Por Mércia Queiroz e Carolina Petitinga – Respectivamente, Coordenadora-Geral e Coordenadora de Estudos e Pesquisas do CNIRC
A pesquisa é parte estruturante da política da Fundação Palmares, que, para cumprir a missão de promover a cultura de matriz africana, assume o desafio de acolher, organizar, produzir, fomentar e difundir informações e conhecimentos sobre esse grande grupamento populacional. E na busca pela excelência em tão amplo campo de ação, não temos medido esforços para adquirir know how tecnológico e humano.
A implantação dos modernos sistemas Sophia e Próton segue nesta direção, permitindo a melhor preservação, organização e disponibilização dos acervos da Fundação e de outros conteúdos culturais que chegam ao Centro Nacional de Informação e Referência Negra (CNIRC) da Palmares. A digitalização dos arquivos da instituição e a concretização da Biblioteca Digital são passos importantes para alcançar nossos objetivos.
Mas, além de propor e implantar diretrizes, critérios e padrões técnicos para a preservação e difusão de informações culturais, a Fundação promove o fomento à pesquisa, destacando-se, nesta linha de trabalho, o I Prêmio Palmares de Monografia e Dissertação, que teve um número extraordinário de inscritos, demonstrando o interesse crescente por reflexões acadêmicas sobre a cultura afro-brasileira.
Ainda no âmbito do fomento aos estudos e pesquisas, bem como da capacitação de entes comprometidos com a causa negra, destacamos a realização do Encontro de Pensadores, dentro do II Encontro Afro-Latino – ambos de fundamental importância para o fortalecimento das relações culturais com a população afrodescendente da América Latina e Caribe.
Há muitas outras ações realizadas e por realizar, com vistas à produção e ao compartilhamento de informações qualificadas, como a edição de publicações, a promoção de exposições… Mas um dos maiores desafios que se apresentam, no momento, é avançar na transversalidade da cultura com outros setores sociais e com as novas tecnologias de informação, no intuito de ampliar a produção e a difusão de conteúdos relevantes, que sirvam de base para a promoção e valorização da cultura negra.