Jornalistas do DF discutem igualdade racial

Acontece nesta sexta-feira, dia 11 de maio, às 13 horas, no Sindicato dos Jornalistas do Distrito Federal a primeira reunião preparatória para a formação da Comissão de Jornalistas pela Igualdade Racial do DF (Cojira-DF).

A iniciativa de se organizarem comissões desta natureza foi precedida pelos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia e Rio Grande do Sul.

De acordo com manifesto divulgado pela Cojira-SP “cabe ao movimento sindical, à classe trabalhadora e à comunidade negra, que representam, de fato, a maioria do proletariado brasileiro, por meio de suas entidades, criarem as condições para um grande movimento de massa contra o desemprego, pelo combate à discriminação racial, pela igualdade de oportunidades no mercado de trabalho e, principalmente, por uma transformação profunda na sociedade brasileira”.  

No que toca especificamente ao universo dos jornalistas negros, a mesma Cojira-SP propõe que esse tipo de comissão pode cumprir papéis relevantes como o de ” acompanhar e dar repercussão ao noticiário relacionado à questão racial. Interferir junto aos diversos segmentos envolvidos na produção das notícias, a fim de reduzir as distorções decorrentes de visões etnocêntricas e também para permitir que o negro tenha na mídia uma presença proporcional ao seu peso demográfico e cultural na sociedade brasileira”.  


Mais informações:

Sionei (61) 8407-4294
sionei.leao@uol.com.br

De |maio 11th, 2007|Notícia|Comentários desativados em Jornalistas do DF discutem igualdade racial