SEMINÁRIO INTERCÂMBIOS AFRO-LATINOS: FCP dá a largada rumo a integração negra latinoamericana no Rio de Janeiro

Rio de Janeiro, 31/7/07 –  A lotação do auditório do Hotel Novo Mundo serviu para mostrar que o Primeiro Seminário Internacional Intercâmbios Afro-Latinos, Diagnóstico e Perspectivas para a Comunidade Negra na América Latina, aberto nesta terça-feira (31) irá oportunizar um novo momento não só para a Fundação Cultural Palmares/MinC, mas também para a construção de um novo modelo de identidade para todo o continente latinoamericano. É o que se prospecta a realizar até a próxima sexta-feira, 3 de agosto. A cerimônia de abertura contou com a presença dos representantes da Fundação Cultural Palmares, convidados internacionais e foi concluída com a performance teatral “Eles preferem as louras”, encenada pela atriz Zezéh Barbosa.


O representante regional da Fundação Cultural Palmares/MinC, José Carlos Félix, ressaltou que o momento era de grande satisfação para a comunidade negra carioca. A promoção do seminário internacional, disse Félix, era de grande valia para apresentar a nova cara da Fundação Cultural Palmares. O dirigente aproveitou para destacar que a Palmares no Rio de Janeiro irá buscar a total interatividade com a sociedade, com destaque a classe artística e militância afro-brasileira.


Convidada internacional, a professora Fanny Milena Quiñones, da Universidad Pedagógica Nacional da Colômbia, se pronunciou lembrando da importância dada pela Fundação Cultural Palmares em iniciar o debate e a construção de um novo panorama cultural e social para a população negra latina, com ênfase a aproximação com a Colômbia. Fanny Quiñones lembrou que 80% da população colombiana é composta por negros, os quais sofrem com todas as formas de exclusão. Dados estes que podem ser observados no número de analfabetos – 40% dos negros colombianos que vivem no interior do país são analfabetos. Na Colômbia, a renda per capta de um cidadão negro não ultrapassa os 500 dólares. Fanny Quiñones será a primeira palestrante desta quarta-feira, 1º de agosto, onde falará sobre a Enunciação e Perspectiva Afro-Latina.


O diretor de Promoção, Estudos, Pesquisa e Divulgação da Cultura Afro-Brasileira da Fundação Cultural Palmares, disse que a realização do Seminário Intercâmbios Afro-Latinos serve para construir uma plataforma de integração entre o Brasil e a América Latina. Antonio Pompêo ressaltou as últimas ações realizadas pelo Governo Federal em favor da população negra: aprovação da Lei 10.639, implantação do sistema de cotas nas universidades públicas – hoje o programa existe em 40 instituições – titulação de terras para remanescentes dos quilombos.

 

O Seminário Intercâmbios Afro-Latinos se inicia nesta quarta-feira, às 8h30min com o painel “Enunciação e Perspectiva Afro-Latina”. Após, às 10h30min, o evento segue com a plenária Cultura, Política e Sociedades Multiculturais.

De |julho 31st, 2007|Notícia|Comentários desativados em SEMINÁRIO INTERCÂMBIOS AFRO-LATINOS: FCP dá a largada rumo a integração negra latinoamericana no Rio de Janeiro