Espaço Cultural Palmares: Mìdia, Cidadania e Divulgação Cultural


Brasília, 19/9/06 – A herança africana, trazida por milhões de negros(as) vítimas do tráfico transatlântico de pessoas, com uma enorme diversidade de grupos étnicos, fez o Brasil a segunda maior população de negros fora da África. Ao longo da história, a população negra viveu, e ainda vive, em condições desfavoráveis. Depois de um século de abolição, os negros e negras brasileiros(as) vivem em permanente luta em favor da resistência. Estamos na era da Informação e a comunicação se apresenta como um espaço significativo e estratégico para desenvolver ações de combate ao Racismo. Racismo que torna invisível a presença e a colaboração da cultura afro-brasileira no cotidiano dos mais de 180 milhões de brasileiros(as).
 
Com a proposta de criar uma interface entre comunicação e cultura afro-brasileira, a Fundação Cultural Palmares/MinC promove o Projeto Espaço Cultural Palmares. A iniciativa tem como missão principal fortalecer e valorizar a cultura afro-brasileira. As atividades propostas estão pautadas em ações que priorizam a difusão cultural e audiovisual em 10 cidades brasileiras. Em parceria com a sociedade civil organizada, a Fundação Cultural Palmares/MinC levará ao público mostras de vídeos-documentários, debates em escolas públicas municipais, exposições itinerantes e oficinas de fotografia e produção audiovisual.


Além de Brasília (DF), o Espaço Cultural Palmares será realizado em Uberlândia (MG), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Salvador (BA), Dourados (MS), São Luís (MA), Belo Horizonte (MG) e Barra do Ribeiro (RS). “Queremos nos integrar junto às comunidades locais”, destaca o presidente da Fundação Cultural Palmares/MinC, professor-doutor Ubiratan Castro de Araújo.


Em cada cidade onde será realizado o projeto, cada ação do Espaço Cultural Palmares ganhará uma iniciativa específica. No caso de São Luiz (MA), os maranhenses terão a chance de produzir vídeos, fotos e uma publicação impressa com o resumo das peças, palestras e debates realizados em torno da comunicação em favor da promoção e divulgação da cultura afro-brasileira. Em Belo Horizonte (MG), os participantes das oficinas vão produzir um CD-ROM sobre Literatura Afro-Brasileira. A primeira cidade a contar com o lançamento do programa será Recife (PE). 


Semelhante as demais cidades, a Fundação Cultural Palmares/MinC garantirá o empréstimo de equipamentos multimídia (gravador, máquina fotográfica, filmadora, DVD Player, vídeo-cassete, etc).


Rede Palmares de Comunicação, a Cultura Negra brasileira no ar.
 
Um novo Brasil precisa se ver através dos meios de comunicação. A mídia deve ser um espaço onde todos os povos, todas as raças, todas as crenças possam se ver refletidos. Realizamos (Fundação Cultural Palmares/MinC) importantes contribuições para a promoção, eqüidade e diversidade de raça, gênero e faixa etária nos meios de comunicação de massa.


Somos responsáveis pela produção e edição da Revista Palmares – Cultura Afro-Brasileira. Com três edições anuais, divulgamos a produção literária de escritores, pensadores, militantes e demais intelectuais negros brasileiros. A principal publicação impressa de nossa instituição é distribuída com tiragem de 10.500 exemplares para escolas, universidades, instituições do Movimento Negro, organizações governamentais e não-governamentais.


Em parceria com a Fundação Universitária de Brasília (FUBRA), realizamos a Primeira Edição do Prêmio Palmares de Comunicação – Programas de Rádio e Vídeo. Através de edital público viabilizamos a produção de sete vídeos-documentários e 10 programas radiofônicos.


Fomos também inovadores em promover a inclusão da história e da cultura afro-brasileira através do veículo rádio. Com apoio da organização não-governamental “Criar Brasil, Centro de Imprensa, Assessoria e Rádio”, a série de programas Rádio Palmares. Disponibilizamos 32 programas radiofônicos, os quais foram distribuídos para uma rede de 400 rádios comunitárias do país e também para as 3.876 emissoras do Sistema Radiobrás. Os programas enfocam temas relacionados à educação, saúde, religiosidade e cidadania para a população afro-brasileira.


Na área de vídeo, também promovemos, em conjunto com o Centro de Apoio e Desenvolvimento (CAD), o DVD O Cinema de Zózimo Bulbul, com toda a produção cinematográfica de Zózimo Bulbul, pioneiro cineasta negro brasileiro. Em conjunto com o Centro de Estudos Afro-Orientais da Universidade Federal da Bahia (CEAO/UFBA), fomos também co-responsáveis pela produção dos vídeos História do Negro no Brasil e Cultura Afro-Brasileira, ambos projetos selecionados no Primeiro Concurso Nacional Produção de Livros e Vídeos sobre História e Cultura Afro-Brasileira.


Também somos autores de cinco “spots” para rádio destinados à divulgação do Ano Nacional de Promoção da Igualdade Racial e da Primeira Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial, promovidas em 2005. Promovemos ainda a produção de oito VTs para a Campanha de Valorização do Cidadão Negro. Resultado de convênio firmado entre a FCP com a organização não-governamental Instituto Nacional de Combate à Desigualdade Social (CODHES), teve veiculação em todas as emissoras do Sistema Radiobrás e também em emissoras estaduais.


O Portal da Fundação Cultural Palmares/MinC congrega toda a produção audiovisual, literária e um conjunto de links com informações sobre a população afro-brasileira, instituições governamentais, ONGs parceiras e outros dados. O Portal FCP é o espaço de divulgação e comunicação para toda a comunidade negra brasileira. Para contatar conosco basta clicar no sítio eletrônico www.palmares.gov.br.

De |setembro 19th, 2006|Notícia|Comentários desativados em Espaço Cultural Palmares: Mìdia, Cidadania e Divulgação Cultural