Zulu Araújo – Presidente da Fundação Cultural Palmares
Esta edição especial da Revista Palmares é uma espécie de prestação de contas. Nela, reunimos as ações mais representativas da Fundação em 2010. Ações, porém, que refletem mais do que um ano de gestão – expõem o estilo de administração implantado há quatro anos, e que aposta na construção coletiva do sonho de igualdade socioeconômica e de equidade étnico-cultural do povo brasileiro.
Neste número comemorativo, você vai conhecer um pouco o trabalho desenvolvido pela Palmares na perspectiva do reconhecimento, valorização e promoção da cultura de matriz africana. Estão aqui registrados os ganhos simbólicos e materiais proporcionados por este trabalho no âmbito das relações internacionais, no domínio da comunicação e da pesquisa, na esfera das manifestações artísticas e no campo socioeconômico e cultural.
Na série de artigos e reportagens que se seguirá, diretores, coordenadores, assessores e colaboradores da Palmares detalharão esses avanços – dentre os mais importantes, a implantação do Observatório afro-latino, a aquisição de modernas tecnologias de informação, a implantação da política de editais e a preservação da riqueza imaterial das comunidades quilombolas, por meio da estruturante emissão de certificações.
As ações descritas nos artigos que abrem os capítulos da publicação, porém, não devem ser atribuídas apenas aos autores dos textos e/ou seus respectivos departamentos. Pelo contrário. Temáticas, as seções da revista refletem o modus operandi de uma equipe coesa e comprometida com o resultado de um trabalho que desautoriza o modelo das “gavetas”, ou seja, das ações desarticuladas e estanques atribuídas à administração pública.
É indispensável ressaltar, ainda, o fortalecimento institucional da Palmares, que chega ao seu 22º ano de existência celebrando a mudança de sede, a criação de novos cargos, a modernização de seu logotipo e o lançamento de dois sites: o institucional e o do Parque Memorial Quilombo dos Palmares. Além da implantação de representações nos estados da Bahia, de Alagoas e do Rio de Janeiro.