Saudar a “Rainha do Mar” com um dia de muita devoção e festividade é o objetivo do 7º Presente de Iemanjá, evento que irá acontecer no dia 31 de janeiro, com início às 09h na Praia das Pedrinhas, em São Gonçalo. O evento tem como realizadores a Prefeitura de São Gonçalo, através da Fundação de Artes, e o Egbe Ile Iya Omidaye Ase Obalayo. Os presentes ofertados serão organizados pelos Balalorixás e Ialorixás no período da manhã e serão oferecidos à Iemanjá no cortejo que tem início às 09h. Além do cerimonial, a programação segue com a entrega de certificado de reconhecimento cultural e com shows de Danilo Dourado, Anastácia Monteiro, Caio e Seus Amigos, Bateria da Porto da Pedra, Afoxé Ara Omi e finalizando o evento com o Grupo de samba e pagode Sambaí.

O Presidente da Fundação de Artes de São Gonçalo (FASG), José Antônio, compreende que o município apoia a liberdade de expressão, religiosa e cultural, como descrito em sua fala:  “As  manifestações  culturais  e  religiosas  que  têm  importante  legitimidade  social, encontram na FASG uma instituição parceira, que constrói o processo junto, que neste caso entende que o Presente de Iemanjá é uma ação cultural de Povos Tradicionais de Matrizes Africana,  a  qual  merece  respeito  e  apoio  como  todas  ações  culturais  realizadas no município”.

Mãe Márcia D ́Oxum, presidente da Comissão Organizada de Povos Tradicionais de Matriz Africanas do Presente de Iemanjá de São Gonçalo, vem reafirmando desde 2010, ano do primeiro presente, o conceito de oferendas biodegradáveis ressaltada em sua fala “É importante pensar de maneira ecológica e se Iemanjá é água e água é um bem sagrado, nós devemos preservar e manter a praia limpa. Tudo precisa se decompor na natureza. Nós utilizamos papel, tecido e material orgânico. Os barquinhos são de papel e goma, os apetrechos são de papel e tecido, as vasilhas são de papel, utilizamos pedras e conchas na ornamentação, alimentos, frutas e flores que se decompõem na natureza. Temos todo o cuidado de utilizar matérias biodegradáveis”. Assim, umas das orientações é que os participantes levem uma flor branca para ser acrescida ao presente.

Local: Praia das Pedrinhas ­ São Gonçalo

Horário: Início as 09h ­ Término: 18h                                                                               Contatos: (21) 97573­6261 Raoni (21) 98653­2201 Dorian                                                   (21) 96539­3890 Pamela (21) 99968­8809 Andrew

Facebook: https://www.facebook.com/events/1538557303136641/