Aleijadinho será homenageado em exposição




AleijadinhoBrasília, 26/2/07 – O mês de março trará em Brasília a beleza do barroco mineiro do século XVIII pelas obras de vários artistas, entre eles o filho de uma escrava com um português. Mais conhecido como Aleijadinho, Antônio Francisco Lisboa é considerado o maior artista barroco do Brasil e será homenageado com a exposição Aleijadinho e seu tempo – Fé, Engenho e Arte, no Centro Cultural Banco do Brasil.


 


Serão aproximadamente 200 peças expostas, entre obras de arte, réplicas, documentos, livros e mapas de valor histórico e artísticos para homenagear não apenas Aleijadinho, mas também outros artistas do barroco, como Francisco Xavier de Brito, Mestre de Piranga e Mestre Ataíde. As peças estarão em salas cenograficamente ambientadas e com exibição de imagens, vídeos e música de época. A curadoria é de Fábio Magalhães. A exposição será gratuita e aberta ao público dos dias 13 de março a 10 de junho. As galerias estarão abertas de terça a domingo, das 10h às 21h.


 


Vida de Aleijadinho


 


Detalhe de O Cristo do Carregamento da Cruz, madeira policromada, por Aleijadinho, no Santuário de Bom Jesus de Matosinhos, Congonhas, MGAntônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, nasceu, por volta de 1730, em Vila Rica, antigo nome da cidade de Ouro Preto, MG e morreu também ali em 1814. Era filho de um mestre-de-obras português, Manuel Francisco de Lisboa e de uma escrava africana que se chamava Isabel.


 


Os contatos com as atividades do pai e com escultores da época desenvolveram nele a formação profissional e artística. Em 1777, a doença que lhe deformara, rendendo a ele o apelido, começou a se manifestar. Não se sabe ao certo a natureza da doença. Sabe-se que ao perder os dedos dos pés ele passou a andar de joelhos, protegendo-os com dispositivos de couro, ou a se fazer carregar. Ao perder os dedos das mãos, passou a esculpir com o cinzel e o martelo amarrados aos punhos pelos ajudantes.


 


Suas obras mais importantes estão nas cidades de Ouro Preto, Mariana, Sabará, Tiradentes, Congonhas e São João del-Rei. Entre elas, destaca-se o conjunto de esculturas que narram a paixão de Cristo nas capelas do Santuário de Bom Jesus de Matosinhos, em Ouro Preto.


De |fevereiro 26th, 2007|Notícia|Comentários desativados em Aleijadinho será homenageado em exposição