A cultura afro-brasileira nas mídias

Veja, abaixo, resumos de algumas das principais notícias veiculadas na imprensa nacional e internacional sobre a cultura afro-brasileira. Para acessar o conteúdo completo, basta clicar nos links dos títulos.

Mãe Stella: “O tempo leva o que não se escreve”
Geledés
29/04/2013

A cadeira nº 33 da Academia de Letras da Bahia (ALB), cujo patrono é Castro Alves, passa a partir de agora a ser ocupada por uma nobre personalidade, Maria Stella de Azevedo Santos, a mãe Stella de Oxóssi, ialorixá do terreiro Ilê Axé Opô Afonjá. Enfermeira de formação, é autora de cinco livros que tratam da herança cultural africana e sua interpretação. Por seu trabalho, ganhou o prêmio jornalístico Estadão em 2001, recebeu o título de Doutor Honoris Causa pela Universidade do Estado da Bahia  […].

Denuncie crimes federais praticados na internet como racismo e pedofilia diretamente ao MPF
Combate ao Racismo Ambiental
29/04/2013

O mundo virtual está repleto de crimes e ameaças reais e que parecem se multiplicar. A mesma facilidade que existe para que o crime desfile pela internet existe também para fazer a denúncia.O Ministério Público Federal em São Paulo acaba de reformular sua página na internet para facilitar a vida de quem, mesmo de maneira anônima, queira denunciar crimes que foram constatados no ambiente da rede. Pedofilia e racismo são exemplos de crimes virtuais. Outros crimes federais também podem ser denunciados […].

Lançamento do 3º Prêmio Abdias discute a cobertura de ações afirmativas
Combate ao Racismo Ambiental
29/04/2013

Para marcar abertura das inscrições no dia 7 de maio, a Comissão de Jornalistas pela Igualdade Racial (Cojira-Rio), do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio (SJPMRJ), recebe às 9h30, o cineasta Joel Zito Araújo, o professor da Universidade do Estadual do Rio de Janeiro (Uerj)  João Feres Júnior e a jornalista da TV Brasil Luciana Barreto. Também será lançado o catálogo da edição 2012.Criado para valorizar a produção jornalística que torne visível o racismo como fator estrutural […].

Baiana recebe prêmio que estimula mulher negra contar sua história
Geledés
24/04/2013

A ativista da luta pela garantia dos direitos das trabalhadoras domésticas na Bahia, Creuza Maria Oliveira, foi uma das vencedoras do prêmio ‘Mulheres Negras Contam sua História”, criado pelas secretarias de Políticas para as Mulheres (SPM) e de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), ambas vinculadas à da Presidência da República. A cerimônia de premiação aconteceu nesta terça-feira (23), em Brasília, sob a presidência das ministras Eleonora Menicucci e Luiza Bairros, respectivamente. […].

Barreiras ainda regem o mercado’ , diz autor de livro de fala sobre trajetória de alunos negros da PUC
Geledés
24/04/2013

Reinaldo da Silva Guimarães, autor do livro “Afrocidadanização: ações afirmativas e trajetórias de vida no Rio”, afirma que as barreiras do preconceito ainda regem o mercado de trabalho. Em entrevista ao GLOBO, ele contou que seu o livro, que conta a história de 14 jovens estudantes negros da PUC-Rio para se formar e ingressar no mercado de trabalho, fala de sua própria realidade. Seu livro também é parte da sua trajetória de vida? Sim. Nasci na comunidade de Palmeiras, uma área muito pobre […].

Estudantes africanos debatem e mostram cultura de seus países
Geledés
24/04/2013

Durante o 1º Alagoas Caiite um grupo de estudantes africanos fazem tranças, apresentam danças típicas e debatem suas experiências de intercâmbio no Brasil. Trata-se da 9ª edição da Semana de Cultura Africana da Universidade Federal de Alagoas. As atividades tiveram início nessa segunda-feira, 22, com a mostra da história de oito países: Cabo Verde, Angola, Camarões, São Tomé e Príncipe, Guiné-Bissau, Moçambique, Congo e Nigéria. No estande, localizado na entrada do Centro de  […].

A vulnerabilidade e a força das mulheres negras
Geledés
24/04/2013
Basta um mínimo de sensibilidade para perceber que ser mulher no Brasil exige lutar o tempo todo, desde pelo direito à vida própria (autonomia) até o direito à própria vida (no enfrentamento à violência). Se a mulher for negra, essa exigência chegará ao absurdo. Isso, apesar do espaço conquistado por meio das lutas históricas das mulheres em geral, e das negras em particular. Lutas que conseguiram se traduzir em políticas públicas; aliás, razão de ser da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM): […].

Livro mostra as agruras de 14 alunos negros da PUC para se formar e entrar no mercado
Combate ao Racismo Ambiental
24/04/2013

O telefone toca num dos departamentos da Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Rio. Do outro lado da linha, o representante de um importante escritório de advocacia pede a indicação do melhor aluno de direito. Semanas depois, o escolhido vai ao escritório. Após uma breve conversa com a secretária, ele entrega o currículo e se dirige ao elevador. Antes de deixar o prédio, retorna e pede novamente o documento para anotar o número do celular. No alto da folha, percebe que a funcionária havia escrito […].

Acervo digital disponibiliza toda a obra de Paulo Freire
Geledés
22/04/2013

O Centro de Referência Paulo Freire, dedicado a preservar e divulgar a memória e o legado do educador, disponibiliza vídeos das aulas, conferências, palestras e entrevistas que ele deu em vida. A proposta tem como objetivo aumentar o acesso de pessoas interessadas na vida, obra e legado de Paulo Freire. Para os interessados em aprofundar os ensinamentos freirianos, o Centro de Referência também disponibiliza artigos e livros que podem ser baixados gratuitamente. […].

Projeto que divulga importância das folhas nas tradições de matriz africana e suas práticas medicinais começa com ótima aceitação em MG
Seppir
22/04/2013
Foi de grande aceitação a primeira oficina do projeto Nguzo Kinsaba – O poder das folhas, contemplado na Chamada Pública 01/2012, realizada pela Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República (SEPPIR) no ano passado. A comunidade tradicional Bakise Bantu Kasanje, localizada na cidade de Mateus Leme (MG), recebeu cerca de 60 pessoas, que assistiram a exposições sobre a importância das folhas na medicina e nas tradições de matriz africana. […].

Museu Afro
Ministério da Cultura
22/04/2013
A ministra da Cultura Marta Suplicy participou na manhã deste sábado (20), no Rio de Janeiro, de reunião com o grupo interdisciplinar que discute a contextualização e concepção do Museu de Memória e Cultura Afrodescendente, que será construído em Brasília. O presidente da Fundação Casa de Rui Barbosa, Manolo Florentino, e o professor embaixador Alberto da Costa e Silva fazem parte deste grupo composto por historiadores, sociólogos, artistas plásticos, museólogos, arquitetos, engenheiros […].

Seminário sobre marketing digital e empreendedorismo negro traz criador da fan page I Love being black à Salvador
Secretaria de Cultura/BA
22/04/2013

Ele conseguiu mais de seis milhões de fãs em sua fan page no facebook. Desde 2008, quando a página foi criada, conseguiu ainda associá-la a um negócio lucrativo que vende milhares de pulseiras, camisetas, calendários e diversos acessórios com mensagens de valorização da identidade negra. Assim Kumi Rauf conseguiu se tornar um empreendedor de sucesso com sua fan page “I love being black” (Eu amo ser negro/a). No próximo dia 22 de abril (segunda), a partir das 14h, ele vai contar sua […].

SPM e Seppir entregam Prêmio Mulheres Negras Contam Sua História
Seppir
19/04/2013
O Prêmio Mulheres Negras Contam sua História será entregue na próxima terça-feira (23/04), às 11h, na Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR), em Brasília. A solenidade será conduzida pelas ministras Eleonora Menicucci, da SPM, e Luiza Bairros, da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir). O livro, com as histórias vencedoras, será publicado no segundo semestre de 2013. A premiação será transmitida ao vivo pela TV NBR  […].

SPM debate, em São Paulo, políticas para mulheres com deficiência
Seppir
19/04/2013
As políticas públicas para mulheres com deficiência serão debatidas pela Secretária de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (PM/PR), durante a XII Feira Internacional de Tecnologias em Reabilitação, Inclusão e Acessibilidade (Reatech). O evento acontece de 18 a 21 de abril, no Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo. A coordenadora-geral de Diversidade da SPM, Maria de Lourdes Rodrigues, participa da roda de conversa que abordará os temas ‘Participação e empoderamento […].

Time põe Barbosa na lista dos 100 mais influentes
Geledés
19/04/2013
Presidente do Supremo entra na lista na qual, este ano, figura apenas mais um brasileiro: o chefe de cozinha Alex Atala; saem do rol da publicação americana a presidente Dilma Rousseff, a presidente da Petrobras Graça Foster e o empresário Eike Batista, que constavam da relação do ano passado; infância pobre, títulos internacionais e “independência” no STF, onde ele “condenou muitos dos colaboradores mais próximos de Lula” fazem de Barbosa, segundo o perfil assinado por Sarah Cleveland […].

FBN e IPHAN oferecem editais para valorização da cultura negra
Correio Nagô
19/04/2013
Quem não conseguiu se candidatar para os editais de apoio a produtores e criadores negros, lançados pelo Ministério da Cultura (MinC), ainda tem chance. A Fundação Biblioteca Nacional (FBN) e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) estão com inscrições abertas para dois editais. A Fundação Biblioteca Nacional busca “a formação de parcerias para o desenvolvimento de projetos editoriais sob a forma de coedição, a fim de produzir publicações de autores brasileiros negros, […].

Seis mitos sobre o negro no mercado de trabalho
Áfricas
19/04/2013
Nesses anos todos entrando nas empresas para falar de contratação de profissionais negros, já vi e ouvi muitas coisas que vocês nem imaginam, entre tantas, listo aqui seis mitos para iniciarmos uma reflexão, um debate, sobre isso: – Não encontramos negros capacitados – Esse é o número 1. É incrível! Muitas empresas dizem que não estamos qualificados, que não temos todos os requisitos das vagas sendo que, discriminam o profissional negro no recrutamento. Excluem currículos pelo bairro que moram, […].

Cotas raciais no serviço público são tema de audiência pública
Combate ao Racismo Ambiental
19/04/2013
As cotas raciais no serviço público foi tema de audiência pública promovida ontem (18) pela Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão, do Ministério Público Federal. A medida está prevista no Estatuto da Igualdade Racial. O subprocurador-geral do Ministério Público do Trabalho, Otávio Brito, considera legítima a proposta de adoção de cotas raciais em seleções públicas de servidores. “Os concursos públicos por si só estão deslegitimando as instituições. Então a aprovação das cotas é essencial”. […].

Governo convoca a 3ª Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial
EBC
18/04/2013
O governo publicou na edição desta quarta-feira (17) do Diário Oficial da União a convocação da 3ª Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Conapir), que vai ocorrer no período de 5 a 7 de novembro, em Brasília, com o tema Democracia e desenvolvimento por um Brasil afirmativo. O decreto da presidenta Dilma Rousseff que convoca a Conapir também estabelece que a conferência será presidida pela ministra da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência […].

Cotas raciais em concursos públicos é tema de audiência promovida pela PFDC
Geledés
18/04/2013
A Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão (PFDC/MPF) realiza no dia 18 de abril, em Brasília, a audiência pública “Cotas Raciais em Concursos Públicos”. O evento irá discutir a adoção, pelo Estado brasileiro, de medidas que assegurem a igualdade de oportunidades no mercado de trabalho para a população afro-brasileira. O foco está na implementação de cotas raciais no serviço público, previstas nos artigos 1º, inciso VI e 39, da Lei nº 12.288/ 2010, que institui o Estatuto da Igualdade Racial. […].

Entrevista: Cleidiana Ramos, jornalista do “A Tarde”, destaque do estudo “Parlamento e Racismo na Mídia”
Geledés
18/04/2013
Cleidiana Ramos, jornalista do “A Tarde”, da Bahia (veículo que se destacou na pesquisa Parlamento e Racismo na Mídia como o impresso que mais aborda a temática), foi entrevistada pela assessoria do Inesc. A entrevista desvendou o posicionamento e as ações implantadas pelo veículo sobre a igualdade racial. Na pesquisa Parlamento e Racismo na mídia, realizada pelo Inesc em parceria com a Andi: comunicação e direitos, 401 matérias jornalísticas que vinculam a questão do racismo ao Parlamento de 45 jornais diários, sendo cinco de abrangência nacional e 40 regionais/locais foram analisadas […].

A força de um legado – Martin Luther King Jr.
Geledés
18/04/2013
A americana Usha Pitts  é filha de um pai negro e uma mãe branca. Cresceu no estado de Massachusetts e nunca esqueceu quando viu na escola as fotos dos enforcamentos de negros, que aconteceram durante os sangrentos confrontos raciais na história dos Estados Unidos. Hoje Usha faz parte do corpo diplomático do governo americano. Já ocupou cargos na Áustria, Itália, Rússia e Panamá. Atualmente é cônsul da representação americana no Recife. “Na minha sala de trabalho tenho fotos de Abraham […].

Presidenta Dilma Rousseff convoca III Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial
Seppir
18/04/2013
A presidenta da República, Dilma Rousseff, convocou a III Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial (III CONAPIR), através de Decreto publicado hoje (17/04), no Diário Oficial da União. A III CONAPIR será realizada no período de 5 a 7 de novembro de 2013, em Brasília, Distrito Federal, com o tema “Democracia e Desenvolvimento por um Brasil Afirmativo”. A III CONAPIR será presidida pela ministra da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência […].

Projeto que divulga importância das folhas nas tradições de matriz africana e suas práticas medicinais começa com ótima aceitação em MG
Seppir
18/04/2013
Foi de grande aceitação a primeira oficina do projeto Nguzo Kinsaba – O poder das folhas, contemplado na Chamada Pública 01/2012, realizada pela Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República (SEPPIR) no ano passado. A comunidade tradicional Bakise Bantu Kasanje, localizada na cidade de Mateus Leme (MG), recebeu cerca de 60 pessoas, que assistiram a exposições sobre a importância das folhas na medicina e nas tradições de matriz africana. […].

Governo abre consulta pública sobre Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial
Seppir
18/04/2013
A partir do dia 1º de março, o documento-base que vai regulamentar o Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Sinapir) estará aberto para Consulta Pública no site do Governo Eletrônico. “O Sinapir é um passo importante para efetivar a política de igualdade racial no país. Queremos um processo democrático de construção desse sistema. Por isso, estamos fazendo essa Consulta Pública. Com a participação da sociedade será possível aprimorar a proposta, que representa […].

Afrodescendentes apresentam contribuições para a Agenda de Desenvolvimento pós-2015
Geledés
15/04/2013
Para alcançar boa qualidade de vida e desenvolvimento sustentável para todas e todos, é preciso combater o racismo e todas as formas de discriminação e reafirmar o foco na efetivação dos Direitos Humanos em todas as suas dimensões. Essa foi a posição defendida por representantes de organizações afrodescendentes da sociedade civil que estiveram reunidos hoje na Casa da ONU, em Brasília. O encontro, promovido pelo UNFPA, Fundo de População das Nações Unidas, e pelo Programa das Nações Unidas […].

Omissões da imprensa reforçam o mito da democracia racial
Geledés
15/04/2013
Uma cobertura que omite fatores diretamente relacionados às desigualdades raciais no Brasil e que privilegia um discurso contrário aos mecanismos de enfrentamento do racismo. É a conclusão que se chega a partir da análise das 101 páginas da mais completa pesquisa sobre mídia e racismo, divulgada no final de 2012, pela ANDI – Comunicação e Direitos. Intitulado “Imprensa e Racismo: uma análise das tendências de cobertura jornalística”, o relatório analisou 1.602 notícias envolvendo a temática, publicadas em 45 jornais impressos das diversas regiões do país, entre 2007 e 2010. […].

Governo vai conceder visto humanitário a haitianos ilegais no país
Correio Nagô
15/04/2013
Os haitianos que entraram ilegalmente no país deverão receber visto humanitário que lhes garanta a permanência no país por cinco anos. O documento poderá ser renovado por igual período e, dependendo da situação, ser trocado pelo visto permanente. De acordo com o secretário nacional de Justiça, Paulo Abrão, a regularização será destinada apenas aos imigrantes haitianos. “O conjunto de medidas especiais que o Estado brasileiro adota para fins de regularização dentro do nosso território está destinado […].

Tiago Barbosa fala sobre seu papel no musical O Rei Leão
Geledés
12/04/2013
Tiago Barbosa é um dos nomes da vez. Carioca do Vidigal, o ator, que também é preparador vocal do Grupo Nós do Morro, dá vida ao personagem Simba na adaptação brasileira do musical O Rei Leão, da Broadway, em cartaz no Teatro Renault. Tiago, que em 2012 chegou a participar do programa Ídolos, da Record, foi selecionado por ninguém menos que Julie Taymor, diretora-geral do espetáculo da Broadway. “Quando a Julie me abraçou e disse que eu era o Simba, a primeira coisa que eu fiz foi ligar […].

Afroreggae abre unidade em SP e quer levar cultura à população carente
Geledés
12/04/2013
O Grupo Cultural Afroreggae, ONG carioca liderada por José Oliveira Junior, de 44 anos, chega a São Paulo após duas décadas de sua fundação. A unidade paulistana nasce no Centro, em um dos cartões-postais da cidade: no edifício Altino Arantes. A sede será inaugurada nesta quinta-feira (11), no espaço cedido pelo banco Santander, e pretende, por meio de parcerias com a iniciativa privada, levar arte e cultura para a população carente. O ex-animador de festas infantis, que hoje media até conflitos em favelas […].

SEPPIR articula agendas de promoção da igualdade racial no Peru, Equador e Colômbia
Geledés
12/04/2013
Estreitar os laços de cooperação entre a Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR) da Presidência da República do Brasil, e as instituições responsáveis pelo combate ao racismo e à discriminação racial, bem como pela promoção da igualdade racial no Peru, Equador e Colômbia, assim como aprofundar o intercâmbio regional sobre o tema, tanto no âmbito da União de Nações Sul-Americanas (UNASUL) como da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos […].

Domésticas: Luta silenciada, conquista histórica
Geledés
12/04/2013
Desde que me tornei mãe, em janeiro, passo horas contemplando meu filho e pensando como ele irá interpretar os acontecimentos de 2013 daqui a 20, 30, 40 anos… Tenho especial curiosidade em saber como Bento contará para os filhos e netos que apenas no ano do seu nascimento as trabalhadoras domésticas tiveram seus direitos reconhecidos no Brasil. Passaram a ter jornada de trabalho, piso salarial, direito a férias remuneradas, INSS, hora extra, adicional noturno… Ao todo, dezessete direitos trabalhistas negados […].

Aprovada lei que permite a aluno de escola pública fazer vestibular de graça
Geledés
12/04/2013
Uma lei que permite a isenção do pagamento da taxa de inscrição nos vestibulares de instituições federais de ensino foi sancionada pela presidente Dilma Rousseff. A lei nº 12.799 foi publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira. Para ter direito a fazer vestibular de graça, o estudante deve ter cursado todo o ensino médio em escola da rede pública ou como bolsista integral em escola da rede privada e também ter renda familiar per capta de até 1,5 salário mínimo. A lei determina que as instituições federais […].

SEPPIR realiza Seminário Representação Política e Enfrentamento ao Racismo em Salvador
Seppir
12/04/2013
A Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR) realiza o Seminário Representação Política e Enfrentamento ao Racismo, no dia 19 de abril, de 9h às 18h, no Auditório Anfiteatro da Faculdade de Medicina da Bahia, na Praça XV de Novembro, Largo do Terreiro de Jesus, Centro Histórico de Salvador, Bahia. O debate é parte da programação preparatória da III Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial (III CONAPIR), prevista para acontecer de 5 a 7 de novembro […].

Polícia Federal vai regularizar situação dos haitianos no Acre
Geledés
11/04/2013
A Superintendência da Polícia Federal no Acre pretende iniciar o processo de regularização dos haitianos e outros estrangeiros que atravessaram a fronteira do país nas últimas semanas e se abrigaram no estado. Devido à situação, o governo do Acre decretou estado de emergência social nos municípios de Brasileia e Epitaciolândia. O trabalho de regularização deve começar até meados da próxima semana. Ao mesmo tempo, o superintendente da PF no estado, Marcelo Sálvio Rezende, informou […].

Michelle Obama faz veemente apelo por reforma na lei de armas
Geledés
11/04/2013
A primeira-dama dos EUA, Michelle Obama voltou a Chicago, sua cidade natal, nesta quarta-feira (10/4), para fazer um apelo emocionado pelo fortalecimento na lei de controle de armas, afirmando que ela também poderia ter sido vítima da violência das ruas na sua infância. Fazendo uma incomum participação direta no debate político doméstico, Michelle segurou as lágrimas ao lembrar de uma jovem negra moradora de Chicago, chamada Hadiya Pendleton, morta a tiros uma semana depois da posse […].

Países africanos vêm ao Brasil conhecer experiência nacional sobre transgênicos
Geledés
11/04/2013
Representantes de sete países africanos que estão em processo de elaboração de suas leis sobre a produção e consumo de alimentos transgênicos estão no Brasil para conhecer a experiência local a respeito do assunto. Pesquisadores e autoridades do Egito, de Moçambique, do Quênia, de Malauí, de Uganda, da Nigéria e de Gana acompanharam palestras na Empresa de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) ao longo da semana. Os africanos também ouviram experiências do Departamento de Agricultura […].

Pesquisa da FFLCH mostra que coleção garante visão dos africanos sobre sua história
Geledés
11/04/2013
Estudo realizado na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP mostra como a coleção “História Geral da África”, da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) foi além de garantir que intelectuais da África construíssem a história do continente. De acordo com o historiador e autor da pesquisa Muryatan S. Barbosa, mais do que apenas dar voz aos africanos, a coleção criou uma nova maneira de olhar para a história do continente […].

“Eu uso a atriz a serviço da cantora”, diz Zezé Motta sobre show “Negra Melodia” que apresentará em Salvador
Correio Nagô
11/04/2013
No repertório, músicas dos cantores Luiz Melodia e de Jards Macalé. No palco, uma cantora e atriz com 45 anos de carreira. Na próxima quinta-feira, dia 11 de abril, às 20h, Zezé Motta, 68 anos, subirá ao palco da Caixa Cultural Salvador, no Centro, para cantar músicas marcantes de sua carreira como “Senhora liberdade”, “Muito prazer” e “Rita Baiana”, além de sucessos como “Magrelinha”, “Fadas” e “Estácio Holly”. Em entrevista ao Portal Correio Nagô, Zezé contou que recebeu o convite para fazer […].

Mulher negra e feminismos
Geledés
10/04/2013
Incômodo, desacomodação, inquietação, creio que estas foram sensações presenciadas ao ser questionada sobre feminismo, violência e mulheres negras em uma atividade com adolescentes algum tempo atrás. Lembro até hoje da minha cara de parede quando rapidamente fui buscar referências na minha mente e não as encontrei. Após discussões sobre o que é ser uma mulher, sobre o que legitima a violência contra as mesmas, esse assunto marcou presença entre os adolescentes e trouxe-me inquietações.  […].

Plano de aula – A Literatura Africana
Geledés
10/04/2013
Na metade do século XX, na África, as obras literárias serviam para denunciar aquilo que não estava correto, mostrar os contrastes políticos e sociais e conclamar as pessoas para a necessidade de mudança. O Nova África desta semana revela alguns dos escritores que fizeram e ainda fazem a história do continente africano. Em uma viagem pelo arquipélago de Cabo Verde, o programa conta a história de um dos maiores representantes da literatura do país: Gabriel Mariano. Por meio de entrevistas com pessoas como o escritor Danny Spinola, o programa mostra como […].

Palmares forma mais 250 jovens – 90% negros
Afropress
10/04/2013
O presidente do Tribunal Superior do Trabalho, ministro Carlos Alberto Reis de Paula, a vice-prefeita de S. Paulo, Nádia Campeão e a cantora Vanessa Jackson, são presenças já confirmadas na festa de formatura de 250 alunos dos cursos de Administração, Direito e Tecnologia em Transporte da Faculdade Zumbi dos Palmares. A festa está marcada para esta quarta-feira (10/04), a partir das 19h, no Memorial da América Latina, na Barra Funda. Segundo o reitor, José Vicente, a Palmares já promoveu […].

“Me desculpe, você é preto”: técnicos reclamam de racismo
Áfricas
10/04/2013
Pernambucano, Lula Pereira viveu infância pobre em Olinda, embora gravitasse em torno de uma família de boleiros. O pai, ele só “conheceu” aos 15 anos, folheando um exemplar de PLACAR de 1971, em que o progenitor aparecia perfilado com o time do Jequié, da Bahia. Inspirado no tio, um ex-goleiro do Fluminense, Lula vingou como zagueiro. Defendeu Santa Cruz, Sport e Ceará, onde parou de jogar aos 30 anos e ganhou sua primeira oportunidade como treinador. Antes de a nova carreira decolar, […].

Curta-Afirmativo tem inscrições reabertas até 19 de abril
Seppir
09/04/2013
As inscrições para o edital de apoio à produção de curtas-metragens ‘Curta-afirmativo: Protagonismo da Juventude Negra na Produção Audiovisual’, lançado pela Secretaria de Audiovisual do Ministério da Cultura (SAv/MINC) em parceria com a Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR) foram reabertas. O novo prazo passa a ser às 18h, do dia 19 de abril. A quantidade de propostas a serem apoiadas também aumentou, passando para 30 filmes. A iniciativa tem como objetivo valorizar […].

Portaria institui GTI para elaboração de proposta de cadastro e plano de gestão ambientais em territórios quilombolas
Geledés
09/04/2013
A Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR) vai compor o GTI – Grupo de Trabalho Interministerial para elaboração de proposta para a regulamentação do Cadastro Ambiental Rural – CAR e a criação do Plano Nacional de Gestão Territorial e Ambiental em Territórios Quilombolas. A portaria que institui a criação do grupo foi publicada no Diário Oficial da União, nesta quinta-feira, 4. O prazo para conclusão dos trabalhos é de 90 dias, contados da data de sua primeira reunião, […].

África: como evitar o turismo que destrói
Combate ao Racismo Ambiental
09/04/2013
Há cerca de uma semana, o maior site de petições online, Avaaz.org, publicou uma carta feita pelos guerreiros culturais da Nação Maasai que gritam por ajuda. Caso o governo do país onde vivem, a Tanzânia, vá em frente com seu negócio milionário, milhares de integrantes da tribo serão removidos, para dar lugar a um grande parque de horror para turistas endinheirados que querem se divertir atirando em animais selvagens. Segundo reportagem do The Guardian, o projeto do chamado “corredor selvagem” […].

Plano de aula – Heróis da independência africana
Geledés
09/04/2013
O Nova África dessa semana mostra a história de líderes africanos que motivaram multidões e contribuíram na expulsão de colonizadores e na construção de uma identidade própria. O destino inicial do programa é Gana, o primeiro país do continente a se libertar de seus colonizadores em 1957. O programa conta a história do líder ganense e considerado por muitos como o responsável pela independência da nação: Kwane Nkrumah, um libertador que sonhou com a união dos povos africanos.
[…].

Seppir: trajetória e postura de Feliciano são preconceituosas e excludentes
Geledés
09/04/2013
O Conselho Nacional de Promoção da Igualdade Racial, órgão vinculado à Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República (Seppir), divulgou ontem (8) no Diário Oficial da União moção em repúdio à eleição do deputado Pastor Marco Feliciano (PSC-SP) para a presidência da Comissão de Direitos Humanos e Minorias (CDHM). O líder do PSC, deputado André Moura (SE), disse que a manifestação não muda em nada a decisão tomada pela comissão e pela Câmara. […].

Por que a Bahia que é negra é representada por “rainhas do axé” brancas
Áfricas
09/04/2013
A falta de um ponto de interrogação na frase-título é proposital. Serve para simbolizar a omissão do conjunto da sociedade quanto à reclamação do que lhe é de direito, atitude a qual gera perguntas sem respostas, ou melhor, perguntas que já surgem respondidas. Esse seria somente o primeiro questionamento de uma série de questionamentos nesse mesmo naipe. Afinal, o Brasil enquanto colônia de Portugal recebeu dez vezes mais escravos africanos do que os números transportados para a toda a América […].

Em nome da liberdade, homens são proibidos em vilarejo do Quênia
Áfricas
09/04/2013
Em tempos de revoluções twittadas, o que acontece na vila de Umoja, no Quênia, é uma das manifestações mais subversivas do planeta. A ideia é abrigar mulheres que escaparam de estupros, agressões, casamentos forçados, mutilações genitais e outras covardias. E para deixá-las totalmente à vontade e livre do trauma que inevitavelmente segue uma experiência dessas, nada de homens – a não ser os que lá nasceram. Essa história de resistência e coragem começou há 22 anos como uma inofensiva cooperativa […].

Parceria entre SEPPIR e Tribunal de Justiça possibilita capacitação de operadores do direito em Alagoas
Áfricas
09/04/2013
O curso foi realizado no âmbito do termo de cooperação assinado no dia 04 último. Cerca de 50 operadores do Direito participaram do Curso Relações Étnico-raciais para Operadores do Sistema de Justiça em Alagoas, na última semana. A ação foi realizada no âmbito do termo de cooperação assinado no dia 04 último, pela ministra da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR), Luiza Bairros, e pelo presidente em exercício do Tribunal de Justiça alagoano (TJ/AL), desembargador […].

Programa de cooperação da ONU com países africanos lança campanha global para escolher logomarca
Geledés
08/04/2013
Um programa da ONU de cooperação com a África inspirado por uma iniciativa brasileira — o PAA África — lançou esta semana uma campanha aberta para a escolha de uma nova logomarca para compor a identidade visual do projeto. Estabelecido em 2012, o PAA África — Purchase from Africans for Africa, em tradução livre ‘Comprar dos africanos para a África’ — é uma iniciativa do Governo brasileiro em parceria com o Programa Mundial de Alimentos da ONU (PMA), a Organização das Nações Unidas […].

Pesquisa da FGV e D3 aponta para oportunidades para captação de recursos
Geledés
08/04/2013
Uma pesquisa recentemente divulgada aponta oportunidades para o aumento na captação de recursos para Organizações da Sociedade Civil (OSC’s). O resultado deste trabalho executado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e encomendado pela Articulação D3 (Diálogo, Direitos e Democracia), que reúne instituições como Abong, Fundação WK Kellogg, Fundo Baobá para Equidade Racial, Instituto C&A e Fundação Avina, está sendo apresentado oficialmente nesta quinta-feira (4) durante o seminário […].

Disque Racismo registra 800 ligações em 15 dias
Geledés
08/04/2013
O Governo do Distrito Federal intensificou o enfrentamento às situações discriminatórias com o Disque Racismo. Em apenas 15 dias de funcionamento, o serviço da Secretaria Especial da Promoção da Igualdade Racial do DF (Sepir) recebeu mais de 800 ligações. De 20 de março a 3 de abril, foram registradas 512 denúncias, 227 reclamações e 130 contatos com pedidos de informações e esclarecimentos. De acordo com o secretário da Sepir, Viridiano Custódio, todos os registros serão analisados, […].

Nelson Mandela deixa hospital
Geledés
08/04/2013
O ex-presidente sul-africano Nelson Mandela, de 94 anos, foi autorizado neste sábado a voltar para casa, em Johannesburgo, depois de ter ficado dez dias hospitalizado devido a uma pneumonia.”Agora receberá cuidados em casa”, indicou a Presidência sul-africana em um comunicado.O mais popular de todos os sul-africanos continuará recebendo cuidados médicos em casa, como já era feito antes de sua internação, em dezembro de 2012, acrescentou a Presidência no comunicado.Os médicos consideraram que o herói […].

7º Edição Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social contempla Comunidades Tradicionais
Geledés
08/04/2013
Além das categorias “Juventude”, “Mulheres” e “Gestores Públicos” a edição 2013 do Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social traz duas novas categorias: “Comunidades Tradicionais, Agricultores Familiares e Assentados da Reforma Agrária” e “Instituições de ensino, Pesquisa e Universidades”. Na primeira, concorrem tecnologias sociais que tenham proporcionado a inclusão socioprodutiva de povos tradicionais, agricultores familiares e assentados da reforma agrária. Na segunda, […].

Ações afirmativas nas universidades paulistas: a necessidade urgente de ampliar o debate e reconhecer a experiência acumulada no Brasil
Geledés
08/04/2013
Desde os anos 1990 vem se intensificando a luta dos movimentos negros, estudantis, dos sem universidades e de outras organizações de educação pela adoção de políticas de ações afirmativas nas universidades brasileiras com recortes de renda e cor/raça. Tais movimentos partem da constatação da pequena presença de estudantes oriundos de escolas públicas em universidades públicas e das profundas desigualdades raciais que marcam o acesso aos direitos humanos no país. Os atores sociais mobilizados […].

São Paulo promove o 1º Circuito contra o Preconceito
Geledés
08/04/2013
A Coordenação de Programas para a Juventude, da Secretaria de Esporte Lazer e Juventude do Governo do Estado de São Paulo, está organizado para reunir cerca de 10 mil pessoas no próximo dia 14, deste mês, no Vale do Anhangabaú, em São Paulo (SP). A largada do 1º Circuito Contra o Preconceito será dada na Rua Libero Badaró, às 8h, a maratona terá um percursos de 5 km e será dividida em 10 pelotões, separadas por cor de camiseta. No total serão 10 cores diferentes (vermelha, laranja, amarela, verde, azul, […].

Um relato sobre cabelos crespos quimicamente tratados
Geledés
08/04/2013
Certamente o cabelo é algo importante para toda mulher.Crescemos e somos criadas ouvindo que o “cabelo é o molde do rosto”.  Precisamos ter um cabelo sedoso, macio, cheiroso, liso… ops, liso? Sim, de acordo com os padrões, o cabelo liso é um quesito para um cabelo bonito. Como a maioria das adolescentes, detestava os meus cabelos. Ouvia na escola que meu cabelo era feio, era grosso, era ruim. O pior de tudo, é que durante muito tempo, eu realmente acreditei. […].

Racismo na internet deve ser julgado onde investigação foi iniciada
Geledés
05/04/2013
A 3ª seção do STJ entendeu que a competência para processar e julgar supostos responsáveis por casos de racismo na internet é do juízo do local onde teve início a apuração das condutas, salvo quanto a eventuais processos em que já tiver sido proferida sentença. Segundo o ministro Sebastião Reis Júnior, relator na 3ª seção do STJ, no caso, embora cada mensagem constitua crime único, há conexão probatória entre as condutas. De acordo com os autos, no caso, a investigação para apurar suposto […].

PEC que ameaça Estado laico avança no Congresso
Geledés
05/04/2013
Sul 21 – Enquanto os movimentos sociais e personalidades seguem pressionando pela renúncia do pastor Marco Feliciano (PSC-SP) da presidência da Comissão de Direitos Humanos e Minorias, uma proposta que ameaça o estado laico avança na Câmara Federal. Aprovada na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) na última semana, a PEC 99/11 possibilita que entidades religiosas questionem decisões judiciais e eleva os valores da fé a argumentos jurídicos. O texto foi apresentado há dois anos pelo deputado […].

Entrevista com a ministra Luiza Bairros: Sobre o Brasil que temos e o Brasil que queremos
Combate ao Racismo Ambiental
05/04/2013
A população branca representa cerca de 30% dos cidadãos brasileiros que vivem na extrema pobreza. Os jovens brancos têm 2,5 vezes menos chances de morrer assassinados que os jovens negros. Dos setenta escritores escolhidos pelo governo brasileiro para representar o país numa famosa feira de livros na Alemanha, contamos com a presença de dois homens negros. Sendo assegurado pela Constituição o direito de opinião, um deputado pode dizer publicamente que os africanos e seus descendentes […].

Combate ao racismo é meta da Comissão de Direitos Fundamentais do MP
Combate ao Racismo Ambiental
05/04/2013
O combate ao racismo, assim como o respeito à diversidade étnica e cultural do país, estão entre as metas da Comissão de Acompanhamento da Atuação do Ministério Público na Defesa dos Direitos Fundamentais. Foi o que declarou hoje (03) o presidente da Comissão, Jarbas Soares Júnior, durante solenidade de instalação da instância, que é vinculada ao Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). Conduzido pelo presidente do CNMP, Roberto Monteiro Gurgel, o ato contou com a participação […].

Programa de cooperação da ONU com países africanos lança campanha global para escolher logomarca
Áfricas
05/04/2013
Um programa da ONU de cooperação com a África inspirado por uma iniciativa brasileira — o PAA África — lançou esta semana uma campanha aberta para a escolha de uma nova logomarca para compor a identidade visual do projeto. Estabelecido em 2012, o PAA África — Purchase from Africans for Africa, em tradução livre ‘Comprar dos africanos para a África’ — é uma iniciativa do Governo brasileiro em parceria com o Programa Mundial de Alimentos da ONU (PMA), a Organização das Nações Unidas […].

Pregação de Feliciano é racista, afirma pastor e teólogo
Áfricas
05/04/2013
A permanência do pastor Marco Feliciano no cargo de presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara desgasta a imagem do mundo evangélico no País, provoca constrangimentos e rejeições. A  atitude mais lúcida diante do impasse seria a renúncia imediata. Quem faz essas afirmações é o também pastor evangélico Ricardo Gondim, teólogo, mestre em ciências das religião e líder da Igreja Betesda. Na entrevista abaixo, ele também critica as declarações feitas por Feliciano de que a África e seus habitantes. […].

Rede Ação Afirmativa lança segundo livro sobre cotas nas universidades brasileiras
Combate ao Racismo Ambiental
04/04/2013
Depois de publicado o primeiro livro em que mostrou o processo de decisão das cotas em 11 universidades (UEMS, UFBA, UEL, UFJF, UNIFESP, UESC, UFMA, UFRGS, UFSM, UFSC e UFG), o projeto Rede Ação Afirmativa acaba de lançar em seu site O impacto das cotas nas universidades brasileiras (2004-2012). Este volume apresenta uma avaliação histórica da implantação de políticas de ações afirmativas em universidades públicas brasileiras. O registro dessas experiências culmina com […].

Ensino religioso é obrigatório em 49% das escolas públicas
Igualdade e Identidade
04/04/2013
Levantamento feito pelo portal Qedu.org.br a partir de dados do questionário da Prova Brasil 2011, do Ministério da Educação, mostra que em 51% dos colégios há o costume de se fazer orações ou cantar músicas religiosas. Apesar de contrariar a Lei de Diretrizes e Bases (LDB), segundo a qual o ensino religioso é facultativo, 49% dos diretores entrevistados admitiram que a presença nas aulas dessa disciplina é obrigatória. Para completar, em 79% das escolas não há atividades alternativas para estudantes que não […].

Intercâmbio e Difusão Cultural têm prazo de inscrições até dia 5
Geledés
03/04/2013
Os interessados em concorrer para viagens a serem realizadas em junho de 2013 terão agora até o dia 5 de abril para se inscrever no edital do Programa de Intercâmbio e Difusão Cultural. Os artistas, técnicos, agentes e estudiosos selecionados no edital receberão auxílio financeiro para o custeio de despesas relativas à participação em atividades culturais, promovidas por instituições brasileiras ou estrangeiras. O benefício pode ser utilizado para custear transporte de material, cenários ou equipamentos […].

A literatura da mulher negra
Geledés
03/04/2013
Particularmente, eu, mulher e negra – e que, eventualmente me considero escritora, anônima, mas ainda assim escritora – conheço pouco de literatura feminina, quem dirá feminina e negra (aceito sugestões!). Há pouco comecei a ler “Quarto de despejo – Diário de uma Favelada”, da maravilhosa Carolina Maria de Jesus. Me apaixonei por suas palavras… Portanto, esse texto segue com suas bases em cima da favelada que se letrou só, catando papel no lixo na década de 50, criando uma literatura própria […].

Moção de Repúdio do CNPIR a manifestação de racismo na UFMG
Geledés
03/04/2013
O Conselho Nacional de Promoção da Igualdade Racial – CNPIR, órgão vinculado à Secretariade Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República – SEPPIR-PR, reunido na sua Trigésima Nona Reunião Ordinária, realizada nos dias 19 e 20 de março de 2013, no uso de suas competências regimentais e atribuições conferidas pela Lei n.º 10.678, de 23 de maio de 2003, pelo Decreto n.º 4.885, de 20 de novembro de 2003 e pelo Decreto n.º 6.509, de 16 de julho de 2008, vem a público manifestar absoluto repúdio aos injustificáveis episódios de racismo e violência contra […].

Os serviçais do Brasil
Combate ao Racismo Ambiental
03/04/2013
Aos 12 anos, Cleusa Maria de Jesus deixou os oito irmãos na casinha apertada na periferia de Salvador para ser entregue pela mãe a uma família com a promessa de ser tratada como filha e ir à escola pela primeira vez. Em troca, faria o trabalho doméstico. A realidade era outra. Por sete anos a menina teve de servir aos patrões 24 horas por dia, sem remuneração, privacidade ou educação. “Ganhava os restos de comida e roupas velhas. Era semiescrava”, diz ela. Aos 20 anos, trocou de trabalho e passou a ganhar um salário (abaixo do mínimo), mas ainda vivia na casa da patroa, sem folga. […].

Uma fé que nada tem a ver com o diabo
Combate ao Racismo Ambiental
03/04/2013
Semana que passou falei sobre intolerância religiosa com minhas crianças, senti o quanto existia e ainda existe preconceito com religiões afro-brasileiras entre minhas alunas. É como se a grande maioria das negras que conheço tivesse preconceito com seus antepassados e a manifestação de fé desses antepassados. Risadas, comentários maldosos sobre “macumbeiros”, que colocam seu nome na boca do sapo, que fazem “magia negra” contra pessoas na encruzilhada. […].

SEPPIR assina acordo com TJ e realiza oficinas em Alagoas
Combate ao Racismo Ambiental
03/04/2013
Nesta quinta-feira, 4, a ministra Luiza Bairros, titular da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR) e o desembargador Tutmés Airan de Albuquerque Melo, vice-presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas, assinam um acordo de cooperação entre os dois órgãos, que prevê a realização da primeira edição do ‘Curso sobre Relações Étnico-Raciais para Operadores do Sistema de Justiça’. O evento acontece às 10h, na Escola Superior de Magistratura do Estado de Alagoas, em Maceió. […].

Prêmio Mulheres Negras Contam Sua História – Resultado
Geledés
02/04/2013
A Secretaria de Políticas para as Mulheres divulga o resultado do Prêmio Mulheres Negras Contam sua História: […].

A revolta da sala de jantar
Geledés
02/04/2013
Quando a classe trabalhadora inglesa, a partir do século XVIII, começou a lutar pelos diretos do trabalho, como redução da jornada (que atingia 18 horas por dia), salários dignos, intervalos para refeições, descanso semanal, férias, licença maternidade, etc, as crianças e adolescentes trabalhavam diuturnamente, sem intervalos, ao sabor dos proprietários. Pude constatar, no acervo do museu da maquinaria industrial inglesa, chamado Quarry Bank Mill, em Manchester, os caixotes minúsculos onde dormiam […].

Catálogo Mulheres de Axé exibe trajetória de Yalorixás
Correio Nagô
02/04/2013
Com cerca de duzentas personalidades femininas de terreiros de candomblé, será lançado, nesta terça-feira (2), em Salvador, o catálogo Mulheres de Axé. A publicação reúne textos e fotos sobre a trajetória de Yalorixás e outras lideranças religiosas na luta pela preservação das tradições, cultura e valorização das religiões de matriz africana. “A intenção é demonstrar a importância das mulheres negras no trabalho de combate à intolerância religiosa e às desigualdades”, divulgou a SPM. Foram mapeados terreiros […].

Peça baiana debate “estranhamento da população LGBTs” na sociedade
Correio Nagô
02/04/2013
Um cantor de rock viril, Zsolo, se apaixona pelo colega de trabalho chamado Dhila que, para corresponder o sentimento, exige que o músico se transforme em mulher. É assim que Zsolo, para atender ao pedido, se torna Marion, mas a transformação provoca em Dhila estranhamento e espanto. A trama descrita acima é o pontapé inicial do espetáculo “Casulo: uma intervenção trans…”, com concepção, roteiro e direção do ator Ângelo Flávio. O estranhamento que a população LGBTs causa na sociedade é, segundo o […].

Wole Soyinka fala sobre relação entre Brasil e Nigéria
Correio Nagô
02/04/2013
No sábado, dia 16 de março, o nigeriano Wole Soyinka, premio Nobel de Literatura deu uma coletiva a imprensa nigeriana sobre o “Lagos Black Heritage Festival” que este ano terá como tema o Brasil, e que ocorrerá em duas etapas uma em março, que iniciou-se no dia 25 de março e terminou ontem, 1 de abril. A outra será de 1 a 10 de outubro. A expectativa de Soyinka é muito grande sobre  participação brasileira, que ele imagina superará a presença ocorrida no FESTAC 77, festival ocorrido na década […].

Para Hédio, programa de cotas em SP é mais arrojado que o federal Geledés 01/04/2013

O coordenador Acadêmico da Faculdade Zumbi dos Palmares, Hédio Silva Jr., um dos nomes mais respeitados do movimento negro brasileiro, fez nesta quarta-feira (27/03), uma defesa enfática do programa de inclusão de negros e indígenas nas universidades paulistas, lançado pelo Conselho de Reitores das Universidades Estaduais Paulistas (CRUESP), com o aval do governador Geraldo Alckmin. “Do ponto de vista conceitual a iniciativa é mais arrojada do que a federal [a Lei 12.711/2012, sancionada pela […].

ISPN lança curso sobre elaboração de projetos e captação de recursos. Faça já sua inscrição Geledés 01/04/2013 O ISPN realizará, entre 2013 e 2014, uma série de cursos sobre Elaboração de Projetos e Captação de Recursos voltados a representantes de organizações de base comunitária situadas no Cerrado e na Caatinga. O primeiro curso, que está com as vagas abertas, terá ênfase na temática de “Desenvolvimento Institucional”, e será ministrado por José Strabelli, autor do livro “Associação é para fazer juntos”. Ao longo deste ano, serão realizados outros dois cursos sobre Elaboração de Projetos e Captação de Recursos […].

Pesquisadores fazem um retrato do posicionamento da igreja evangélica no combate ao preconceito e na promoção de debates sobre igualdade racial Geledés 01/04/2013 Pesquisadores fazem um retrato do posicionamento da igreja evangélica no combate ao preconceito e na promoção de debates sobre igualdade racial. Pesquisadores apontam sinais de racismo e omissão da comunidade evangélica. O fato narrado a seguir ocorreu em julho deste ano. O pastor Stan Weatherford, líder de uma igreja batista, de maioria branca, da cidade de Crystal Springs, no estado americano do Mississipi, se recusou a celebrar uma cerimônia de casamento pelo fato de os noivos Charles e Te’Andrea […].

Movimento negro debate política educacional e mercado de trabalho Brasil Atual 01/04/2013 Representantes de movimentos negros se reuniram na semana passada e questionaram as pautas que reivindicam políticas afirmativas na educação superior. O acesso à educação foi apontado como algo a ser repensado no que se refere ao tipo de ensino ao qual os negros teriam acesso: o ensino técnico, voltados unicamente para o mercado de trabalho, ou ao ensino científico, aquele aprendido nas universidades. O debate foi organizado pela Secretaria de Combate ao Racismo da CUT/SP, com o objetivo […].