SEMINÁRIO INTERCÂMBIOS AFRO-LATINOS: Plenária avalia cultura como forma de promoção da multiculturalidade

Rio de Janeiro, 1/8/07 –  A segunda palestra desta quarta (1) do Seminário Internacional Intercâmbios Afro-Latinos chamou os presentes a refletirem sobre o papel da Cultura, Política e Sociedades Multiculturais. Em sua fala, o cineasta e professor Joel ZIto Araújo reforçou a valorização da produção cultural, tomando como exemplo o cinema, para garantir um processo inverso ao que presenciamos hoje no modelo eurocêntrico de produção cultural. Joel ZIto defendeu a descolonização mental da arte, em especial à produção cinematográfica, ressaltando a valorização e a inclusão do cinema afro como um caminho a ser pensado e conhecido.

Também palestrante, a professora Elielma Machado, da Universidade Estácio de Sá, palestrou sobre a cultura como um instrumento antropológico de ver o saber e o fazer da manifestação humana. A professora e pesquisadora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Maria José Lopes da Silva, apresentou as conclusões de sua pesquisa, a qual girou em torno  da observação das relações raciais entre alunos e professores de quinta a oitava séries do Ensino Fundamental. Maria José utilizou pensadores e estudiosos raciais afro-americanos para confirmar a importância de se garantir a promoção de uma pedagogia multicultural, onde o centro das práticas de ensino deixam de seguir padrões europeus e judaico-cristãos, mas sim se abre a pluralidade do pensamento africano e de outros povos.

O segundo dia do Seminário Internacional Intercâmbios Afro-Latinos segue nesta quinta-feira (2) com duas mesas de discussão. A primeira, marcada para começar as 8h30min, irá tratar do Movimento Negro e suas Relações com o Estado. A mediação será da professora Cláudia Miranda, da Universidade Estácio de Sá e contará com os debates da professora Elielma Machado, da Universidade Estácio de Sá e do professor Mbare N `Gom, da Morgan State University, dos Estados Unidos. Em seguida, a segunda plenária tratará da Agenda Poítica e perspectivas para a América Latina, com as presenças da professora Magali Almeida, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, professor Júlio Tavares, da Universidade Federal Fluminense e professora Fanny Milena Quiñones, da Universidad Pedagógica Nacional da Colômbia. O mediador será o professor José Carlos Félix, da Universidade Federal do Rio de Janeiro e também representante regional da Fundação Cultural Palmares no Rio de Janeiro.


De |agosto 1st, 2007|Notícia|Comentários desativados em SEMINÁRIO INTERCÂMBIOS AFRO-LATINOS: Plenária avalia cultura como forma de promoção da multiculturalidade