MinC participa de encontro de Coordenação Educativa e Cultural Centro-Americana em El Salvador

Brasília, 27/2/07 – O secretário executivo do Ministério da Cultura, Juca Ferreira, e o secretário de Programas e Projetos Culturais, Célio Turino, estarão de 26 a 28 de fevereiro na capital salvadorenha, San Salvador, onde participam da I Reunião Extraordinária do Setor Cultural da Coordenação Educativa e Cultural Centro-Americana (CECC) – Fórum Arte e a Cultura como estratégia para prevenir a violência social. Dentre diversas atividades, os representantes do Brasil proferem a conferência A Inclusão Social pela Cultura: Um Tema Estratégico, no dia 28, às 8h30.

O propósito do evento é discutir o combate à violência social por meio da arte e da cultura, além de formular estratégias a médio prazo de desenvolvimento econômico e social para o fortalecimento e difusão das expressões culturais das nações envolvidas. O encontro – que tem o apoio da Organização dos Estados Americanos (OEA) – é uma iniciativa conjunta do Conselho Nacional de El Salvador para Cultura e Arte (Concultura) e da Coordenação Educativa e Cultural Centro-Americana (CECC). Outras informações: www.cecc.mep.go.cr.


Cultura nas Américas


O Fórum foi proposto durante a Terceira Reunião Interamericana de Ministros e Máximas Autoridades de Cultura, realizada em Montreal, Canadá, em 2006, com a participação de 28 países – Argentina, Bahamas, Barbados, Belize, Bolívia, Brasil, Canadá, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, El Salvador, Estados Unidos, Granada, Guatemala, Guiana Francesa, Haiti, Jamaica, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana, Suriname, Trindade e Tobago, Uruguai e Venezuela. As discussões enfatizaram a necessidade de que a diversidade cultural seja levada em conta nos processos de formulação de políticas educacionais, de meio ambiente, laborais, de comunicação e, principalmente, na formulação de novas políticas para a área cultural.


Durante a Reunião, o ministro Gilberto Gil falou sobre a importância das políticas culturais elaboradas pelos governos que podem e devem impactar no trabalho digno e na redução da pobreza: “somos países formados não apenas a partir de nossas economias ou da circulação de mercadorias, mas de populações que aprofundaram um sentido de sociedade e que se tornam hoje complexas, mais democráticas, dotadas de uma diversidade cultural vibrante”, ressaltou o ministro da Cultura brasileiro.

De |fevereiro 27th, 2007|Notícia|Comentários desativados em MinC participa de encontro de Coordenação Educativa e Cultural Centro-Americana em El Salvador