Suzana Varjão e Joceline Gomes

Mais flexível e dinâmico, o novo portal da Fundação Cultural Palmares chega para compor o rol de novidades na área da comunicação que a Palmares preparou para comemorar o mês da consciência negra. Além do espaço virtual, integram o pacote de produtos que serão pré-lançados até o final de novembro o novo logotipo da instituição, o site do Parque Memorial Quilombo dos Palmares e a edição especial da Revista Palmares.

O PORTAL – Seguindo a tendência à modernização, o portal está com um layout mais atrativo e de fácil navegabilidade. Ao incorporar novas tecnologias, passou a oferecer também mais recursos técnicos, permitindo maior interatividade com os usuários – o que inclui redes sociais, que ganharam destaque no novo espaço. Twitter (texto), Flickr (foto) e YouTube (vídeo) são as principais, estando dispostas na página inicial da nova ferramenta.

Outro diferencial importante é que o portal segue padrões internacionais de acessibilidade – ou seja, agora, é possível, entre outras coisas, aumentar a fonte dos textos e colocar em negrito termos de relevância para o internauta, melhorando, quando necessário, a qualidade da leitura. A pesquisa também foi aprimorada, com os resultados em ordem cronológica e por palavras-chave.

NOVIDADES – Acompanhar as novidades do portal também ficará mais fácil, com a implementação do RSS, sigla em inglês para Really Simple Syndication (Distribuição Realmente Simples, em tradução livre). Esta ferramenta avisa ao usuário, em tempo real, quando há atualizações nas páginas do portal. Em outras palavras, a tecnologia permite que você saiba imediatamente quando uma informação do seu interesse é publicada, sem que precise navegar até a página onde ela se encontra.

É como se você fizesse uma assinatura de um blog ou seção específica do portal. Para dispor deste serviço, basta clicar no link de RSS, onde você encontrará as devidas orientações. Com tantas novidades, fica mais fácil acompanhar as ações da Palmares em defesa da cultura e da população afro-brasileira. Confira, interaja, participe. Você não só faz parte das mudanças como é o principal motivo delas!

Em tempo: o espaço virtual é novo, mas o endereço eletrônico continua o mesmo! Confira todos os endereços eletrônicos do pacote de comunicação, bem como as datas de lançamento dos respectivos produtos:

Portal Palmares

Pré-lançamento: 30/112010

Endereço: www.palmares.gov.br

Twitter
Endereço: http://twitter.com/culturanegra

Youtube
Endereço: http://www.youtube.com/fundacaopalmares

Flickr

Endereço: http://www.flickr.com/photos/culturanegra

Site do Parque Memorial Quilombo dos Palmares

Lançamento: 20/11/2010

Endereço: http://serradabarriga.palmares.gov.br.

Edição Especial da Revista Palmares

Pré-lançamento: 20/11/2010

Acesso aqui o arquivo em PDF

________________________________________

Matérias relacionadas

A Palmares está de marca nova!

A revista

O site do Parque Memorial Quilombo dos Palmares