As Dimensões da Cultura no Desenvolvimento Rural Sustentável marca abertura de seminário

Brasília, 22/5/07 – Na abertura do Seminário Temático: Cultura e Comunicação para o Desenvolvimento Territorial, na tarde desta segunda-feira (21), em Brasília, o secretário de Programas e Projetos Culturais do MinC, Célio Turino, destacou a importâcia da cultura como mecanismo de preservação das comunidades rurais e o papel dessas comunidades na construção da identidade social. De acordo com o secretário, “é no ambiente do campo que o homem se conecta com o cosmos e realiza um processo de renovação”.

Célio Turino também comentou o papel do Programa Cultura Viva e dos Pontos de Cultura na emancipação das comunidades. Após uma breve explanação sobre o programa, anunciou o lançamento de um edital para a criação de mais 30 Pontos de Cultura voltados para as comunidades rurais, além dos 37 já existentes. “Os 37 Pontos existentes não nasceram especificamente voltados para a temática rural. Eles assumiram, com o tempo, essa característica. Nós queremos agora aprofundar essa questão e criar Pontos especialmente voltados para essas comunidades”, destacou.

O secretário de Desenvolvimento Territorial do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Humberto Oliveira, também acentuou o papel da cultura na formação da identidade das comunidades rurais e a importância da parceria com o MinC para a realização das ações planejadas. “Sabe-se que o meio rural sempre foi marginalizado do ponto de vista das políticas públicas. A cultura assume um papel fundamental para realizar o tratamento diferenciado que deve ser destinado à estas comunidades”, disse.

Articulação entre Cultura e Comunicação

Após o intervalo, representantes de projetos culturais localizados em regiões agrícolas comentaram a articulação entre cultura e comunicação nas comunidades e a experiência particular de cada uma.

“Em nossa região nota-se que o jovem, ao contrário do que se pensava, não quer mais migrar para as metrópoles. Eles querem permanecer em sua comunidade, mas com condições de acesso aos variados meios de comunicação”, ressaltou Silma Magalhães, do projeto Arte e Cultura na Reforma Agrária, do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária do Ceará (INCRA/CE).

Para o segundo dia do seminário (22 de maio), está prevista a participação de dois representantes da Secretaria de Políticas Culturais do MinC – Pablo Martins e Álvaro Malaguti -, na mesa-redonda com o tema As Políticas e Programas de Apoio à Cultura.

De |maio 23rd, 2007|Notícia|Comentários desativados em As Dimensões da Cultura no Desenvolvimento Rural Sustentável marca abertura de seminário