na pauta do Congresso Nacional. A Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial – SEPPIR, por meio de sua Assessoria Parlamentar, acompanha o andamento de projetos, atuando de forma a defender as proposições que contribuam para o avanço da pauta e rejeitando as que possam implicar em retrocessos e perda de direitos da população negra. Atualmente, a Secretaria possui um banco de dados com mais de 180 proposições. Destas, 31 têm maior relevância para a questão […]. 

Batalha de Breakdance abre inscrições até 28 de março
Correio Nagô
13/03/2013
Estão abertas até o dia 28 de março às inscrições para a 6ª Batalha de Break – Evolução Hip Hop, para b.boy’s e b.girl’s de todo território nacional. Disputada em duplas no formato 2×2 no estilo b.boy, a batalha conta com três jurados de fora da Bahia e tem premiações para o 1º lugar de R$ 2.000.00, 2º lugar de R$ 1.500.00 e 3º lugar de R$ 1.000.00, um total de R$ 4.500.00 em dinheiro, além de troféus e medalhas. Para participar leia o regulamento e faça sua inscrição  no site http://www.festivalvivadanca.com.br/2013/ .  […].

Projeto Tardes Autorais discute a cultura negra e africana
Geledés
13/03/2013
De primeiro a cinco de abril acontece na Fundação Hansen Bahia o projeto Tardes Autorais com livros que incluem temática da cultura negra e africana. Na ocasião, os autores participarão de um bate-papo com os leitores. O projeto é uma iniciativa do Programa de Pós Graduação de Ciências Sociais da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). A cada dia terá um autor diferente na tarde de autógrafos, que acontecerá sempre às 17h e, no último dia, haverá um sarau de poesia com o lançamento […]. 

Mulher negra continua em desvantagem: Racismo Institucional
Geledés
13/03/2013
“Observamos no Brasil que, além do racismo social, sofremos com o racismo institucional, que inviabiliza o acesso aos instrumentos do Estado e dificulta o combate ao preconceito em nosso país”. Foi o que constatou Luana Natieli, advogada do Cfemea e da Articulação das Mulheres Negras Brasileiras, ao falar sobre a luta das mulheres, especialmente das mulheres negras no Brasil. Segundo ela, a situação da mulher negra, no Brasil de hoje, é resultado de uma realidade vivida no período de escravidão […]. 

Coordenadoria Municipal de Juventude SP vai priorizar combate à violência contra jovens negros
Geledés
13/03/2013
Com o objetivo de “romper com a cidade proibida”, cerca de 200 pessoas participaram ontem (12) do #dialogoSP/Juventude na cidade de São Paulo. O secretário municipal de Direitos Humanos, Rogério Sottili, e o responsável pela Coordenadoria de Juventude, ligada à SDH, Gabriel Medina, ouviram e responderam às perguntas do plenário e apresentaram as linhas gerais da política de juventude da gestão do prefeito Fernando […].

Racismo contra empregadas domésticas no Brasil é denunciado na CIDH
Geledés
13/03/2013
Tratamento racista e sexista com empregadas domésticas no Brasil. Esta foi uma das principais denúncias feitas por Associações de Defesa dos Direitos das Mulheres, em pronunciamento na Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH), em Washignton, nos Estados Unidos, nesta segunda-feira (11). Responsáveis pela queixa, a ONG Global Rights e a Associação CUltural de Mulheres Negras (ACMUN) entitularam como ‘racismo estrutural’, especialmente relacionado às empregadas […]. 

Ministro defende adoção de política de cotas por universidades paulistas
Geledés
13/03/2013
A adoção das cotas nas universidades estaduais “é uma oportunidade única para o país”, argumentou o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, durante a audiência pública Educação no Brasil e Acesso à Universidade, que se realiza nesta segunda-feira, 11, na Assembleia Legislativa da capital paulista. Ele defendeu a adoção das cotas pelas universidades estaduais de São Paulo. O primeiro projeto de cotas na Assembleia Legislativa de São Paulo é de 2004 e quase todos os partidos da Casa têm projetos […].  

Músicos de cultos africanos terão registro profissional
Combate ao Racismo Ambiental 
11/03/2013
Em iniciativa inédita no Brasil, os músicos que atuam em cultos de Umbanda e Candomblé, chamados de Ogãs, terão a profissão regulamentada no Distrito Federal. A partir do dia 28 de março, as secretarias de Cultura e de Igualdade Racial do DF, em parceria com a Federação Brasiliense de Umbanda e Candomblé e com a Ordem dos Músicos de Brasília (OMB-DF), darão início à oficialização do trabalho desses instrumentistas. Na prática, o acordo prevê que os Ogãs em atividade no Distrito Federal poderão requerer a carteira de músico da OMB-DF. A profissionalização […]. 

“Homicídios de jovens negros: Análise de Contexto” – para baixar
Combate ao Racismo Ambiental 
11/03/2013
A Campanha Juventude Marcada Para Viver, apresenta trabalho de conclusão de curso da Escola Popular de Comunicação Crítica – ESPOCC 2012.A análise exigiu mais de dois meses de pesquisa de dados sobre os homicídios de jovens negros no Brasil e em especial no Rio de Janeiro. Segue o resultado deste trabalho, que estará permanentemente sendo revisado e enriquecido. Para baixar, clique AQUI. […]. 

Governo abre consulta pública sobre Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial
Combate ao Racismo Ambiental 
11/03/2013
A partir do dia 1º de março, o documento-base que vai regulamentar o Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Sinapir) estará aberto para Consulta Pública no site do Governo Eletrônico e poderá ser acessado aqui. “O Sinapir é um passo importante para efetivar a política de igualdade racial no país. Queremos um processo democrático de construção desse sistema. Por isso, estamos fazendo essa Consulta Pública. Com a participação da sociedade será possível aprimorar a proposta, que representa um […]. 

IV Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde: resumos até 16 de abril
Combate ao Racismo Ambiental 
11/03/2013
Os Grupos Temáticos constituem o eixo central da programação científica do VI Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde. Esta metodologia, já adotada com sucesso no V CBCSHS, pretende privilegiar o debate mais aprofundado em torno do tema do congresso (Circulação e Diálogo entre saberes e práticas no campo da saúde coletiva) e favorecer o intercâmbio da produção científica contemporânea na área de ciências sociais e humanas em saúde proveniente do conjunto de instituições de […]. 

Diálogo das Juventudes de Periferia na Ceilândia – DF
Correio Nagô  
11/03/2013
No dia 11 de março, em Brasília-DF, será realizado o lançamento oficial do Diálogos das Juventudes de Periferia. O evento irá discutir como o público juvenil é e pode ser o verdadeiro protagonista de transformações nas periferias. Contará com a participação dos baianos Enderson Araújo, jovem comunicador da Mídia Periférica, e Luciane Reis, comunicóloga da Mídia Étnica. Além deles, Davidson Pereira, estudante de Jornalismo, e o Rapper e Poeta GOG. Dialogos das Juventudes de Periferia é um projeto criado pelos jovens do Mídia Periférica que deu seu passo inicial na comunidade de Nova […]. 

O pastor Marco Feliciano, conhecido por comentários racistas e homofóbicos, foi eleito presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara (CDHM), à portas fechadas
Correio Nagô 
11/03/2013
É revoltante!. Eles acham que conseguem ignorar a opinião pública, mas se todos nós dissermos NÃO em uma única voz agora, vamos tirá-lo de lá! Feliciano é alvo no Supremo Tribunal Federal por estelionato e responde por preconceito e discriminação de raça e religião, e pode ser preso. Esse não é o perfil de alguém que deve liderar uma comissão que luta por justiça e igualdade de minorias! A indignação pública está se espalhando em todo o país. Se todos nós apoiarmos os deputados que querem se livrar […]. 

Empreendedorismo ajuda mulher negra a conquistar respeito social e no mercado de trabalho
Geledés 
11/03/2013
O empreendedorismo é uma chave que liberta a mulher negra para conquistar o respeito social no mercado de trabalho. É desta forma que a designer e consultora de moda baiana Marah Silva, 40 anos, descreve a atividade na qual mergulhou há quase uma década. Dona do Ateliê Cretismo, que funciona no centro do Rio de Janeiro, ela usa a arte que embute em suas criações para valorizar a cultura afro-brasileira. Segundo classificação do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) é considerada […]. 

Mandela é internado para exames de rotina
Geledés 
11/03/2013
O ex-presidente da África do Sul e Prêmio Nobel da Paz, Nelson Mandela, de 94 anos, foi internado hoje (9) para exames médicos de rotina e, segundo comunicado oficial da Presidência, “não há razões para alarme”. O documento informa que os exames estão relacionados à avançada idade de Mandela, mas não indica por quanto tempo o líder sul-africano permanecerá internado nem informa para qual unidade hospitalar foi levado. Em dezembro do ano passado, Mandela passou 18 dias internado no Hospital […].

“Não podemos retroceder”, diz Luiz Alberto sobre novo presidente da CDH
Correio Nagô  
08/03/2013
O presidente da Frente Parlamentar Mista pela Igualdade Racial e em Defesa dos Quilombos, deputado federal Luiz Alberto (PT/BA), criticou nesta quarta-feira, 06 de março, a indicação do deputado pastor Marco Feliciano (PSC) para presidir a Comissão de Direitos Humanos (CDH) da Câmara dos Deputados. Foi do cristão a declaração, postada no Twitter, em 2010, que “os africanos descendem de ancestral amaldiçoado por Noé”. “Não podemos retroceder na luta pela garantia dos direitos humanos  […]. 

Emoção marca o lançamento do livro ‘Mulheres Negras na primeira pessoa’
Geledés 
07/03/2013
A emoção tomou conta do público presente no lançamento do livro “Mulheres Negras na primeira pessoa”, ocorrido nesta quarta-feira, 6 de março, na Biblioteca Pública Elcy Lacerda. A obra traz o relato de 20 mulheres negras representativas de nove estados brasileiros (Amapá, Rio Grande do Sul, Paraíba, São Paulo, Pará, Rio de Janeiro, Ceará, Paraná e Goiás). O livro foi produzido pela Articulação de Organizações de Mulheres Negras Brasileiras (AMNB), no qual o Instituto de Mulheres Negras do Amapá (Imena) […]. 

08 de março 2013 – Manifesto da Articulação de Mulheres Brasileiras
Geledés 
08/03/2013
Vivemos em um tempo em que muitos querem que esqueçamos todos os direitos conquistados, sob a alegação de que devemos honrar a família e valorizar o papel do homem. Querem que acreditemos que há um Deus que nos fez diferentes para que algumas pessoas fossem melhores do que as outras, um Deus que legitima a desigualdade e não a comunhão ou a solidariedade. Querem nos convencer que não podemos ter autonomia e que devemos nos calar e apenas obedecer. […]. 

Empreendedorismo ajuda mulher negra a conquistar respeito social e no mercado de trabalho, diz estilista
Geledés 
08/03/2013
O empreendedorismo é uma chave que liberta a mulher negra para conquistar o respeito social no mercado de trabalho. É desta forma que a designer e consultora de moda baiana Marah Silva, 40 anos, descreve a atividade na qual mergulhou há quase uma década. Dona do Ateliê Cretismo, que funciona no centro do Rio de Janeiro, ela usa a arte que embute em suas criações para valorizar a cultura afro-brasileira. Segundo classificação do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) é considerada  […]. 

Pelo afastamento do deputado Marco Feliciano (PSC-SP) da comissão de Direitos Humanos da Câmara – Assine a Petição
Geledés 
08/03/2013
O preconceituoso deputado não pode assumir uma comissão que visa acabar com preconceitos! Não são desconhecidas as posições e as posturas do pastor. Ele afirmou que Aids é câncer gay e que os africanos foram amaldiçoados. A candidatura apresentada pelo PSC fere o regimento interno da Câmara dos Deputados! Clique aqui para assinar a petição. […]. 

II Encontro de Estudos das Culturas dos Sertões inscreve trabalhos até 08 de abril
Secretaria de Cultura da Bahia 
08/03/2013
A Secretaria de Cultura do Estado da Bahia – SecultBA promove este ano a II Celebração das Culturas dos Sertões, entre os dias 03 a 11 de maio, em Salvador e Juazeiro. O evento busca estimular a construção colaborativa de políticas culturais para os sertões, acolhendo múltiplas expressões e manifestações das culturas sertanejas. Dentro da programação do evento, acontece nos dias 09 e 10 de maio, no Centro de Cultura João Gilberto, em Juazeiro-BA, o II Encontro de Estudos das Culturas dos […].

Ministras pedem no Senado ampliação dos direitos das mulheres
Geledés  
07/03/2013
As ministras que participaram de audiência pública nesta terça-feira (5) pediram aos parlamentares a rápida aprovação de propostas em defesa dos direitos humanos que tramitam no Congresso. O debate foi promovido pela Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH),que é presidida pela senadora Ana Rita (PT-ES). A ministra da Secretaria de Políticas para as Mulheres, Eleonora Menicucci, apelou aos senadores pela aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC 66/2012) […]. 

Escreva, escreva sempre, como souber ou quiser, em verso e prosa, mostre ao mundo quem você é e quem são vocês, quem somos nós.
Geledés 
07/03/2013
Somos mulheres negras e afrodescendentes. Blogueiras com estórias de vida e campos de interesse diversos; reunidas em torno das questões da negritude, do feminismo e da produção de conteúdo. Sujeitas de nossa própria estória e de nossa própria escrita, ferramenta de luta e resistência. Viemos contar nossas estórias, exercício que nos é continuamente negado numa sociedade estruturalmente discriminatória e desigual.O racismo institucional e o mito da meritocracia garantem a distribuição nada democrática […]. 

Curitiba – Campanha na capital diz “não ao racismo”
Geledés 
07/03/2013
A partir desta sexta-feira até o fim do mês, Curitiba será palco da campanha “Diga não ao racismo e a todas as formas de discriminação”, promovida pelo Conselho Municipal de Políticas Étnico-Raciais (Comper). A iniciativa, além de ter um cunho educativo, é uma reação à ação judicial que questiona o feriado municipal no Dia da Consciência Negra, em 29 de novembro, aprovado pela Câmara Municipal. A campanha terá início com a divulgação de materiais educativos em escolas e no Calçadão da Rua XV […]. 

Fórum Estadual de Juventude Negra do Espírito Santo
Geledés 
07/03/2013
O Fórum Estadual de Juventude Negra do Espírito Santo – FEJUNES vem a público novamente manifestar preocupação com a falta de uma Política Estadual de Segurança Pública que seja capaz de reverter esse quadro de insegurança traduzida, sobretudo, pelos altos índices de homicídios que recai majoritariamente sob a juventude negra.Na última sexta-feira (01) recebemos a notícia da troca de comando na Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social – SESP, que sem dúvida se tornou um momento […]. 

Ministra pede que senadores aprovem PEC das Domésticas ainda em março
Geledés 
07/03/2013
A ministra da Secretaria de Políticas para as Mulheres, Eleonora Menicucci, fez na terça-feira (5) um apelo aos senadores para que aprovem ainda em março, mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher – que transcorre na próxima sexta-feira (8) – a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 478/2010, conhecida como PEC das Domésticas.O texto, que estende aos trabalhadores domésticos 16 direitos garantidos aos demais trabalhadores urbanos e rurais, foi aprovado no plenário da Câmara dos […]. 

Coisas que nem Deus mais duvida!
Correio Nagô 
07/03/2013
A senhora brandia os braços, inflava bochechas e olhos, tremia a boca pequena. Era Madame Mim em performance para leitura do poema. Coisa boa não viria dali. A colega já havia feito caras e bocas de incredulidade quando apresentei meus livros no sarau. Reparei que não aplaudiu, assim como as outras pessoas fizeram com a convidada para lançar livro naquela noite. Houve um preâmbulo antes do poema, a autora dizia: “no meu tempo, como vocês podem ver, eu sou velha, a gente chamava […].

Diálogos da Juventude de Periferia em Brasília
Correio Nagô  
06/03/2013
No dia 11 de março, em Brasília-DF, será realizado o lançamento oficial do Diálogos das Juventudes de Periferia. O evento irá discutir como o público juvenil é e pode ser o verdadeiro protagonista de transformações nas periferias. Contará com a participação dos baianos Enderson Araújo, jovem comunicador da Mídia Periférica, e Luciane Reis, comunicóloga do Instituto Mídia Étnica. Além deles, Davidson Pereira, estudante de Jornalismo, e o Rapper e Poeta GOG. Dialogos das Juventudes de Periferia é um projeto […]. 

Emprego no exterior: Canadá vai abrir 320 mil vagas
Correio Nagô 
06/03/2013
Pensando em começar 2013 com vida nova? Trabalhar no exterior, conhecer novas culturas e ganhar mais dinheiro? O Canadá está precisando de mão de obra e vai permitir a entrada de 320 mil imigrantes nos próximos oito anos.A boa nova foi anunciada esta semana pelo ministro da Imigração, Jason Kenney.Em Janeiro, o país vai receber os primeiros três mil trabalhadores estrangeiros.Aos imigrantes que entrarem no Canadá durante nesse período, serão concedidas autorizações permanentes […]. 

“Enegrecer o feminismo”: movimentos de mulheres negras no Brasil
Geledés 
06/03/2013
As mulheres negras não existem. Ou, falando de outra forma: as mulheres negras, como sujeitos identitários e políticos, são resultado de uma articulação de heterogeneidades, resultante de demandas históricas, políticas, culturais, de enfrentamento das condições adversas estabelecidas pela dominação ocidental eurocêntrica ao longo dos séculos de escravidão, expropriação colonial e da modernidade racializada e racista em que vivemos. É importante que desnaturalizemos palavras usadas tão corriqueiramente […]. 

Religioso que atacou negros e gays é confirmado no comando da Comissão de Direitos Humanos
Geledés 
06/03/2013
A maioria da bancada do PSC decidiu nesta terça-feira, 5, indicar o deputado e pastor Marco Feliciano (SP) para presidir a Comissão de Direitos Humanos da Câmara. Pela tradição da Casa, o ato o coloca, na prática, na chefia do órgão parlamentar. Partidos governistas e da oposição, porém, não descartam rejeitá-lo em votação prevista para hoje. Feliciano é acusado de ser racista e homofóbico por causa de declarações recentes feitas na internet. O PT, que tradicionalmente comanda esse colegiado, abriu mão […]. 

Primeiro presidente negro do TST toma posse
Geledés 
06/03/2013
O ministro Carlos Alberto Reis de Paula assumiu ontem (5) a presidência do Tribunal Superior do Trabalho (TST) para o próximo biênio. Ele é o trigésimo presidente da corte e o primeiro negro a assumir o cargo. A vice-presidência ficará com Antônio José de Barros Levenhagen e a corregedoria-geral com Ives Gandra da Silva Martins Filho. A cerimônia reuniu representantes dos Três Poderes, como a presidenta da República, Dilma Rousseff, o presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves, e o presidente […].

Programação para o Dia Internacional da Mulher ganha destaque
Geledés
05/03/2013
No dia (01/03), a Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR), lançou dois editais públicos para financiamento de projetos nas áreas de trabalho, saúde, educação, gestão, poder e diversidade. Com o prazo de 45 dias para a apresentação das propostas, municípios, estados e instituições sem fins lucrativos poderão propor ações em prol das mulheres.

O racismo não está nos olhos de quem  vê – por André Rossi Pola Barbosa
Geledés
05/03/2013
Com a decisão da legalidade, pelo STF, das cotas raciais , as primeiras inscrições de alunos pela lei de cotas nas universidades públicas federais e a possibilidade real de cotas nas universidades públicas de São Paulo amplia-se o debate sobre questões de políticas afirmativas em relação à população afrodescendente. Boa parte deste debate tem sido feito de forma rasa e com boa dose de preconceito e/ou constrangimento em reconhecer as cotas como um direito que trata desiguais de forma desigual.

MEC lança curso online de inglês para quem faz universidade pública
Geledés
05/03/2013
O governo federal coloca no ar nesta terça-feira (5) a versão online do programa Inglês sem Fronteiras (veja o site aqui). São oferecidas dois milhões de senhas de acesso pessoal a estudantes de graduação e pós-graduação matriculados em universidades públicas, bem como para alunos de instituições privadas que tenham obtido no mínimo 600 pontos em todas as edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), desde 2009.

GDF lança Disque Racismo no dia 20 de março
Geledés
05/03/2013
Agora é oficial. O Disque Racismo, serviço inédito de interlocução com a sociedade civil para recebimento, acolhimento e acompanhamento das denúncias de práticas discriminatórias étnico-raciais do DF será lançado pelo Governo do Distrito Federal, através da Secretaria Especial da Promoção da Igualdade Racial do Distrito Federal – SEPIR-DF, no próximo dia 20 de março às 10h no Palácio do Buriti.

Ministra pede aprovação de lei para criminalização da homofobia
Portal EBC
05/03/2013
A ministras Maria do Rosário, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Eleonora Menicucci, da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres; e Luiza Bairros, da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial participaram nesta terça-feira (5) de uma audiência pública no Senado Federal para discutir ações do governo na área de direitos humanos, especialmente os das mulheres.

Diálogos da Juventude de Periferia em Brasília
Correio Nagô
05/03/2013
No dia 11 de março, em Brasília-DF, será realizado o lançamento oficial do Diálogos das Juventudes de Periferia. O evento irá discutir como o público juvenil é e pode ser o verdadeiro protagonista de transformações nas periferias. Contará com a participação dos baianos Enderson Araújo, jovem comunicador da Mídia Periférica, e Luciane Reis, comunicóloga do Instituto Mídia Étnica. Além deles, Davidson Pereira, estudante de Jornalismo, e o Rapper e Poeta GOG.

Deputados querem compromisso com direitos humanos na Câmara
Vermelho
05/03/2013
A deputada Manuela d´Ávila (PCdoB-RS), ex-presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara, se manifestou sobre a polêmica produzida com a possível escolha do deputado Pastor Marco Feliciano (PSC-SP) para presidir a comissão este ano. “Minha esperança é que esse impasse seja resolvido e que essa comissão seja presidida por um parlamentar comprometido com a tradição de direitos humanos”, disse pelo Twitter.

Contag aprova Carta Aberta contra a violência no campo
Vermelho
05/03/2013
Compondo a agenda de atividades do 11º Congresso Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (CNTTR), a Confederação dos Trabalhadores na Agricultura (Contag) realizou nesta segunda-feira (4), em Brasília, o “Seminário Internacional sobre a Violência no Campo – Cenários Vítimas e Agressores”. O evento teve como objetivo debater os altos índices de violência no campo.

Cruzada virtual quer barrar pastor na Comissão de Direitos Humanos da Câmara
EM
05/03/2013
O veto ao projeto de lei que redistribuiu os royalties do petróleo não vai ser o único assunto polêmico na pauta desta terça-feira do Congresso Nacional. O Partido Socialista Cristão (PSC) deve anunciar no fim da tarde o nome do indicado para presidir a Comissão de Direitos Humanos da Câmara (CDH), historicamente conduzida por partidos de esquerda. Um dos principais cotados é o deputado federal Pastor Marcos Feliciano (PSC-SP), acusado de dar declarações polêmicas contra negros, homossexuais e religiões de matriz africana nas redes sociais e em suas pregações.

Curso na Uerj debate as influências culturais e religiosas entre Brasil e Angola
Planeta Universitário
05/03/2013

O Centro de Ciências Sociais da UERJ está com inscrições abertas para o curso de extensão universitária “O Povo Bantu, Mitos e Deuses Africanos de Angola [As influências culturais e religiosas Brasil/Angola]”. O curso é aberto ao público geral. Professores, pesquisadores, historiadores, estudantes do ensino superior, médio e fundamental, entre outros, poderão participar das aulas.

Preferências religiosas em detrimento da liberdade de todos
Observatório da Imprensa
05/03/2013
Talvez a mais consagrada virtude do constitucionalismo moderno, e responsável por sua afirmação após um nebuloso período de guerras santas, tenha sido o direito à liberdade religiosa. A pretensão de convivência pacífica, quando a tradição ou a fé não conseguiram mais manter a unidade do mundo ocidental, buscou no Direito a solução para a coexistência de diversas concepções sobre a relação dos homens com Deus, mesmo diante das radicais distinções de crença e da impossibilidade de sua representação em uma única instituição, seja a Igreja ou o Reino.

Em breve: Curta O Gênero 2013
Geledés
04/03/2013
Entre 05 e 09 de março de 2013, na Semana do Dia Internacional da Mulher, a Fábrica de Imagens – ações educativas em cidadania e gênero, o CACTO – Centro de Cultura, Arte, Comunicação e Novas Tecnologias para a Promoção da Equidade de Gênero e Afirmação da Diversidade Sexual e o Ponto de Cultura Outros Olhares realizarão na Casa Amarela Eusélio Oliveira da Universidade Federal do Ceará o II Curta o Gênero, evento que congrega a II Mostra Nacional Audiovisual Curta o Gênero; a II Exposição […].

Teatro Vila Velha abre inscrições para aulas gratuitas de balé infantil
Geledés
04/03/2013
O Núcleo Viladança, do Teatro Vila Velha, em Salvador, abriu inscrições para a Oficina de Dança para Crianças. O curso é gratuito e é oferecido às terças e quintas na sede do teatro, no centro antigo da cidade.Para se inscrever, é preciso preencher uma ficha de inscrição, que pode ser encontrada no site do Teatro Vila Velha. O interessado também pode mandar um e-mail falando sobre o seu interesse em se inscrever e a ficha de inscrição poderá ser enviada pelos organizadores do curso por e-mail. […].

Miriam Makeba, a “Mamãe África”, expulsa de seu país pela luta contra o racismo, faria hoje 81 anos. Vamos homenageá-la!
Geledés
04/03/2013
Até o Google lembrou e homenageou-a com seu logo de hoje, 4 de março. Miriam Makeba, a Mamãe África que passou a maior parte de sua vida adulta sem sua cidadania natal e impedida de voltar a seu país, graças à sua luta contra o racismo na África do Sul, faria hoje 81 anos. Morreu na Itália, em 2008, da mesma forma que viveu: de um ataque cardíaco após participar de um show contra o racismo e em defesa dos direitos humanos.  Para recordá-la e apresentá-la às pessoas que não a conheciam, abro mão  […].

Seminário aberto “Indígenas na mídia brasileira: um recorte”, dia 8 de março, na UFBA
Geledés
04/03/2013
Sexta-feira, 8 de março, das 8:30 às 13h, a equipe do Etnomidia – Grupo de Pesquisa em Mídia e Etnicidades da Facom, em parceria com o PET-Indígena/UFBA, apresenta o relatório INDÍGENAS NA MÍDIA BRASILEIRA, como etapa de conclusão da pesquisa Faces do Brasil. A pesquisou monitorou 17 jornais e 6 revistas de informação, de outubro de 2010 a novembro de 2012.Como debatedores o cacique Babau, da nação Tupinambá da região de Ilhéus, e os professores Clelia Côrtes (IHAC/ UFBA) […].

Unegro quer diálogo em SP para melhorar proposta das cotas
Geledés
04/03/2013
Um dia depois da manifestação da Frente Pró-Cotas no Largo do S. Francisco, defendendo a rejeição pura e simples do Programa de Inclusão Social no Ensino Superior Público Paulista (PIMESP), a proposta de adoção de cotas para negros e indígenas nas universidades estaduais do Governo paulista, o coordenador geral da Unegro (União de Negros pela Igualdade), corrente política de filiados ou ativistas próximos ao PC do B, o historiador Edson França, defendeu a necessidade de diálogo para melhorar o projeto. […].

Plano Estadual de Políticas para as Mulheres conta com participação de lideranças negras
Midia Max News
01/03/2013
O governo do Estado, por meio da Subsecretaria da Mulher e da Promoção da Cidadania, realiza nesta sexta-feira (1) o lançamento do Plano Estadual de Políticas para as Mulheres. O evento acontece às 9h, no auditório da Governadoria, na Capital. É uma atividade que visa abrir a campanha em prol ao Dia Internacional da Mulher, celebrado no dia 8 de março.

 

Martinho da Vila lança o livro Ópera Negra, na França
O Fuxico
01/03/2013
O Carnaval já passou, a Vila Isabel foi Campeã, o samba enredo da agremiação levou o estandarte de Ouro e Martinho da Vila exibe um sorriso no rosto que dá gosto de ver. Tudo porque, devagar, devagarinho, segue colhendo os louros de seu trabalho. Neste mês de março, Martinho embarca para Paris, na França, onde vai lançar seu segundo livro traduzido por lá. Só por aqui, Martinho já foi responsável por 11 publicações, […]

Disque Racismo será lançado em março
Geledés
01/03/2013
O Governo do Distrito Federal, por meio da Secretaria Especial da Promoção da Igualdade Racial do Distrito Federal (Sepir), realiza, na tarde desta terça-feira (28), um fórum de discussão sobre o Disque Racismo. Durante o encontro, no auditório da Biblioteca Nacional de Brasília, o secretário da pasta, Viridiano Custódio de Brito, a secretária-adjunta, Silvânia Timóteo, e a ouvidora Jacira da Silva vão receber as sugestões da sociedade civil para o novo serviço, previsto para ser lançado em março.

Manifesto em defesa do direito à educação pública de qualidade em Fortaleza
Geledés
01/03/2013
Comissão de Defesa do Direito à Educação realizou uma reunião ampliada no dia 26 de fevereiro junto às organizações que tem atuação no tema da educação. Através desta nota, a Comissão vem manifestar sua posição acerca do PACTO DE RESPONSABILIDADE SOCIAL E PEDAGÓGICA PELOS ESTUDANTES DA REDE PÚBLICA DE FORTALEZA, considerando o que trata a lei de diretrizes e bases da educação nacional e o posicionamento do conselho nacional de educação.

Mobilização pela Implementação da Lei 10.639 nas Escolas Estaduais do Pará
Geledés
01/03/2013
Faz-se necessário romper com o reducionismo de falar de cultura afro-brasileira somente no período próximo ao 20 de Novembro, Dia Nacional da Consciência Negra. Precisamos garantir que a cultura afro-brasileira seja abordada durante o ano todo. Além de 20 de novembro, temos como proposta para ação os dias 18 de março (Dia Estadual – Pará – e Municipal – Belém – da Umbanda e dos Cultos Afrobrasileiros), 21 de março (Dia Internacional de Luta contra a Discriminação Racial),  […]